

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A arquitetura da informação estuda a operação de uma interface de usuário para avaliar se está assegurado o correto funcionamento e o entendimento dos conteúdos com a apresentação eficiente e atrativa das informações.
Certo
Errado
Atributos de qualidade representam uma meta para todo projeto de software. Assinale a alternativa que traz o atributo fundamental de qualidade que tem a seguinte definição:
"O grau de facilidade de utilização do software conforme indicado por sua facilidade de compreensão, facilidade de aprendizagem e operabilidade".
Eficiência
Portabilidade
Interoperabilidade
Usabilidade
Confiabilidade
No desenvolvimento de um sistema de software, a propriedade de usabilidade representa
o nível de facilidade da utilização desse sistema.
o número de horas durante as quais um usuário pode operar tal sistema sem interrupções.
a facilidade de se efetuarem reparos nesse sistema.
a quantidade máxima de usuários simultâneos no sistema.
a taxa média de falhas que pode fazer com que o sistema seja interrompido.
Considerando a experiência e usabilidade do usuário (UX), assinale a afirmativa correta.
Uma diagramação de qualidade é feita seguindo algumas premissas, opcionais, como seguir ou não a identidade visual da marca/empresa, que inclui cores, imagens, fontes, tamanhos, padrões, entre outros.
É papel do UX Design criar sistemas que atendam às necessidades do usuário, e elevem a sua empatia ao máximo.
A falta de fidelização de um usuário, por motivos de fluidez da informação, é um problema que não poderia ser resolvido na etapa de desenvolvimento.
A experiência do usuário, conhecida como UX, não tem relevância na exposição do conteúdo.
A diagramação é um fator que não tem relação com questões de usabilidade digital, apenas com materiais impressos.
Quanto ao conceito de usabilidade, marque a alternativa correta.
A usabilidade pode ser vista como um índice que revela o quanto os usuários conseguem atingir os objetivos de sua tarefa no aplicativo, por exemplo, e em um aplicativo. Uma usabilidade ruim pode afetar o gasto adicional de tempo e comprometer a qualidade da tarefa.
O aspecto da ergonomia de uma interface no uso de um aplicativo mobile não está relacionado com o aspecto da usabilidade, que é um índice que revela o quanto os usuários conseguem atingir os objetivos de sua tarefa no aplicativo, por exemplo.
A usabilidade pode ser vista como um índice que revela o quanto os usuários conseguem atingir os objetivos de sua tarefa em aplicativos mobile, mas não existe avaliação de usabilidade em aplicativos de serviços na web.
A usabilidade da interface não está relacionada, diretamente, com a eficiência e eficácia do uso de um aplicativo na web e nem na facilidade de uso, por exemplo, mas tem alguma relação com a ergonomia.
Usabilidade é o atributo de qualidade determinado pelo comportamento do software em relação aos recursos fornecidos.
Certo
Errado
A usabilidade de um software refere-se ao esforço que o usuário deve fazer para usar um produto de software.
Certo
Errado
A meta do designer é desenvolver um sistema que permita ao usuário, durante o processo de interação, criar um modelo mental consistente baseado no modelo por ele projetado. Para que o usuário possa criar tal modelo, o designer precisa entender o processo de interação do usuário com a interface do sistema. Para facilitar esse entendimento, um ciclo com etapas e golfos foram criados na engenharia cognitiva como mostra a figura a seguir:

Diante do exposto, é correto afirmar que:
Os golfos existentes são classificados como golfo de elicitação e golfo de manutenção.
As atividades percepção, interpretação e avaliação fazem parte do golfo de manutenção.
As atividades de execução, especificação da sequência da ação e formulação da intenção fazem parte do golfo de elicitação.
A atividade de percepção é a visão do usuário do novo estado do sistema. Interpretação é como esse usuário interpreta o novo estado. Avaliação é como ele avalia o alcance de sua meta inicial, a fim de gerar uma nova meta.
Apesar de testes de usabilidade serem um custo a mais no projeto de um site, não realizar testes de usabilidade geralmente incorre em mais custos que realizá-los. Diversos fatores entram no custo da avaliação de usabilidade de um site, sendo correto afirmar que
quanto mais elementos a se avaliar, menor os custos, maior o tempo para recolher os dados e avaliar.
quanto menos sofisticado for o equipamento usado na avaliação, maior o custo, pois estes equipamentos terão que ser alugados ou comprados.
quanto mais cedo for realizado o primeiro teste, maior o número de recomendações e maior o retrabalho.
nenhuma empresa paga as pessoas que se dispõem a testar o site, tornando o custo do processo de teste muito baixo.
quanto mais tarde for realizado o primeiro teste, maior o custo envolvido na avaliação.
A área de IHC apresenta que a interação com o sistema pode ser em quatro perspectivas propostas por Kammersgaard.
Quais tipos de interação são apresentados:
Sistema, Orientado a Objetos, Mídia e Web.
Sistema, Parceiro de Discurso, Ferramenta e Mídia.
Sistema, Parceiro de Discurso, Ferramenta e Interativo.
Mobile, Web, Desktop e Interativo.
Um bom design tem um impacto significativo na credibilidade e usabilidade de um site, por isso, recomenda-se que
se agrupe diferentes tipos de informações de forma clara, mesmo que não se priorize por importância e relevância para o cidadão.
se evite deixar uma área livre entre os elementos e grupos de elementos e também entre parágrafos, pois isso facilita a compreensão dos conteúdos.
os textos sejam alinhados à esquerda, pois são mais fáceis de serem lidos que textos justificados ou centralizados.
se beneficie o desenho em detrimento a informação, usabilidade e funcionalidade do site, para prender a atenção do usuário por meio dos elementos visuais.
se utilize caixa com opções (scroll) ou menus de cortina (pull-down) na navegação principal para facilitar o acesso aos conteúdos principais do site.
A Interação Humano-Computador (THC) compreende o uso de técnicas que diminuam obstáculos na comunicação entre o computador e o usuário para que este consiga atingir seus objetivos na utilização de um determinado sistema. Dessa forma, alguns critérios são adotados para que as interfaces estejam adequadas ao que se espera em relação ao uso de um sistema informatizado.
Qual é o critério que está relacionado à facilidade de aprendizado e uso de uma interface de um sistema informatizado, estando também relacionado à satisfação experimentada pelo usuário neste processo?
Experiência do Usuário.
Comunicabilidade.
Acessibilidade.
Usabilidade.
Os “Critérios Ergonômicos” foram desenvolvidos por dois pesquisadores franceses, Dominique Scapin e Christian Bastien, ligados ao Instituto Nacional de Pesquisa em Automação e Informática da França. Eles propuseram, em 1993, um conjunto de oito critérios ergonômicos principais que se subdividem em 18 subcritérios e critérios elementares.
Analise a descrição abaixo a respeito de um dos Critérios Ergonômicos desenvolvidos por Dominique Scapin e Christian Bastien:
“É uma qualidade particularmente esperada em sistemas em que o público-alvo é vasto e variado, ficando evidente que uma única interface não pode atender plenamente a todos os diferentes tipos de usuários. Para que todos tenham direito ao mesmo nível de usabilidade, a interface deve propor maneiras variadas de realizar uma tarefa, deixando ao usuário a liberdade de escolher e dominar uma delas no curso de seu aprendizado”.
Assinale a alternativa que corretamente relaciona ao critério de ergonomia apresentado:
Condução.
Adaptabilidade.
Controle explícito.
Carga de trabalho.
Um site é considerado responsivo quando atende ao seguinte requisito:
consegue se adaptar às diferentes resoluções de telas e dispositivos
emprega tecnologias proprietárias em lugar de HTML e CSS
utiliza conteúdos diferentes independente dos dispositivos de acesso
diminui o tempo de carga do site devido à codificação em JavaScript
Seguir as regras de usabilidade para a interface de um programa com o usuário é uma das boas práticas de IHC (Interação Homem-Computador). Qual das alternativas abaixo NÃO é um dos princípios básicos de usabilidade?
Fácil aprendizado, de forma que os usuários novatos possam iniciar a operação e obter o desempenho máximo.
Eficiência na utilização, garantindo que, uma vez que o usuário tenha aprendido a lidar com a ferramenta, obtenha rápido e eficiente uso para executar suas tarefas.
Utilização das últimas e mais modernas tecnologias disponíveis.
Satisfação na utilização, de forma que quanto mais prazeroso e agradável for o uso, mais rapidamente o usuário aprenda e realize suas tarefas.
Estabelecimento de qual tratamento será dado para os erros cometidos pelo usuário e a forma mais fácil de corrigi-los.
Usabilidade de software pode ser conceituada como a qualidade do uso do sistema para a realização de uma atividade. Softwares com problemas de usabilidade geram aborrecimentos aos usuários, perda de tempo, baixa produtividade, etc. Para evitar estas consequências, surge a necessidade de se realizar constantemente medições quanto à qualidade do software. De acordo com os autores do livro Ergonomia e Usabilidade (2015), a norma ISO 9241:11 estabelece medidas para avaliação da qualidade do software. Quais são elas?
Custo, Eficácia e Velocidade.
Custo, Eficiência e Escalabilidade.
Design, Velocidade e Interoperabilidade.
Eficiência, Custo e Produtividade.
Eficácia, Eficiência e Satisfação.
A Engenharia de Usabilidade trata da construção de sistemas melhores através da compreensão de quem são os usuários finais e do envolvimento destes usuários nos requisitos, no design da interface e nos esforços de teste. O RUP trabalha técnicas de engenharia de usabilidade em várias atividades. A atividade Design da Interface com o Usuário, por exemplo, gera os artefatos Esboço Sequencial e Mapa de Navegação. O Esboço Sequencial
descreve a estrutura dos elementos da interface com o usuário no sistema, com seus possíveis caminhos de navegação.
é uma descrição lógica e conceitual da funcionalidade do sistema para um cenário específico, incluindo a interação requerida entre os usuários e o sistema.
é um exemplo da interface com o usuário, na forma de protótipo, utilizado para explorar e/ou validar o design da interface com o usuário.
descreve como um determinado caso de uso é realizado no modelo de design em termos de objetos de colaboração
especifica elementos de um modelo conceitual para coisas existentes no sistema que têm responsabilidades e comportamentos. É utilizado para capturar os principais blocos de responsabilidade no sistema usando classes.
São recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG, exceto:
Abrir novas janelas quando o usuário clicar em algum link do site.
Fornecer alternativa em texto para as imagens do website.
Descrever links de forma clara e sucinta.
Oferecer contraste mínimo entre plano de fundo e primeiro plano.
Segundo Nielsen, o critério de usabilidade é definido como um conjunto de fatores que qualificam quão bem uma pessoa pode interagir com um sistema interativo. Esses critérios estão relacionados com a facilidade e o esforço necessários para os usuários aprenderem e utilizar um sistema. Sendo assim, qual das alternativas abaixo NÃO apresenta um fator de usabilidade:
Eficiência.
Segurança no uso.
Satisfação do usuário.
Facilidade de implementação do software.
Facilidade de aprendizado.
Os padrões de usabilidade de software estão definidos no conjunto de normas da ISO 9241. Elas apresentam as informações para a implementação da ergonomia recomendada para hardware, software e ambiente visando à efetividade, eficiência e satisfação do usuário dentro de seu contexto de trabalho no uso de sistemas baseados em software. Com essa abordagem de usabilidade de software, analise as afirmativas a seguir, considerando o ciclo de vida de um software.
I - O processo de construção das interfaces de software é interativo, requerendo análise de requisitos, projeto e validação em conjunto com o usuário.
II - O projeto de interfaces não tem correlação com o fluxo de trabalho do processo a ser informatizado, pois o manual do usuário pode capacitar para uso.
III - As interfaces customizáveis, o retorno e as interrupções de operações e a progressividade de interações repetitivas pelo usuário constituem fontes de erros.
IV - A sobrecarga de memória do usuário pode ser minimizada com leiaute visual orientado a objetos, menus e atalhos intuitivos e valores default significativos.
Está correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.