Questões de Concurso sobre Classificação de documentos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.363 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No contexto da classificação de documentos arquivísticos,


A

a codificação documental é opcional e não interfere na recuperação da informação.


B

a classificação deve ser realizada após a avaliação documental, pois depende da definição dos prazos de guarda.


C

o plano de classificação organiza documentos por assunto, independentemente das funções institucionais.


D

a classificação é um processo que organiza documentos segundo as funções e atividades da entidade produtora.


E

a classificação deve ser refeita sempre que houver mudança na estrutura organizacional, eliminando-se o plano anterior.

No âmbito do protocolo, a classificação documental é realizada após o registro dos documentos.


C

Certo


E

Errado

Uma listagem de 200 caixas informa, para cada unidade, número da caixa, série documental e datas-limite. Um pesquisador solicita documentos de determinada série produzidos entre 1988 e 1990. O uso mais eficiente dessa listagem é:


A

Alterar a série documental de todas as caixas para o tema informado pelo pesquisador antes de iniciar a consulta.


B

Abrir as 200 caixas em sequência porque a listagem serve apenas para controle administrativo e não pode apoiar a busca.


C

Selecionar primeiro as caixas compatíveis com a série e o período solicitado e, depois, realizar a conferência documental nas unidades resultantes.


D

Escolher somente a caixa com o número mais próximo do ano de 1990, pois o número da caixa corresponde necessariamente ao ano dos documentos.


E

Substituir a listagem por uma relação nova baseada apenas nos sobrenomes encontrados durante a pesquisa.

Em relação à gestão documental, julgue o próximo item.


A classificação do documento por assunto e função administrativa facilita a recuperação da informação e a preservação do contexto de produção documental.


C

Certo


E

Errado

O que é classificação de documentos arquivísticos?


A

A divisão dos assuntos dos documentos de acordo com a estrutura organizacional da instituição.


B

A análise e identificação do conteúdo dos documentos, seleção da categoria e atribuição de um código.


C

A identificação das funções, tarefas e atividades da entidade, a estruturação lógica e a subordinação dos dados.


D

A análise e identificação de conteúdos informacionais com a finalidade de estabelecer uma relação paralela entre eles.

Assinale a alternativa que apresenta a fase do programa de gestão de documentos em que o plano de classificação de documentos de arquivo é encontrado.


A

ativa


B

utilização de documentos


C

produção de documentos


D

intermediária


E

avaliação e destinação de documentos

A função arquivística “classificação de documentos” contempla


A

o estabelecimento de regras de acesso.


B

a classificação de segurança.


C

a reclassificação de grau de sigilo.


D

a organização cronológica dos documentos.


E

a elaboração de quadro de arranjo.

Em um setor administrativo, foi identificado que documentos recebidos não estavam sendo devidamente registrados, alguns eram encaminhados sem classificação adequada e outros permaneciam sem tramitação definida, dificultando sua localização e acompanhamento.

Diante desse contexto, o Técnico em Atividades Administrativas determinou a reorganização das rotinas de protocolo, com base em procedimentos formais de gestão documental.


Considerando as práticas adequadas de recebimento, registro, classificação, tramitação e arquivamento de documentos, assinale a alternativa correta.


A

O arquivamento pode ser realizado a qualquer momento do fluxo documental, independentemente do encerramento do assunto tratado.


B

A classificação dos documentos deve considerar critérios previamente definidos, facilitando sua tramitação e posterior arquivamento.


C

A tramitação de documentos independe de controle sistemático, podendo ocorrer conforme a demanda de cada setor envolvido.


D

O registro de documentos pode ser dispensado em situações de baixa relevância administrativa, desde que haja controle informal por parte da equipe.

Durante a etapa de classificação do serviço de protocolo, é realizada a análise do conteúdo do documento não sigiloso para atribuir‑lhe um código temático, facilitando o arquivamento sistemático e a sua posterior recuperação.


C

Certo


E

Errado

No setor de protocolo, a classificação de documentos deve ser realizada com base no:


A

valor financeiro eventualmente vinculado ao processo administrativo, levando em conta a estimativa econômica e o impacto orçamentário envolvido.


B

registro nominal do servidor responsável pelo recebimento formal do documento, incluindo identificação funcional e data de protocolo no setor competente.


C

Plano de Classificação de Documentos (PCD), estruturado conforme as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.


D

ordenamento alfabético estabelecido exclusivamente a partir do nome do remetente, independentemente da natureza, conteúdo ou finalidade do documento.


E

critério relacionado às características físicas e formais do documento, considerando elementos como cor da capa, dimensão material e tipo de suporte utilizado.

Considere os conceitos a seguir, relacionando cada item ao termo correspondente:


1. Espécie

2. Gênero

3. Tipo


( ) Categoria que reúne documentos que se assemelham por suas características essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso.

( ) Categoria que reúne documentos por suas características comuns de estruturação da informação.

( ) Categoria que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro.


Assinale a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, a coluna da direita, de cima para baixo:


A

1 – 2 – 3


B

1 – 3 – 2


C

2 – 3 – 1


D

2 – 1 – 3


E

3 – 1 – 2

Uma empresa está passando por dificuldades para classificar seus documentos de arquivo pois frequentemente acontece de poderem ser arquivados em mais de uma classe.


Para resolver esse tipo de problema, é necessário que o instrumento de classificação atenda à seguinte regra:


A

o código determina a construção intelectual.


B

o princípio de divisão deve produzir no mínimo três classes.


C

ao dividir uma classe em subdivisões menores, deve-se ir até o terceiro nível.


D

as subclasses não devem ser completamente exaustivas quanto à classe de origem.


E

apenas um princípio de divisão deve ser usado de cada vez para produzir classes mutuamente exclusivas.

Alterações no plano de classificação e na tabela de temporalidade disponíveis em um SIGAD são geridas pelo grupo de metadados relativos aos eventos de gerenciamento de classe.


C

Certo


E

Errado

Para criação ou manutenção de um plano de classificação, o SIGAD tem que permitir que classes inativas possam ser apagadas por usuários autorizados.


C

Certo


E

Errado

A classificação de documentos de arquivo por assunto não é recomendada, devendo ser baseada nas funções e nas atividades que deram origem aos documentos.


C

Certo


E

Errado

Durante a análise do arquivo de uma instituição de ensino, foi necessário revisar a classificação de documentos para adequar os registros ao plano de classificação em vigor. O analista em informação encontrou inconsistências relacionadas ao tipo e uso de documentos e natureza jurídica. De acordo com o caso hipotético, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A classificação de documentos deve respeitar o princípio da proveniência, ou seja, os documentos devem ser mantidos conforme sua origem institucional, sem mistura com os de outras entidades.

( ) Documentos de atividades-meio, como contratos administrativos, podem ser classificados diretamente como documentos de valor permanente, independentemente de análise adicional.

( ) O uso de códigos de classificação visa identificar a relação hierárquica entre funções, atividades e tipos documentais.

( ) A natureza jurídica dos documentos, como públicos ou privados, não interfere na forma como devem ser classificados e organizados.

( ) A classificação é essencial para garantir a recuperação eficiente dos documentos, especialmente nas fases corrente e intermediária.


A sequência está correta em


A

V, F, V, V, F.


B

V, F, V, F, V.


C

F, V, F, V, F.


D

F, F, V, V, V.


E

V, V, F, F, V.

Um SIGAD tem que garantir a criação de classes, subclasses, grupos e subgrupos nos níveis do plano de classificação, de acordo com o método de codificação adotado.


C

Certo


E

Errado

Qual é o processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a destinação final, de acordo com os valores que lhes são atribuídos?


A

Produção.


B

Avaliação.


C

Descrição.


D

Classificação.

A classificação de documentos organiza os acervos segundo critérios específicos relacionados às atividades institucionais. No processo de classificação, são criadas estruturas hierárquicas que:


A

Agrupam documentos sob temas relacionados às funções e atividades do órgão produtor.


B

Classificam documentos somente pelo grau de sigilo ou confidencialidade.


C

Organizam documentos exclusivamente por ordem cronológica de produção.


D

Separam documentos apenas conforme seu suporte físico ou digital.


E

Agrupam documentos apenas segundo o departamento de origem dentro da instituição.

   
Gerar simulado