Questões de Concurso sobre Parcelamento

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
136 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O Município X instituiu, por meio de lei específica, um programa de parcelamento do crédito tributário municipal.


De acordo com a legislação tributária vigente, o parcelamento constitui hipótese de


A

pagamento do crédito tributário, sob condição resolutiva.


B

liquidação total do crédito tributário.


C

extinção do crédito tributário.


D

exclusão do crédito tributário.


E

suspensão do crédito tributário.

Não apenas é tangível que o parcelamento suspenda a exigibilidade, permanecendo, porém, as obrigações relativas ao crédito tributário, como as circunstâncias onde houver concessão de moratória e liminar de tutela antecipada ou mandado de segurança, conforme especifica o Código Tributário Nacional.


C

Certo


E

Errado

Quando um novo prazo para pagamento é dado ao contribuinte, dá-se o nome de:


A

relaxamento de tributação;


B

moratória;


C

prorrogação de tributos;


D

taxação sobre taxação;


E

prazo tempestivo.

A Lei Complementar n° 123/2006 estabelece que o pedido de parcelamento no Simples Nacional deferido importa confissão irretratável do débito e configura:


A

confissão extrajudicial.


B

compromisso de compra e venda.


C

dívida ativa da União.


D

irregularidade fiscal.


E

conselho ordinário.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.


O parcelamento do crédito tributário, ou não-tributário, inscrito em dívida ativa, poderá exceder a __________ parcelas mensais, passando até o máximo de __________ parcelas mensais.


A

12 / 18


B

18 / 24


C

24 / 48


D

36 / 60

Uma vez constituído o crédito tributário, é facultado ao contribuinte parcelar a dívida, o que lhe garantirá a extinção do crédito uma vez que iniciados os pagamentos.


C

Certo


E

Errado

Nos termos do Código Tributário Nacional:


I. A capacidade tributária passiva independe da capacidade civil das pessoas naturais

II. O parcelamento extingue a exigibilidade do crédito tributário.

III. O crédito tributário decorre da obrigação principal e tem a mesma natureza desta.

IV. A imposição de penalidade ilide o pagamento integral do crédito tributário.


Considerando as assertivas acima, assinale a alternativa correta.


A

Todas estão incorretas.


B

Apenas III e IV estão corretas.


C

Apenas I, II e III estão corretas.


D

Apenas I e III estão corretas.

Tião da Silva é devedor de determinado tributo, e obtém o seu parcelamento e vem efetuando o pagamento conforme deferido. Apesar disso, sofre processo de execução fiscal para a cobrança do referido tributo. Nos embargos à execução fiscal, Tião poderá alegar:


A

A carência da execução fiscal em face da suspensão da exigibilidade do crédito tributário.


B

A carência da execução fiscal, em face da novação da dívida, que teria perdido a sua natureza tributária pelo seu parcelamento.


C

A improcedência da execução fiscal, por iliquidez do título exequendo, pelo fato de que parte da dívida já foi paga.


D

O reconhecimento do direito apenas parcial à execução fiscal, por parte do Fisco, em face da existência de saldo devedor do parcelamento.

O parcelamento de dívida tributária, que tenha sido objeto de autuação pelo fisco e que já se encontre devidamente inscrita na dívida ativa, tem efeito jurídico de denúncia espontânea, devendo o Estado retirar o pagamento de multa como penalidade.


C

Certo


E

Errado

Sobre o parcelamento do crédito tributário:


A

O parcelamento do crédito tributário, via de regra, exclui a incidência de juros e multas.


B

Não se aplicam ao parcelamento as normas relativas à revogação de concessão de moratória.


C

O pedido de parcelamento fiscal, ainda que indeferido, interrompe o prazo prescricional, pois caracteriza confissão extrajudicial do débito.


D

A moratória equivale ao parcelamento fiscal, eis que ambos suspendem o crédito antes de seu vencimento original possibilitando a divisão do pagamento em parcelas periódicas.


E

O parcelamento decorre de decisão judicial emanada no curso da execução fiscal, motivo por que a concessão independe de previsão em lei específica.

Pela constituição do crédito tributário, a Fazenda Pública torna líquida, certa e exigível uma obrigação já existente. Essa exigibilidade impõe, ao sujeito passivo, o dever de adimplemento, permitindo que, em caso de descumprimento, a Fazenda possa promover os atos executivos para o recebimento do seu crédito. Contudo, algumas situações específicas podem suspender a exigibilidade do crédito tributário. são causas de suspensão, EXCETO:


A

O parcelamento.


B

O depósito do seu montante integral.


C

A consignação em pagamento.


D

A moratória.

Acerca do instituto do parcelamento tributário, à luz do Código Tributário Nacional (CTN), assinale a afirmativa correta.


A

Lei específica pode excluir a incidência de juros em caso de parcelamento do crédito tributário.


B

Ao parcelamento não se aplicam, subsidiariamente, as disposições do Código Tributário Nacional (CTN) relativas à moratória.


C

A inexistência de lei específica local dispondo sobre as condições de parcelamento dos créditos tributários do devedor em recuperação judicial importa aplicação da lei geral federal de parcelamento.


D

O parcelamento é modalidade de exclusão do crédito tributário.


E

O parcelamento é modalidade de extinção do crédito tributário.

A sociedade empresária XYZ. Ltda., em recuperação judicial, pretende requerer sua adesão a parcelamento de dívidas tributárias estaduais perante o Estado Alfa, o qual dispõe de lei específica estadual dispondo sobre as condições de parcelamento dos créditos tributários do devedor em recuperação judicial.


Diante desse cenário, à luz do Código Tributário Nacional (CTN), assinale a afirmativa correta.


A

A adesão a tal parcelamento tributário implica confissão de dívida, tendo a eficácia de operar a novação da dívida e de interromper o curso da prescrição, constituindo modalidade de exclusão do crédito tributário.


B

Não é possível que a lei específica estadual exclua a incidência de juros no parcelamento dos créditos tributários do devedor em recuperação judicial.


C

A lei específica estadual dispondo sobre as condições de parcelamento dos créditos tributários do devedor em recuperação judicial pode estabelecer prazos de parcelamento inferiores aos concedidos pela lei federal específica sobre o mesmo tema.


D

Não se aplicam ao parcelamento, subsidiariamente, as disposições do CTN relativas à moratória.


E

Dado o caráter espontâneo e voluntário da adesão ao parcelamento, o pagamento de parcelas referentes a dívidas tributárias estaduais que já estavam prescritas antes da adesão não permite a repetição do indébito tributário por parte do sujeito passivo.

De acordo com matéria sumulada pelo Superior Tribunal de Justiça, é correto afirmar que


A

o pedido de parcelamento fiscal, ainda que indeferido, interrompe o prazo prescricional, pois caracteriza confissão extrajudicial do débito.


B

incide ICMS sobre o serviço de transporte interestadual de mercadorias destinadas ao exterior.


C

o benefício fiscal que trata do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (REINTEGRA) não alcança as operações de venda de mercadorias de origem nacional para a Zona Franca de Manaus, para consumo, industrialização ou reexportação para o estrangeiro.


D

na hipótese de sucessão empresarial, a responsabilidade da sucessora abrange apenas os tributos devidos pela sucedida, mas não as multas moratórias ou punitivas referentes a fatos geradores ocorridos até a data da sucessão.


E

a responsabilidade solidária do ex-proprietário, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, abrange o IPVA incidente sobre o veículo automotor, no que se refere ao período posterior à sua alienação.

Quando em uma Dívida Ativa for autorizada o parcelamento do débito, o não recolhimento de “X” parcelas consecutivas tornará sem efeito o parcelamento concedido, vencendo o débito em uma única parcela, acrescido das comunicações legais e encaminhado à Procuradoria Municipal para continuação da execução fiscal.


Qual é o limite de parcelas atrasadas consecutivas para não haver o cancelamento do parcelamento?


A

3


B

4


C

5


D

6


E

10

A sociedade empresária XYZ Ltda. possuía débitos de taxas estaduais e resolveu aderir a um programa de parcelamento de débitos tributários inscritos em dívida ativa previsto em lei específica do Estado Alfa.


Diante desse cenário e à luz do Código Tributário Nacional, é correto afirmar que:


A

o momento da concessão de tal parcelamento é causa de extinção do crédito tributário;


B

XYZ Ltda. fará jus a uma certidão positiva com efeitos de negativa durante a pendência de tal parcelamento;


C

a dívida ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez, mas sem efeito de prova pré-constituída;


D

não podem ser aplicadas subsidiariamente ao parcelamento as disposições relativas à moratória previstas no Código Tributário Nacional;


E

durante tal parcelamento, fica suspenso o cumprimento das obrigações acessórias dependentes da obrigação principal cujo crédito está sendo parcelado.

Determinada empresa, em débito com a Fazenda Municipal Z, em virtude do não recolhimento do Imposto sobre Serviços — ISS relativo aos dois últimos anos, promove o parcelamento do valor devido, com base nas regras previstas na lei local aplicável à espécie.


De acordo com as regras previstas no Código Tributário Nacional, o referido parcelamento é hipótese de:


A

extinção do crédito tributário


B

exclusão do crédito tributário


C

anulação do crédito tributário


D

suspensão do crédito tributário

Em relação ao compartilhamento de informações fiscais entre as autoridades administrativas no interesse da administração pública, nos termos do Código Tributário Nacional, não é vedada a divulgação de informações relativas


A

à situação econômica ou financeira do sujeito passivo.


B

a parcelamento ou moratória.


C

à situação econômica ou financeira de terceiros.


D

à natureza de negócios ou atividades do sujeito passivo.


E

à natureza de negócios ou atividades de terceiros.

De acordo com o Código Tributário Nacional, a alternativa correta acerca das causas que suspendem a exigibilidade do crédito tributário, é:


A

transação.


B

compensação.


C

anistia.


D

isenção.


E

parcelamento.

   
Gerar simulado