Questões de Concursos Câmara de Curitiba - PR (Câmara de Curitiba/PR)

Ver página Câmara de Curitiba/PR Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1195884

Concurso Câmara de Curitiba Técnico Administrativo 2019

Questão 10

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Médio

O texto a seguir é referência para as questões 08 a 10.

Os sentimentos desempenham um papel fundamental no progresso civilizatório. Raiva, alegria, tristeza delinearam a cultura, as artes, as guerras, a ciência, a tecnologia, tudo o que nos define. Agora, para entender o contexto, é preciso levar em conta que existem dois aspectos do viver. Um é orgânico, relacionado ao corpo. Daí vêm as emoções. Se o organismo não está saudável, ele manifesta isso externamente. Nota-se quando alguém se mostra feliz ou tomado pela amargura. Por exemplo, se um indivíduo sente uma dor enorme no coração, devido _____ uma doença cardíaca, seu sofrimento é evidente, de forma objetiva. Já os sentimentos são outra coisa. Eles refletem aspectos internos e estão associados _____ mente ou, como se definia antigamente, _____ alma. Por estarem dentro de nós, são subjetivos. , não se exibem em público. Tudo o que um ser humano faz, individual ou coletivamente, está relacionado _____ demonstrações emotivas e sentimentais. (Revista Veja, ed. 2589)

Considere as seguintes possibilidades de preenchimento da caixa na penúltima linha:

1. Porém.

2. Consequentemente.

3. Todavia.

4. Logo.

Preenche(m) corretamente a caixa o(s) termo(s):

  • A.

    1 apenas.

  • B.

    2 apenas.

  • C.

    1 e 3 apenas.

  • D.

    2 e 4 apenas.

  • E.

    1, 3 e 4 apenas.

Questão de Concurso - 1195699

Concurso Câmara de Curitiba Redator 2019

Questão 17

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

Em relação ao padrão ortográfico vigente da língua portuguesa, considere as seguintes sentenças:

1. Mariana não pôde por na poupança o dinheiro que recebeu de casamento.

2. O voo que trouxe os passageiros de Londres a São Paulo sofreu um atraso de 2 horas.

3. A matéria-prima usada para fazer o bolo foi importada da Itália.

4. A microrregião da Chapada dos Veadeiros possui 21.337,58 km2 de área total e 62.656 habitantes (2,94 de densidade populacional), distribuídos em 8 municípios.

5. A Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem.

Segue(m) as normas da nova ortografia a(s) sentença(s):

  • A.

    3 apenas.

  • B.

    1 e 5 apenas.

  • C.

    2, 3 e 4 apenas.

  • D.

    1, 2, 4 e 5 apenas.

  • E.

    1, 2, 3, 4 e 5.

Questão de Concurso - 1195519

Concurso Câmara de Curitiba Procurador Jurídico 2019

Questão 31

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou em evidência. A tutela provisória de urgência, por sua vez, seja cautelar seja antecipada, pode ser concedida em caráter antecedente ou incidental. A respeito da tutela provisória de urgência, de natureza antecipada, concedida em caráter antecedente, considere as seguintes afirmativas:

1. Nos casos em que a urgência for contemporânea à propositura da ação, a petição inicial pode limitar-se ao requerimento da tutela antecipada e à indicação do pedido de tutela final, com a exposição da lide, do direito que se busca realizar e do perigo de dano ou do risco ao resultado útil do processo.

2. Concedida a tutela antecipada requerida em caráter antecedente, o autor deverá aditar a petição inicial, com a complementação de sua argumentação, a juntada de novos documentos e a confirmação do pedido de tutela final, em 15 dias ou em outro prazo maior que o juiz fixar, sob pena de extinção do processo com resolução de mérito, caso não se realize tal aditamento.

3. A tutela antecipada concedida em caráter antecedente torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso, hipótese em que qualquer das partes poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada, direito este que se extingue após 2 anos, contados da efetivação da tutela antecipada que se pretende rever, reformar ou invalidar.

4. A estabilidade dos efeitos da decisão que concede a tutela antecipada em caráter antecedente só será afastada por decisão que a revir, reformar ou invalidar, proferida em ação própria, ajuizada por uma das partes para esse fim; não sendo ajuizada essa ação, no prazo decadencial de 2 anos, a decisão que concedeu a tutela antecipada em caráter antecedente fará coisa julgada.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

  • E.

    As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Questão de Concurso - 1195527

Concurso Câmara de Curitiba Procurador Jurídico 2019

Questão 32

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

O Código de Processo Civil de 2015 disciplina as seguintes modalidades de intervenção de terceiros: assistência, simples e litisconsorcial, denunciação da lide, chamamento ao processo, incidente de desconsideração da personalidade jurídica e amicus curiae. A respeito dessas modalidades de intervenção de terceiros no processo, é correto afirmar:

  • A.

    A assistência simples obsta a que a parte principal, sem a anuência do assistente, reconheça a procedência do pedido, desista da ação, renuncie ao direito sobre o que se funda a ação ou transija sobre direitos controvertidos.

  • B.

    Admitem-se denunciações da lide sucessivas, promovidas pelo denunciado e pelos denunciados sucessivos contra os respectivos antecessores na cadeia dominial ou quem seja responsável por indenizá-los, evitando assim que eventual direito de regresso tenha de ser exercido por ação autônoma.

  • C.

    No chamamento ao processo, a sentença de procedência valerá como título executivo em favor do réu que satisfizer a dívida, a fim de que possa exigi-la por inteiro do devedor principal, ou de cada um dos codevedores a sua quota, na proporção que lhes tocar.

  • D.

    O incidente de desconsideração da personalidade jurídica é cabível no processo de conhecimento, desde que na fase postulatória, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.

  • E.

    A intervenção do amicus curiae autoriza a interposição de quaisquer recursos pelo amicus curiae admitido a intervir no processo, mas não implica alteração de competência.

Questão de Concurso - 1195532

Concurso Câmara de Curitiba Procurador Jurídico 2019

Questão 33

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

A Ação Rescisória é ação de conhecimento, de natureza constitutiva negativa, que se destina a desconstituir a coisa julgada nas hipóteses de rescindibilidade previstas em lei. A respeito dessa ação autônoma de impugnação de decisões judiciais, é correto afirmar:

  • A.

    A decisão transitada em julgado que impeça nova propositura da demanda, ou a admissibilidade do recurso correspondente, será passível de impugnação por meio de ação anulatória, não sendo cabível ação rescisória por não se tratar de decisão de mérito.

  • B.

    Contra decisão baseada em enunciado de súmula ou acórdão proferido em julgamento de casos repetitivos que não tenha considerado a existência de distinção entre a questão discutida no processo e o padrão decisório que lhe deu fundamento, caberá ação rescisória com fundamento em violação manifesta de norma jurídica, hipótese em que caberá ao autor, sob pena de improcedência liminar do pedido, demonstrar, fundamentadamente, tratar-se de situação particularizada por hipótese fática distinta ou de questão jurídica não examinada, a impor outra solução jurídica.

  • C.

    O direito à rescisão do pronunciamento judicial nas hipóteses previstas em lei se extingue em 2 anos contados do trânsito em julgado da última decisão proferida no processo, prazo este improrrogável ainda que expire em dia em que não houver expediente forense, por se tratar de prazo decadencial.

  • D.

    A decisão de mérito transitada em julgado pode ser rescindida quando o autor obtiver, posteriormente ao trânsito em julgado, prova nova cuja existência ignorava ou de que não pôde fazer uso, capaz, por si só, de lhe assegurar pronunciamento favorável, hipótese em que o termo inicial do prazo será a data de descoberta da prova nova, observado o prazo máximo de 10 anos, contado do trânsito em julgado da decisão rescindenda.

  • E.

    Nas hipóteses de cabimento de ação rescisória por simulação ou colusão das partes a fim de fraudarem a lei, o prazo para a propositura da ação começará a contar para o terceiro prejudicado e para o Ministério Público que não interveio no processo a partir do momento em que eles tiverem ciência da simulação ou da colusão.

Questão de Concurso - 1195537

Concurso Câmara de Curitiba Procurador Jurídico 2019

Questão 35

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

Sentença é o pronunciamento do juiz por meio do qual, com fundamento nos artigos 485 e 487 do Código de Processo Civil, põe-se fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como se extingue a execução. A respeito da sentença, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Se, na sentença, o juiz acolher a alegação de existência de convenção de arbitragem, ele estará pondo fim ao processo com resolução do mérito.

  • B.

    Publicada a sentença, o juiz só poderá alterá-la por meio de embargos de declaração, ou para corrigir, de ofício ou a requerimento da parte, inexatidões materiais ou erros de cálculo.

  • C.

    O juiz porá fim ao processo sem resolução do mérito quando, na sentença, homologar o reconhecimento da procedência do pedido formulado na ação ou na reconvenção, a transação ou a renúncia à pretensão formulada na ação ou na reconvenção.

  • D.

    O juiz não resolverá o mérito quando, na sentença, reconhecer que o processo ficou parado durante mais de 1 ano por negligência das partes, ou que o autor, por não promover os atos e as diligências que lhe incumbirem, abandonou a causa por mais de 30 dias, casos em que a parte será intimada pessoalmente para suprir a falta no prazo de 15 (quinze) dias.

  • E.

    Desde que fundamente sua decisão respeitando o disposto no artigo 489 do Código de Processo Civil, o juiz poderá proferir sentença de natureza diversa da postulada, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado.

Questão de Concurso - 1195247

Concurso Câmara de Curitiba Analista Legislativo 2019

Questão 1

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

Assinale a alternativa que está de acordo com a norma escrita padrão.

  • A.

    Vinicius Junior revela que conversa com Mbappé e diz esperar-lhe no Real Madrid em breve.

  • B.

    Sei que não o interessa a conversa que teve com seus superiores.

  • C.

    Há remédios que podem lhe matar e, por isso, sempre é importante consultar um médico.

  • D.

    Encaminho-os o requerimento para que seja apreciado pelos advogados.

  • E.

    Sua sentença será corrigida pelos magistrados integrantes do nosso corpo docente, que lhe oferecerão comentários.

Questão de Concurso - 1195249

Concurso Câmara de Curitiba Analista Legislativo 2019

Questão 3

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

- O texto a seguir apresenta o trecho de uma entrevista dada por Nuno Crato, matemático e Ministro da Educação de Portugal e autor do livro O “Eduquês” em Discurso Direto: uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista. (Entrevista disponível em: https://www.alfaebeto.org.br/blog/ministro-da-educacao-de-portugal-concede-entrevista-a-revista-veja/)




Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    3 – 1 – 2.

  • B.

    2 – 3 – 1.

  • C.

    3 – 2 – 1.

  • D.

    1 – 3 – 2.

  • E.

    2 – 1 – 3.

Questão de Concurso - 1195250

Concurso Câmara de Curitiba Analista Legislativo 2019

Questão 4

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

Considere o texto a seguir:

Por que o Instagram (e diversos outros apps) mostram a você determinados posts e ocultam outros? O algoritmo escolhe o que é mais interessante para você, sem divulgar os critérios que ele emprega. _________ você não tem como saber o que deixou de ver. Isso gera a compulsão de usar mais e mais o app, para não correr o risco de perder algo importante.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

  • A.

    Mas.

  • B.

    Não obstante.

  • C.

    Portanto.

  • D.

    Ademais.

  • E.

    Porquanto.

Questão de Concurso - 1195423

Concurso Câmara de Curitiba Procurador Jurídico 2019

Questão 2

Universidade Federal do Paraná (FUNPAR NC/UFPR)

Nível Superior

Além da sessão de instalação da legislatura, as sessões legislativas da Câmara Municipal de Curitiba podem ser ordinárias ou extraordinárias. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A sessão de instalação da legislatura será realizada desde que esteja presente a maioria absoluta dos vereadores eleitos.

  • B.

    Salvo por motivo de doença, o vereador que não tomar posse na sessão de instalação, ou em até quinze dias depois da primeira sessão ordinária da legislatura, será considerado renunciado.

  • C.

    A sessão legislativa ordinária corresponde ao ano ininterrupto de 1º de fevereiro a 20 de dezembro.

  • D.

    O projeto de Lei Orçamentária Anual do Município deverá ser votado em sessão legislativa extraordinária.

  • E.

    O Prefeito pode convocar sessão legislativa extraordinária, independentemente da aprovação pelos membros da Casa, desde que por motivos de relevante interesse público.