

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O indivíduo W decide dar uma festa no seu prédio, porém já passa de meia noite e o som continua alto no local, de modo a perturbar o sossego dos vizinhos, considerando que há abuso dos instrumentos sonoros que fazem o som da festa. Nessa hipótese, a Polícia Militar poderá ser acionada, porque há indícios da prática de:
crime de poluição hídrica.
contravenção de jogo de azar.
infração penal e administrativa contra a fé pública.
contravenção penal de perturbação do sossego.
crime de lavagem de capitais.
Em cumprimento a mandado de busca e apreensão em galpão mantido por João, Geraldo e Cleodomir − que inclusive se encontravam em reunião no local quando da ação policial −, foram apreendidos diversos cadernos em que os três preparavam a abertura e a contabilidade de uma central de jogos de azar, bem como panfletos de propaganda das atividades que ali se i niciariam em uma semana, além de mais de 20 máquinas caça-níqueis.
Nesse caso, a conduta dos agentes
Assinale a alternativa correta.
Nas contravenções penais se requer tão somente, no tocante ao elemento psíquico, a voluntariedade da ação, prescindindo do dolo ou culpa.
Na esfera da participação criminal no delito de lavagem de capitais, denomina-se acessoriedade limitada o grau de dependência segundo o qual só se pode castigar a conduta do partícipe quando o fato principal for típico e antijurídico.
Na configuração dos crimes de resultado basta o desvalor do ato para a ofensa ao bem jurídico.
A medida de segurança, a exemplo da pena, tem o caráter retributivo e sua finalidade principal é promover a recuperação do doente ou perturbado mental.
As alternativas “a” e “b” estão corretas.
Constituem contravenções penais previstas no Decreto-Lei no 3.688/1941:
I. Mendigar, por ociosidade ou cupidez.
II. Praticar vias de fato contra alguém.
III. Servir bebidas alcoólicas a criança ou adolescente.
IV. Fingir-se funcionário público.
Está correto o que se afirma em
Acerca da contravenção penal de simulação da qualidade de funcionário público (Decreto-Lei nº 3.688/1941), analise as assertivas abaixo.
I. O tipo penal não exige a intenção de obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou de causar dano a outrem como ocorre no crime de concussão.
II. Agente que apresenta fotocópia de carteira funcional com dados corretos, embora não mais exiba a qualidade de policial militar, incorre em modalidade específica de falsa identidade, e não de contravenção penal de simulação da qualidade de funcionário público.
III. O tipo penal se confunde com o de usurpação de função pública na medida em que exige que o agente, de forma ilegítima, execute ato relacionado à função pública na qual está legalmente investido.
É correto o que se afirma em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
Se uma pessoa praticar vias de fato contra alguém, sem que o fato constitua crime, ela terá cometido contravenção penal. Entretanto, segundo a Lei das Contravenções Penais,
ela será considerada reincidente se tiver cometido crime no exterior, com sentença condenatória transitada em julgado.
ela será considerada reincidente se tiver cometido qualquer crime no Brasil, ainda que a sentença condenatória não tenha transitado em julgado.
ela responderá por tentativa de contravenção, se o fato ocorrer por circunstância própria da vontade dela.
se o fato ocorrer entre brasileiros e no exterior, a lei brasileira será aplicada e a pena, agravada.
ela será considerada reincidente se tiver cometido anteriormente contravenção penal no exterior.
O brasileiro nato, maior e capaz, que praticar vias de fato contra outro brasileiro nato
será considerado reincidente, caso tenha sido condenado, em território estrangeiro, por contravenção penal.
poderá ser condenado a penas de reclusão, de detenção e de multa.
responderá por contravenção penal no Brasil, ainda que a conduta tenha sido praticada em território estrangeiro.
responderá por contravenção, na forma tentada, se tiver deixado de praticar o ato por circunstâncias alheias a sua vontade.
responderá por contravenção penal e, nesse caso, a ação penal é pública incondicionada.
Considerando o que se estabelece a respeito das espécies e os sujeitos da infração penal, analise as assertivas abaixo e, ao final, responda o que se pede.
I. A legislação penal brasileira utiliza uma divisão tripartida com relação às espécies de infração penal, dividindo se em crimes, delitos e contravenções.
II. As contravenções penais são infrações de menor potencial ofensivo a que a lei comina, isoladamente, penas de prisão simples ou de multa, ou ambas, alternativa ou cumulativamente.
III. Nos crimes permanentes o resultado se arrasta na linha do tempo necessitando de várias ações e resultados fáticos.
IV. O sujeito passivo da infração penal é o titular do bem jurídico ofendido, posto em perigo ou agredido.
V. Nos crimes habituais o resultado é o conjunto de ações/omissões que demonstram um estilo de vida próprio
Marque a alternativa CORRETA.
( ) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
( ) Apenas as assertivas I, III e V estão incorretas.
( ) Apenas as assertivas II, IV e V estão corretas.
( ) Apenas as assertivas II e V estão incorretas.
No que concerne à legislação penal extraordinária, assinale a opção correta.
A organização criminosa pressupõe a prática de infrações penais de caráter transnacional, ou cujas penas máximas sejam superiores a quatro anos, por uma associação de três ou mais pessoas, com divisão formal de tarefas, para o fim de obter vantagem direta do crime cometido.
A prescrição dos crimes previstos na Lei das Sociedades Anônimas rege-se pelas disposições do CP e é suspendida pela decretação da falência do devedor cuja contagem tenha iniciado com a concessão da recuperação judicial ou com a homologação do plano de recuperação extrajudicial.
Nos crimes contra o meio ambiente, previstos na Lei n.º 9.605/1998, a suspensão condicional da pena pode ser aplicada nos casos de condenação a pena privativa de liberdade não superior a quatro anos.
A tentativa de contravenção penal não é passível de punição legal.
Autoridade, para os efeitos de crimes previstos na Lei de Abuso de Autoridade, é quem exerce cargo, emprego ou função pública permanente, de natureza civil ou militar e apenas de forma remunerada.
Pedro, maior e capaz, compareceu a uma delegacia de polícia para ser ouvido como testemunha em IP. Todavia, quando Pedro apresentou sua carteira de identidade, a autoridade policial a reteve e, sem justo motivo nem ordem judicial, permaneceu com tal documento durante quinze dias.
Nessa situação hipotética, a atitude da autoridade policial constituiu
crime punível com multa.
fato atípico, pois sua conduta não pode ser considerada crime ou contravenção penal.
contravenção penal punível com prisão simples.
crime punível com detenção.
crime punível com reclusão.
Belarmindo, particular, falsamente intitula-se perante terceiros como funcionário público.
Considerando esse caso hipotético, Belarmindo responderá
pelo crime de exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado.
pelo crime de usurpação de função pública.
por contravenção penal.
somente na área cível.
pelo crime de prevaricação.
Com base na doutrina majoritária, na jurisprudência, no CP e na Lei de Contravenções Penais, assinale a alternativa correta.
É formalmente atípica a conduta consistente em ter, mediante fraude, conjunção carnal com pessoa maior de idade e capaz.
Tanto na teoria psicológica da culpabilidade como na teoria psicológico-normativa da culpabilidade, exige-se atual, real e efetiva consciência da ilicitude.
Conforme o STF, a lesão corporal leve praticada com violência doméstica contra a mulher é crime de ação penal pública condicionada à representação da ofendida.
O criminoso que coloca bomba em avião, a fim de que exploda durante o voo e mate seu desafeto – que se encontra na aeronave –, atua mediante dolo direto em face do desafeto e mediante dolo eventual em face das demais pessoas dentro do avião.
Nos termos da Lei das Contravenções Penais, é punível a tentativa de contravenção.
Anfrosina inumou o cadáver do seu filho recém-nascido em um cemitério, com infração das Disposições legais, visando impedir que terceiros tivessem conhecimento da sua vida irregular. Portanto:
obrou no delito de ocultação de cadáver.
obrou na infração penal de vilipêndio a cadáver.
praticou uma contravenção penal referente à Administração Pública.
praticou o crime de violação de sepultura.
não praticou infração penal.
De acordo com a Lei de Contravenções Penais (Decreto-lei nº 3.688/1941), as penas principais aplicáveis às contravenções penais são as de multa e prisão simples, devendo esta última ser cumprida sem rigor penitenciário, em estabelecimento especial ou seção especial de prisão comum, exclusivamente em regime aberto.
Certo
Errado
Com relação às contravenções penais, é correto afirmar que:
não suspendem os direitos políticos enquanto dura a execução da pena prevista.
se o agente comete uma contravenção, enquanto é julgado por outra contravenção, é considerado reincidente.
não admitem tentativa.
não permitem a substituição de pena e nem o livramento condicional.
a ação penal é privada.
Considere que determinado cidadão esteja usando publicamente uniforme de PRF, função pública que ele não exerce. Nessa situação, para que esse cidadão responda por contravenção penal, é necessário que sua conduta cause efetivo prejuízo para o Estado ou para outra pessoa.
De acordo com a normativa do Decreto-Lei n° 3.688/1941, que regula as contravenções penais, é correto afirmar que:
não é punível a tentativa de contravenção penal.
é vedada a aplicação das regras dos Juizados Especiais Criminais às contravenções penais.
às contravenção penais somente se aplica a pena de multa, não sendo admitida a pena de prisão.
a ação penal nas contravenções penais é privada, em regra.
não há aplicação de medida de segurança para as contravenções penais.