Questões de Concurso de Planejamento Estratégico Situacional - PES - Administração Pública

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 852082

Concurso TRE PE Analista Judiciário - Área: Administrativa 2016

Questão 54

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Assinale a opção correta, acerca das funcionalidades do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).
  • A. O usuário que registra documentos no sistema é também responsável pela verificação da conformidade mensal.
  • B. O usuário cadastrado na modalidade de uso geral tem permissão para apenas realizar consultas gerais.
  • C. O perfil auditoria é atribuído ao servidor responsável pelo acompanhamento da execução de contrato.
  • D. O SIASG disponibiliza informações sobre processos licitatórios, cadastro de fornecedores e catálogo de materiais e serviços.
  • E. O nível de acesso 2 — órgão — permite o acesso geral a todos os dados da base do SIASG.

Questão de Concurso - 439806

Concurso TCU Auditor Federal de Controle Externo - Área Auditoria Governamental 2011

Questão 158

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com respeito a administração pública, julgue os itens a seguir.

Com o objetivo de controlar e fiscalizar os gastos públicos, a Controladoria-Geral da União desenvolve e mantém operativo o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), que cadastra e controla todos os fornecedores do governo federal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 399284

Concurso TCU Analista de Controle Externo ACE - Área Auditoria Governamental 2008

Questão 189

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com base nos conceitos da administração pública e na legislação e experiência brasileiras nessa área, julgue os itens de 179 a 194.

Para cadastrar-se no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), mesmo as microempresas que queiram participar de tomadas de preços e concorrências terão de elaborar e registrar suas demonstrações contábeis, exceto na hipótese de a administração pública precisar adquirir bens para pronta entrega.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1142855

Concurso TRE AM Analista Judiciário - Área Administrativa - Especialidade: Contabilidade 2013

Questão 47

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível Superior

A finalidade do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais é:

  • A.

    Integrar os órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

  • B.

    Integrar os órgãos da Administração Pública Federal indireta, autárquica e fundacional.

  • C.

    Integrar os órgãos da Administração Pública Federal direta e indireta, autárquica e fundacional.

  • D.

    Integrar os órgãos da Administração Pública Federal indireta, autárquica e sociedades de economia mista.

Questão de Concurso - 388875

Concurso TRE MA Analista Judiciário - Área: Administrativa 2009

Questão 39

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Os diversos sistemas do governo federal, que funcionavam isoladamente, passaram a trabalhar de forma integrada, delineando nova forma de governo-rede, agregando benefícios como maior confiabilidade das informações e redução de custos. Do ponto de vista da administração, por exemplo, o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) atua como ferramenta de apoio para atividades de gestão de materiais, licitações, contratos e fornecedores. Acerca da tecnologia de informação, da gestão de redes e da comunicação na gestão pública, assinale a opção correta.

  • A.

    Os avanços na tecnologia da informação produzem profundos impactos na administração pública. Apesar de a reforma gerencial proporcionar mais informações e melhor qualidade aos dirigentes públicos, a transparência pública não contribui para garantir caráter mais democrático e orientado para a consolidação da cidadania.

  • B.

    Considerando que a informação é sempre imperfeita, pois sofre influência dos editoriais, de pressões e interesses que caracterizam as sociedades, a comunicação pela Internet possibilita maior interação quanto às políticas, aos projetos e às medidas adotadas pelo governo, apesar de não poder ser considerada como um instrumento de comunicação institucional deste.

  • C.

    Ainda que a rede do governo ofereça acesso a informações sobre as políticas, os projetos e as ações governamentais, bem como sobre a tramitação de demandas dirigidas aos órgãos públicos ou de interesse do cidadão, falta a ela a integração necessária com os sistemas administrativos informatizados dos variados órgãos, limitando o acesso dos cidadãos às informações, principalmente quanto aos gastos governamentais.

  • D.

    O aumento das tecnologias de informação no setor público tem gerado maior nível de burocratização dos serviços de gestão governamental, pois demanda atualizações frequentes dos dados daquelas organizações que lidam com o governo.

  • E.

    O uso das tecnologias de informação e comunicação promove avanços significativos na gestão da informação pelo serviço público, o que possibilita a redução dos custos, o aperfeiçoamento dos processos e a capacitação para prestar serviços e informações de melhor qualidade, promovendo a transparência das ações governamentais.

Questão de Concurso - 1130075

Concurso EBSERH Analista Administrativo - Área Contabilidade 2013

Questão 45

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível Superior

O portal Comprasnet, gerenciado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) é disponibilizado:

  • A.

    Para a realização de processos eletrônicos de aquisição e disponibilização de informações referentes às licitações e contratações promovidas pela Administração Pública indireta, autárquica e sociedade de economia mista.

  • B.

    Para a realização de processos eletrônicos de aquisição e disponibilização de informações referentes às licitações e contratações promovidas pela Administração Pública indireta e fundação.

  • C.

    Para a realização de processos eletrônicos de aquisição e disponibilização de informações referentes às licitações e contratações promovidas pela Administração Pública direta e sociedade de economia mista.

  • D.

    Para a realização de processos eletrônicos de aquisição e disponibilização de informações referentes às licitações e contratações promovidas pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

Questão de Concurso - 867637

Concurso TCE AC Analista de Controle Externo - Área Administração Pública 2008

Questão 97

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

O Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) é um conjunto informatizado de ferramentas para operacionalizar internamente o funcionamento sistêmico das atividades inerentes ao Sistema de Serviços Gerais (SISG), quais sejam: gestão de materiais, edificações públicas, veículos oficiais, comunicações administrativas, licitações e contratos, do qual o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) é órgão central normativo. Quanto ao SIASG e seus subsistemas, assinale a opção correta.
  • A. O Sistema de Preços Praticados (SISPP) atende às consultas dos gestores públicos sobre os preços praticados nas licitações realizadas no âmbito do SISG. É uma ferramenta de apoio ao gestor que busca estimar o custo total de estoques dos processos de licitação: os custos de pedido e os custos de armazenagem.
  • B. O Sistema de Minuta de Empenho (SISME) possibilita a geração de minuta de empenho no SIASG e envio, de forma automática e interligada, ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), dos processos de compras e contratações da Unidades Administrativas de Serviços Gerais (UASG). A minuta de empenho formaliza o pagamento dos valores acordados no processo licitatório.
  • C. O Sistema de Divulgação Eletrônica de Compras (SIDEC) oferece rotinas automatizadas para publicação de avisos de licitações na Imprensa Oficial, permitindo, ainda, o acesso, via Internet, aos avisos, editais e outras informações sobre as compras governamentais.
  • D. O Sistema de Contratações (SICON) realiza o cadastro dos contratos firmados pela administração federal, estadual e do DF. Seu banco de dados viabiliza o gerenciamento das contratações existentes.
  • E. Pregão é uma modalidade não licitatória para aquisição de bens e serviços comuns no âmbito da União, dos estados, dos municípios e do DF, até o valor máximo de contratação de 650 mil reais, em que a disputa pelo fornecimento é realizada por meio de propostas e lances em sessão pública. O pregão poderá ser realizado utilizando-se tecnologia da informação, via pregão eletrônico, para reduzir custos e facilitar a participação de número maior de competidores.

Questão de Concurso - 867638

Concurso TCE AC Analista de Controle Externo - Área Administração Pública 2008

Questão 98

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

O Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores (SICAF), integrante do SIASG, busca agilizar e desburocratizar o processo de cadastramento de fornecedores junto à administração pública federal, disponibilizando para todos os seus órgãos/usuários os materiais e serviços oferecidos pelos fornecedores cadastrados. A respeito desse sistema, assinale a opção correta.
  • A. A dispensa de habilitação parcial no SICAF para tomada de preços ocorre somente nos casos de aquisição de materiais para entrega imediata que não dependam de assistência técnica.
  • B. As filiais das organizações fornecedoras não são obrigadas a fazer a sua inscrição cadastral no SICAF, mesmo que desejem participar de processo licitatório sem influência da matriz.
  • C. A pessoa autônoma não pode se cadastrar no SICAF.
  • D. A inabilitação de um fornecedor pode ocorrer porque o ramo de negócio na abertura da licitação difere do informado no cadastramento.
  • E. As empresas públicas, instituições públicas e as sociedades de economia mista, mesmo se forem participar de licitações, não são obrigadas a se inscrever no SICAF.

Questão de Concurso - 518439

Concurso MCT Analista em Tecnologia Júnior I - Área Administração 2008

Questão 109

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A propósito do SIAFI, do SIASG e do SICAF, julgue os itens a seguir.

O SIASG, gerido pelo Ministério da Fazenda, possibilita o cadastramento dos fornecedores de todas as esferas da administração e é de uso exclusivo das pessoas físicas e jurídicas que transacionam com o poder público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 518440

Concurso MCT Analista em Tecnologia Júnior I - Área Administração 2008

Questão 110

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A propósito do SIAFI, do SIASG e do SICAF, julgue os itens a seguir.

O sistema de preços praticados (SISPP) é um subsistema do SIASG, que coleta e registra os preços mais recentes praticados nos principais mercados de bens e serviços usualmente demandados pela administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado