

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) entre outras coisas, assinale a alternativa que corresponde a uma instância colegiada do SUS:
Vigilância Sanitária.
Câmara Municipal.
Conferência de Saúde.
Gabinete do Prefeito.
Assinale a alternativa que apresenta a Lei Orgânica de Saúde que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde.
Lei n. 8080/1990.
Lei n. 9836/1999.
Lei n. 8940/1990.
Lei n. 9090/1999.
Lei n. 8142/1990.
Enquanto a Lei nº 8.080 dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, a Lei Nº 8.142 regulamenta a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.
-
Assinale a alternativa que corresponde ao ano de publicação da Lei nº 8.142:
2001.
1999.
1988.
1990.
2006.
A Lei Federal n° 8.142 de 28 de dezembro de 1990 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS. Orienta que a Conferência de Saúde reunir-seá a cada ________ com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde. Selecione a alternativa que preenche corretamente o campo sublinhado.
Três anos.
Quatro anos.
Dois anos.
Seis anos.
Analise as assertivas acerca da Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, e assinale a alternativa correta quando a sua disposição.
I. A participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
II. As sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
III. Institui a taxa de licenciamento, controle e fiscalização de instalações e materiais nucleares e radioativos e suas instalações (TLC).
IV. As transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas II e IV estão corretas.
Apenas I, III e IV estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas III está correta.
Acerca das disposições sobre o Conselho de Saúde e a Conferência de Saúde, presentes na Lei nº 8.142/1990, marque a alternativa CORRETA:
O Conselho de Saúde é um órgão colegiado composto unicamente por representantes do governo e profissionais de saúde.
As reuniões da Conferência de Saúde podem ser convocadas exclusivamente pelo Poder Executivo.
A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada cinco anos com a representação dos vários segmentos sociais.
As reuniões da Conferência de Saúde objetivam avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
A Lei nº 8.142/90 foi assinada pelo então presidente Fernando Collor de Mello, no dia 28 de dezembro de 1990. Qual das afirmativas abaixo se reporta a essa lei?
Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.
Regulamenta que as operadoras dos planos de saúde devem ressarcir ao Sistema Único de Saúde (SUS), quando seus usuários utilizarem quaisquer serviços em uma das suas unidades de saúde.
Dispõe que a representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e nas Conferências não será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
Regulamenta a periodicidade das conferências de saúde no Brasil, que devem acontecer anualmente.
A Lei nº 8.142/1990 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:
I. Na história da saúde pública do país, o controle social se apresenta como maior instrumento de defesa social do Sistema Único de Saúde (SUS).
II. O exercício do controle social aparece como instrumento para uma gestão democrática e participativa.
III. A participação da comunidade é essencial para que o exercício do controle social seja estabelecido, mesmo que profissionais de saúde e gestores estejam impedidos legalmente de estar nessas esferas de controle, recomenda-se o envolvimento nas discussões.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
De acordo com a Lei nº 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, o Sistema Único de Saúde contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: I. Conselho de Saúde e Conferência de Saúde; Il. Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente; III. Conselho de Assistência Social e Conferência de Assistência Social.
-
Esta(ão) CORRETA(S):
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministério da Saúde.
Certo
Errado
As Conferências de saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio.
Certo
Errado
A Lei no 8.142/1990 estabelece que o processo de planejamento e orçamento no SUS será de natureza ascendente desde a esfera municipal até a federal e deverá observar o equilíbrio financeiro dos entes da Federação. Além disso, define o Plano de Saúde como instrumento básico do planejamento setorial e confere ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) a atribuição de estabelecer as diretrizes gerais para a elaboração dos planos de saúde.
Certo
Errado
Segundo a Lei 8142/90, reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, a(o):
Conferência Eclesial.
Conferência de Saúde.
Conselho de Saúde.
Conselho Tutelar.
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Os Conselhos de Saúde e Conferências de Saúde são instâncias criadas pela lei federal nº 8.142 de 1990, fruto da luta da sociedade civil durante o regime militar, sobre estes espaços de participação assinale a alternativa CORRETA:
Os Conselhos de Saúde são compostos por segmentos do governo, comunidade, prestadores de serviços e profissionais de saúde, sendo a paridade entre estes representantes da seguinte forma: os gestores ocupam 50% das vagas nos conselhos, enquanto profissionais e comunidade dividem 25% das vagas e outros 25% estão com os prestadores de serviços.
Os Conselhos de Saúde são instâncias consultivas não tendo poder de elaborar ou influir nas políticas de saúde.
Os Conselhos de Saúde e conferências representam um grande avanço para a democracia brasileira permitindo que os cidadãos participem das discussões sobre as Políticas de Saúde no Brasil.
Segundo a Lei nº 8.142 de 1990 as conferências de saúde devem ser convocadas a cada 03 anos pelo poder executivo.
A Constituição de 1988 garantiu a participação social por meio das duas instâncias apenas: eleições diretas e plebiscito.
Leia o texto abaixo sobre a Lei n° 8.142/1990.
“Dispõe sobre a _____da ______ na _____do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências”.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
participação / comunidade / gestão
exclusão / comunidade acadêmica / promoção
exclusão / sociedade / promoção
participação / comunidade acadêmica / gestão
exclusão / comunidade / gestão
A Lei n.º 8.142 que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde normatiza alguns requisitos para que os Municípios, os Estados e o Distrito Federal recebam recursos financeiros. Assim, assinale a alternativa que contempla esses requisitos expressos nesta Lei.
Fundo de Saúde, conselho de Saúde com composição paritária, plano de saúde, relatórios de gestão, contrapartida de recurso para a saúde no respectivo orçamento e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.
Fundo de Saúde, conselho de Saúde não sendo obrigatória a sua composição paritária, relatórios de gestão, contrapartida de recurso para a saúde no respectivo orçamento e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de três anos para sua implantação.
Fundo de Saúde, conselho de Saúde com composição paritária, relatórios de gestão, contrapartida de recurso para a saúde no respectivo orçamento e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de quatro anos para sua implantação.
Fundo de Saúde, conselho de Saúde não sendo obrigatória a sua composição paritária, plano de saúde, relatórios de gestão, contrapartida de recurso para a saúde no respectivo orçamento e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.
Fundo de Saúde, conselho de Saúde com composição paritária, relatórios de gestão, contrapartida de recurso para a saúde no respectivo orçamento e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos e seis meses para sua implantação.
Em relação aos recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), descritos na Lei 8.142/1990, é correto afirmar que:
Os recursos referidos nesta lei serão destinados, pelo menos trinta por cento, aos Municípios, afetando-se o restante aos Estados;
Para receber os recursos, de que trata o art. 3° desta lei, os Municípios, deverão contar com o repasse realizado diretamente em contas da União realizado pelo Ministério da Saúde, provindo de custeio próprio;
O não atendimento pelos Municípios, dos requisitos estabelecidos na lei em questão, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, diretamente pela União;
Serão alocados como despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.
O controle social da execução da política de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a Lei nº 8.142/90, acontece através:
Do Poder Legislativo.
Dos Conselhos de Saúde.
Das Conferências de Saúde.
Das Secretarias Municipais de Saúde.
Com base na Lei 8142/90, analise a afirmativa abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
“__________________ reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo ____________ ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.”
A Comissão Intergestores Regional / Ministério da Saúde.
A Comissão Intergestores Tripartite / Governador do Estado.
Leia abaixo parte do Art. 1º da Lei nº 8142/1990, que discorre sobre a participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS).
"O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, _____ e _____, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder _____ constituído em cada esfera do governo".
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas
profissionais de saúde / usuários / ilegalmente
médicos / sanitaristas / verbalmente
profissionais de saúde / usuários / legalmente
profissionais de saúde / sanitaristas / legalmente
médicos / usuários / legalmente