

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Para permitir acesso rápido e eficiente, os documentos de arquivo devem ser ultraclassificados, ou seja, o esquema de classificação deve considerar minúcias extremas.
Uma das características próprias do arquivo − a de refletir a estrutura, as funções e as atividades da entidade que o acumulou − é conhecida como
integridade.
representatividade.
organicidade
transparência.
proveniência.
Na estrutura de classificação dos documentos de arquivo, não é necessário separar os documentos originários de atividades auxiliares (atividades-meio) daqueles oriundos das atividades substantivas (atividades-fim).
Em uma instituição bancária, o acesso a determinadas informações deve ser limitado àqueles funcionários autorizados pelo proprietário da informação, uma vez que o vazamento desse tipo de informação representa quebra de sigilo bancário, expondo a instituição a riscos. O princípio que limita o acesso às informações tão somente às entidades legítimas é denominado
acessibilidade.
confidencialidade.
responsabilidade.
integridade.
disponibilidade.
O documento de arquivo consiste em um único exemplar, apesar da necessidade, em algumas circunstâncias, de se ter mais de uma via do documento.
As tabelas de temporalidade são construídas a partir da aplicação do princípio da ordem original.
A base teórica para a avaliação de documentos é dada pelo princípio da pertinência.
A necessidade de manutenção da organização original dos documentos nos setores em que eles foram produzidos e(ou) recebidos é um dos princípios fundamentais da arquivologia, conhecido como princípio da proveniência.
No nível institucional, qual é o primeiro nível de classificação?
Série.
Grupo.
Fundo.
Classe.
Bloco.
Quando a estrutura orgânica fornece a base para grandes agrupamentos de documentos, estamos falando de qual tipo de classificação?
Funcional.
Por assuntos.
Por atividades.
Organizacional.
Temática.
Assinale a alternativa que apresenta o fator de determinação do caráter orgânico de um arquivo.
A limitação das espécies documentais.
O fato de ser produzido pela atividade-meio da organização.
A relação do gênero documental com a missão da organização.
A relação que os documentos estabelecem entre si.
A finalidade científica do arquivo.
Assinale a alternativa que não representa sistema ou tipo de classificação utilizado em arquivos.
Classificação cronológica.
Classificação Decimal Universal.
Classificação Randômica Aleatória.
Classificação Alfanumérica.
O fundamento teórico-metodológico da classificação de documentos arquivísticos é a base sobre a qual se tem construído a arquivística contemporânea: o princípio da proveniência.
Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, contudo, seus componentes podem ser separados, visto que constituem unidades distintas.
Como é chamada a identifi cação das unidades de classifi cação?
Ordenação.
Notação.
Grau.
Nível.
Etiqueta.
Um plano de classificação visa dar acesso aos documentos e
permitir o expurgo dos documentos, já que estabelece prazos que determinam seus períodos de vigência e caducidade.
facilitar o trabalho do arquivista, impedindo a transgressão dos princípios da unicidade e indivisibilidade dos documentos.
garantir o caráter probatório dos documentos de um ou mais fundos, dotando-os de sinais de validação e marcas de autenticidade.
dar visibilidade às funções e atividades do organismo produtor do arquivo, deixando claras as relações entre os documentos.
propiciar aos usuários (primários e secundários) o conhecimento da temporalidade dos documentos.
A divisão de um conjunto (fundo) é sempre motivada pela aplicação de um princípio de classificação, que permite os agrupamentos (semelhanças e diferenças).
O esquema de classificação é um dos primeiros instrumentos de acesso às informações e aos documentos.
Os títulos das unidades de classificação devem refletir as funções ou as atividades ou as operações às quais se relacionam.
A classificação dos documentos deve refletir a organização e as funções/atividades do(s) órgão(s) que os produziram.