Questões de Concurso de Serviços de informação - Biblioteconomia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1214370

Concurso

Questão 47

Nível

A avaliação de um serviço de informação pode ser

  • A. subjetiva ou objetiva.
  • B. parcial ou objetiva.
  • C. geral ou eletiva.
  • D. objetiva ou facultativa.
  • E. subjetiva ou eletiva.

Questão de Concurso - 952031

Concurso DPE AM Analista em Gestão Especializado - Biblioteconomia 2017

Questão 41

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Considere os dois agrupamentos abaixo, que relacionam os métodos da Gestão de Relacionamento com o Cliente e sua aplicação aos serviços de informação.

A correta correlação entre os dois agrupamentos é

  • A. I-b, II-c, III-a, IV-d.
  • B. I-c, II-a, III-d, IV-b.
  • C. I-a, II-d, III-b, IV-c.
  • D. I-d, II-b, III-c, IV-a.
  • E. I-c, II-b, III-a, IV-d.

Questão de Concurso - 972134

Concurso ALE SE Analista Legislativo - Área Apoio Administrativo - Especialidade: Biblioteconomia 2018

Questão 52

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Em relação ao marketing de reputação em serviços de informação, considere:

I. é no tratamento dispensado pela unidade de informação na oferta de serviços e no atendimento aos usuários que a imagem se solidifica, e a reputação de eficiência ou confiabilidade lhe é ou não conferida.

II. um planejamento estratégico bem formulado e produtos baseados nas necessidades expressas pelo usuário oferecem uma contrapartida satisfatória, sob o ponto de vista do usuário, para deficiências de atendimento.

Ocorre que

  • A. II está correta; o tratamento dispensado pela unidade de informação na oferta de serviços e no atendimento aos usuários tem pouco impacto na reputação dos serviços de informação.
  • B. I está correta; não adianta ter um planejamento estratégico bem formulado, produtos baseados nas necessidades expressas pelo usuário, se o usuário recebe um péssimo atendimento.
  • C. I e II estão corretas.
  • D. I e II estão incorretas.
  • E. II está correta; a reputação de um serviço de informação é construída por muitos fatores diferentes, dentre os quais a qualidade do atendimento tem um peso relativamente baixo.

Questão de Concurso - 1048516

Concurso UFF Técnico-Administrativo - Área Bibliotecário/Documentalista 2018

Questão 60

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Nível Superior

MILANESI (2002) afirma que o profissional que atua em serviços de informação para a universidade está, por suas atribuições no contexto atual, entre dois tipos de bibliotecário:
  • A. o gestor e o técnico.
  • B. o técnico e o administrador.
  • C. o gestor e o analista da informação.
  • D. o que atua na área escolar e o que trabalha em grupos especializados de pesquisa.
  • E. o engenheiro da organização e o supervisor administrativo.

Questão de Concurso - 1003451

Concurso IPHAN Técnico I - Área Biblioteconomia 2018

Questão 69

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Quanto à circulação de recursos informacionais em bibliotecas, julgue os itens subsequentes. Os serviços digitais de atendimento ao usuário, chamados de serviços de referência virtual (SRV), fornecem orientações para a elaboração de trabalhos acadêmicos e catálogos online, porém ainda não têm suporte para serviços como a elaboração de fichas catalográficas, o que deve ser feito de maneira presencial, pois, nesse caso, se faz necessário que o trabalho esteja fisicamente em mãos do bibliotecário.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 994104

Concurso CRM PR Bibliotecário 2018

Questão 111

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

No que diz respeito à referência, à busca e recuperação de informação, a estudo de usuário e à disseminação seletiva da informação, julgue os itens de 110 a 116. São características de sistemas de recuperação da informação apoiados em metadados as interfaces gráficas e o armazenamento e a distribuição em redes de alta capacidade orientada para o mercado e com ênfase em pacotes de produtos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 994105

Concurso CRM PR Bibliotecário 2018

Questão 112

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

No que diz respeito à referência, à busca e recuperação de informação, a estudo de usuário e à disseminação seletiva da informação, julgue os itens de 110 a 116. Em um sistema de recuperação da informação, a retroalimentação é a repetição de uma ou mais operações ou modificações introduzidas nas respostas a fim de avaliar os resultados de alguns dos processos relacionados à recuperação da informação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 962161

Concurso ABIN Oficial Técnico de Inteligência - Área Arquivologia - Língua Inglesa 2018

Questão 129

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Os estudos de usuários objetivam auxiliar no dimensionamento e na melhoraria da interface entre o sistema de informação e a comunidade de usuários à qual esse sistema serve, oferecendo uma visão mais ampla dos problemas e tendências dos usuários ao interagirem com o sistema. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir. No contexto atual, os sistemas de informação focalizam os profissionais envolvidos no processo informacional e a facilitação do uso efetivo das informações, relegando ao usuário o papel de receptor no processo de comunicação.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 911678

Concurso TRE PR Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia 2017

Questão 36

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Para localizar a obra “Reforma eleitoral: comentários à Lei 13.165”, de Jaime Barreiros Neto, um juiz de direito deve fazer uma busca
  • A. no Portal Juris.
  • B. no site da Presidência da República.
  • C. no Sistema de Legislação Informatizada.
  • D. na Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral.
  • E. na base de Acórdãos do Tribunal Superior Eleitoral.

Questão de Concurso - 829964

Concurso SEDF Analista de Gestão Educacional - Área Biblioteconomia 2016

Questão 84

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito da oferta de serviços de informação, julgue os próximos itens. Para que o serviço de acesso à informação seja oferecido com eficiência e eficácia, é necessário haver planejamento, sendo necessário, ainda, que esse planejamento seja seguido pelos colaboradores da unidade de informação.
  • C. Certo
  • E. Errado