

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sabendo que as lâmpadas apresentam as potências de 60 W e 240 W se forem ligadas diretamente na rede elétrica na tensão de 120 V, assinale a alternativa que indica a tensão medida pelo voltímetro no circuito elétrico se as lâmpadas forem ligadas conforme o esquema elétrico da figura a seguir. Considere todas as tensões RMS e o valor da corrente (deve ser arredondado com 2 casas decimais).

65,3 V.
66,5 V.
66,8 V.
67,0 V.
67,2 V.
A figura mostra um circuito conhecido por divisor de tensão.

Para R1 = 1 kΩ, R2 = 3 kΩ e uma tensão de entrada de 12 V, o valor da tensão VOUT em R2 e a corrente que flui em R1 e R2 serão iguais, respectivamente, a
6 V e 3 mA.
9 V e 6 mA.
9 V e 3 mA.
18 V e 6 mA.
18 V e 3 mA.
Se a resistência do resistor R for 70 Ω, o valor da corrente entre os terminais A e B do circuito será 0,10 A.
Certo
Errado
Sejam dois resistores, 120 Ohms e 60 Ohms, e uma fonte de tensão de 12 V. Neste sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os resistores ligados em série na fonte produzirão uma corrente maior do que ligados em paralelo na fonte.
II. Os resistores tanto ligados em série quanto em paralelo, terão uma resistência equivalente de 90 Ohms.
III. Os resistores ligados em paralelo na fonte produzirão uma corrente maior do que ligados em série na fonte.
IV. Os resistores ligados em paralelo terão o valor da resistência equivalente igual a 1/3 do resistor de maior valor.
Todas estão corretas.
Todas estão incorretas.
Apenas I e IV estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas III e IV estão corretas.
Considere as Leis de Kirchhoff e o circuito representado na Figura 2.

Figura 2 Fonte: arquivo da banca
A partir desse circuito, a equação que se desenvolve CORRETAMENTE é
-E1+V1-V3=0
I1+I2-I3=0
-V3-E2-V2=0
-E1+V1+V2-E2=0
E2-E1+V1+V2=0
Para o circuito apresentado na imagem a seguir, determine a potência no resistor de 1Ω.

70 mW.
80 mW.
90 mW.
100 mW.
110 mW.
Um circuito RL em série, operando na frequência de 160 Hz, tem como parâmetros uma resistência R = 4 Ω e um indutor L = 3,0 mH, conforme ilustração a seguir:

Considere → pi = π = 3,1416
É correto afirmar que os valores aproximados para reatância indutiva (XL) e a impedância total (Z) são respectivamente:
XL = 4 Ω - Z = 5 Ω.
XL = 5 Ω - Z = 5 Ω.
XL = 3 Ω - Z = 5 Ω.
XL = 3 Ω - Z = 4 Ω.
XL = 4 Ω - Z = 4 Ω.
Considere o circuito elétrico mostrado na figura a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta os valores das correntes i1, i2 e i3, respectivamente.
i1 = 1 A; i2 = 0,625 A; i3 = 0,125 A
i1 = 1 A; i2 = 0,125 A; i3 = 0,625 A
i1 = 0,125 A; i2 = 0,625 A; i3 = 1 A
i1 = 1 A; i2 = 0,625 A; i3 = 0,625 A
i1 = 0,125 A; i2 = 0,125 A; i3 = 0,625 A
A lei de Kirchhoff das correntes elétricas estabelece que a soma das correntes que entram em um nó de um circuito elétrico é igual à soma das correntes que saem do nó.
Certo
Errado
Para o circuito a seguir, determine a corrente no resistor de 3Ω.

1,02 A.
1,00 A.
1,22 A.
0,92 A.
0,90 A.
De acordo com o circuito da Figura 1, assinale a alternativa correta.

Figura 1
A resistência equivalente do circuito é de 10 Ohms.
A resistência equivalente do circuito é de 30 Ohm.
A corrente total fornecida pela fonte é de 0,5 A.
A corrente total fornecida pela fonte é de 1,0 A.
A corrente total fornecida pela fonte é de 2,0 A.
Sabendo que as lâmpadas apresentam as potências de 100W e 50W se forem ligadas diretamente em uma rede elétrica na tensão de 100V, determine a potência elétrica na lâmpada de 100W se as lâmpadas forem ligadas em série conforme o circuito baixo. Considere o valor sem casas decimais.

100W.
50W.
42W.
22W.
16W.
Sabendo que as lâmpadas apresentam as potências de 100W e 50W se forem ligadas diretamente em uma rede elétrica na tensão de 100V, determine a corrente fornecida pela fonte. Considere o valor truncado com uma casa decimal.

1,1A.
1,2A.
1,3A.
1,4A.
1,5A.
No processo de soldagem MIG/MAG (Metal Inert Gas/Metal Active Gas), a técnica de transferência de metal por curto-circuito ocorre:
Com correntes de soldagem altas, o que faz diminuir o diâmetro médio das gotas de metal líquido. Esse tipo de transferência produz uma alta taxa de deposição.
Quando o metal do eletrodo se transfere para a peça em gotas com diâmetro maior do que o diâmetro do eletrodo. Essas gotas se transferem sem direção, causando o aparecimento de uma quantidade elevada de respingos.
Com baixos valores de tensão e corrente. Esse tipo de transferência acontece quando a gota de metal que se forma na ponta do eletrodo vai aumentando de diâmetro até tocar a poça de fusão.
Quando uma série de pontos de solda consecutivos é realizada de modo a produzir uma solda contínua, por sobreposição parcial dos diversos pontos. Normalmente, um ou ambos os eletrodos são discos ou rodas, que giram enquanto as peças a serem unidas passam entre eles.
Quando as peças são energizadas antes de entrarem em contato e suas faces são aproximadas até que o contato ocorra em pontos discretos da superfície da junta, gerando centelhamento.
Os fios e cabos elétricos são disponibilizados no mercado com bitolas que variam entre 1,5 mm² e 500 mm². Um cabo com bitola de 6 mm² é construído para uma corrente máxima de:
12 Ampéres.
18 Ampéres.
24 Ampéres.
36 Ampéres
O circuito da Figura 4 representa uma carga industrial Z1, com comportamento indutivo caracterizado pela potência total consumida pela máquina, de valor: S = 4,4kVA /

Figura 4
10A /
20A /
20A /
10A /
A reatância medida impede circulação de corrente. I1 = zero
Considere o circuito abaixo:

A potência entregue pela fonte 𝑣𝑔 = 10𝑐𝑜𝑠(𝑡) será igual a:
3,0 W
4,0 W
1,5 W
2,5 W
2,0 W
Determine a soma das correntes do amperímetro A1 e amperímetro A2.

500 mA.
400 mA.
300 mA.
200 mA.
100 mA.
Considerando a Lei de Kirchhoff das Tensões, assinale a alternativa que traz o cálculo correto da tensão Vb. (Dados : R1= 5 Ω , R2 = 2 Ω, Va = 8 V e I = 3 A).

-13 V
-8 V
4 V
5 V
A figura 1 mostra um circuito elétrico com uma fonte de tensão contínua de 100 V e uma fonte de corrente contínua de 5 A.
Qual a tensão entre os terminais a e b?
0 V
50 V
100 V
120 V
150 V