

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O processo de comunicação de massa linear compreende a existência de um emissor, que transmite uma mensagem, por meio de um canal, para um público receptor.
Certo
Errado
Ao criar canais de integração entre a ciência e o cotidiano, despertando o interesse da opinião pública, a comunicação pública, entre suas definições, pode ser identificada como uma comunicação científica.
Certo
Errado
Uma das principais funções da comunicação na administração pública é:
a imagem e credibilidade relativa ao público interno que, quando corretamente informado, torna-se mais integrado, motivado e eficiente.
a comunicação, como base da cidadania, ancorada na expressão da cultura e do conjunto de valores da instituição pública.
a Assessoria estratégica que a comunicação pública exerce como orientadora do discurso dos dirigentes.
o ajustamento organizacional como forma de expressão de identidade institucional dos governos.
No contexto da comunicação oficial de um ente público, avalie o texto a seguir:
O jornalista ou repórter tem uma importante função de “traduzir” fatos narrativos ou discursos para a população em geral, e pode usar de uma linguagem mais corriqueira e comum que, embora tecnicamente seja menos precisa, permite a compreensão e o julgamento por parte do receptor. (1ª parte) Para que o leitor possa se orientar frente à realidade, o repórter deve confrontar diferentes visões e perspectivas, considerando o que é dito, o que acontece e a inserção dos fatos em um contexto. (2ª parte)
O texto está:
Correto apenas na primeira parte.
Correto em ambas as partes.
Incorreto em ambas as partes.
Correto apenas na segunda parte.
Analise as afirmativas a seguir:
I. No contexto da comunicação e do atendimento ao usuário dos serviços públicos, o termo “código” designa a linguagem utilizada na construção de uma mensagem.
II. No contexto da comunicação e do atendimento ao usuário dos serviços, o termo “receptor” – também conhecido como o “destinatário” – é utilizado para representar o indivíduo que envia e codifica uma mensagem.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
São, entre outras, ações fundamentais da comunicação pública: identificar demandas sociais; promover e valorizar o interesse público; qualificar a formulação e implementação de políticas públicas; orientar os gestores para uma gestão mais eficiente; garantir a participação coletiva na definição, implementação, monitoramento, controle e viabilização, avaliação e revisão das políticas e ações públicas.
Certo
Errado
Por meio da accountability, a comunicação pública se define como uma forma de comunicação das ações do governo aos cidadãos, promovendo os respectivos gestores e seus objetivos políticos.
Certo
Errado
Sobre natureza e estágios da comunicação pública, segundo Haswani (2013), numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Natureza da comunicação | Estágio da comunicação |
1. A comunicação pública em que está inserida uma sociedade para identificar o relacionamento entre agenda setting e qualidade da relação entre instituição e sociedade civil. 2 Desenvolvimento de habilidades comunicativas em relação a competências e vocações. 3 Suporte das ciências sociais e com apoio dos processos de democracia participativa. 4 Serviços de acolhimento e relacionais. | ( ) Gestão do debate público ( ) Serviços pontuais: difusão de atos e normas ( ) Branding: gestão dinâmica do patrimônio simbólico ( ) Comunicação social, administrativa institucional e política |
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
1-4-2-3
2-1-4-3
3-4-1-2
4-1-3-2
4-2-3-1
Dentre os múltiplos significados da expressão comunicação pública, é possível encontrar um ponto comum de entendimento que é aquele que diz respeito a um processo comunicativo que se instaura entre atores na esfera pública com o objetivo de informar para a construção da cidadania.
BRANDÃO, E. P. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, J. (Org.)
Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012.
Além de representantes da esfera econômica, a comunicação pública também reúne atores dos seguintes segmentos:
ONGs e sindicatos
terceiro setor e mídia
legislativo e judiciário
sociedade civil e poder
A opinião pública representa o público como um todo, do modo como ele vem sendo mobilizado para agir em uma dada questão, não caracterizando uma opinião unânime nem, forçadamente, a opinião da maioria.
Certo
Errado
Partindo do princípio de que o público é um alvo amorfo, que obedece ao esquema estímulo-resposta, o cientista político Harold Laswell desenvolveu a hipótese dos efeitos dos meios de comunicação de massa.
Certo
Errado
Considerando-se o texto 13A1-I, no que toca ao papel da comunicação pública e à formação da opinião pública, assinale a opção correta.
A realização de audiências públicas sobre o uso de canudos plásticos, o incentivo à utilização de canudos biodegradáveis nas instituições públicas do estado do Ceará e o desenvolvimento de uma campanha de conscientização da população nos canais da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará são instrumentos de comunicação pública que poderiam ser utilizados na construção de nova mentalidade de consumo desses produtos.
A comunicação pública, como tal, deve dar visibilidade aos atos das instituições públicas, evitando relacionar-se com a sociedade civil, para não contaminar os processos decisórios.
Uma campanha de comunicação sobre o uso de canudos plásticos no estado do Ceará deve-se focar exclusivamente no consumidor, com o objetivo de influenciar a mentalidade de consumo desses produtos.
A atuação da área de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com relação ao consumo de canudos plásticos, deve limitar-se à cobertura do processo de tramitação do projeto de lei mencionado como uma medida de accountability dos atos da entidade.
Os meios de comunicação audiovisuais — rádio e TV —, por serem concessões do poder público, devem ter prioridade na veiculação de qualquer ação de comunicação pública, a exemplo do uso de canudos biodegradáveis.
A opinião pública pode ter sua iniciativa em uma opinião pessoal, que, ao ser abraçada pelo coletivo, torna-se uma opinião pública.
Certo
Errado
Sobre a história da Comunicação Pública Governamental no Brasil, é CORRETO afirmar que:
Historicamente, a comunicação governamental no Brasil foi de natureza publicitária e utilizou, preferencialmente, a propaganda com veiculação pela internet.
Na história da comunicação governamental, entre os três poderes, o Legislativo sempre teve maior presença efetiva e visibilidade junto à população.
Em meados da década de 2000, o conceito de Comunicação Pública, na perspectiva da informação para a cidadania, passa a ser citado com maior frequência e ganha status na arena política.
A partir de 1988, a comunicação governamental no Brasil passa a ser, exclusivamente, de cunho educativo, sobretudo na área da saúde.
A comunicação pública é considerada uma ferramenta de diálogo, interatividade e envolvimento do cidadão nas políticas públicas, assim como instrumento de promoção pessoal e individual dos agentes públicos envolvidos no processo.
Certo
Errado
Pierrre Zémor é a principal referência acadêmica na área de comunicação pública.
Segundo ele, a comunicação pública
tem como objetivo primordial levar uma informação à população que traga resultados concretos para se viver e entender melhor o mundo. No seu âmbito, os beneficiários diretos e primordiais da ação sempre serão a sociedade e o cidadão.
diz respeito à troca e à partilha de informações de utilidade pública, assim como à manutenção do liame social cuja responsabilidade é incumbência das instituições públicas.
corresponde às ações de comunicação das instituições, no que tange aos seus pressupostos e atividades, com a finalidade de atender o interesse geral.
visa garantir a conquista e a permanência de grupos e partidos políticos no poder com ações que fazem parte do embate eleitoral.
é a troca de informações e do debate que alimenta a sociedade e a cidadania e que, cada vez mais, é ocupado pela mídia e pelas formas de comunicação.
Da mentalidade de “O público que se dane” (1882) ao surgimento de um campo teórico e prático denominado Comunicação Pública (2002), a atuação das assessorias de imprensa muito se diversificou em relação à busca de resultados. Considerando esse contexto, assinale a opção correta.
Ações mercadológicas entram no composto da comunicação pública quando parte do lucro tem destinação benemérita.
Desde os seus primórdios, as atividades dos assessores de imprensa e de relações públicas têm sido exercidas simultaneamente, por tradição e sem óbices corporativos.
O que caracteriza as assessorias de imprensa em comunicação pública não está na origem estatal ou privada do financiamento, mas no apoio à cidadania.
A publicidade legal, ou seja, de leis, decretos e atos administrativos não faz parte do campo da comunicação pública por não se inserir na esfera pública política.
Assessorias de imprensa com fins lucrativos pertencem naturalmente ao terceiro setor, daí não fazerem parte da comunicação pública.
Considerando-se o texto 13A1-I, no que toca ao papel da comunicação pública e à formação da opinião pública, assinale a opção correta.
Os resultados das pesquisas de opinião revelam, de forma fidedigna, toda a complexidade do processo de formação da opinião pública.
As pesquisas de opinião são consideradas instrumentos de comunicação mercadológica e visam entender melhor o comportamento dos consumidores, razão por que não é recomendável utilizá-las em campanhas de comunicação pública.
A comunicação pública tem como objetivo principal persuadir os cidadãos e criar uma opinião pública favorável à implantação de determinadas políticas públicas.
Segundo a Teoria da Espiral do Silêncio, a baixa adesão ao uso de canudos biodegradáveis nas cidades brasileiras mostra o silenciamento do tema pela opinião dominante, que tende a reforçar comportamentos já validados pelos grupos sociais.
Os debates quanto ao uso de canudos plásticos assomaram-se à agenda pública e passaram a influenciar a agenda político-governamental, com tramitação e aprovação de projetos de lei que proíbem o uso de canudos plásticos em vários municípios brasileiros.
A comunicação pública no Brasil teve suas primeiras ações formais com ascensão do governo de Getúlio Vargas, nos anos 1930, com a criação do Departamento Oficial de Propaganda, que passou a Departamento de Propaganda e Difusão Cultural e, posteriormente, foi denominado Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
Certo
Errado
A comunicação pública, no Brasil, teve suas primeiras ações formais com a ascensão do governo de Juscelino Kubitschek, em 1956, com a criação do Departamento Oficial de Propaganda, que foi criado para elaborar as propagandas referentes à construção de Brasília, no Distrito Federal.
Certo
Errado