

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
É irrelevante consultar os aspectos legais de uso de imagens de bancos externos se o conteúdo estiver disponível para download.
Certo
Errado
Imagens escolhidas para materiais institucionais devem respeitar tanto aspectos técnicos quanto éticos.
Certo
Errado
Salvar a licença de uso das imagens em via digital ou impressa é uma recomendação válida apenas para materiais pagos, não se aplicando aos gratuitos.
Certo
Errado
A auditoria e a pesquisa de opinião pública relacionadas à percepção da imagem da organização podem ser realizadas por qualquer profissional de comunicação, independentemente da formação.
Certo
Errado
Julgue os itens subsequentes, a respeito da reputação corporativa.
I O reflexo da imagem ou o acúmulo da imagem ao longo do tempo é o que constrói a reputação de uma empresa.
II As ações de comunicação dos diversos setores e interlocutores de uma empresa devem ter a qualidade e a coerência necessárias para gerar identidade, imagem e reputação positivas ou favoráveis.
III A imagem de uma empresa é o resultado das percepções públicas e o reflexo dessa imagem será a identidade da empresa.
Assinale a opção correta.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Todos os itens estão certos.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Na gestão de uma organização, assinale a alternativa que apresenta como a imagem organizacional se relaciona com a comunicação integrada e porque é essencial para o sucesso organizacional.
A imagem organizacional é a percepção pública da empresa, e a comunicação integrada é essencial para garantir consistência nas mensagens transmitidas em todos os canais, mas apenas internamente
A imagem organizacional é construída apenas por meio de publicidade, enquanto a comunicação integrada abrange todas as formas de comunicação interna
A imagem organizacional é a percepção pública da empresa, e a comunicação integrada é essencial para garantir consistência nas mensagens transmitidas em todos os canais, interna e externamente
A imagem organizacional é um reflexo direto da cultura interna da empresa, e a comunicação integrada é necessária apenas para aprimorar a comunicação externa
A imagem organizacional é formada unicamente por meio de estratégias de relações públicas, enquanto a comunicação integrada abrange apenas a publicidade
A imagem organizacional é a forma como o público vê a organização. A esse respeito, é correto afirmar que o processo de comunicação organizacional
modifica a identidade organizacional no planejamento estratégico.
converte a identidade e a realidade organizacional em imagem organizacional.
desconsidera as experiências, as crenças e as posições do público frente à organização como estratégia de projeção de uma imagem única.
cria uma identidade visual, que é o mesmo que a imagem organizacional.
integra o público interno às estratégias de consolidação de uma identidade forte para o sucesso mercadológico.
Assinale a afirmativa correta sobre reputação.
A reputação é um formato narrativo com intencionalidade de distribuir mensagem para os públicos, oferecendo conteúdos relevantes que venham a exaltar os feitos de uma organização.
A reputação é o resultado das interações organizacionais, sendo algumas oferecidas intencionalmente com o objetivo de criar uma impressão e uma identificação, ainda que subjetiva, sobre os sentidos da organização.
A reputação é um conjunto de dados presentes em situação de interação da organização com o meio. Em determinadas situações, é coberta de sentidos e significados.
A reputação da organização é uma representação coletiva das suas ações, por meio das quais demonstra sua habilidade em gerar valor. Com base na sua reputação, as pessoas fazem julgamentos e tomam decisões que podem decidir o futuro de uma organização.
A reputação é a delimitação do lugar que a organização ocupa na preferência de um consumidor, tendo em vista as informações que ficam retidas em sua memória.
A identidade organizacional ___________ estável ou fixa. Pode-se afirmar que é _________________ e ____________________ construída, estando sujeita a contradições, revisões e mudanças. A identidade também manifesta-se nos grupos de ___________, assim como os papéis, símbolos, políticas, regras e procedimentos.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima
não é – social – historicamente – indivíduos
é – social – economicamente – indivíduos
não é – econômica – socialmente – stakeholders
é – econômica – historicamente – stakeholders
não é – histórica – individualmente – colegas
A forma usualmente utilizada pelas relações públicas para pesquisar, examinar e avaliar as relações da organização como seu ambiente social, como ela se posiciona, quais as influências externas a que está sujeita, quais efeitos e reações de públicos sobre suas atitudes, é denominada auditoria
de comunicação organizacional.
de comunicação social.
de imagem e de identidade.
corporativa e de gestão.
social ou monitoramento do ambiente.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
James E Grunig, um dos maiores estudiosos de relações públicas, assinala na aristocracia da China, mesmo de forma rudimentar, já se praticava relações públicas há cinco mil anos. Quando falamos das relações públicas como campo de atuação profissional vemos que a área é estudada desde o Século XX, há 100 anos. Tempo que para muitos autores pode ser classificado como recente. As Relações Públicas tomam corpo nos Estados Unidos da América (EUA) a partir de necessidades apontadas pelas empresas. Assinale a alternativa correta quanto à intenção das empresas em implantar setores de Relações Públicas.
Comunicar com seus públicos para gerar uma imagem positiva
Abrir canais para ampliar vendas e distribuição de produtos
Manter canal para rebater críticas por parte dos consumidores
Comunicar com públicos dos seus oponentes em campanhas agressivas
Ampliar espaços de vendas e debates sobre os produtos
Toda organização está sujeita a situações de crise. E muitas delas podem tomar grandes proporções e desgastar a imagem institucional.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre Comunicação e Gestão de Crise.
( ) A comunicação administra a crise.
( ) Recomenda-se não comentar situações hipotéticas.
( ) Nas crises, muitas vezes, a versão é mais importante do que os fatos.
( ) Deve-se concentrar em três ou quatro mensagens- chave ao público apropriado.
( ) Os meios de comunicação são um elemento-chave nos conflitos de poder, uma vez que são atores no processo.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
(F); (V); (V); (V); (F).
(V); (F); (V); (V); (F).
(V); (V); (F); (F); (V).
(F); (F); (V); (F); (V).
(F); (V); (F); (V); (V).
Desde 1980, principalmente em função dos efeitos decorrentes do fenômeno da globalização, tem ocorrido no Brasil um processo de perda de identidade corporativa. O avanço tecnológico pós 1990 impactou fortemente o país, principalmente no que concerne a esse atributo. Sobre a formação da identidade, da imagem e da reputação das empresas sediadas no Brasil, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando a década ao contexto histórico do processo de modernização.
COLUNA I
1. Década de 1980
2. Década de 1990
3. Anos 2000 / 2005
4. 2005 aos dias atuais
COLUNA II
( ) Processo contínuo de mudanças; mundo do negócio regido pelas leis de mercado, dirigidas e orientadas por grandes grupos econômicos. Era da sociedade e dos indivíduos sem pertencimento.
( ) As preocupações, que no início dessa década eram voltadas à durabilidade do produto, agora se centram em sua qualidade, com a criação dos Centros de Controle de Qualidade (CQCs).
( ) Reconstrução da cultura e identidade organizacional. Fortalecimento da área de Recursos Humanos; nova visão de comunicação, em busca de um novo conceito empresarial, visando à construção de uma identidade, imagem e reputação positivas.
( ) Reestruturação das empresas, com a implementação dos processos de certificação ISO e dos programas de Qualidade Total; valorização das relações de consumo e foco no cliente.
Assinale a sequência correta.
3 4 2 1
4 2 1 3
1 3 4 2
2 1 3 4


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.