

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O crescimento profissional implementado pela indústria de alimentos deve envolver aspectos como oportunidades, incentivos e carreiras.
A expressão Qualidade de Vida no Trabalho, popularmente conhecida como QVT, envolve uma série de critérios que devem ser operacionalizados pela empresa para a promoção da saúde física e mental do trabalhador. Tais critérios, propostos por Walton em 1975, NÃO ENVOLVEM:
Cidadania.
Compensação justa e adequada.
Relevância social do trabalho.
Estabilidade no emprego.
O programa indica que as relações sociais de trabalho são constituídas por elementos formal ou informalmente prescritos, que denotam as diretrizes práticas do trabalho.
Definidas pelo plano de execução, as ações a serem executadas devem expressar sintonia com os resultados obtidos na etapa de diagnóstico.
De acordo com o modelo de Nadler e Lawler, a qualidade de vida no trabalho está fundamentada, entre outros aspectos, na participação dos funcionários nas decisões e na melhoria no ambiente de trabalho quanto às condições físicas e psicológicas.
A saúde do servidor público deve ser entendida como algo global ou amplo, que envolve diferentes variáveis individuais e organizacionais. As intervenções em saúde e qualidade de vida devem ser guiadas por esse entendimento complexo.
As causas do acidente de trabalho incluem a condição insegura, que é provocada pelo trabalhador.
As práticas de qualidade de vida no trabalho promovidas por uma empresa para o bem estar de seus trabalhadores são:
Ginástica laboral e gestão do clima organizacional.
Downsizing e remuneração de acordo com o mercado.
Hierarquia rígida e produtividade.
Ginástica elaboral e promoção de cargos.
O programa deve ser norteado pelos princípios da organização do trabalho: interações hierárquicas, coletivas intra e intergrupos e interações externas.
Um diagnóstico em QVT pode ser realizado de modo quantitativo, qualitativo ou misto, a utilização de outros indicadores para se obter um cenário específico da QVT na organização não interfere no diagnóstico.
Qualidade de vida no trabalho restringe-se às melhorias nos aspectos físicos e ambientais do local de trabalho.
A cultura e a mentalidade da organização não são relevantes na implementação de programas de qualidade de vida no trabalho.
A realidade organizacional é constituída e construída a partir da comunicação e também da falta de comunicação adequada. Assim sendo, pode-se dizer que a comunicação é um meio poderoso de estabelecer e de reforçar a realidade organizacional.
A respeito do processo de comunicação organizacional, considere as afirmações abaixo.
I - A comunicação organizacional é compreendida como uma forma ativa de criar, desenvolver e manter relacionamentos e valores compartilhados, culturas comuns e metas acordadas, bem como de estabelecer os meios para atingi-las.
II - O empowerment, na medida em que permite ao trabalhador maior responsabilidade pelo planejamento e controle do seu próprio trabalho, decisão e participação ativas na administração, favorece a comunicabilidade e a sociabilidade organizacionais.
III - Qualidade de Vida no Trabalho é o conjunto de ações organizacionais voltadas para a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho, requerendo uma política de comunicação que dissemine, estimule e consolide uma cultura organizacional centrada em valores, crenças e ideias voltadas para o bem-estar individual e coletivo.
É correto o que se afirma em
I, apenas
III, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
I, II e III
Os Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVTs) surgiram em organizações do norte da Europa nos anos 1960. Richard E. Walton, na década de 1970, propôs um modelo em que a qualidade de vida no trabalho depende de oito fatores. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo.
I. O fator Compensação Justa e Adequada refere-se ao equilíbrio entre jornada de trabalho e carga de trabalho.
II. O fator Condições de Trabalho leva em consideração também a qualidade e a quantidade dos materiais e equipamentos disponíveis para a realização do trabalho.
III. O fator Integração Social na Empresa diz respeito ao grau de cumprimento dos direitos do trabalhador.
IV. O fator Trabalho e Espaço Total de Vida refere-se à garantia de estabilidade e às oportunidades de ascensão oferecidas pela empresa.
É correto o que se afirma em
Ao avaliar um programa de gestão em QVT, após sua implantação, espera-se que, por meio da percepção positiva de bem-estar para as pessoas, ocorra melhoria direta ou indireta na produtividade e nos resultados financeiros da organização.
A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT) referese à preocupação com o bem estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas. Isso envolve uma gama de fatores. Assinale a alternativa que não se encontra dentro dessa gama de fatores.
Proposta com o intuito de garantir maior produtividade.
A liberdade e responsabilidade de decidir.
O ambiente psicológico e físico do trabalho.
Os benefícios auferidos.
O programa de qualidade de vida no trabalho deve ter como objetivo minimizar os impactos do contexto de trabalho na saúde do trabalhador.
O ambiente empresarial tem buscado a competitividade em virtude das profundas mudanças ocorridas na economia mundial, nas relações sociais e políticas, na tecnologia, na organização produtiva e na relação de trabalho. Todas essas mudanças são elementos de uma
Qualidade Filosófica.
Qualidade de Conhecimento Científico.
Qualidade de Vida no Trabalho.
Qualidade Humanista.