

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo o Art. 161 do Código de Processo Penal, o exame de corpo de delito poderá ser feito:
Somente se o local for iluminado.
Somente durante a noite.
Somente durante o dia.
Em qualquer dia e a qualquer hora.
Somente das 6 horas às 18 horas.
Se, no laudo de exame de corpo de delito referente a lesões corporais, nas respostas dadas aos quesitos, o perito afirmou que a vítima experimentou forte dor física e que a referida dor causou crise nervosa, restará caracterizado o crime de lesão corporal grave, nos termos do dispositivo pertinente do Código Penal.
No que se refere ao depoimento testemunhal, NÃO serão inquiridos em local, dia e hora previamente ajustados entre eles e o juiz, os
Deputados às Assembléias Legislativas Estaduais.
Senadores e Deputados Federais.
Ministros e Juízes dos Tribunais de Contas da União.
Ministros de Estado.
Advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil.
Analise as afirmativas abaixo.
1. Menor de 14 (quatorze) anos e alienados mentais podem prestar testemunho em processo penal.
2. Quando a infração deixar vestígios, o exame de corpo de delito direto será obrigatório para a comprovação da materialidade delitiva, não podendo supri-lo a prova testemunhal.
3. Permitem-se, em interrogatório judicial, reperguntas por parte da acusação e da defesa.
Está(ão) correta(s):
1, apenas.
2, apenas.
3, apenas.
1 e 2, apenas.
1 e 3, apenas.
Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá realizar várias diligências com EXCEÇÃO de:
dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado e conservação das coisas, até a chegada dos peritos criminais;
apreender os objetos que tiverem relação com o fato, após liberados pelos peritos criminais;
proceder o reconhecimento de pessoas e coisas e a acareações;
determinar, se for o caso, que se proceda o exame de corpo de delito;
instaurar o inquérito e, após a coleta de provas, arquivar o inquérito policial se encontrar provas da inexistência de crime.
Testemunha é uma pessoa que comparece à presença da autoridade policial para prestar depoimento a respeito de determinado fato. Acerca de testemunha, assinale a opção correta.
Testemunha direta é aquela que teve conhecimento do fato por meio de informações de pessoas que estiveram no local de acontecimento do fato.
A testemunha, inicialmente, deve ser interrogada pelo agente de segurança para instruir o processo de apuração, e, depois, ser ouvida pela autoridade policial.
A testemunha não poderá se eximir de depor, segundo preceitua o art. 206 do Código de Processo Penal.
Embora a prova testemunhal se complete com um depoimento incontestável, é conveniente arrolar, se possível, outras testemunhas para que a autoridade tenha uma reserva disponível no curso do processo.
No que concerne à prova no processo penal, assinale a opção correta.
Deixando o crime vestígios materiais, deve haver sempre exame de corpo de delito, direto ou indireto, isto é, a emissão de um laudo pericial atestando a materialidade do delito. Não sendo possível realizá-lo, a prova testemunhal poderá suprirlhe a falta, no caso de os vestígios terem desaparecido.
O exame de corpo de delito somente poderá ser realizado à luz do dia, ou seja, no horário compreendido entre 6 h e 18 h.
No que tange à prova pericial, é admissível no processo penal a indicação de assistentes técnicos pelas partes, visando a análise da prova produzida pelos peritos oficiais com a conseqüente emissão de pareceres técnicos.
Os laudos periciais deverão ser formulados, de regra, por dois peritos oficiais, admitindo-se, entretanto, que, na inexistência deles, o exame seja feito por um único perito, desde que pessoa idônea, portadora de diploma de curso superior, que poderá ser nomeada pelo juiz ou pela autoridade policial para o desempenho do encargo.
O exame de corpo de delito será realizado apenas em pessoas vivas ou mortas, não sendo os animais objeto dessa espécie de exame.