Questões de Concurso sobre Instauração do Processo Administrativo - Página 18 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Instauração do Processo Administrativo

 
 
Disciplina 1
Assunto 3
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
350 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, assinale a resposta correta.


A

A decisão de recursos administrativos pode ser objeto de delegação.


B

O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em dez anos.


C

São legitimados como interessados no processo administrativo aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada.


D

Inexistindo disposição específica, os atos do órgão ou autoridade responsável pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de quinze dias, salvo motivo de força maior.


E

Os processos administrativos de que resultem sanções poderão ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando surgirem fatos novos ou circunstâncias relevantes suscetíveis de justificar a inadequação da sanção aplicada. Da revisão do processo poderá resultar, inclusive, o agravamento da sanção.

Marque V (Verdadeiro) e F (Falso), em relação ao processo administrativo:

( ) O processo administrativo inicia-se, exclusivamente, a pedido de interessado.

( ) O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados: órgão ou autoridade administrativa a que se dirige; identificação do interessado ou de quem o represente; domicílio do requerente ou local para recebimento de comunicações; formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos; data e assinatura do requerente ou de seu representante.

( ) São capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio.

( ) Não são legitimados como interessados no processo administrativo: as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:


A

V – V – F – F.


B

F – F – F – V.


C

V – V – V – F.


D

F – V – V – F.

Quanto à Lei 9784/99, pode-se dizer que:


A

No processo administrativo, não podem figurar como interessados, pessoas jurídicas.


B

Dentre os requisitos da intimação, não cabe a finalidade desta.


C

Encerrada a instrução, o interessado não mais poderá se manifestar.


D

O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido do interessado.


E

Aberto o processo, o interessado não mais poderá desistir do seu pedido.

Processo administrativo.


I. São legitimados como interessados aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada.

II. Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de maior grau hierárquico para decidir.

III. O recurso administrativo tramitará no máximo por duas instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa.

IV. Um dos critérios a serem observados no processo administrativo é a proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei.


A

II e IV.


B

I e II.


C

I e III.


D

I e IV.


E

II e III.

Considere o processo administrativo e analise as afirmações a seguir.


l O princípio do devido processo legal é aplicável apenas ao processo judicial, uma vez que não existe sistematização uniforme para o processo administrativo no Brasil.

ll Ainda que o processo administrativo seja instaurado por provocação do particular, seu impulsionamento compete à Administração, de modo que o agente que o tenha conduzido com desídia ou desinteresse, paralisando- o ou retardando-o, pode ser responsabilizado funcionalmente.

lll A autoridade processante ou julgadora pode conhecer e produzir novas provas a qualquer tempo no processo administrativo, até o julgamento final.

lV Processo administrativo punitivo é aquele em que a Administração verifica situações e declara os direitos ou condutas do administrado ou do servidor como, por exemplo, o processo de prestação de contas perante órgãos públicos.

V No processo de outorga, em que se pleiteia algum direito perante a Administração, só haverá contraditório quando houver impugnação de terceiros ou da própria Administração.


Estão corretas somente as afirmações:


A

I - II - III


B

II - IV


C

II - III - V


D

III - IV - V


E

IV - V

Acerca do processo administrativo, assinale a opção correta.


A

O processo administrativo em geral, no âmbito da União, pode ser instaurado de ofício ou por iniciativa dos interessados, entre os quais se incluem as pessoas e associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.


B

Por meio do recurso ou da revisão administrativa, não se admitirá como resultado o agravamento da situação do recorrente.


C

No âmbito da legislação fiscal da União, se, após a resposta à consulta, a administração alterar o entendimento nela expresso, a nova orientação poderá também atingir os fatos geradores que ocorram após ter sido dada ciência ao consulente ou após a sua publicação pela imprensa oficial.


D

Inicia-se para a fazenda o curso do prazo decadencial com a notificação da decisão final do processo administrativo fiscal.

De acordo com a Lei n° 9.784/99, com relação à competência nos processos administrativos, é correto afirmar:


A

É vedada a delegação de competência a órgãos que não sejam hierarquicamente subordinados ao titular da competência.


B

A edição de atos de caráter normativo pode ser objeto de delegação de competência, por expressa permissão legal.


C

Inexistindo competência legal específica, o processo administrativo deverá ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierárquico para decidir.


D

O ato de delegação de competência não pode ser revogado pela autoridade delegante tratando-se de ato formalmente perfeito.


E

A competência pode ser renunciada pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado