

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Caso um analista selecione uma amostra aleatória simples de apólices desse tipo de seguro cuja distribuição de probabilidade seja descrita pela variável aleatória X, então, se a média amostral dos prêmios for igual a R$ 3.125, α^ = 5 representa uma estimativa de momentos para o índice de Pareto.
Certo
Errado
O estimador pontual da média populacional independe do tamanho da amostra.
Certo
Errado
A média amostral é superior a 1,290 g/L.
Certo
Errado
Um pesquisador está realizando um estudo sobre o tempo médio de espera dos clientes em uma fila de supermercado. Ele coletou dados de 100 clientes e calculou, a partir da amostra, o tempo total de espera, que foi de 75 minutos. O pesquisador está interessado em estimar o tempo médio de espera dos clientes que frequentam o supermercado.
O conceito relacionado à média amostral encontrada de 45 segundos é:
censo;
estimador;
estimativa;
parâmetro;
população.
Uma fábrica de cerveja artesanal possui uma máquina para envasamento regulada para encher garrafas de 800 mL. Esse mesmo valor é utilizado como média µ, com desvio padrão fixo no valor de 40 mL. Com o objetivo de manter um padrão elevado de qualidade, periodicamente, é retirada da produção uma amostra de 25 garrafas para se verificar se o volume envazado está controlado, ou seja, com média µ = 800 mL. Para os testes, fixa-se o nível de significância α = 1%, o que dá valores críticos de z de -2,58 e 2,58.
Com base nessas informações, julgue os seguintes itens.
I É correto indicar como hipótese alternativa H1: µ = 800 mL, pois a máquina poderá estar desregulada para mais ou para menos.
II Caso uma amostra apresente média de 778 mL, os técnicos poderão parar a produção para a realização de nova regulagem, pois tal valor está dentro da região crítica para o teste.
III A produção não precisaria ser paralisada caso uma amostra apresentasse média de 815 mL, pois este valor está fora da região crítica para o teste.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Sobre testes de significância, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Em um teste de hipóteses, a hipótese nula é a hipótese assumida como verdadeira para a construção do teste.
( ) Classifica-se o erro em dois tipos: o erro do tipo I - se aceitar a hipótese nula quando ela é verdadeira e, erro do tipo II - não rejeitar a hipótese alternativa quando ela é falsa.
( ) Em testes de hipóteses estatísticos, diz-se que há significância estatística ou que o resultado é estatisticamente significante quando o p-valor observado é menor que o nível de significância definido para o estudo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V, V, F
F, V, F
V, F, V
F, V, V

A estimativa do intercepto é significativa.
A estatística t calculada para o teste de hipótese nula H0: β 1 = 0 é inferior a t16 ≈ 2,11.
Considerando-se o teste da hipótese nula H0: M ≤ 9,5 dias contra a hipótese alternativa H1 : M > 9,5 dias, adotando-se o nível de significância igual a 1%, não haveria evidências estatísticas contra a hipótese H0
Certo
Errado
Visando analisar o tempo da vida útil das lâmpadas produzidas por dois fabricantes distintos (A e B), conforme oito amostras aleatórias coletadas para as lâmpadas de cada fabricante, apresentadas na Tabela 1, marque abaixo a opção incorreta quanto ao teste para verificação da possível diferença significativa entre as populações de A e B.
Em termos de possível diferença nas variâncias do tempo de vida útil das lâmpadas dos dois fabricantes, formula-se o teste , com uso da estatística F.
Em termos de média das diferenças da vida útil das lâmpadas dos dois fabricantes, formula-se o teste H0:μD= 0, com cálculo da estatística t, sendo μD a média das diferenças.
Em termos de diferença entre as médias da vida útil das lâmpadas dos dois fabricantes, formula-se o teste H0:μA=μB, com uso do teste t para variância agrupada se rejeitar H0 no teste especificado no item (a) desta questão.
Em termos da média da vida útil das lâmpadas do fabricante A ser diferente de 400 horas, formula-se o teste H0:μA=400 horas, com o uso do teste t de student e (n – 1) graus de liberdade.
Em termos da média da vida útil das lâmpadas do fabricante B ser menor do que 400 horas, formula-se o teste H0:μB ≥ 400 horas, com o uso do teste t de student e (n – 1) graus de liberdade.
Dois amigos resolveram analisar o tempo em que se deslocavam ao trabalho (em minutos) e cada um realizou o monitoramento do seu percurso. João marcou seu tempo ao longo de oito dias do trajeto realizado ao trabalho e José marcou seu tempo em seis dias. Diante dos dados amostrais apresentados na Tabela abaixo, marque o item que apresenta uma possível resposta para o teste de verificação da existência de evidência de alguma diferença significativa nas variâncias do tempo de deslocamento do trabalho de José e João. Utilize:
Rejeita H0 ao nível de significância de 0,5%, com o uso da estatística z para o teste.
Rejeita H0 ao nível de significância de 1%, com o uso da estatística F para o teste.
Não Rejeita H0 ao nível de significância de 2,5%, com o uso da estatística F para o teste.
Rejeita H0 ao nível de significância de 5%, com o uso da estatística z para o teste.
Não Rejeita H0 ao nível de significância de 10%, com o uso da estatística F para o teste.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.


Muitos problemas em engenharia requerem decidir qual das duas informações competitivas acerca do valor de um parâmetro é verdadeira.
Considerando-se que as afirmações são chamadas de hipóteses e o procedimento de tomada de decisão sobre a hipótese é chamado de teste de hipóteses, é incorreto afirmar que:
as hipóteses são sempre afirmações sobre a população ou distribuição sob estudo, e não afirmações sobre as amostras.
a hipótese nula, denotada por H0, é uma afirmação sobre o valor do parâmetro, por exemplo, a média, e que deve sempre conter a condição de desigualdade (tipo μ ≠ μ0).
testa-se a hipótese nula, no sentido em que, a supondo verdadeira, procura-se chegar a uma conclusão que leve à sua rejeição.
a hipótese alternativa, denotada por H1, é a afirmação que deve ser verdadeira se a hipótese nula for falsa.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Determine o vetor de médias amostrais do conjunto de dados abaixo.






Desejamos coletar uma amostra de uma variável aleatória X com distribuição Normal cuja média é desconhecida e variância é 49.
23.
15.
33.
38.
30.
converge em probabilidade para 5.

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.