

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, é INCORRETO afirmar:
As Conferências de Saúde são convocadas anualmente pelo Presidente da República ou pelo Conselho Nacional de Saúde.
O Conselho de Saúde, por ser colegiado, é composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais e usuários.
O Conselho atua na formação de estratégias, no controle e execução da política de saúde na instância correspondente.
A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde será paritária em relação aos demais segmentos.
A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde será paritária em relação aos demais segmentos.
A Lei nº 8.142/90 dispõe sobre:
A isenção da participação da comunidade na gestão do SUS.
A participação da comunidade na gestão do SUS, com auxílio da saúde suplementar.
A participação da comunidade na gestão do SUS, com foco na saúde suplementar.
A participação da comunidade na gestão do SUS.
Assinale “V” para verdadeiro e “F” para falso o que dispõe a Lei acima:
( ) Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
( ) Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
( ) Sobre a Pandemia do Covid 19.
Marque e alternativa correta.
V, V, V.
F,V, V.
V,F,V.
F, V, F.
Em consonância ao princípio constitucional da participação dos cidadãos nas políticas públicas e, em especial, à diretriz estabelecida no Art. 198, inciso III, da Constituição Federal/1988, o ordenamento jurídico legal que orienta a organização e o funcionamento do SUS prevê espaços obrigatórios de participação e controle social da comunidade nos assuntos da saúde pública.
A esse respeito, assinale a opção que descreve corretamente mecanismos de cidadania ativa previstos no setor da saúde.
A Lei nº 8.142/90 afirma que o Conselho Nacional de Saúde tem representação na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.
A Lei nº 8.080/90 estabelece a participação indígena no Conselho Nacional de Saúde e nos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, quando for o caso.
A RDC 63/2011 garante a abertura de audiências públicas no legislativo, na apresentação do relatório do gestor do SUS.
A RDC 36/2013 institui colegiados com participação comunitária para aprovar ações e serviços de saneamento básico de domicílios e pequenas comunidades.
A Resolução CNS 553/2017 dispõe sobre as comissões intersetoriais e suas competências de supervisionar os parâmetros de cobertura assistencial.
A Lei 8142/90, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). A participação da comunidade no Sistema Único de Saúde - SUS, dar-se-á por meio dos Conselhos de Saúde e Conferências de Saúde. Sobre os Conselhos de Saúde, afirma-se:
Leia as afirmativas:
I. O Conselho de Saúde é um órgão colegiado que reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
II. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
III. O Conselho de Saúde é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
IV. O Conselho de Saúde atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.
Assinale a alternativa CORRETA:
Está correto somente o que se afirma em I, II e III.
Está correto somente o que se afirma em III.
Está correto somente o que se afirma em I.
Está correto somente o que se afirma em II, III e IV.
A Lei da questão anterior é de:
18 de dezembro 1990
20 de dezembro1990
3 de dezembro 1990
28 de dezembro.
A respeito da Lei nº 8142/90, verifica-se que ela:
regulamenta que a prestação de serviços privados de assistência à saúde devem seguir os mesmos princípios éticos e normas expedidas pelo órgão de direção do Sistema Único de Saúde.
assegura que as ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS sejam desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal.
descreve os objetivos do Sistema Único de Saúde.
dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde.
descreve as competências e atribuições da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
A participação social constitui um componente essencial das políticas de descentralização do SUS com vista ao exercício do controle social. Por meio da Lei Federal nº 8.142/1990, a participação da comunidade foi institucionalizada com a criação:
das conferências de saúde e dos Conselhos de saúde.
das ações do Ministério Público.
das promotorias de saúde.
da Defensoria Pública.
De acordo com a Lei nº 8.142 de 28/12/90, o Conselho de Saúde, em caráter _______________ e deliberativo, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, ____________ nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo. As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento ____________, aprovadas pelo respectivo conselho.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as respectivas lacunas acima.
temporário / inclusive / conjunto
temporário / exceto / próprio
permanente / inclusive / conjunto
permanente / inclusive / próprio
permanente / exceto / próprio
A Lei Federal Nº 8.142/90 dispõe sobre
as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos services correspondentes e dá outras providências.
a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.
a vigilância, o controle e a prevenção das doenças crônicas não-transmissíveis: DCNT no contexto do Sistema único de Saúde brasileiro.
o Estatuto do Idoso e dá outras providências.
Assinale a alternativa que contém uma instância colegiada definida na Lei Federal 8142/90.
Conselhos Profissionais.
Conferência de Saúde.
Colegiado de Gestores.
Associação de Usuários.
Reunião de trabalhadores e usuários.
Marque “V” para verdadeiro e “F” para falso, de acordo com o Art. 2º Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados.
( ) Despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta;
( ) Investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional;
( ) Investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde;
( ) Cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
Assinale a alternativa correta.
V,V, V,V.
V, F,V, F.
F, F,V, V.
F, F, F, V.
Considerando as disposições da Lei nº 8.080/1990 e Lei nº 8.142/1990, assinale a alternativa correta.
A incorporação ou exclusão pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos são atribuições da Organização Mundial da Saúde (OMS), assessorada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS contará com a participação de, no mínimo, cinco representantes indicados pelo Conselho Nacional de Saúde.
A incorporação pelo SUS de novos medicamentos será efetuada mediante a instauração de processo administrativo, a ser concluído em prazo não superior a um ano.
O Conselho de Saúde é órgão colegiado, em caráter permanente e consultivo, que atua para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde.
As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.
Conforme a Lei nº 8.142/1990, os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelo(s):
I. Municípios.
II. Estados.
III. Distrito Federal
Quais estão corretas?
Apenas I
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Com base na Lei nº 8142/90, analise a afirmativa abaixo:
"_____________-, em caráter permanente e deliberativo, órgão ___________composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, _____________ nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo."
Após análise, marque a alternativa que completa corretamente as lacunas:
A Conferência de Saúde/ executor/ exceto.
A Conferência de Saúde/ colegiado/ exceto.
O Conselho de Saúde/ colegiado/ inclusive.
O Ministério da Saúde/ executor/inclusive.
Entre as instâncias colegiadas do SUS, previstas pela Lei 8.142/1990, consta
a Conferência de Saúde, que ocorre a cada quatro anos para avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), que é uma autarquia do Ministério da Saúde, com representação no Conselho de Saúde.
a Comissão de Seguridade, que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde nas diversas esferas do governo.
o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que assessora os municípios na formulação dos planos de gestão de seus respectivos sistemas de saúde.
a Caixa de Aposentadorias e Pensões (CAP), que é gerida pelos trabalhadores e facilita o acesso ao SUS a seus associados e aposentados.
A Lei nº 8142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Acerca do tema marque a alternativa CORRETA:
A Conferência de Saúde deve reunir-se a cada 5 anos e deve ter a representação dos vários segmentos sociais.
O Conselho de Saúde é um órgão colegiado composto unicamente por profissionais de saúde e usuários.
A reunião da Conferência de saúde pode ser convocada exclusivamente pelo poder legislativo.
O SUS deve contar, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde; e o Conselho de Saúde.
A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde está prevista na Lei:
5.678, de 26 de agosto de 1993.
8.080, de 19 de dezembro de 1990.
8.142, de 28 de dezembro de 1990.
8.212, de 24 de julho de 1991.
8.213, de 24 de julho de 1991.
Conforme a Lei 8.142/90, são instâncias colegiadas do Sistema Único de Saúde (SUS):
A Fundação Nacional de Saúde e a Secretária de Vigilância à Saúde.
O Conselho de Saúde e a Fundação Nacional de Saúde.
A Fundação Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde.
A Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.
O Ministério da Saúde e a Conferência de Saúde.
A Lei no 8.142/1990 ressalta que as Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo Congresso Nacional.
Certo
Errado