Questões de Concurso sobre Indicadores de desempenho

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
315 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Há uma diferença enorme entre desempenho e resultado. Assinale a alternativa que apresenta o que constitui a maneira como a empresa se comporta.


A

Resultado.


B

Relatório.


C

Desempenho.


D

Perspectiva.


E

Consequência.

A Matriz Produto-Mercado visa identificar as oportunidades de crescimento para uma organização. Para isso, segmenta a análise em produtos já existentes, em novos produtos e em mercados atuais e futuros.

Assim, marque a alternativa CORRETA sobre quais estratégias podem ser identificadas a partir da Matriz Produto-Mercado.


A
Análise da Gravidade, Percepção da Urgência e Detecção da Tendência de Mercado e Inovação.

B
Penetração de Mercado, Desenvolvimento de Mercado, Desenvolvimento de Produto e Diversificação.

C
Monitoramento dos Objetivos, Observação das Estratégias, Levantamento das Metas e Controle.

D
Captação de Recursos, Desenvolvimento de Estratégias de Penetração, Formulação de Métricas e Planejamento.

São características essenciais de uma organização de serviços o fato de que:


A

ela produz bens tangíveis e duráveis.


B

ela tem pouca participação e contato com o consumidor.


C

seu funcionário é mais facilmente substituído do que na organização de manufatura.


D

nela, predomina o emprego intensivo de capital sobre emprego intensivo de trabalho.


E

nela, a produção e o consumo são simultâneos.

Os indicadores de desempenho são definidos junto com o estabelecimento dos objetivos e são utilizados para se observar o alcance dos objetivos em qual fase do planejamento?

A
Fase do plano de ação.

B
Fase das estratégias.

C
Fase de controle.

D
Fase da análise.

E
Fase da ação.

O Modelo da Cadeia de Valor e dos 6Es do Desempenho estabelece também uma relação entre os elementos que compõem a cadeia de valor e sua contribuição para os resultados finais. As seis categorias de indicadores estão relacionados a algum dos elementos da cadeia de valor, que representa a atuação da ação pública desde a obtenção dos recursos até a geração dos impactos provenientes dos produtos/serviços. Os elementos da cadeia de valor são: 1) Insumos (inputs); 2) Processos/Projetos (ações); 3) Produtos/serviços (outputs) 4) Impactos (outcomes). Estas relações podem ser representadas por algumas perguntas que os indicadores associados procuram responder:



Elementos da cadeia de valor

Insumos

(inputs)

Processos/Projetos (ações)

Produtos/serviços (outputs)

Impactos (outcomes)


Considerando os elementos da cadeia de valor mostrados no quadro acima, assinale a alternativa que define as perguntas adequadas para o elemento “Impactos”:


A

Quais os recursos necessários para gerar produtos/serviços estabelecidos? Qual a quantidade de recursos necessária?


B

Qual o tempo médio de ciclo do processo? Qual o custo do processo?


C

Quais os produtos/serviços gerados? Qual a Qualidade do produto/serviço?


D

Quais mudanças os produtos/serviços trazem para os beneficiários e a sociedade?


E

Quais são as ações, os processos e projetos executados?

Caso um gestor deseje medir o desempenho de seus servidores na execução de processos administrativos por período de tempo, o único indicador disponível será a taxa expressa pelo percentual de tempo gasto por cada servidor na conclusão do processo em relação à média de tempo gasto pelo grupo de pessoas envolvidas nos processos.


C

Certo


E

Errado

Sobre as categorias básicas de indicadores de desempenho, é correto afirmar o que segue.


A

Efetividade são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. Está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, à transformação produzida no contexto em geral.


B

Eficiência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade; sendo um elemento transversal.


C

Eficácia está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da quantidade exigidas pelo input, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos.


D

Economicidade refere‐se à realização dos processos, projetos e planos de ação conforme estabelecidos.


E

Excelência é a quantidade e a qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário (beneficiário direto dos produtos e serviços da organização).

Os gerentes de operações utilizam um conjunto de técnicas que têm como objetivo otimizar a administração de estoques. São exemplos destas técnicas, exceto:


A

Lote econômico de compra (LEC).


B

Curva ABC.


C

Grid Gerencial.


D

Sistemas just-in-time (JIT).


E

Planejamento de necessidades de materiais (MRP).

Leia atentamente o texto abaixo, que aborda o assunto da motivação na gestão de pessoas.


Os funcionários possuem necessidades (1)____________________. Não os trate como se fossem todos iguais. Mais que isto, procure compreender o que é importante para cada um deles. Isto vai permitir que você (2)____________________as metas, os níveis de envolvimento e as recompensas, no sentido de (3)____________________ as necessidades individuais. Além disso, planeje as tarefas conforme as necessidades individuais para que elas maximizem (4)____________________no trabalho.


Assinale a alternativa que indica corretamente os trechos que estão faltando nas lacunas acima, observando a numeração de cada trecho:


A

(1) ímpares; (2) estandardize; (3) convencê-los sobre; (4) o enriquecimento da tarefa.


B

(1) análogas; (2) uniformize; (3) facilitar-lhes; (4) a reengenharia.


C

(1) profissionais; (2) customize; (3) cobrar-lhes; (4) o downsizing.


D

(1) pessoais; (2) padronize; (3) contemplar; (4) o turnover.


E

(1) diferentes; (2) individualize; (3) alinhá-los com; (4) o potencial de motivação.

Os indicadores de desempenho de processos conhecidos na literatura como KPI (Key Performance Indicator) são ferramentas essenciais para o gestor. Esses indicadores são separados em dez tipos conforme o tipo de medida que entregam à organização. Dadas as afirmativas sobre os indicadores KPI,


I. A relação entre a quantidade de peças produzidas sobre a quantidade de matéria-prima consumida é um indicador de capacidade.

II. Quanto mais próximo de 1 estiver o valor de um indicador definido pela razão entre o lucro e as vendas totais, melhor o desempenho da empresa.

III. A relação percentual entre o lucro obtido e o investimento feito na empresa é um indicador de rentabilidade.

IV. Quanto mais próximo de 100% estiver o valor de um indicador de qualidade definido pela razão entre o número de produtos defeituosos e a produção total, melhor o desempenho da empresa.


verifica-se que estão corretas apenas


A

I e III.


B

I e IV.


C

II e III.


D

I, II e IV.


E

II, III e IV.

Analise estas afirmativas sobre evolução das organizações (tradicional, moderna e contemporânea), à luz de seus principais indicadores, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Concernente ao indicador enfoque básico, enquanto a organização tradicional preocupa-se com a análise das atividades da empresa, a organização contemporânea enfatiza o cliente e o não cliente, este último que a empresa passa a buscar.

( ) No que diz respeito ao indicador estrutura organizacional, na administração contemporânea predominam as estruturas linear, staff-and-line, funcional e colegiada.

( ) Quanto ao indicador ambiência da empresa, o clima de trabalho na organização moderna é do tipo mais consultivo, em virtude da tese da aceitação e não da imposição da autoridade.

( ) Relativamente ao indicador essência da administração, a administração moderna enfatiza os processos, ampliando a visão do trabalho com o uso de tecnologia da informação e adotando técnicas de gerência participativa e empowerment.

Assinale a sequência CORRETA.


A
V F V F

B
V V F F

C
F F V V

D
F F F V
O padrão de comparação, índice aceitável para avaliar comparativamente padrões de cumprimento, é um componente básico de indicador de desempenho.

C
Certo

E
Errado

Os indicadores do tipo KPI podem ser utilizados em diferentes áreas e podem possuir diferentes configurações de acordo com a empresa. De qualquer forma, os dados coletados no decorrer da análise devem:


A

gerar relatórios completos com a possibilidade de discussão sobre cada uma das variáveis identificadas.


B

ser lançados em planilhas, do tipo Excel, e transformados em gráficos para diferentes análises.


C

ser compilados em softwares especializados para geração de gráficos complexos, de acordo com as normas do KPI.


D

ser plotados em Power Point e gerados diferentes gráficos.


E

estar em formato de lista, no Microsoft Word ou em outro programa de edição de texto, para que possam ser analisados em formato de tabela.

A mensuração do desempenho pode utilizar os indicadores de produtividade da produção para indicar quantos insumos são necessários para fabricar ou criar um produto. Dentre os tipos de produtividade, qual é o que indica o nível geral de produtividade de uma empresa em relação a seus concorrentes?


A

Produtividade multifatorial.


B

Produtividade da mão de obra.


C

Produtividade do capital.


D

Produtividade parcial.


E

Produtividade energética.

Como forma de avaliação e controle, são estabelecidos os indicadores de desempenho, os quais devem ser definidos junto com os e baseados nos


A

objetivos.


B

recursos.


C

funcionários.


D

custos e benefícios.


E

investimentos.

Atualmente, existem diversas ferramentas utilizadas nos processos de gestão. Qual a ferramenta utilizada para quantificar a frequência com que certos eventos ocorrem num determinado período de tempo?


A

Folha de verificação.


B

Diagrama de dispersão.


C

Diagrama de árvore.


D

5W2H.


E

Fluxograma.

Os resultados relativos à Educação Corporativa devem buscar atender às necessidades dos indivíduos e das organizações. A mensuração de resultados individuais, contudo, apresenta uma sistematização maior do que a mensuração de resultados organizacionais. As mudanças organizacionais nesse caso deveriam ser derivadas dos desempenhos esperados do conjunto dos indivíduos treinados, que, por sua vez, deveriam ser deduzidos dos objetivos dos treinamentos. Nessa lógica, um dos principais desafios da mensuração de mudanças de comportamento a serem verificadas na organização é:

A
identificação dos comportamentos dos ex-treinandos;

B
modificações localizadas na cultura organizacional;

C
definição dos indicadores apropriados;

D
redesenho dos desempenhos individuais esperados;

E
flexibilização das ocupações de trabalho.
Os indicadores são instrumentos metodológicos que permitem identificar e mensurar aspectos relacionados a certo conceito, situação, fenômeno, problema ou mesmo resultado de uma determinada intervenção na realidade social. Sobre os componentes básicos de um indicador, é correto afirmar:

A
Medida é o valor de um indicador em determinado momento.

B
Fórmula é a grandeza qualitativa ou quantitativa que permite classificar as características, os resultados e as consequências dos produtos, processos ou sistemas.

C
Índice é o padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo.

D
Padrão de comparação é o padrão matemático que expressa a forma de realização do cálculo.

E
Meta é um número orientado por um indicador em relação a um padrão de comparação a ser alcançado durante certo período.

Segundo Mauriti e Macieira (2010), os indicadores devem possuir algumas propriedades, EXCETO:


A

eficácia.


B

eficiência.


C

efetividade.


D

comparabilidade.


E

simplicidade.

   
Gerar simulado