Questões de Concurso sobre Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.538 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em uma escola municipal de Ensino Fundamental, uma professora de Educação Física elaborava um plano de aula para uma turma dos anos finais com o objetivo de alinhar sua proposta ao que dispõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


Durante o planejamento, surgiram dúvidas na equipe pedagógica sobre a diferença entre aquilo que a BNCC estabelece como competências gerais da Educação Básica e aquilo que organiza como habilidades específicas do componente curricular Educação Física.


Diante desse impasse, a coordenação solicitou que fossem analisadas as assertivas abaixo, a fim de identificar a alternativa correta quanto à relação entre competências e habilidades no contexto do planejamento pedagógico da área.


Considerando a solicitação formulada pela coordenação no contexto do planejamento descrito, analise as assertivas abaixo e, em seguida, indique a alternativa CORRETA.


I. As competências gerais da BNCC expressam referenciais amplos de formação da Educação Básica, razão pela qual orientam o trabalho pedagógico de todos os componentes curriculares, inclusive a Educação Física, sem se confundirem com habilidades específicas da área.

II. As habilidades da Educação Física na BNCC correspondem a desdobramentos mais delimitados do trabalho pedagógico, vinculando objetos de conhecimento, práticas corporais e aprendizagens esperadas em determinado contexto de ensino.

III. No planejamento da Educação Física, a articulação com as competências gerais da BNCC dispensa a necessidade de considerar habilidades específicas do componente, já que ambas operam no mesmo nível de definição curricular e possuem função equivalente.

IV. O alinhamento de um plano de aula da Educação Física à BNCC exige reconhecer que as competências gerais atravessam a formação escolar de modo amplo, enquanto as habilidades específicas da área orientam recortes mais precisos do ensino no interior do componente.


A

Apenas as assertivas I e III estão corretas.


B

Apenas as assertivas II e IV estão corretas.


C

Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.


D

Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.


E

Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

A Abordagem Desenvolvimentista na Educação Física, fundamentada nas contribuições da área de Aprendizagem Motora, estrutura o ensino com base na progressão pedagógica das habilidades. Para construir uma base motora sólida, a seleção e a organização dos conteúdos devem seguir uma lógica sequencial.


Considerando essa perspectiva, a principal estratégia didática para o planejamento de uma unidade sobre habilidades manipulativas (arremessar, quicar, receber) no Ensino Fundamental deve ser:


A

diagnosticar o nível inicial e estruturar ciclos de prática massiva e repetitiva de cada habilidade isolada, visando a automatização do gesto técnico ideal antes de introduzir qualquer variabilidade.


B

introduzir os alunos imediatamente em jogos pré-desportivos simplificados (ex.: queimada), usando o jogo como contexto para, posteriormente, identificar e corrigir os problemas motores apresentados durante a ação.


C

desenvolver uma sequência de tarefas práticas que progredia de condições estáveis e simples para situações mais variáveis e complexas, integrando, ao final, essas habilidades em jogos adaptados.


D

priorizar o ensino de “dicas de aprendizagem” verbais e visuais, estruturando as aulas em torno da explicação e demonstração dos pontos-chave, para que os alunos compreendam e reproduzam os princípios mecânicos.


E

organizar as aulas em circuitos ou estações com diferentes desafios motores, promovendo a experimentação autônoma e a socialização durante a prática em grupo.

Um professor de Educação Física do ensino fundamental planeja um ciclo de aulas considerando objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação coerentes entre si, com base na literatura pedagógica do componente curricular. Assinale a alternativa CORRETA quanto à articulação entre esses elementos no planejamento pedagógico.


A

Os recursos pedagógicos orientam a escolha dos conteúdos e dos métodos, que serão validados pela participação espontânea dos estudantes.


B

Os métodos de ensino orientam a definição dos objetivos e da avaliação, que serão organizados segundo a sequência das atividades recreativas.


C

Os instrumentos avaliativos orientam a seleção dos conteúdos e dos objetivos, que serão ajustados conforme as condições físicas dos estudantes.


D

Os conteúdos orientam a definição dos objetivos e da avaliação, que serão confirmados pela escolha dos recursos materiais disponíveis.


E

Os objetivos orientam a seleção dos conteúdos e do método, que serão desenvolvidos ao longo das aulas e verificados por meio do processo avaliativo.

A avaliação na Educação Física escolar é prática pedagógica que envolve diferentes funções e instrumentos. Considerando as concepções contemporâneas sobre avaliação, assinale a alternativa CORRETA quanto à avaliação formativa do componente curricular.


A

Aplica uma prova teórica única ao final do ano, dispensando observação contínua das aulas práticas.


B

Registra a frequência e a participação dos estudantes, sem analisar o processo de aprendizagem.


C

Classifica os estudantes por ranking de aptidão física e exclui os de menor desempenho técnico.


D

Acompanha o processo de aprendizagem do estudante e orienta a ação pedagógica durante o percurso.


E

Verifica o desempenho físico dos estudantes em testes padronizados aplicados no encerramento dos bimestres.

A classificação dos esportes em individuais e coletivos é elemento importante no planejamento das aulas de Educação Física escolar. Considerando essa classificação e suas características pedagógicas, assinale a alternativa CORRETA quanto aos esportes coletivos de invasão.


A

Disputam-se em plataformas com avaliação de juízes, sem oposição de outro atleta no mesmo espaço físico.


B

Disputam-se em pistas paralelas individuais, vencendo o competidor que percorrer o trajeto em maior tempo.


C

Disputam-se em campo comum, com objetivo de invadir o setor adversário e marcar pontos sobre a equipe rival.


D

Disputam-se em quadras divididas por rede, sem contato corporal entre os jogadores das equipes adversárias.


E

Disputam-se em apresentação sequencial, com cada atleta executando movimentos isolados sem oponentes diretos no espaço.

Considerado a perspectiva do planejamento e organização de eventos, leia atentamente as afirmativas abaixo, e analise se são verdadeiras ou falsas, e posteriormente marque a alternativa correta.


I. O planejamento é o processo sistemático e antecipado de definir objetivos, organizar ações, prever recursos e estabelecer estratégias, com o propósito de garantir que um evento aconteça de forma eficiente, segura e coerente com suas finalidades.

II. Evento é uma atividade planejada, com início, meio e fim definidos, organizada para atingir objetivos específicos, envolvendo um público determinado. No ambiente escolar podem ser: jogos internos, gincanas, festa junina, mostras culturais etc.

III. Os eventos dentro do ambiente escolar podem ter como finalidades: promover a participação dos alunos, desenvolver valores (respeito, cooperação, ética), integrar a comunidade escolar, trabalhar conteúdos da cultura corporal, fortalecer o sentimento de pertencimento etc.

IV. Alguns aspectos muito importantes a se considerar na organização de um evento são: porque realizar o evento, o que se quer desenvolver nos alunos, a que conteúdos curriculares estará relacionado, a qual público será dirigido, qual o local disponível para a realização e que data, dentro do calendário escolar, poderá ser realizado.


Marque a alternativa correta:


A

F – F – F – F.


B

V – F – F – V.


C

F – V – V – V.


D

V – V – V – V.

No processo de organização do trabalho pedagógico, a elaboração de instrumentos de avaliação da aprendizagem exige um compromisso ético e metodológico com a clareza e com a coerência curricular, garantindo que o ato de avaliar seja um aliado do diagnóstico e do avanço do estudante, e não um mecanismo de exclusão. Considerando os princípios que norteiam a construção de instrumentos avaliativos fidedignos e coerentes com o processo de ensino-aprendizagem, a ação docente que representa esse compromisso é:


A

Elaborar questões com elevado nível de complexidade com o objetivo de classificar e selecionar os melhores estudantes.


B

Formular itens que exijam a decodificação de enigmas ou adivinhações para testar a capacidade dedutiva do candidato.


C

Substituir os instrumentos escritos por exames orais extensos para priorizar a memorização em detrimento da contextualização.


D

Construir enunciados claros, diretos е perfeitamente compatíveis com a abordagem pedagógica e com o conteúdo que foram ensinados.


E

Elaborar enunciados confusos e pouco claros, dificultando a compreensão do estudante.

Considere a situação a seguir.


No primeiro dia de aula, o professor apresenta para a turma um circuito com quatro estações. Na primeira estação, os alunos terão que pegar uma bola de meia e acertar a bola em um alvo ora com a mão direita, ora com a mão esquerda; na segunda, terão que se deslocar por entre bambolês ou arcos com movimentos alternados de pernas; na terceira, terão que entrar e sair de dentro de uma grande caixa de papelão sem tocar com as costas na parte superior dela. Na quarta e última estação, terão que fixar no corpo, papéis, que se encontram misturados em uma urna, com os nomes estabelecendo a correspondência com as partes do corpo.


Essa dinâmica inicial de trabalho como um processo avaliativo diagnóstico refere-se à abordagem


A

crítico-social dos conteúdos


B

construtivista


C

psicomotora


D

desenvolvimentista


E

cooperativista

A Serrinha, em Vaz Lobo, é uma comunidade da Zona Norte do Rio de Janeiro, próxima a Madureira. O jongo da Serrinha é uma dança tradicional de origem africana, dos pretos escravizados, que até hoje se faz presente nas festas e eventos específicos dessa comunidade, onde ocorrem as rodas de jongo. Numa escola situada nessa comunidade, quando o professor de Educação Física tematizar essa dança como conteúdo de ensino, estará considerando o local da escola e o enraizamento da comunidade à qual seus alunos pertencem, ministrando o ensino e possibilitando a reflexão sobre a dança do jongo.


Nessa proposta pedagógica que trabalha a partir da realidade dos alunos, o professor evidencia que trabalha considerando


A

a cultura, a força e a presença das tradições de uma comunidade e sua influência na vida dos alunos.


B

a necessidade de se manter uma boa relação com as pessoas da comunidade e, consequentemente, com os alunos.


C

a necessidade de as aulas de Educação Física se alinharem ao perfil profissional dos moradores da comunidade, valorizando o modo de vida.


D

as práticas recreativas de uma comunidade como oferta de ensino, para os alunos reproduzirem.


E

as condições sociais e econômicas como determinantes das condições subjetivas de cada aluno.

Ao organizar turmas de iniciação ao atletismo com estudantes de 8 a 14 anos, o Técnico Desportivo percebe grande heterogeneidade: alguns alunos apresentam aumento acelerado de estatura e massa corporal, enquanto outros mantêm características corporais infantis. Para evitar comparações inadequadas e planejamentos incompatíveis com a fase biológica, ele precisa diferenciar crescimento e desenvolvimento. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA.


A

Crescimento e desenvolvimento são sinônimos, uma vez que ambos focam singularmente nas alterações biológicas mensuráveis tais como massa e estatura.


B

O crescimento refere-se predominantemente a mudanças quantitativas como o aumento de tamanho corporal, enquanto o desenvolvimento envolve mudanças qualitativas e funcionais como a coordenação e a maturação.


C

O desenvolvimento ocorre apenas na infância, cessando completamente ao final do ensino fundamental, ao passo que o crescimento pode continuar até a velhice.


D

A maturação biológica não interfere no desempenho motor, pois habilidades dependem exclusivamente de prática e instrução.

O coordenador pedagógico de uma escola municipal de Vitória da Conquista solicita ao professor de educação física que apresente o planejamento anual do 8º ano articulado às competências gerais da BNCC. O professor percebe que seu planejamento contempla apenas a dimensão procedimental (o “fazer”) dos conteúdos. Para adequar o planejamento às exigências da BNCC, o professor deve incorporar, além da dimensão procedimental,


A

as dimensões conceitual e atitudinal, substituindo as atividades práticas por avaliações escritas que contemplem os aspectos históricos e culturais das práticas corporais, de modo a aprofundar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes.


B

as dimensões conceitual, atitudinal e as demais dimensões do conhecimento previstas pela BNCC, articulando o fazer corporal à reflexão crítica, à fruição, ao protagonismo comunitário e à formação integral do estudante.


C

as dimensões conceitual e atitudinal, organizando o planejamento de forma que as aulas teóricas e práticas sejam trabalhadas em unidades separadas e independentes, sem necessidade de articulação entre elas.


D

as dimensões conceitual e atitudinal, concentrando o planejamento na análise técnica e tática dos esportes de rendimento, de modo a ampliar progressivamente o repertório motor e cognitivo dos estudantes.


E

as dimensões conceitual e atitudinal, priorizando o desenvolvimento da autonomia individual dos estudantes nas práticas corporais, deixando para segundo plano as dimensões coletivas e comunitárias previstas na BNCC.

A abordagem Crítico-Superadora discute e sistematiza uma proposta de avaliação para o processo de ensinoaprendizagem da Educação Física. Para os autores dessa abordagem, a avaliação não é um fim em si mesma, mas um momento de reflexão sobre o projeto pedagógico e a realidade social. Na abordagem Crítico-Superadora, a avaliação assume um caráter de "constatação” e “salto" qualitativo.


Isso significa que o ato de avaliar deve:


A

Limitar-se a constatar o erro do aluno para justificar a reprovação ao final do ciclo.


B

Identificar o nível de conhecimento do aluno sobre a cultura corporal, confrontando-o com a realidade social para que ele possa ultrapassar o conhecimento do senso comum.


C

Priorizar a avaliação qualitativa em detrimento da quantitativa, eliminando qualquer forma de registro ou atribuição de conceitos.


D

Focar na memorização de regras e táticas esportivas, sendo a prova escrita o único instrumento legítimo de avaliação.


E

Comparar o desempenho dos alunos entre si, estimulando a competitividade como forma de progresso pedagógico.

Na aprendizagem baseada em problemas, a organização do processo de ensino se dá em torno de:


A

Disciplinas isoladas.


B

Exercícios repetitivos.


C

Temas centrados em problemas reais.


D

Memorização de conteúdo.

A execução de um programa de atividades físicas exige a observação constante da resposta dos alunos aos estímulos propostos pelo monitor. Diante da organização das aulas, assinale a alternativa correta.


A

A execução das atividades esportivas dispensa o uso de cronogramas, permitindo que o monitor durma durante todo o horário da atividade coletiva.


B

O planejamento para idosos deve focar em competições de luta livre de contato total para fortalecer a resistência óssea.


C

Programas de exercícios para gestantes devem priorizar movimentos de impacto saltitante e cargas máximas de peso sobre o abdômen.


D

A elaboração de metas de longo prazo é proibida em programas socioeducativos, pois o monitor deve focar apenas no cansaço imediato dos jovens.


E

A individualidade biológica é o princípio que determina que cada pessoa reage de forma diferente ao mesmo estímulo de treinamento físico.

A avaliação em Educação Física Escolar tem sido objeto de intensos debates teóricos, especialmente a partir das críticas às práticas centradas exclusivamente na mensuração do desempenho físico e na classificação dos estudantes por critérios biométricos. Perspectivas contemporâneas defendem uma avaliação processual, formativa e diagnóstica, coerente com a concepção de cultura corporal de movimento e com os princípios da BNCC (BRASIL, 2018). Considerando esse referencial, assinale a alternativa CORRETA:


A

A avaliação deve priorizar testes padronizados de aptidão física, pois estes asseguram objetividade e neutralidade pedagógica.


B

A avaliação em Educação Física deve restringir-se à observação do desempenho motor, evitando dimensões subjetivas que dificultam a mensuração.


C

A avaliação diagnóstica ocorre exclusivamente ao final do processo de ensino, com a finalidade de classificar os estudantes.


D

A utilização de autoavaliação compromete a confiabilidade dos resultados, devendo ser evitada no contexto escolar.


E

A avaliação formativa implica acompanhamento contínuo da aprendizagem, considerando dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais das práticas corporais.

Em muitas escolas, alguns professores, inclusive os de Educação Física, afirmam que desejam avaliar conteúdos específicos, mas elaboram questões que incluem informações acessórias ou formuladas de modo confuso. Essa prática pode gerar dificuldades para que os estudantes compreendam o que realmente está sendo pedido. Considerando que a avaliação deve refletir aquilo que foi ensinado e aprendido, qual alternativa representa um problema ético envolvendo instrumentos de coleta de dados?


A

Solicitar ao aluno apenas conteúdos que ele já domina.


B

Formular questões longas, porém diretamente relacionadas ao conteúdo ensinado.


C

Adaptar a complexidade da questão ao nível em que o aluno se encontra.


D

Inserir elementos estranhos ao conteúdo, dificultando a compreensão e distorcendo o resultado da aprendizagem.


E

Permitir que os alunos revisem o conteúdo antes da prova.

Ao elaborar o planejamento anual para as turmas do Ensino Fundamental, um professor da rede pública organizou as aulas de modo que todos os estudantes tivessem contato com as diferentes manifestações da cultura corporal previstas na BNCC. Para isso, distribuiu os conteúdos ao longo dos bimestres, contemplando atividades relacionadas às _____, aos _____, às _____, às _____, às _____ e às _____, buscando assegurar progressão das aprendizagens e diversidade de experiências corporais.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE e sequencialmente as lacunas.


A

brincadeiras e jogos; esportes; ginásticas; danças; lutas; práticas corporais de aventura


B

brincadeiras e jogos; esportes; ginásticas; atividades rítmicas; lutas; treinamento físico


C

esportes; ginásticas; jogos cooperativos; danças; artes marciais; atividades de lazer


D

brincadeiras e jogos; esportes; atividades recreativas; danças; ginástica laboral; práticas aquáticas

Após concluir uma unidade de ensino sobre esportes de invasão, um professor da rede municipal reuniu registros produzidos ao longo das aulas, incluindo observações sobre participação, evolução das habilidades motoras, cooperação entre os estudantes, resolução de problemas durante os jogos e cumprimento das regras estabelecidas coletivamente. Ao analisar esses registros, verificou que alguns estudantes apresentavam elevado desempenho técnico, mas dificuldades para atuar em equipe, enquanto outros demonstraram avanços significativos durante o processo, apesar de ainda não dominarem todos os fundamentos da modalidade. Durante a reunião pedagógica, parte da equipe docente sugeriu que a nota fosse atribuída exclusivamente com base em uma partida final. O professor, entretanto, defendeu que a avaliação deveria refletir todo o percurso de aprendizagem desenvolvido pelos estudantes.

Com base na situação apresentada e nos princípios da avaliação em Educação Física, analise as afirmativas, atribuindo V para as verdadeiras e F para as falsas.

( )A avaliação pode considerar diferentes instrumentos e evidências produzidas durante o processo de aprendizagem.

( )A evolução apresentada pelo estudante ao longo das aulas constitui elemento relevante para a avaliação pedagógica.

( )O desempenho obtido em uma atividade final deve prevalecer sobre os demais registros realizados pelo professor.

( )A avaliação da Educação Física pode contemplar aspectos motores, cognitivos e atitudinais relacionados aos objetivos de aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.


A

F, F, V, V.


B

V, F, F, V.


C

V, V, F, V.


D

F, V, V, F.

Darido (“A avaliação da Educação Física na escola”, 2012) diferencia os procedimentos de avaliação em Educação Física praticados na perspectiva tradicional/esportivista de ensino e os procedimentos adotados após a década de 1980.


A autora menciona que um dos equívocos da avaliação em Educação Física praticados na perspectiva tradicional/ esportivista foi


A

considerar que avaliar é um processo contínuo.


B

abandonar a utilização de testes motores específicos.


C

dar nota aos aspectos cognitivos e afetivos dos estudantes.


D

entender que a avaliação se realiza somente no final de um prazo.


E

considerar as diferenças de habilidade inicial dos alunos ao dar a nota.

No planejamento das práticas pedagógicas na Educação Infantil, o professor deve conhecer diferentes classificações dos jogos, pois elas contribuem para a valorização da cultura infantil, da diversidade cultural e da seleção de experiências de aprendizagem adequadas ao contexto das crianças. Nesse sentido, assinale a alternativa que define corretamente os jogos autóctones.


A

Jogos próprios ou característicos de determinada região ou comunidade, originários da cultura local e transmitidos entre gerações.


B

Jogos amplamente difundidos pelos meios de comunicação e praticados por grande parte da população, independentemente de sua origem cultural.


C

Jogos realizados em ambientes virtuais, por meio de computadores, consoles ou dispositivos móveis, caracterizados pela interação digital entre os participantes.


D

Jogos padronizados por federações ou confederações esportivas, com regras universais e regulamentação oficial para competições.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado