

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O gráfico de controle é uma ferramenta aplicável à gestão da qualidade.
II. A administração pública deve obedecer ao princípio da publicidade.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Os fluxogramas são amplamente utilizados em várias áreas para documentar, estudar, planejar, melhorar e comunicar processos complexos por meio de um gráfico de dispersão.
II. O Balanced Scorecard permite gerenciar de forma integrada a estratégia organizacional e impedir que os esforços da mesma estejam direcionados aos seus objetivos, missão e visão.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
O cliente avalia a qualidade de um serviço comparando os serviços prestados com suas expectativas.
Entre as principais dimensões que os clientes utilizam para julgar a qualidade dos serviços, encontram-se:
segurança e aspectos tangíveis;
preço e promoção;
necessidades pessoais e confiabilidade;
comunicação “boca a boca” e atendimento;
experiência anterior e cortesia.
Os estudos de Fayol centraram-se nas formas de desenvolver as funções administrativas, pois julgava esta área de extrema importância, por estar acima das demais funções da organização. Ele subdivide as funções administrativas em prever, organizar, coordenar, comandar e controlar. Além disso, fixa os princípios de administração em quatorze, alguns citados a seguir. Correlacione os princípios enumerados com as referências apresentadas:
( 1 ) Divisão do trabalho
( 2 ) Autoridade e responsabilidade
( 3 ) Disciplina
( 4 ) Unidade de Comando
( 5 ) Unidade de Direção
( 6 ) Equidade
( 7 ) Espírito de equipe
( ) Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade das pessoas
( ) Especialização de tarefas e pessoas
( ) Um mesmo objetivo a perseguir
( ) Poder de mando com igual responsabilidade
( ) Obediência e respeito aos acordos estabelecidos
( ) Harmonia e união entre as pessoas
( ) Obediência a um só chefe
A sequência correta obtida no sentido de cima para baixo é:
4,7, 3, 5, 2, 1, 6
7, 3, 4, 5, 1, 2, 6
1,2, 3, 4, 5, 6, 7
3,4, 7, 2, 5, 6, 1
6, 1, 5, 2, 3, 7, 5
Alguns princípios norteiam a gestão da qualidade. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um deles.
Foco no cliente.
Benchmarking.
Liderança.
Engajamento das pessoas.
Melhoria contínua.
Mediante a exigência maior dos consumidores, as empresas buscam novos métodos e ferramentas que auxiliem no processo de gestão da qualidade para atender as demandas do mercado consumidor. Sobre o tema, assinale a alternativa correta quanto aos métodos aplicados na gestão da qualidade.
Just in time, 5S e normas ISO são considerados culturas adquiridas na gestão de qualidade.
O CCQ - Círculo de Controle de Qualidade - e o Brainstorming, conhecido como tempestade de ideias, são ferramentas que agregam os recursos humanos nas metodologias de gestão de qualidade
PDCA e Seis Sigma são ferramentas de aferição, e não metodologias de qualidade.
“Um por todos e todos por um” é o lema dos adeptos da metodologia PDCA.
A maioria das ferramentas de controle de qualidade é de origem asiática, mais precisamente da Coréia do Sul.
O fluxograma é uma ferramenta muito útil para o mapeamento de processos, pois representa, por meio de símbolos gráficos, a sequência de todos os passos seguidos em um processo. Observe a seguir um fluxograma de processo de solicitação de auxílio transporte:

Assinale a alternativa que corresponde à assertividade da solicitação e ao andamento do processo, de acordo com esse fluxograma.
Márcia foi ao Protocolo da Unidade Sede fazer seu requerimento de auxílio transporte.
João entregou o formulário de inscrição preenchido no Protocolo da Sede, com sua conta de água.
Ricardo, servidor da Seção de Pagamentos da Sede, fez a implantação do valor na folha de pagamento confiando na conferência realizada pelo Protocolo da Unidade de Lotação.
Rosana levou sua conta de cartão de crédito, pois a conta de luz está no nome de seus pais. Ela entregou, ainda, uma declaração de seus pais, comprovando que Rosana mora com eles.
O gerenciamento de qualidade de uma organização pode ocorrer de duas formas: a primeira abrange o gerenciamento da rotina, que visa estabelecer padrões bem definidos do processo e apresenta resultados previsíveis, e a outra atua com o gerenciamento por melhorias, em que as demandas surgem do mercado ou cliente, sempre no sentido de melhorar o fator competitividade.
Certo
Errado
Em relação ao Ciclo POCA, correlacione as etapas às suas definições e assinale a opção correta.
ETAPAS
I- Plan (planejar)
II- Do (fazer)
III- Check (verificar)
IV- Act (agir corretivamente)
DEFINIÇÕES
( ) Momento em que são analisados os resultados obtidos.
( ) Responsável por verificar qual é o desvio entre a situação real e desejada.
( ) Responsável pelas ações corretivas por meio da modificação do plano para as próximas ações.
( ) Fase que divulga os dados para o público em geral.
( ) Representa a implementação do plano com a consequente execução.
(I) (II) (-) (III) (IV)
(III) (I) (IV)(-) (II)
(III) (II) (IV)(-) (I)
(I) (II) (IV) (III) (-)
(IV) (-) (II) (III) (I)
Para ser posta em prática na empresa, a gestão da qualidade deve adotar etapas de planejamento, controle, melhoria e, também, de garantia, estágio que estabelece atividades sistematizadas para assegurar que sejam atendidos os requisitos dos produtos e serviços.
Certo
Errado
De acordo com Garvin, a gestão da qualidade passou por quatro grandes eras. Na era do controle estatístico do processo, a ênfase era na uniformidade do produto e o principal objetivo era a detecção de não conformidades, utilizando-se instrumentos de medição.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Em uma entidade, o inventário é feito para que seja possível obter um balanço real dos bens da organização.
II. Um fluxograma é um gráfico feito com retângulos da mesma base, que são colocados um ao lado do outro e têm altura proporcional à quantidade a representar.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
João assumiu o cargo de Tecnólogo em Processos Gerenciais, em um campus do Ifes, e deseja implementar as Ferramentas da Gestão da Qualidade. Para isso, utilizou uma das ferramentas mais simples e eficientes para analisar o desenvolvimento de atividades ao longo de um processo. Ele empregou dispositivos práticos usados para registrar dados de atividades que já estavam em andamento no setor ou que estavam sob análise. A ferramenta escolhida por João possui enorme flexibilidade na sua estruturação, utilização e interpretação.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA que apresenta a Ferramenta da Gestão da Qualidade escolhida por João:
Diagrama de causa-efeito.
Folhas de checagem.
Histograma.
Gráficos de controle.
Kanban.
Os princípios da qualidade total concernentes ao modelo de GQT incluem satisfação total dos clientes; gerência participativa; análise do portfólio dos concorrentes; delegação/empowerment; e redução de custos.
Certo
Errado
A figura a seguir representa dois símbolos utilizados em fluxogramas. Para os respectivos significados dos símbolos abaixo, assinale a alternativa correta.

Decisão / Início ou Fim
Conector / Início ou Fim
Decisão / Processo
Conector / Documento
O ciclo PDCA é aplicado na melhoria de processos de gestão, ferramenta de apoio para implementação do planejamento estratégico da organização e para gestão da qualidade. É formado por 04 etapas.
Plan – Planejar
Do - Fazer
Check - Checar
Act - Agir
A etapa Fazer(DO) é caracterizada por:
verificar atingimento de meta, acompanhar indicadores.
mapeamento de problemas, estabelecer metas com planos de ação.
ação corretiva no insucesso, padronizar e treinar no sucesso.
mapeamento de problemas, execução do plano.
execução do plano e colocar plano em prática.