Questões de Concurso sobre Parâmetros Curriculares Nacionais - Página 33 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Parâmetros Curriculares Nacionais

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.724 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais trouxeram inúmeras contribuições para o processo educacional, entre as quais podemos citar a renovação do Ensino Fundamental I (1º ao 5º) adotando:


A

O sistema seriado.


B

O fim da reprovação.


C

O sistema semestral.


D

O sistema de ciclos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs de Geografia, abordagens atuais da Geografia têm buscado práticas pedagógicas que permitam colocar aos alunos as diferentes situações de vivência com os lugares, de modo que possam construir compreensões novas e mais complexas a seu respeito. Espera-se que, dessa forma:


A

O estudo da sociedade e da natureza seja realizado de forma tradicional, trazendo para o interior da sala de aula, deliberadas pelo professor, as experiências do educando.


B

Haja valorização da experiência do aluno, em detrimento do conteúdo, para que ele possa perceber que a Geografia faz parte do seu cotidiano.


C

Eles desenvolvam a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade/natureza


D

O convívio do professor com o aluno em sala de aula seja moderado, no momento em que se pretender desenvolver algum pensamento crítico da realidade por meio da Geografia.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia estabelecem objetivos gerais da área, portanto, espera-se que, ao longo do ensino fundamental, os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados à Geografia, que lhes permitam, entre outras habilidades, serem capazes de:


A

Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-os como direitos dos povos e como elementos de fortalecimento da aristocracia.


B

Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo que construa referenciais que possibilitem uma participação imperativa e reativa nas questões socioeconômicas mundiais.


C

Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las


D

Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições.

Em referência ao processo de avaliar o discente, para os PCN, a avaliação tem de ser compreendida como:


A

“construção de instrumentos de autoavaliação que lhe possibilitem a tomada de consciência sobre o que sabe, o que deve aprender, o que precisa saber fazer melhor e que favoreçam maior controle da atividade”.


B

“conjunto de procedimentos investigativos que possibilitem o ajuste e a orientação da intervenção pedagógica para tornar possível o ensino e a aprendizagem de melhor qualidade”.


C

“formas de registro qualitativamente diferentes das que têm sido utilizadas tradicionalmente pela escola, para obter informações relevantes para a organização da ação pedagógica”.


D

“conjunto de ações organizadas com a finalidade de obter informações sobre o que o aluno aprendeu, de que forma e em quais condições”.

Conforme os PCNs, a Educação Física dentro da sua especificidade deverá abordar os temas transversais, apontados como temas de urgência para o país como um todo. Analise os temas abaixo:


I. Política.

II. Ética.

III. Ciência.

IV. Trabalho e consumo.


Quais são considerados temas transversais?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e IV.


D

Apenas III e IV.


E

I, II, III e IV.

Na educação brasileira, os Temas Transversais foram recomendados inicialmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em 1996, acompanhando a reestruturação do sistema de ensino.


São Temas Transversais presentes nos PCNs:


1. Ética

2. Saúde

3. Meio Ambiente

4. Pluralidade Cultural

5. Gênero, diversidade e opção sexual


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.


B

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.


C

São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.


E

São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, optou-se por um tratamento específico das áreas – em função da importância instrumental de cada uma –, mas contemplou-se também a integração entre elas. Quanto às questões sociais relevantes, reafirma-se a necessidade de sua problematização e análise, incorporando-as como temas transversais. Com base nessa informação, NÃO é uma das questões sociais que são abordadas:


A

Orientação sexual.


B

Saúde.


C

Meio ambiente.


D

Economia.


E

Pluralidade cultural.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania.


BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.


Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivo do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:


A

Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde, ciente de que os cuidados com a saúde são de responsabilidade pessoal e se dissociam da saúde coletiva.


B

Conhecer a homogeneidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.


C

Posicionar-se de maneira passiva, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de inibir conflitos e de tomar decisões individuais.


D

Compreender a cidadania como participação social, política e religiosa, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis, sociais e cristãos, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.


E

Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais referentes à área de Educação Física (volume 7 do material disponibilizado pelo MEC) apresentam uma proposta que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica, “buscando ampliar de uma visão apenas biológica para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos”. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) Esse documento inclui, de forma organizada, as principais questões que o professor deve levar em consideração no desenvolvimento de seu trabalho, contribuindo com as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática da Educação Física no interior das tantas escolas espalhadas no País.

( ) A abordagem contida no referido documento quanto à Educação Física é eclética no sentido de abarcar as muitas possibilidades desse conteúdo na escola, ou seja, a saúde, o lazer e a reflexão crítica das problemáticas envolvidas na cultura corporal de movimento.

( ) Servem-se da necessidade da reflexão sobre os maiores problemas da sociedade brasileira (temas transversais) ligados à cultura corporal de movimento e à observação das dimensões atitudinais e conceituais, indo além do “fazer”, do executar (dimensão conceitual).

( ) Incluir todas as dimensões do conhecimento significa assumir que as aulas de Educação Física possuem apenas um enfoque, ligado ao aprender a fazer.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.


A

V – F – V – F.


B

F – V – V – F.


C

F – F – V – V.


D

V – V – F – F.


E

V – F – F – V.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes apontam que a avaliação no processo de ensino e aprendizagem de arte precisa ser realizada com base nos conteúdos, objetivos e orientação do projeto educativo na área e tem alguns momentos para sua concretização, EXCETO:


A

A avaliação pode diagnosticar o nível de conhecimento artístico e estético dos alunos, nesse caso costuma ser prévia a uma atividade.


B

A avaliação pode ser feita a partir de uma auto avaliação na qual os professores atuam diretamente na nota dos alunos.


C

A avaliação pode ser realizada durante a própria situação de aprendizagem, quando o professor identifica como o aluno interage com os conteúdos e transforma seus conhecimentos.


D

A avaliação pode ser realizada ao término de um conjunto de atividades que compõem uma unidade didática para analisar como a aprendizagem ocorreu.

Analise a sentenças a seguir a luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998) para a Educação Física, que indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:


I.Posicionar-se de maneira responsável, acrítica e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

II.Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

III.Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento não lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise acrítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.


É CORRETO o que se afirma em:


A

II, apenas.


B

I, II e III.


C

I, apenas.


D

III, apenas.

Ao serem propostos, os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs trouxeram significativas transformações para a prática pedagógica, pois entre as sugestões oferecidas para orientar o trabalho do docente destacou-se a organização curricular das disciplinas em blocos, que na Matemática se apresentavam como:


A

Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Tratamento da Informação.


B

Álgebra, Geometria e Formas, Grandezas e Relações e Tratamento da Informação.


C

Contagens, Medida e Transformações.


D

Números, Geometria e Estatística.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam, entre outros objetivos do ensino fundamental, que os alunos sejam capazes de


A

compreender a cidadania como participação social, mas nunca política.


B

posicionar-se de maneira acrítica, responsável e neutra nas diferentes situações sociais.


C

perceber-se independente e agente transformador do ambiente.


D

questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los.


E

saber utilizar sempre uma só fonte de informação para adquirir e construir conhecimentos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais referente ao Ensino de Ciências Naturais (PCN) extraiu-se o seguinte trecho:


Apesar de a maioria da população fazer uso e conviver com incontáveis produtos científicos e tecnológicos, os indivíduos pouco refletem sobre os processos envolvidos na sua criação, produção e distribuição, tornando-se assim indivíduos que, pela falta de informação, não exercem opções autônomas, subordinando-se às regras do mercado e dos meios de comunicação, o que impede o exercício da cidadania crítica e consciente.


Qual das alternativas abaixo, demonstra o papel das Ciências na sociedade?


A

Em Ciências existem diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem que podem ser expostos e comparados, assim, contrapondo e avaliando diferentes explicações favorece-se o desenvolvimento de postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa, de não-aceitação prévia de ideias e informações, colaborando para a construção da autonomia de pensamento e ação.


B

O ensino de Ciências devendo pautar-se no princípio da neutralidade e mantendo uma visão puramente distanciada do desenvolvimento tecnológico.


C

Denota-se a importância da Ciências com a postura "cientificista" sendo sinônimo da descrição de seu instrumental teórico ou experimental, divorciado da reflexão sobre o significado ético dos conteúdos desenvolvidos no interior da Ciência e suas relações com o mundo do trabalho.


D

A Ciência mantendo o método científico de cunho empirista/indutivista, assim a partir da experiência direta com os fenômenos naturais, já é o suficiente para descobrir as leis da natureza, inclusive equiparando-se a metodologia científica com a metodologia do ensino de Ciências.

A organização da escolaridade em ciclos foi proposta por um documento elaborado com o intuito de auxiliar o professor no desenvolvimento de sua prática letiva. Que documento é este?


A

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB.


B

Plano Nacional de Educação - PNE.


C

Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN.


D

Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN.

São objetivos do Ensino Fundamental, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:


I. Compreender a cidadania como participação socioeconômica, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

II. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

III. Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país.


Está(ão) correta(s):


A

Apenas I e III.


B

Apenas I e II.


C

Apenas II e III.


D

Apenas II.


E

Todas as afirmativas.

Os temas transversais constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) compreendem, entre outras, as seguintes áreas:


1. Espiritualidade.

2. Ética.

3. Orientação Sexual.

4. Meio Ambiente.

5. Saúde.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.


B

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.


D

São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.


E

São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais de História (PCNs), julgue as frases abaixo:


I.O ensino e a aprendizagem de História envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar.

II.O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o de fato histórico, o da sociocultura e o de tempo cronológico.

III.Espera-se que, ao longo do ensino fundamental, os alunos gradativamente possam ler e compreender sua realidade, posicionar-se, fazer escolhas e agir criteriosamente. Nesse sentido, os alunos deverão ser capazes de identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).


A

Apenas, I.


B

Apenas, II e III.


C

Apenas, I e III.


D

Apenas, III.

Assim como nos PCN's, a Base Nacional Comum Curricular propõe a distribuição de conteúdos em unidades temáticas, porém, a BNCC traz para o ensino fundamental a inserção de de duas novas unidades que não constavam nos PCN's. São elas:


A

Cálculos e Estimativas.


B

Cálculos e Probabilidade e Estatística.


C

Álgebra e Probabilidade e Estatística.


D

Álgebra e Estimativas.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), a conquista dos objetivos propostos para o ensino fundamental depende de uma prática educativa que tenha como eixo a formação de um cidadão autônomo e participativo. Nessa medida, os Parâmetros Curriculares Nacionais incluem orientações didáticas, que são subsídios à reflexão sobre como ensinar. Portanto, abaixo estão alguns tópicos sobre didática considerados essenciais pela maioria dos profissionais em educação, marque a alternativa INCORRETA sobre esse assunto.


A

No quesito organização do espaço, o professor deve valer-se da premissa de que as carteiras devem ser fixas e os armários trancados, isso se reflete positivamente na concepção metodológica, haja vista que proporciona uma facilitação do trabalho em grupo, do diálogo e da cooperação, além de favorecer o aprendizado da preservação do bem coletivo.


B

Quanto à organização do tempo deve ser considerada como variável que interfere na construção da autonomia, permitindo ao professor criar situações em que o aluno possa progressivamente controlar a realização de suas atividades.


C

Em relação à diversidade no PCN descreve que as adaptações curriculares previstas nos níveis de concretização apontam a necessidade de adequar objetivos, conteúdos e critérios de avaliação, de forma a atender a diversidade existente no país.


D

A autonomia no PCN é tomada ao mesmo tempo como capacidade a ser desenvolvida pelos alunos e como princípio didático geral, orientador das práticas pedagógicas.


E

No PCN quanto a disponibilidade para a aprendizagem possa acontecer é necessária a disponibilidade para o envolvimento do aluno na aprendizagem, o empenho em estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo, em usar os instrumentos adequados que conhece e dispõe para alcançar a maior compreensão possível.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado