Questões de Concurso sobre Parâmetros Curriculares Nacionais

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.724 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio Ciências da Natureza e Suas Tecnologias apresenta três competências a serem desenvolvidas no ensino de química. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE quais são essas competências:


A

Representação e comunicação; Investigação e compreensão; Contextualização sociocultural.


B

Atenção e comunicação; Investigação e desenvolvimento; Contextualização sociocultural.


C

Representação e comunicação; Investigação e compreensão; Contextualização social.


D

Expressão e comunicação; Investigação e assimilação; Contextualização sociocultural.


E

Apresentação e comunicação; Investigação e compreensão; Contextualização cultural.

De acordo com os PCN, os critérios de avaliação explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e conteúdos propostos para a Matemática no terceiro ciclo, e apontam:


Marque a alternativa INCORRETA:


A

As experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e que são consideradas essenciais para o seu desenvolvimento e socialização.


B

A identificação de assuntos que necessitam ser retomados e organizar novas situações que possibilitem sua efetiva aprendizagem.


C

A capacidade de investigação e da perseverança na busca de resultados, valorizando o uso de estratégias de verificação e controle de resultados.


D

O reconhecimento de que não pode haver diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.


E

O uso dos recursos tecnológicos, para que estes sirvam como instrumentos que podem auxiliar na realização de alguns trabalhos.

– Os PCNs de Ensino Médio, em consonância com sua defesa contundente da interdisciplinaridade, concentram as disciplinas em áreas, de modo que a abordagem teórico-metodológica referente ao ensino de história encontra-se junto das demais ciências humanas. O documento se baseia no princípio de competências e habilidades. O indivíduo deve ser autônomo, buscando o conhecimento em razão de uma valorização que parte de si próprio, não de interesses forçados por outros, sendo crítico, criativo, habilitado para o debate e respeitoso com o diferente. Esse aluno deve desenvolver as seguintes habilidades:

-

I. Compreender os elementos cognitivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros.

II. Compreender a sociedade, sua gênese e transformação, e os múltiplos fatores que nela intervêm, como produtos da ação humana; a si mesmo como agente social; e aos processos sociais como orientadores da dinâmica dos diferentes grupos de indivíduos.

III. Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem, em seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos e humanos.

IV. Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associandoas às práticas dos diferentes grupos e atores sociais, aos princípios que regulam a convivência em sociedade, aos direitos e deveres da cidadania, à justiça e à distribuição dos benefícios econômicos.

V. Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, análise, problematização e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural.

-

Marque a resposta CORRETA:


A

Apenas os itens I, II, IV e V estão corretos


B

Apenas os itens IV e V estão incorretos


C

Apenas os itens I e IV estão incorretos


D

Apenas os itens III, IV e V estão corretos


E

Todos os itens estão corretos

De acordo com os PCNs de História, sob a temática “Aprender e Ensinar História no Ensino Fundamental”, o saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais, que são:


A

Acidente histórico, Sujeito histórico, Tempo histórico


B

Fato histórico, Sujeito histórico, Tempo histórico.


C

Acidente histórico, Sujeito histórico, Momento histórico


D

Fato histórico, Sujeito histórico, Momento histórico


E

Nenhuma das alternativas

Conforme os PCNs (1998) para 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, analise a seguinte assertiva:


  1. A sistematização de objetivos, conteúdos, processos de ensino e aprendizagem e avaliação tem como meta a inclusão do aluno na cultura corporal de movimento, por meio da participação e reflexão concretas e efetivas. Busca-se reverter o quadro histórico da área de seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas corporais, resultante da valorização exacerbada do desempenho e da eficiência.


Considerando a síntese dos princípios que norteiam a Educação Física no Ensino Fundamental, essa é a definição de qual princípio?


A

Princípio da reflexão dialética.


B

Princípio da inclusão.


C

Categorias de conteúdo.


D

Princípio do rendimento.

Os currículos escolares são produtos de escolhas teóricas e metodológicas; portanto, eles nunca são neutros e estão em permanente reconstrução.


C

Certo


E

Errado

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a concepção de cultura corporal de movimento amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da cidadania, na medida em que:


A

Favorece a manutenção do histórico da área, que aponta para um processo de ensino e aprendizagem centrado no desempenho físico e técnico, resultando, em muitos momentos, em uma seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas da cultura corporal de movimento.


B

Tomando seus conteúdos e as capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais, afirma como direito de todos o egresso e a não participação no processo de aprendizagem.


C

Reforça e estimula o histórico da área, que aponta para um processo de ensino e aprendizagem centrado no desempenho físico e técnico, resultando, em muitos momentos, em uma seleção entre indivíduos aptos e inaptos para as práticas da cultura corporal de movimento.


D

Tomando seus conteúdos e as capacidades que não se propõe a desenvolver como produtos socioculturais, afirma como direito de todos o acesso e a participação no processo de aprendizagem.


E

Tomando seus conteúdos e as capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais, afirma como direito de todos o acesso e a participação no processo de aprendizagem.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) relacionados à saúde diz que, convivem no Brasil a antiga necessidade de implantação efetiva de ações básicas para a proteção da saúde coletiva e a exigência crescente de atendimento voltado para as chamadas doenças modernas. Primeiro e Terceiro Mundo, com todas as suas diferenças e disparidades, estão presentes no território brasileiro, tanto nas macrorregiões como nas microrregiões. Isso se expressa, como não poderia deixar de ser, em níveis extremamente diferenciados de qualidade de vida e saúde. Sobre esse aspecto referente à saúde brasileira, marque a alternativa CORRETA.


A

As doenças cardiovasculares, típicas de países desenvolvidos, vêm ganhando crescente importância entre as causas de morte, associadas principalmente ao estresse, a hábitos alimentares impróprios, ao tabagismo compulsivo, à vida sedentária e à ampliação da expectativa de vida.


B

As doenças cardiovasculares, típicas de países desenvolvidos, não tem notoriedade expressiva e não estão relacionadas às mortes associadas ao estresse, a hábitos alimentares impróprios, ao tabagismo compulsivo e à vida sedentária.


C

As doenças associadas aos estilos de vida, que se impõem de forma global neste fim de século, não se apresentam com relevância no Brasil, o país é o único que mantém esse tipo de doença longe das pessoas de diferentes faixas de renda e posições socioeconômicas.


D

A maior parte dos casos de doença e morte prematura atualmente no Brasil estão associados à fatores genéticos, enquanto que em países africanos está associada às condições desfavoráveis de vida: as elevadas taxas de desnutrição infantil e anemia decorrentes da falta de condições mínimas de alimentação, saneamento e moradia.

No Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais fazem parte dos fundamentos teóricos do ensino de Artes.


Nesse contexto textual, assinale os itens que são considerados como conteúdos gerais do ensino fundamental em Artes como ( V ) verdadeiros, e os que não estão elencados neste documento como ( F ) falsos.


( ) A Arte como expressão e comunicação dos indivíduos.

( ) Elementos básicos das formas artísticas, modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em Arte.

( ) Produtores em arte:vidas, épocas e produtos em conexões.

( ) Diversidade das formas de Arte e concepções estéticas da cultura regional, nacional e internacional: produções e suas histórias.

( ) A Arte na sociedade, considerando os produtos em Arte, as produções e suas formas de documentação, preservação e divulgação em diferentes culturas e momentos históricos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

V • V • V • V • V


B

V • V • F • V • F


C

V • F • V • V • V


D

F • V • F • V • V


E

F • F • V • V • F

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) para o ensino de Arte, o conhecimento da arte envolve


A

a experiência de fazer formas artísticas, a experiências de fruir formas artísticas e a experiência de refletir sobre a arte.


B

a vivência de conhecer a arte, a vivência de refletir sobre a arte e a vivência de teorizar sobre a arte.


C

a prática de criar manifestações artísticas, a prática de produzir experiências artísticas e a prática de manifestar produções artísticas.


D

a vivência de conhecer a arte e a experiência de fruir formas artísticas.


E

a prática de manifestar produções artísticas e a vivência de refletir sobre a arte.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História apontam que "o ensino e a aprendizagem de História envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar. (PCN, 1997, p. 29) Sobre os conceitos básicos para o ensino e aprendizagem de História, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, assinale a alternativa INCORRETA.


A

O tempo da conjuntura é aquele que não se prolonga no tempo, logo, representa a duração de um fato de dimensão breve, correspondendo a um momento preciso, marcado por uma data.


B

Considera-se que o saber histórico escolar reelabora o conhecimento produzido no campo das pesquisas dos historiadores e especialistas do campo das Ciências Humanas, selecionando e se apropriando de partes dos resultados acadêmicos, articulando-os de acordo com seus objetivos.


C

As "representações sociais" são constituídas pela vivência dos alunos e professores, que adquirem conhecimentos dinâmicos provenientes de várias fontes de informações veiculadas pela comunidade e pelos meios de comunicação.


D

sujeitos da História podem ser os personagens que desempenham ações individuais ou consideradas como heroicas, de poder de decisão política de autoridades, como reis, rainhas e rebeldes.

Segundo os PCNs (1998) para 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, são considerados critérios de avaliação:


I. Realizar as práticas da cultura corporal de movimento.

II. Prevenção de lesões.

III. Relacionar os elementos da cultura corporal com a saúde e a qualidade de vida.

IV. Engajamento ao pensamento cognitivo.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e IV.


D

I, II, III e IV.

Os âmbitos de discussão do currículo de História são diversos. Debates e a formulação de documentos por parte de professores e(ou) pesquisadores visam provocar o surgimento de diálogos sobre a produção do conhecimento histórico na sala de aula.


C

Certo


E

Errado

Os Parâmetros Curriculares Nacionais podem funcionar como elemento catalisador de ações na busca de uma melhoria da qualidade da educação brasileira:


A

Por sua natureza aberta, não configuram uma proposta flexível.


B

A questão curricular não gera importância para a política educacional da nação brasileira.


C

De modo algum pretendem resolver todos os problemas que afetam a qualidade do ensino e da aprendizagem no País.


D

Pretendem resolver todos os problemas que afetam a qualidade do ensino e da aprendizagem no País.


E

Adotam como eixo o subdesenvolvimento de capacidade do aluno, processo em que os conteúdos curriculares não atuam como fins em si mesmo.

Analise o fragmento de texto a seguir, extraído dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (PCNs, 1998): "A prática de jogos, esportes, lutas, danças e ginásticas é considerada, no senso comum, como sinônimo de saúde. Essa relação direta de causa e efeito linear e incondicional é explorada e estimulada pela indústria cultural, do lazer e da saúde ao reforçar conceitos e cultivar valores, no mínimo questionáveis, de dieta, forma física e modelos de corpo ideais." Nos PCNs, esse fragmento refere-se ao tema transversal:


A

Saúde.


B

Ética.


C

Diversidade.


D

Pluralidade cultura.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais associados ao ensino de Ciências têm alguns objetivos a fim de que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Abaixo encontra-se algo que contribui para alcançar o objetivo esperado, baseado em alguns critérios de seleção, dessa forma, analise:


" _____________________ devem favorecer a construção, pelos estudantes, de uma visão de mundo como um todo formado por elementos interrelacionados, entre os quais o ser humano, agente de transformação. Devem promover as relações entre diferentes fenômenos naturais e objetos da tecnologia, entre si e reciprocamente, possibilitando a percepção de um mundo em transformação e sua explicação científica permanentemente reelaborada."


Após análise, complete a frase com a alternativa CORRETA.


A

As metas


B

Os eixos temáticos


C

Os afazeres pedagógicos


D

Os conteúdos

No tópico relativo às organizações didáticas especiais, os projetos apresentam uma característica básica:


A

“ler para escrever, escrever para ler, decorar para representar ou recitar, escrever para não esquecer, ler em voz alta, falar para analisar depois etc.”.


B

“dispor do tempo de forma flexível, pois o tempo tem o tamanho necessário para conquistar o objetivo: pode ser de alguns dias ou de alguns meses”.


C

“permitir que os alunos se envolvam no planejamento das atividades, aprendendo a controlar o tempo, dividir e redimensionar as tarefas, avaliar os resultados em função do plano inicial”.


D

“ter um objetivo compartilhado por todos os envolvidos, que se expressa num produto final em função do qual todos trabalham e que terá, necessariamente, destinação, divulgação e circulação social internamente na escola ou fora dela”.

No fascículo sobre orientação sexual dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a respeito do papel da escola na abordagem e discussão sobre gênero, é correto afirmar que


A

a escola, sobretudo a dos anos iniciais, não deve abordar o tema com os estudantes, deixando a discussão sob responsabilidade exclusivamente da família.


B

ao tratar de tema associado a tão grande multiplicidade de valores, a escola precisa estar consciente da necessidade de abrir um espaço para reflexão como parte do processo de formação permanente de todos os envolvidos no processo educativo.


C

a orientação sexual deve ser diretiva, individual e psicoterapêutica, objetivando encaminhar as escolhas dos estudantes.


D

não cabe à escola abordar os diversos pontos de vista, valores e crenças existentes na sociedade sobre gênero para auxiliar o aluno a construir um ponto de autorreferência por meio da reflexão.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A prática educativa – quando contempla o tema dos Direitos Humanos – demanda dos profissionais de educação uma discussão do papel da escola na formação para a cidadania. Essa formação deve considerar a necessidade de o ideal de democracia estar em todos os níveis do contexto escolar, da proposta pedagógica à organização político-administrativa.

II. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e também os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são normas de abrangência nacional que tolhem os princípios de dignidade humana e depreciam a diversidade cultural do ambiente escolar.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Ano: 2022
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Professor - Área: Ciências - 2022

No documento do MEC que aborda os Parâmetros Curriculares Nacionais, o conteúdo foi separado em blocos temáticos, dependendo do assunto abordado, e, em ciclos, dependendo da idade das crianças. No primeiro ciclo do eixo temático Ser humano e Saúde é (são) abordado(s):


A

estrelas, constelações e planetas compreendendo as diferentes distâncias dos corpos celestes.


B

processo artesanal ou industrial na fabricação de objetos e de alimentos, associando o resultado produto a sua matéria-prima.


C

condições de higiene em casa e na escola, desenvolvendo cuidados e responsabilidades para com esses espaços.


D

absorção de oxigênio do ar pelos diferentes tipos de pulmões ou através de traqueias, ou da água pelos vários tipos de brânquias.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado