

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8.080/1990, constitui-se num dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos. Com o SUS garante-se a toda a população o acesso integral, universal e gratuito à saúde. Ao longo de sua existência, o SUS teve inúmeras conquistas, porém, sempre enfrentou enormes desafios para o seu funcionamento dentro de seus princípios. Entre esses imensos desafios, está o subfinanciamento crônico da saúde brasileira. A respeito da participação das entidades privadas e filantrópicas no SUS, marque a alternativa correta.
Prestam atendimento às populações mais vulneráveis.
Garantem disponibilidade de leitos para cuidados prolongados e internações sociais.
Integram complementarmente a rede de serviços de assistência.
Repassam para o SUS os valores que foram gastos com pessoas portadoras de seguros de saúde nos atendimentos nas grandes emergências do SUS.
Orientam a captação de recursos para a universalização da atenção.
De acordo com o art. 20 da Lei n° 8080/90, Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se:
Pelas normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.
Pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.
Pelos princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para seu funcionamento.
Mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.
Pelos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados.
De acordo com a Lei 8080/90, as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo a alguns princípios.
Assinale a alternativa que corresponda a um desses princípios.
Não participação da comunidade
Utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades
Desigualdade da assistência à saúde e centralização político-administrativa
Direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua cultura e meio ambiente
Acesso limitado aos serviços de saúde
No que concerne aos serviços privados de assistência à saúde, assinale a alternativa incorreta.
Os serviços privados de assistência à saúde podem instalar, operacionalizar ou explorar hospital geral, inclusive filantrópico, hospital especializado, policlínica, clínica geral e clínica especializada
Os serviços privados de assistência à saúde podem realizar ações e pesquisas de planejamento familiar
A assistência à saúde é livre à iniciativa privada
É permitida a participação direta, inclusive controle, de capital estrangeiro na assistência à saúde no caso de serviços de saúde mantidos, com finalidade lucrativa, por empresas, para atendimento de seus empregados e dependentes, com ônus subsidiado para a seguridade social
Na prestação de serviços privados de assistência à saúde, devem ser observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para seu funcionamento
Como dito anteriormente, o Sistema Único de Saúde tem como característica a descentralização das ações, distribuindo as responsabilidades com o município e o Estado. Contempla uma assistência integral às necessidades de saúde do indivíduo, família e comunidade. A Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde - SUS (Lei 8080/90) possui dispositivos ara assegurar essa assistência integral, dentre eles estão, exceto:
a saúde é um direito fundamental do ser humano.
é dever do Estado garantir a saúde através da formulação de políticas que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.
é dever do Estado assegurar acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde para sua promoção, proteção e recuperação.
o dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
a iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter prioritário.
O Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil é o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, mantidas pelo poder público. Sobre o SUS, é INCORRETO afirmar:
Permite-se o acesso a todo cidadão, independente de sua contribuição para a previdência ou inserção no mercado de trabalho formal.
Prevê uma estrutura de acesso organizado à assistência à saúde segundo critérios de regionalização e hierarquização da rede de serviços.
É vedada a participação da iniciativa privada ao sistema público, mesmo se houver cobrança direta ao usuário.
Defende a participação popular e comunitária na gestão e controle do sistema.
Realiza ações de atendimento integral, incluindo ações curativas e preventivas.
A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 traz o seguinte conceito: “Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde”. Com especificidades próprias, é possível a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde em alguns casos, dentre eles pessoas jurídicas destinadas a instalar, operacionalizar ou explorar hospitais gerais de determinadas naturezas, que estão expostas posteriormente, não sendo um dos tipos o contido na alternativa:
Hospital filantrópico.
Hospital especializado.
Clínica geral.
Policlínica.
Hospitais universitários privados.
A referida Lei considera a saúde como um direito fundamental do ser humano e de dever exclusivo da iniciativa privada para o seu exercício.
Certo
Errado
Nos termos expressos da Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990), marque a alternativa CORRETA:
Os municípios não poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde.
As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) devem obedecer aos princípios e diretrizes do SUS.
O acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais é uma atribuição exclusiva da União.
Um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) é a não universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
Sobre o funcionamento dos serviços privados na assistência à saúde no SUS, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.
( ) Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o SUS poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.
( ) As entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos terão preferência para participar do SUS.
( ) Não é permitida a participação de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde.
V – V – V – V.
V – F – V – V.
F – V – V – F.
F – F – F – F.
V – V – V – F.
As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde - SUS, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou:
Relatório estatal.
Consórcio inter-regional.
Convênio.
Convenção.
Subvenção.
Acerca dos serviços privados de assistência à saúde, analise as assertivas: I. Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde. Il. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. lIl. É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde, salvo através de doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos
-
Está(ão) CORRETA(S);
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
A Lei no 8.080/90 apresenta as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
São fontes de recursos exclusivas do SUS os recursos do orçamento da seguridade social de acordo com a receita estimada, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional.
Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação de profissionais liberais, legalmente habilitados e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.
É dever do Conselho Nacional de Saúde formular e executar políticas sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.
É competência do poder público da esfera federal apenas a formulação, avaliação e prestar apoio às políticas de alimentação e nutrição.
O SUS considera como assistência terapêutica integral exclusivamente quando ocorre a dispensa de medicamentos definidos no protocolo clínico.
De acordo com a Lei nº 8.080/1990, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo:
1. Poderá recorrer quando as suas disponibilidades do SUS forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área.
2. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.
3. Os critérios e valores para a remuneração de serviços e os parâmetros de cobertura assistencial serão estabelecidos pela direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), aprovados no conselho de entidades privadas.
4. Os serviços contratados submeter-se-ão às normas técnicas e administrativas e aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mantido o equilíbrio econômico e financeiro do contrato.
5. Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é vedado exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde (SUS).
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
7.
8.
10.
12.
15.
Julgue os itens a seguir:
I. As instituições privadas poderão participar de forma complementar ao SUS, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos;
II. É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos;
III. Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei, colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho;
IV. Lei federal, que será reavaliada pelo menos a cada cinco anos, estabelecerá os critérios de rateio dos recursos da União vinculados à saúde destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municípios, objetivando a progressiva redução das disparidades regionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
Existem dois itens falsos.
Apenas o item III é falso.
Apenas um item é verdadeiro.
Apenas o item I é falso.
O item II não é falso.
Segundo a Lei n.º 8.080/1990, a iniciativa privada pode participar do SUS em caráter complementar.
Certo
Errado
Segundo o Ministério da Saúde, quando por insuficiência do setor público, for necessária a contratação de serviços privados, isso deve se dar sob três condições, sendo elas:
I. A celebração de contrato, conforme as normas de direito privado, ou seja, interesse particular prevalecendo sobre o público.
II. A instituição privada deverá estar de acordo com os princípios básicos e normas técnicas do SUS. Prevalecem, assim, os princípios da universalidade, equidade, etc., como se o serviço privado fosse público, uma vez que, quando contratado, atua em nome deste.
III. A integração dos serviços privados deverá se dar na mesma lógica organizativa do SUS, em termos de posição definida na rede regionalizada e hierarquizada dos serviços.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item II.
somente os itens I e II.
Somente os itens II e III.
Todos os itens.
Sobre Lei Orgânica da Saúde 8080, de 19 de setembro de 1990 e suas alterações. Analise as afirmativas abaixo:
I- Os serviços privados de assistência à saúde caracterizam-se pela atuação, por iniciativa própria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurídicas de direito privado na promoção, proteção e recuperação da saúde.
II- A assistência à saúde é livre à iniciativa pública.
III- Na prestação de serviços privados de assistência à saúde, serão observados os princípios éticos e as normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto às condições para seu funcionamento.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas I e II.
Apenas III.
Apenas I e III.
Nenhuma das alternativas.
A iniciativa privada participa do SUS em caráter complementar.
Certo
Errado
As ações e serviços públicos e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde, conforme a Lei nº 8.080/1990, obedecem aos seguintes princípios, EXCETO:
Integralidade da assistência das ações e serviços.
Igualdade da assistência à saúde.
Transcendentalidade da assistência.
Universalidade de acesso aos serviços de saúde.
Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.