

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere-se que Pedro, professor titular em uma universidade federal e em uma faculdade particular, tenha sido aprovado no concurso público para o cargo de analista judiciário da área médica. Nessa situação, desde que haja compatibilidade de horários e não haja contrato de dedicação exclusiva em nenhum dos cargos públicos, não há impedimento para a posse de Pedro no novo cargo.
É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários. A proibição de acumular cargos:
estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações e empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo Poder Público.
estende-se apenas à administração direta e empresas públicas.
não alcança as fundações públicas e as autarquias, em função de suas autonomias administrativa e financeira.
não alcança as sociedades de economia mista, porque são pessoas jurídicas de direito privado, constituídas sob a forma de sociedade anônima.
não se aplica às empresas públicas, porque são constituídas em forma de pessoas jurídicas de direito privado para a exploração de atividades econômicas.
Maria, enfermeira do Hospital Federal X, deseja acumular seu cargo público privativo de profissional de saúde de profissão regulamentada com outro cargo público privativo de profissional de saúde de profissão regulamentada, tendo em vista que há compatibilidade de horários entre eles. Neste caso, considerando que ambos os cargos são remunerados, é certo que
será permitida a acumulação dos cargos, tratando-se de exceção prevista na Constituição Federal brasileira.
não será permitida a acumulação dos cargos, uma vez que a Constituição Federal brasileira só permite a acumulação de cargo público remunerado com outro gratuito.
não será permitida a acumulação dos cargos, porque a Constituição Federal brasileira veda, em qualquer hipótese, a acumulação remunerada de cargos públicos.
não será permitida a acumulação dos cargos, uma vez que a Constituição Federal brasileira só permite a acumulação de um cargo público de professor com outro técnico ou científico.
não será permitida a acumulação dos cargos públicos, uma vez que a Constituição Federal brasileira só permite a acumulação de dois cargos públicos de professores.
Observadas as disposições legais, é exemplo de acumulação permitida de cargos:
a de um cargo técnico com um cargo administrativo;
a de um cargo de profissionais de saúde com a de um cargo técnico;
a de dois cargos de professor com outro, técnico ou científico;
a de um cargo de professor com outro, científico.
a de dois cargos de profissionais de saúde com outro, técnico ou científico.
Ressalvados os casos previstos na Constituição Federal, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos. Diante desse princípio, a lei estatutária estabelece que
a proibição de acumular estende-se também a empregos em sociedades de economia mista dos Municípios.
a acumulação de cargos, ainda que lícita, não fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.
a proibição de acumular funções não se estende a empresas públicas do Distrito Federal e Territórios.
se a acumulação for lícita, a compatibilidade de horários ficará a critério dos superiores hierárquicos.
é absoluta a vedação de percepção de vencimentos do cargo com proventos da inatividade.
O servidor público
poderá acumular até três cargos públicos remunerados, desde que haja compatibilidade de horários ou turnos e tenha realizado os respectivos concursos públicos.
que praticar ato de improbidade poderá perder a função pública, mas não poderá ter suspensos seus direitos políticos por esse motivo.
tem garantidos, constitucionalmente, o direito de greve, nos termos e nos limites a serem definidos em lei específica, e o direito à livre associação sindical.
do Poder Judiciário não poderá ter vencimentos inferiores aos pagos pelo Poder Executivo.
deve observar, quanto aos atos que pratica, os princípios da pessoalidade e do sigilo.
Constitui hipótese legal de acumulação remunerada de cargos na administração pública
o exercício de dois cargos de professor, independente da compatibilidade de horários.
o exercício dos cargos de agente fazendário e de agente administrativo, desde que haja compatibilidade de horários
o exercício dos cargos de professor e de técnico laboratorial, respectivamente em uma autarquia e em uma sociedade de economia mista, desde que haja compatibilidade de horários.
o exercício dos cargos de enfermeira e professora em uma mesma esfera de governo.
o exercício dos cargos de agente fazendário e médico, desde que haja compatibilidade de horário.
É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, caso em que a acumulação é admitida. Acerca disso, considere as seguintes hipóteses:
1, 3 e 4 apenas.
2, 3 e 4 apenas.
1, 2 e 3 apenas.
1 e 2 apenas.
1, 2, 3 e 4.
Em relação à acumulação remunerada de cargos públicos, observe as seguintes assertivas:
I. A Constituição Federal prevê hipóteses em que a acumulação remunerada de cargos públicos é permitida.
II. A proibição de acumular não se estende a cargos em empresas públicas e sociedades de economia mista.
III. A vedação ao acúmulo remunerado de cargos públicos não encontra qualquer exceção no ordenamento jurídico.
IV. A acumulação de cargos, quando lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.
Está correto SOMENTE o que se afirma em:
I e II
I e IV
II e III
III e IV
I, II e IV
Assinale a alternativa correta, de acordo com a Constituição da República.
Somente por lei específica poderá ser criada empresa pública e autorizada a instituição de autarquia.
As pessoas jurídicas de direito público respondem pelos danos que seus agentes causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso apenas nos casos de dolo ou culpa grave.
A proibição de acumular cargos públicos se estende aos empregos e funções no âmbito da administração pública indireta.
É dispensável o concurso público efetivo para investidura em cargos públicos no caso de portadores de necessidades especiais.
É vedado ao servidor público civil a associação sindical.
Ressalvados os casos previstos na Constituição, o servidor público pode acumular um cargo ou emprego público efetivo com
outro cargo, emprego ou função, em fundação pública.
outro cargo, emprego ou função, em autarquia.
os proventos da inatividade, desde que estes sejam relativos a cargo acumulável na atividade.
outro cargo, emprego ou função, em sociedade de economia mista.
os proventos da inatividade, mesmo que relativos a cargo inacumulável na atividade.
Hefesto é professor de "Graias", escola pública, desenvolvendo sua jornada de trabalho em período diurno, sendo que no período noturno vem exercendo o cargo de assessor técnico-pedagógico em "Atena", fundação controlada pelo Poder Público, cuja finalidade é educação e cultura. Nesse caso, é certo que Hefesto
enquadra-se na proibição absoluta de acumular, aplicável aos professores e outros profissionais liberais.
não pode acumular os dois cargos públicos, em face da vedação constitucional.
pode acumular os dois cargos públicos, desde que opte pela remuneração de um deles.
não pode acumular os dois cargos públicos, visto que são de natureza diversa.
pode acumular, de forma remunerada, os dois cargos públicos, em razão de sua licitude.
Sobre as normas constitucionais relativas aos servidores públicos, analise as afirmativas a seguir:
I e II;
I e III;
II e III;
I, II e III;
nenhuma.
Embora haja compatibilidade de horários, a Constituição da República Federativa do Brasil veda a acumulação remunerada de cargos públicos de
médico municipal com o de cientista de fundação pública estadual.
professor em universidade federal com o de juiz do trabalho.
médico em hospital municipal com o de médico estadual.
professor municipal com o de professor em Fundação Educacional Estadual.
professor em universidade federal com o de promotor de justiça estadual.
Manoel, servidor público estadual, é candidato a prefeito de determinada cidade e, em conformidade com pesquisas oficiais, será eleito em primeiro turno.
Nessa situação, caso Manoel seja eleito e investido no mandato de prefeito, deverá ser afastado do cargo que ocupa na administração pública estadual e estará obrigado, necessariamente, a perceber a remuneração de prefeito, mesmo que seja menor que a anteriormente auferida.
Uma pessoa pode acumular um cargo de policial-militar com um cargo de policial civil no caso de haver compatibilidade de horários.
Em regra, é vedada a acumulação de cargos públicos. Dentre as exceções, é permitida a acumulação, desde que haja compatibilidade de horários, de dois cargos públicos de profissão
da justiça, como a de promotor de justiça.
da justiça, como a de juiz de direito.
da saúde, como a de enfermeiro.
de caráter técnico, como a de engenheiro.
de caráter científico, como a de pesquisador.
Observe as proposições abaixo:
I. É permitida a acumulação remunerada de cargos públicos, quando houver compatibilidade de horários, de dois cargos de professor.
II. É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, ainda quando houver compatibilidade de horários, quaisquer que sejam os cargos.
III. É permitida a acumulação remunerada de cargos públicos, quando houver compatibilidade de horários, de um cargo de professor com outro, técnico ou científico.
Está correto SOMENTE o que se afirma em
I
II.
I e II.
I e III.
II e III.