Questões de Concurso sobre Serviço Social e a Família

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
909 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Profissionais que atuam na Política de Assistência Social precisam estar atentos aos conceitos e ao Projeto Político de sua profissão, para tanto é importante definir corretamente alguns posicionamentos sobre o conceito de Família.


A

Famílias desestruturadas são o público alvo dos serviços e equipamentos da Assistência Social.


B

Famílias em situação de vulnerabilidade precisam ser inseridas nos serviços e equipamentos da Assistência Social.


C

O modelo de família ideal deve ser o objetivo final no trabalho dos profissionais dos equipamentos sociais.


D

A estrutura ideal de família é diferente para cada profissional dos equipamentos de Assistência Social.

Na perspectiva analítica de Marilda Iamamoto, o assistente social lida no seu trabalho cotidiano profissional com situações vividas por indivíduos, famílias, grupos e segmentos populacionais que são


A

negligenciadas pela agenda pública.


B

expressões culturais de um modo de vida.


C

refrações da ordem social ahistórica.


D

atravessadas por determinações de classe.


E

experiências singulares invisíveis às elites econômicas.

Para Mioto (2015), existe uma contraditória relação entre família e política social, evidenciando a questão do trabalho familiar. Sobre a temática, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Enquanto a família, no campo da seguridade social, tem sido incorporada como um recurso fundamental no atendimento das necessidades humanas (principalmente na função de suprir o retraimento do Estado na garantia de direitos), no campo das políticas de conciliação entre trabalho e família, a inclusão parece ser diferente.

( ) Compreender as bases em que as sociedades proporcionam a sobrevivência e o bem-estar de seus membros implica considerar apenas a forma de trabalho, remunerado, bem como as relações que se estabelecem entre esses membros nos marcos da sociabilidade contemporânea.

( ) O grande embate que se tem colocado no campo das relações entre política social e família refere-se às tendências entre uma perspectiva que persiste na ideia de manter as atividades de cuidado dentro da casa e tem redundado em um amplo processo de mercadorização e no aprofundamento da desigualdade de classe e de gênero.

( ) Dentro do quadro atual das transformações ocorridas na família e no mundo do trabalho, é necessária a instauração de mecanismos públicos que proporcionem às famílias/mulheres condições para gerir o trabalho de reprodução e para enfrentar os problemas advindos da própria precarização do trabalho.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

V – F – V – V.


B

V – V – V – V.


C

V – V – F – F.


D

F – V – F – F.


E

F – F – V – V.

No que se refere aos Serviços de Convivência Familiar e Fortalecimento de Vínculos e suas características, de acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, analise as afirmativas abaixo:


I. Serviço para crianças até 6 anos- tem por foco o desenvolvimento de atividades com crianças, familiares e comunidade, para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco, em especial a violência doméstica e o trabalho infantil, sendo um serviço complementar e diretamente articulado ao PAIF.

II. Serviço para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos- tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e contribui para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. As atividades devem abordar as questões relevantes sobre a juventude, contribuindo para a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral do jovem.

III. Serviço para Idosos, a partir de 70 anos - tem por foco realizar a acolhida da pessoa idosa em Instituição de Longa Permanência (ILPI), a pedido da família. Aos que conseguem opinar, a intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. Deve incluir vivências que valorizam suas experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir.

IV. Serviço para adultos de 30 a 50 anos- tem por foco o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, desenvolvendo ações complementares assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e encontros intergeracionais, de modo a desenvolver a sua convivência familiar e comunitária. Contribuir para a ampliação do universo informacional, artístico e cultural, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida, propiciar sua formação cidadã e detectar necessidades e motivações, habilidades e talentos, propiciando vivências para o alcance de autonomia e protagonismo social, estimulando a participação na vida pública no território, além de desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo.


Estão CORRETAS


A

I, II e IV, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II, III e IV, apenas.


D

III e IV, apenas.


E

I, II, III e IV.

Tanto no Brasil como em quaisquer outros países a sociedade está em constante evolução. Com isso, as famílias, que são as entidades que existem por toda a história, estão sempre mudando e formando um novo conceito de como elas são vistas. De acordo com as modalidades de família, relacione a coluna 1 com a coluna 2:


(Fonte:https://blog.supremotv.com.br/quais-sao-as-modalidades-de-familia/)


Coluna 1


(1)Família Mosaico.

(2)A Família Convivencial.

(3)Família Poliafetiva.

(4)Família Anaparental.


Coluna 2


(__)Trata-se de família constituída por três pessoas ou mais, geralmente um homem e duas mulheres ou o contrário, sendo esta uma modalidade não aceita pelo ordenamento jurídico.

(__)Tal família constitui-se pelos vários casamentos passados dos parceiros de uma relação ambos com filhos desses casamentos ou relações anteriores.

(__)Pode ser constituída sem a presença de um ascendente, ou seja, irmãos e irmãs, primos e primas residindo na mesma casa, deve ser o mesmo status de família.

(__)É formada pela união do homem e da mulher, ou seja, também heteroafetiva, porém não tem a formalidade do casamento. Mas detém durabilidade e publicidade com objetivo de constituir família, conforme artigo 1723 do Código Civil - Brasil (2002).


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A

2, 1, 3, 4.


B

3, 1, 4, 2.


C

3, 1, 2, 4.


D

4, 3, 1, 2.

O desenvolvimento do Trabalho Social com Famílias (TSF) na PNAS se realiza em articulação com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI). Tal desenvolvimento fundamenta-se no planejamento de suas ações, pautadas em: conhecimento, decisão, ação e avaliação. Implica um contínuo processo de construção e reconstrução, destinado a ofertar respostas sempre condizentes à finalidade da PNAS. De acordo com normativa dessa política, constitui a pedra angular do TSF e a base para os trabalhadores do SUAS, para a tomada de decisões em torno de ações, o conhecimento


A

das técnicas de intervenção.


B

das expectativas profissionais.


C

de propostas amplas.


D

das situações familiares.


E

de lógicas institucionais.

A configuração da família está diretamente relacionada ao contexto social, econômico, político e cultural, em que ela vive. Estudiosos do tema entendem que a família é um espaço extremamente complexo que se reconstrói e se reconfigura cotidianamente a partir das relações que se estabelecem entre seus membros e entre outras esferas da sociedade. No que diz respeito às suas crianças e adolescentes, o cenário brasileiro constitui terreno fértil para o avanço da violação de direitos humanos, considerando suas bases históricas de extrema desigualdade econômica e social e de


A

desestruturação familiar.


B

violência estrutural.


C

desmotivação laboral.


D

dependência generalizada.


E

tutela estatal.

No âmbito do Serviço Social, os processos de atenção às famílias fazem parte da história da profissão. Os/As Assistentes Sociais são os únicos profissionais que têm a família como objeto privilegiado de intervenção durante toda sua trajetória histórica. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo.


I. Na profissão, o consenso existente sobre as transformações da família tem se concentrado nos aspectos referentes à sua estrutura e composição, mas as expectativas sociais sobre suas tarefas e obrigações continuam preservadas por muitos profissionais.

II. A discussão sobre famílias envolve inúmeros aspectos, dentre os quais estão presentes as diferentes configurações familiares, as relações que a família vem estabelecendo com outras esferas da sociedade, bem como os processos familiares.

III. No trabalho social com famílias, os profissionais ainda esperam um mesmo padrão de funcionalidade das famílias, independente do lugar em que estão localizadas na linha da estratificação social, padrão este calcado em postulações culturais tradicionais referentes aos papéis paterno e materno, principalmente.

IV. As ações dos/das Assistentes Sociais, de maneira geral, estão marcadas pela ausência de discriminação quanto à natureza das ações direcionadas ao atendimento das famílias, em muitos serviços.


Está correto o que se afirma APENAS em


A

I, II e IV.


B

I e II.


C

III e IV.


D

I, III e IV.


E

II e III.

O trabalhador e a sua família sempre foram alvo predominante do exercício profissional do assistente social em todos os espaços ocupacionais desde os primórdios da profissão. De acordo com as concepções de Mioto (2003), julgue os itens a seguir e marque a alternativa que corrobora com a definição de “Família” na atualidade.


I- É um espaço complexo e contraditório, ao mesmo tempo que é lugar de proteção, cuidado, e socialização, é também, espaço de reprodução de conflitos e desigualdades.

II- É também uma construção pública e tem um importante papel na estruturação da sociedade em seus aspectos sociais, políticos e econômicos.

III- A família contemporânea caracteriza-se pela presença cada vez mais reconhecida de suas diferentes composições.


É correto o que se afirma em:


A

Apenas I


B

I, II e III


C

Apenas I e III


D

Apenas II e III

Considere que os Serviços de Proteção Social Básica têm como objetivo apoiar as famílias e os indivíduos na ampliação de sua proteção social. Sobre a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução nº 109/2009), consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a sua função protetiva, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos, bem como contribuir na melhoria de sua qualidade de vida, trata-se do serviço de:


A

Acolhimento em República.


B

Convivência e Fortalecimento de Vínculos.


C

Especializado para Pessoas em Situação de Rua.


D

Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF.


E

Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI.

O Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária avalia que o desenvolvimento da criança e do adolescente é continuamente influenciado pelo contexto no qual estes estão inseridos.


Nesse sentido, uma das estratégias da comunidade que contribui para a proteção da criança e do adolescente, e para famílias em situação de vulnerabilidade social, é a constituição de:


A

políticas públicas voltadas para a família, a comunidade e o espaço coletivo a partir de forte protagonismo e investimento do Estado;


B

organização de moradores que têm como função cuidar das crianças e adolescentes na ausência de seus pais ou responsáveis;


C

redes espontâneas de solidariedade entre vizinhos: a família recebe apoio em situações de crise como morte, incêndio ou doenças;


D

espaços de acolhimento nas comunidades que propiciem as condições adequadas para a socialização e o desenvolvimento integral dos indivíduos;


E

serviços de atenção e proteção à criança, ao adolescente e à família, capazes de prover orientação e de dialogar com pais e responsáveis, fortalecendo a família.

De acordo com Mioto (2010), a matriz teórica marxista permitiu uma nova forma de agir e pensar o trabalho com famílias no Serviço Social, a partir de duas mudanças fundamentais:


A

nova possibilidade de interpretação da demanda; e redimensionamento exigido em relação à ação profissional;


B

vinculação da família aos programas sociais públicos estatais; e especializações universitárias na área da família;


C

rompimento com o estigma conservador no trato do tema; e superação do modo de produção capitalista;


D

ação profissional dirigida para a eficiência operativa a partir da instrumentalidade; e arcabouço metodológico próprio;


E

reconhecimento da família como objeto de estudo privilegiado para a profissão; e terapia familiar sistêmica.

A família, da forma como vem se modificando e estruturando nos últimos tempos, impossibilita identificá-la como um modelo único ou ______. Pelo contrário, ela se manifesta como um conjunto de trajetórias individuais que se expressam em ______ diversificados e em espaços e organizações domiciliares ______.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


A

ideal / arranjos / peculiares


B

legitimado / formatos / distintas


C

ideal / formatos / distintas


D

distinto / arranjos / peculiares

Ao fim do bem-sucedido estágio de convivência entre Tobias, 5 anos, e Olavo e Breno, casal homoafetivo, com união estável reconhecida, que requerem sua adoção, a assistente social encarregada do parecer técnico sugere ao juiz o indeferimento do pleito. Segundo a assistente social, não há previsão no ordenamento jurídico brasileiro que autorize o registro de dupla paternidade.


A contraindicação da adoção pretendida:


A

está justificada, já que a adoção deve ser concebida, tanto quanto possível, como imitação da vida biológica;


B

está justificada, já que a Lei de Adoção ainda é omissa quanto à possibilidade de adoção por casais homoafetivos;


C

não está justificada, já que a união estável entre pessoas do mesmo sexo lhes assegura direitos iguais aos dos casais heterossexuais, inclusive para fins de adoção conjunta;


D

não está justificada, porque, no melhor interesse da criança, a convivência familiar é direito que se sobrepõe a filigranas cartoriais;


E

está justificada, já que o ECA é omisso quanto à possibilidade de adoção por casais homoafetivos.

Nos tempos atuais, muitos fatores incidem nas variadas formas de famílias e nos consequentes desafios em relação à parentalidade, o que representa um desafio – o de se respeitarem as famílias em suas diferentes configurações, pelo dever ético de se empenhar para suprimir preconceitos e fomentar o respeito à diversidade. Gois e Oliveira (2019) trazem que o debate sobre a pluralidade dos modos de ser famílias passa pelo entendimento das configurações familiares, que resultam da associação entre sua


A

diversidade e conjuntura.


B

variedade e associação.


C

composição e organização.


D

especificidade e conduta.


E

particularidade e disposição.

A família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e baseados no afeto.


Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.


A

A família monoparental é formada quando pelo menos um dos cônjuges possui um filho de um relacionamento anterior.


B

A família reconstruída é formada pela criança ou o jovem e apenas um de seus progenitores (pai ou mãe).


C

A família tradicional, família nuclear, composta por pai, provedor da casa; mãe, cuidadora da família, e seus filhos foi sendo substituída por novos tipos de família.


D

A família unipessoal é aquela que não possui a figura dos pais, onde os irmãos tornam-se responsáveis uns pelos outros.


E

A família anaparental cumpre uma função jurídica importante por se tratarem de pessoas que vivem sozinhas (pessoas solteiras, viúvas ou separadas).

Uma das ferramentas de abordagem familiar na Estratégia da Saúde da Família é o Genograma, o qual possui foco no núcleo familiar e suas relações. De acordo com a figura abaixo, qual é a relação familiar entre o irmão e pai?


Imagem associada para resolução da questão


A

De abuso sexual.


B

Amigável.


C

Conflituosa.


D

Fragilizada emocionalmente.


E

Cooperativa.

Apesar de ter havido a proposição de um viés crítico no olhar e no trabalho com as famílias, viés este que não se apresenta descolado de um contexto de exploração da classe trabalhadora e da precarização das suas condições de vida na qual os usuários e suas famílias estão inseridos, ainda predomina “um modelo ideal de família” historicamente construído. Dessa forma, conforme destacam Horst e Mioto (2017), ainda podem ser percebidos no trabalho com famílias


A

a reatualização do conservadorismo, na responsabilização da família pelos cuidados, e, no reforço do papel da mulher pela “falha” nos cuidados, na proteção e na socialização.


B

o completo rompimento com a família tradicional pois ficou evidenciado, através de estudos, que a mesma é completamente danosa aos indivíduos.


C

a busca do trabalho técnico com as famílias baseado na ciência holística.


D

a psicologização da realidade das famílias, colocando como condição para o acesso às políticas sociais públicas o acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

Acerca dos objetivos do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, indique a alternativa CORRETA.


A

Promover o acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastadas definitivamente de sua família de origem.


B

Acolher e dispensar cuidados individualizados em ambiente institucional.


C

Deturbar vínculos com a família de origem, salvo determinação judicial em contrário.


D

Possibilitar a convivência comunitária e o acesso à rede de políticas públicas.


E

Apoiar a permanência da criança e do adolescente à família de origem.

Dentro dos referenciais sociais e culturais de nossa época e de nossa sociedade, cada família terá uma versão de sua história, a qual dá significado à experiência vivida. Nesse sentido, em sua obra, ACOSTA e VITALE partem da ideia de que a família se delimita simbolicamente, baseada em um:


A

Modelo idealizado.


B

Discurso sobre si própria, internalizado pelos sujeitos.


C

Discurso social, cuja realidade humana é exterior à cultura.


D

Modelo adequado, uma unidade doméstica.

   
Gerar simulado