Questões de Concurso de Sociologia na Educação - Sociologia (Ciências Sociais)

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 966240

Concurso SEDUC Professor - Área: Sociologia 2017

Questão 79

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, que teorizou a respeito das formas de reprodução das desigualdades sociais em ambiente escolar, julgue os itens seguintes. Para Bourdieu, a escola reproduz desigualdades sociais por ignorar as condições sociais desiguais de seus alunos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1167503

Concurso FEPECS Residência em Serviço Social - Área: Gestão de Políticas Públicas para a Saúde 2019

Questão 7

Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível Superior

Segundo Duriguetto e Montaño (2011), o liberalismo é uma tradição heterogênea, organizada em torno de dois aspectos: a ordem burguesa e a garantia de liberdades.


DURIGUETTO, Maria Lúcia.; MONTAÑO, Carlos. Estado, classe e movimento social. 3. ed. Biblioteca Básica de Serviço Social.  São Paulo: Cortez, 2011.  




No que tange ao papel do Estado e à liberdade do pensamento liberal, julgue os itens a seguir.

Para Keynes, a intervenção estatal na economia deve ser orientada, entre outros, pela redução do gasto público-estatal e pelo aumento da taxa de juros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1047136

Concurso ESCS Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos 2019

Questão 90

Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível Superior

A partir da década de 1990, as consequências socioeconômicas e ideopolíticas das profundas transformações operadas pelo capitalismo mundial no mundo do trabalho e nas instituições burguesas descortinam um cenário perverso em termos das possibilidades de objetivação ética. A respeito do avanço do conservadorismo e das questões éticas contemporâneas, julgue os itens a seguir. O neoconservadorismo apresenta-se como forma dominante de apologia conservadora da ordem capitalista, combatendo o Estado social e os direitos sociais, almejando uma sociedade com um mercado controlado pelo Estado, o qual deve exercer, inclusive, uma função de mediação e incorporação de todas as formas de contestação social.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 991310

Concurso SEDUC Professor Classe I Nível A - Área Sociologia 2018

Questão 36

CONSULPLAN Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA (CONSULPLAN)

Nível Superior

A violência, especificamente nos meios escolares, é debatida e pesquisada pelo mundo inteiro por conta da gravidade e frequência em que se repete no cotidiano. Sobre esse problema, especificamente no que diz respeito ao Brasil:

  • A. Os valores autoritários da escola penetram nas relações que se estabelecem na sociedade. E acabam por cercear a espontaneidade dos alunos.
  • B. Todo índice de violência escolar coincide totalmente com os índices da violência social, pois é critério de criminalidade das áreas urbanas.
  • C. As agressões psicológicas, apesar de serem constantes, não são consideradas no âmbito da análise da violência, pois são vistas como pequenos delitos.
  • D. Pode-se afirmar que a localização geográfica da escola e a presença do crime organizado, isto é, o entorno escolar, exercem influência na violência escolar.

Questão de Concurso - 989552

Concurso SEE Professor de Educação Básica - Área Sociologia 2017

Questão 54

Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

Nível Superior

Em relação a alguns autores da Sociologia e às suas perspectivas teóricas em Sociologia da Educa-ção, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A. 4 – 5 – 1 – 2 – 3
  • B. 3 – 2 – 5 – 1 – 4
  • C. 2 – 3 – 4 – 1 – 5
  • D. 1 – 2 – 5 – 3 – 4
  • E. 1 – 2 – 4 – 3 – 5

Questão de Concurso - 540753

Concurso SEE Professor II - Área Sociologia 2012

Questão 59

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para a disciplina de Sociologia – Ensino médio –, o professor deve realizar no seu trabalho, conforme proposto nas Orientações Curriculares, uma

  • A.

    relação técnica, teórica e metodológica sustentada nos fundamentos científicos da neutralidade da ciência.

  • B.

    relação teórica e metodológica baseada nos clássicos da ciência, pautando-se na realidade europeia e norte americana.

  • C.

    mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos científicos da neutralidade e do distanciamento.

  • D.

    mediação pedagógica entre o conhecimento e os alunos, adequando o ensino ou traduzindo para eles os fundamentos do conhecimento científico.

  • E.

    relação técnica e metodológica entre o conhecimento e os alunos, adequando os fundamentos do conhecimento científico com as demais ciências.

Questão de Concurso - 1070623

Concurso SEE Professor de Educação Básica 3 - Área Sociologia 2017

Questão 37

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

A educação é um tipo de processo social mais elementar no que tange à preparação para o convívio social. BOTTOMORE ,T: 1978; 248 , diz que "A função da educação no preparo da criança para um determinado meio na sociedade significa o seu preparo para a participação

  • A.

    na sociedade globalizada contemporânea

  • B.

    no mercado capitalista".

  • C.

    na sociabilidade anêmica".

  • D.

    no sistema modo de produção capitalista".

  • E.

    em um determinado grupo na hierarquia social".

Questão de Concurso - 881687

Concurso SEARH Professor de Sociologia 2015

Questão 51

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

A trajetória da produção sociológica brasileira é uma prova de que ela se constitui disciplina no debate entre diferentes concepções teóricas responsáveis por respostas a questões que a sociedade se coloca em momentos diversos e, por isso, não está livre de contradições. A história das ciências sociais no Brasil atesta a vitória de uma estratégia de afirmação quando o quadro social e político do país era adverso, como apontam Vianna, Carvalho e Melo (1995). A sociologia no Brasil demonstra, paradoxalmente, que as condições de democracia para uma ciência com baixo prestígio social e mercado profissional escasso não foram decisórias, pois ela se cria e se expande mesmo assim. Sobre a expansão e afirmação da sociologia enquanto ciência e disciplina no Brasil, é correto afirmar que
  • A. os cursos secundários abrigaram a disciplina antes da sociologia ser considerada disciplina acadêmica em cursos do ensino superior. Só mais tarde surgem cursos superiores de ciências sociais e de sociologia e política.
  • B. as mudanças na sociedade rural e urbana com movimentos sociais pela terra, messiânicos, estudantis, operários e questões ligadas às minorias indígena, negra e migrante eram temas proibidos em sociologia brasileira.
  • C. o desenvolvimento da pesquisa sociológica e a formação de quadros intelectuais e técnicos para pensar o Brasil e dar suporte às políticas públicas só começaram a acontecer a partir da Nova República e do processo de redemocratização política.
  • D. a centralização do sistema educacional no país, a partir do Estado Novo, e a reforma do ensino levam a sociologia a ser considerada disciplina do núcleo comum, posição que ela ocupa até hoje, juntamente com as matérias de conteúdo básico.

Questão de Concurso - 480161

Concurso ALE Analista Legislativo - Área Ciências Sociais - Sociologia 2011

Questão 87

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens, relativos a identidade cultural e multiculturalismo.

A exploração, na escola, de temas relacionados ao multiculturalismo ignora a existência, no Brasil, de preconceitos e estereótipos sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 480175

Concurso ALE Analista Legislativo - Área Ciências Sociais - Sociologia 2011

Questão 100

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Considerando a importância da pesquisa como instrumento ou estratégia da formação e da prática de atores sociais nos processos pedagógicos e como elemento motivador da atitude crítica desses atores, julgue os itens a seguir.

A interação entre pedagogia e pesquisa levou ao desenvolvimento de conhecimentos científicos que acabaram por expulsar a teoria do processo do âmbito da gestão escolar. Com isso, o mundo escolar e suas práticas pedagógicas implícitas conseguiram superar práticas recorrentes na sociedade brasileira, tais como a exclusão, a desigualdade social e as relações de poder e de alienação.

  • C. Certo
  • E. Errado