Questões de Concurso de Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde - Direito Sanitário e Saúde

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 985873

Concurso EBSERH Enfermeiro - Área Gerenciamento - Especialidade: Gestão da Qualidade em Saúde 2018

Questão 48

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens seguintes, quanto ao processo de planejamento estratégico na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). No planejamento estratégico, na saúde, o conhecimento da realidade dá-se por meio do diagnóstico científico, em que o sujeito que planeja é único e situa-se fora e acima da realidade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 985874

Concurso EBSERH Enfermeiro - Área Gerenciamento - Especialidade: Gestão da Qualidade em Saúde 2018

Questão 49

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens seguintes, quanto ao processo de planejamento estratégico na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Na gestão estratégica, há permanente exercício de diálogo e reflexão a respeito dos problemas que incidem em dada realidade, com vistas a prever situações e alternativas, antecipar possibilidades de decisão e preparar estratégias para a obtenção de governabilidade sobre esses.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 985876

Concurso EBSERH Enfermeiro - Área Gerenciamento - Especialidade: Gestão da Qualidade em Saúde 2018

Questão 51

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens seguintes, quanto ao processo de planejamento estratégico na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). A definição dos nós críticos (causa do problema) e a construção da árvore explicativa do problema (operações e demandas de operação) ocorrem no momento tático-operacional de um planejamento estratégico situacional (PES).
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 985877

Concurso EBSERH Enfermeiro - Área Gerenciamento - Especialidade: Gestão da Qualidade em Saúde 2018

Questão 52

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens seguintes, quanto ao processo de planejamento estratégico na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O momento estratégico é o mais complexo do PES, pois exige informações como a posição dos atores frente às operações e a avaliação do tempo, dos recursos necessários e da governabilidade dos atores, como forma de viabilizar o planejamento, além do uso de ferramentas de negociação e de gerenciamento de conflitos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1167009

Concurso FEPECS Residência em Odontologia - Área: Saúde da Família 2019

Questão 106

Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Nível Superior

Uma mãe procurou a unidade básica de saúde (UBS) em busca de atendimento para a filha de 2 anos de idade. Na recepção, explicou que a criança reclamava de dor de dente espontânea e que ela nunca havia sido atendida por dentista. A enfermeira da UBS que estava no acolhimento, durante a anamnese, constatou, entre outras informações, que a mãe era beneficiária do Programa Bolsa Família e, então, direcionou mãe e filha ao atendimento da equipe de saúde bucal (ESB) no mesmo período. O cirurgião-dentista prosseguiu à anamnese e verificou que a criança se alimentava de produtos industrializados e altamente açucarados. Ao exame intrabucal, observou cárie nos incisivos centrais e em todos os molares decíduos, acometendo o esmalte e a dentina, sem envolvimento pulpar. 


A respeito dessa situação- problema e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

A ESB deve estar integrada com os profissionais que compõem a estratégia, com a finalidade de observar questões relevantes no seu território, que interferem no processo saúde e doença. Deve também estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família, ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo governo federal, estadual e municipal, de acordo com o planejamento da equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1138574

Concurso SESACRE Biólogo 2019

Questão 22

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível Superior

Promoção da Saúde tem que ser viabilizada pela Educação em Saúde, processo político de formação para a cidadania ativa, para a ação transformadora da realidade social e busca da melhoria da qualidade de vida. Sobre Educação em Saúde, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O Estado e não o indivíduo é responsável sobre a saúde individual e coletiva

  • B.

    A Educação em Saúde prepara cada indivíduo para a tomada de decisões, para o controle social e exigência de direito, atuando sobre os fatores determinantes e condicionantes da sua saúde e qualidade de vida

  • C.

    O papel da educação não é fortalecer a ação individual e sim a ação coletiva

  • D.

    A Educação em Saúde não pode ser considerada um fator fundamental na geração de mudanças políticas, econômicas e sociais, que são essenciais para que se alcance saúde para todos

Questão de Concurso - 1162307

Concurso SES Residência em Saúde Coletiva 2016

Questão 32

Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)

Nível Superior

Conforme Portaria nº 4.279/2010, a Rede de Atenção à Saúde (RAS) organiza-se a partir de um processo de gestão da clínica. Relacione a abaixo as tecnologias e ferramentas de gestão da clínica com suas respectivas definições:

I. Diretrizes clínicas

II. Linha de cuidado

III. Gestão de caso

IV. Lista de espera

( ) Forma de articulação de recursos e das práticas de produção de saúde, orientadas por diretrizes clínicas, entre as unidades de atenção de uma dada região de saúde.

( ) Normatiza o uso de serviços em determinados pontos de atenção à saúde, estabelecendo critérios de ordenamento por necessidades e riscos.

( ) Recomendações que orientam decisões assistenciais, de prevenção e promoção, como de organização de serviços para condições de saúde de relevância sanitária.

( ) Processo que se desenvolve entre o profissional responsável e o usuário do serviço de saúde para planejar, monitorar e avaliar ações e serviços, de acordo com as necessidades da pessoa.

Assinale a sequência CORRETA:

  • A. II, III, IV, I
  • B. IV, III, I, II
  • C. IV, II, I, III
  • D. II, IV, I, III

Questão de Concurso - 1162322

Concurso SES Residência em Saúde Coletiva 2016

Questão 38

Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)

Nível Superior

Os instrumentos para o planejamento e a gestão no âmbito do SUS interligam-se sequencialmente, compondo um processo cíclico de planejamento e gestão para a operacionalização integrada, solidária e sistêmica do SUS. Marque a alternativa CORRETA que indica os instrumentos classificados como de planejamento e gestão do SUS:

  • A.

    Plano de Saúde, Plano Plurianual, e a Lei Orçamentária Anual

  • B.

    Plano de Saúde, Programações Anuais de Saúde, e o Relatório de Gestão.

  • C.

    Plano de Saúde, Plano Plurianual, e o Relatório de Gestão

  • D.

    Plano Plurianual, Programações Anuais de Saúde, e a Lei Orçamentária Anual

Questão de Concurso - 525202

Concurso INCA Analista em Ciência Júnior - Área Planejamento Estratégico 2010

Questão 58

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

É evidente a necessidade de as organizações de saúde estabelecerem e conduzirem processos de mudanças para a modernização das práticas administrativas e gerenciais do Sistema Único de Saúde (SUS). O conceito de gestão da mudança organizacional ainda é, entretanto, tema que necessita ser mais bem esclarecido e contextualizado. No que se refere à gestão da mudança organizacional no âmbito do SUS, julgue os itens que se seguem.

Independentemente do caráter da mudança e da complexidade de seu gerenciamento, é imprescindível que toda organização defina uma equipe de mudança que possa, entre outras tarefas, estabelecer os diagnósticos organizacionais e os planos de mudança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1063696

Concurso TCE Analista de Controle Externo - Área de Controle Externo - Administração em Saúde 2012

Questão 59

Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ)

Nível Superior

Uma das formas de produzir a atenção integral à saúde é o desenho das linhas de cuidado. Estas representam uma estratégia que permite a condução desimpedida e oportuna dos usuários pelas possibilidades de prevenção, diagnóstica e terapêutica, em resposta às suas necessidades. As linhas de cuidado devem garantir às pessoas a produção articulada de ações de atenção, em um fluxo ágil e desembaraçado em cada nível e entre estes, garantindo a referência e a contrarreferência responsáveis, até a recuperação ou ganhos de autonomia no modo de viver daqueles indivíduos. O que se diz acima descreve uma proposta que depende primariamente de:
  • A. mais recursos para a saúde;
  • B. regulação;
  • C. privatização dos níveis de atenção não cobertos pelo SUS;
  • D. pactuação nos três níveis através da regionalização;
  • E. tecnologia da informação.