Questões de Concurso sobre Média Amostral e Distribuição Normal

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
64 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um teste de hipóteses a 2% pretendeu verificar a razoabilidade das hipóteses Ho : μ = 49 e H1 : μ > 49 para uma população com desvio padrão igual a 9. Investigada uma amostra de tamanho 36, se os valores fizerem concluir que Ho deve ser aceita, então sua média amostral deve ser de no máximo:


A

64.


B

58.


C

60.


D

52.


E

72.

Se o nível de significância do teste for igual a 5%, então não haverá evidências estatísticas contra a hipótese nula, mesmo que a média amostral seja superior a 37.


C

Certo


E

Errado

Uma amostra aleatória simples X1, X2, ... Xn de uma população descrita por uma variável aleatória com distribuição normal de parâmetros μ e σ2 desconhecidos será observada.


Nesse caso, avalie se as seguintes afirmativas estão corretas:


I. A média amostral 𝑋̅ é estimador não tendencioso de μ.

II. A média amostral 𝑋̅ é estimador de máxima verossimilhança de μ.

III. Um estimador não tendencioso de σ2 é dado por (𝑋𝑖 − 𝑋̅ )2/n


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Obteve-se uma amostra aleatória de tamanho 9, n = 9, das idades dos indivíduos que frequentam a Biblioteca Municipal. Suponha que as idades seguem uma distribuição normal com média e desvio padrão desconhecidos.


São dados:


• média amostral: 35 anos;

• desvio padrão da amostra: 2 anos;

• quantil da distribuição normal padrão: ~ 1,6;

• quantis da distribuição t-Student com graus de liberdade: e


O menor intervalo com 90% de confiança para a média é:


A

(33,8;36,2)


B

(33,9;36,1)


C

(33,7;36,3)


D

(33,6;36,4)

Um estudo realizado em uma universidade mostra que o tempo médio de sono dos estudantes segue uma distribuição normal com média 7 horas e desvio padrão 1,5 horas. Uma amostra aleatória de 100 estudantes é selecionada. A média e o desvio padrão da distribuição amostral da média de sono desses estudantes, respectivamente, em horas são:


A

0,07 e 0,00015.


B

7 e 0,015.


C

0,7 e 0,15.


D

0,07 e 0,015.


E

7 e 0,15.

De uma população normalmente distribuída e variância populacional igual a 225 extraiu-se uma amostra aleatória, com reposição, de tamanho 144. A média amostral apresentou um valor igual a . Deseja-se testar a hipótese, com base nos dados da amostra, que a média μ da população difere de 150 ao nível de significância de 10%. Considerando as hipóteses H0: μ = 150 (hipótese nula) e H1: μ ≠ 150 (hipótese alternativa), tem-se que o maior valor para tal que na decisão não se cometa um erro do tipo I é


A

151,60


B

151,80


C

152,80


D

152,05


E

151,75

As variáveis aleatórias X1, X2, X3, X4 constituem uma amostra aleatória simples, retirada de uma distribuição normal com média igual a 10 e desvio padrão 2. Nesse caso, se representa a média amostral, a variável aleatória segue distribuição


A

normal.


B

t de Student.


C

qui-quadrado.


D

exponencial.


E

F de Snedecor.

Considere uma amostra aleatória X1, X2,..., Xn de uma população normal de média μ e variância σ2 = 9. Então, a média e a variância de Imagem associada para resolução da questão, são, respectivamente,

A
Imagem associada para resolução da questão

B
Imagem associada para resolução da questão

C
Imagem associada para resolução da questão

D
Imagem associada para resolução da questão

Considere a série temporal de seis itens de dados a seguir: { 200, 210, 205, 217, 207, 203 }. Usando o método de previsão de médias móveis de dois pontos de dados, o valor para a projeção do sétimo item de dado é igual a:


A

200.


B

203.


C

242.


D

207.


E

205.

Um estudante deseja estimar a renda média dos estagiários de sua cidade. A renda dos estagiários da cidade segue uma distribuição normal, com desvio padrão de 250 reais e média desconhecida. Quantos estagiários, aproximadamente, deverão pesquisar para garantir que haja um risco de 0,05 de ultrapassar um erro de R$50,00 ou mais na estimação.

Sabendo que F(z) é a função de distribuição acumulada da normal padrão, onde , , ,


A

97


B

120


C

150


D

168


E

200

Sejam variáveis representativas de uma amostra aleatória simples (AAS) de tamanho n, a partir de uma população Normal com média zero e variância .

Quanto às estatísticas amostrais e suas distribuições, é correto afirmar que:


A

Qui-quadrado com n graus de liberdade;


B

tem distribuição Normal, onde é a média amostral;


C

é Qui-quadrado com n graus de liberdade;


D

tem distribuição F-Snedecor com 1 e 2 graus de liberdade no numerador e no denominador, respectivamente;


E

a variável aleatória terá distribuição de Cauchy.

Um estudo econométrico aplicado ao mercado de trabalho, que apresenta as estimações da equação minceriana de salários, através do modelo de Mínimos Quadrados Ordinários, tendo como variável dependente o logaritmo do salário/hora dos indivíduos, as variáveis independentes relacionadas aos anos de estudo, tempo de experiência e seu valor ao quadrado, e as variáveis binárias de gênero, mercado de trabalho formal e residência na zona urbana, foi expresso pela equação a seguir.



Os resultados estimados para esse estudo são apresentados a seguir.



Coeficiente

Desvio padrão

estudo

0.1206

0.0013

experiência

0.0320

0.0013

experiência2

-0.0008

0.0001

masculino

0.1825

0.0102

formal

0.2510

0.0103

urbana

0.1408

0.0984

_constante

21.074

0.0211

Observações

2380


F

65,20


R2

0,3840



Considerando uma distribuição normal padrão (sendo e que todas as suposições sobre o modelo linear clássico são satisfeitas, analise os resultados apresentados ao nível de significância de 5% e assinale a alternativa correta.


A

O efeito da experiência sobre a variável dependente é crescente ao longo do tempo.


B

O fato do indivíduo ser residente na zona urbana implica que seu salário é cerca de 14% maior daquele que reside em outra área.


C

O teste F indica que o nível de explicação das variáveis independentes no modelo é em torno de 65%.


D

Se for incluída uma variável independente estatisticamente não significativa no modelo, o valor do R2 pode diminuir.


E

Um trabalhador com 10 anos de experiência tem rendimento 24% superior ao de um trabalhador sem experiência, mantidos constantes os demais parâmetros.

É possível calcular intervalos de confiança para a estimativa da média de uma distribuição normal, representativa de uma amostra aleatória.


C
Certo

E
Errado

Considerando-se que a previsão para o mês de maio fosse de 50 unidades e o coeficiente de ajuste fosse igual a 0,3, de acordo com o método da média móvel exponencialmente ponderada, a previsão para o mês de junho seria de 47 unidades.


C
Certo

E
Errado

O tempo médio de resolução de uma questão de Estatística de um concurso público é normalmente distribuído, com média de 5 minutos e desvio padrão de 1 minuto. Nestas condições, onde os dados são normalmente distribuídos, qual é então, a probabilidade de que um candidato leve mais de 6 minutos para resolver uma questão de Estatística? (Considere P (z=1) = 0,3413)


A

0,1587.


B

0,3413.


C

0,6587.


D

0,6826.


E

0,8413.

Em um estudo econométrico, que tem objetivo de verificar as desigualdades salariais entre os setores da economia, as estimações da equação minceriana de salários foram realizadas por meio do modelo de Mínimos Quadrados Ordinários, tendo como variável dependente o logaritmo do salário/hora dos indivíduos, as variáveis independentes relacionadas aos anos de estudo, tempo de experiência e seu valor ao quadrado, e as variáveis binárias de gênero e dos setores comercial e industrial (o setor de serviços foi considerado como referência), foram expressas pela equação a seguir.



Os resultados estimados são apresentados a seguir.



Coeficiente

Desvio padrão

estudo

0.1202

0.0095

experiência

0.0369

0.0004

experiência2

-0.0014

0.0001

masculino

0.2528

0.0152

comercial

-0.1210

0.0270

industrial

-0.1530

0.0617

_constante

4.2985

0.0952

Observações

8380


F

58,42


R2

0,4284



Considerando uma distribuição normal padrão (sendo e que todas as suposições sobre o modelo linear clássico são satisfeitas, analise os resultados apresentados ao nível de significância de 5% e considere as afirmativas a seguir.


I. É possível concluir que a diferença percentual entre os salários dos trabalhadores dos setores comercial e industrial é de 3,2%.

II. Pode-se rejeitar a hipótese nula de que os salários nos 3 setores da economia são iguais, mantendo constantes os demais parâmetros do modelo.

III. Os resultados não apresentam informações suficientes para testar se o retorno salarial entre homens e mulheres é diferente para cada nível educacional.

IV. Pode-se rejeitar a hipótese nula de que o salário do setor de serviços é igual ao salário do setor comercial, para trabalhadores com mesmas características de gênero, estudo e experiência.


Assinale a alternativa correta.


A

Somente as afirmativas I e II são corretas.


B

Somente as afirmativas I e IV são corretas.


C

Somente as afirmativas III e IV são corretas.


D

Somente as afirmativas I, II e III são corretas.


E

Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

   
Gerar simulado