

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O gestor de uma repartição pública gostaria de implementar um filtro para informações eletrônicas que contribua na melhoria da gestão da informação. Nesse sentido, ele solicitou ao profissional responsável que esse filtro leve em consideração as informações orgânicas e não-orgânicas. O filtro de informação não orgânica vai considerar
a informação produzida fora do contexto de atividades da organização.
a utilização limitada e restrita a um conjunto de profissionais.
arquivos sem uso corrente também conhecidos como “arquivo morto”.
informações que tratam de temas raros e pouco frequentes.
interação intermitente e cujo acesso depende de níveis superiores.
Sobre Gestão de Informação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Alguns processos utilizados para manter os dados organizados incluem rotinas de processamento, armazenamento, classificação, identificação e compartilhamento de registros.
( ) O processo de gestão da informação das instituições públicas devem se alinhar às necessidades de oferta e demanda de informações no segmento onde atua, tendo como referência os objetivos das políticas públicas.
( ) O principal objetivo de uma política de gestão da informação é garantir que todos os dados cheguem às pessoas certas sem que ocorram erros ou problemas de integridade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
McGee e Prusak (1994, p. 165), afirmam: “A primeira etapa no gerenciamento da política de informação é saber quais os modelos utilizados pelas pessoas na empresa, qual desses modelos predomina no momento, qual o mais desejável e como proceder para alcançá-lo”. Levando em consideração o texto apresentado, bem como os estilos de gerência de informação explicados pelos referidos autores, assinale a alternativa correta.
Os utópicos tecnocratas muitas vezes demonstram possuir quatro fatores em comum: enfatizam a modelagem e classificação da informação, valorizam os mais recentes tipos de hardware e software, apresentam pouca preocupação com segurança e tentam lidar com todas as informações da organização.
Para que o modelo monárquico funcione, é necessária muita negociação e um gerente de informação politicamente astuto, que necessita de algum apoio do presidente e da confiança e apoio dos “senhores e barões” que comandam as divisões.
Na anarquia de informação, cada indivíduo cuida de si próprio em termos de informação e raramente incomoda o seu colega, sendo um estilo moderno de gerência de informação comum em organizações que utilizam tecnologias de compartilhamento de arquivos.
A solução mais prática para os problemas do modelo anárquico é impor uma monarquia de informação, uma vez que neste estilo monárquico, o poder sobre o gerenciamento da informação é descentralizado entre os “senhores e barões” e a autonomia (e responsabilidades) é substancialmente aumentada sob o controle destes.
Uma organização iniciou seu processo de gestão do conhecimento. As primeiras ações estruturadas consistiram na atualização dos manuais de apoio ao atendimento aos clientes, de acordo com a legislação vigente; e na gravação de vídeos pelos funcionários mais experientes, relatando suas experiências, dando “dicas” sobre atendimento aos clientes, como material de um treinamento a distância a ser futuramente ministrado aos novos funcionários.
Essas iniciativas representaram, respectivamente, processos de conversão do conhecimento conhecidos como:
externalização; socialização;
externalização; internalização;
combinação; externalização;
combinação; internalização;
socialização; externalização.
Nos Sistemas de Informação, informação é o:
dado armazenado em banco de dados.
dado contextualizado, com significado.
dado sem significado.
mesmo que dado.
conhecimento.
Segundo Turban e Volonino (2013), “sistemas de informação corporativos (SIC), ou sistemas corporativos, são sistemas que ajudam administradores e empresas a melhorar o seu desempenho, permitindo que compartilhem dados entre os departamentos e com seus parceiros de negócio”. Sobre os Sistemas de Informação Corporativos, assinale a alternativa correta.
Uma razão para migração de sistemas legados para SIC é a necessidade de mudar a forma como as pessoas realizam o seu trabalho.
Uma motivação para migração de sistemas legados para SIC é a integração de diversos sistemas de informação.
A dificuldade de se encontrarem profissionais qualificados para trabalhar com aplicações desenvolvidas em linguagens que não são mais utilizadas é um desafio para a implementação dos SIC.
A Gestão de Conhecimento (GC) tem benefícios potenciais resultantes da reutilização de experiências. O problema é como coletar, armazenar, atualizar e reutilizar esse conhecimento de maneira adequada.
A Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) é uma atividade que envolve parte da empresa, notadamente aquela que está diretamente relacionada ao (tele)marketing.
O desenvolvimento da Administração pode ser observado através de três etapas distintas pelas quais passou o mundo organizacional no decorrer do século XX: a Era Industrial Clássica, a Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação. Consiste em uma das características da Era da Informação:
início da industrialização.
imprevisibilidade.
estabilidade.
pouca mudança.
Castro e Ferrari (2016) mencionam que as funcionalidades da mineração de dados são utilizadas para especificar os tipos de informação a serem obtidos nas tarefas de mineração. Sobre esse tema, considere as seguintes funcionalidades:
1. Análise de grupos: tarefa supervisionada que separa um conjunto de objetos em grupos.
2. Classificação: tarefa supervisionada para predição de valores discretos.
3. Regressão (ou estimação): tarefa supervisionada para predição de valores contínuos.
4. Associação: tarefa que descobre relações entre atributos por meio da detecção de anomalias nos conjuntos de dados.
É/São funcionalidade(s) da etapa de mineração:
1 apenas.
2 apenas.
1 e 4 apenas.
2 e 3 apenas.
3 e 4 apenas.
A retenção do conhecimento científico pelos administradores de uma instituição e o compartilhamento das experiências práticas entre técnicos e analistas, ainda que exista segregação clara das etapas de retenção e compartilhamento, promovem um adequado processo de gestão do conhecimento organizacional.
Certo
Errado
Leia a descrição a seguir.

A descrição apresentada refere-se ao tipo de sistemas de informação denominado de
Sobre o tópico de Gestão do Conhecimento, considere as seguintes afirmativas.
1. Os ativos intangíveis que constituem o capital intelectual estão disseminados por toda a organização.
2. A gestão do conhecimento deve considerar, além das competências das pessoas que compõem a organização, também as suas redes de interações.
3. A gestão do conhecimento é formada pelo conjunto de processos voltados a criar, capturar, armazenar, compartilhar, aplicar e reutilizar conhecimento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Um sistema de informações conta com cinco componentes, a saber:
hardware; software; dados; procedimentos; e pessoas
comportamentos; cultura; clima; estrutura; e informação
planejamento; organização; coordenação; direção; e controle
organizações; fornecedores; distribuidores; canais; e compradores
integradores; facilitadores; desenvolvedores; usuários; e reguladores