

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Define-se como cliente a pessoa física ou jurídica que adquira ou utilize serviços de fonoaudiologia, a quem o fonoaudiólogo preste serviços profissionais e em benefício da qual deverá agir com o máximo zelo e o melhor de sua capacidade profissional.
Certo
Errado
A Comissão de Orientação e Fiscalização dos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia será constituída de, no mínimo, cinco conselheiros, sendo obrigatório um conselheiro efetivo, além do presidente.
Certo
Errado
É vedado fazer anotações em prontuário sem a aposição do carimbo com o nome e o número de registro profissional.
Certo
Errado
O profissional de fonoaudiologia tem o direito de assinar qualquer procedimento fonoaudiológico realizado por terceiros, bem como de solicitar ou permitir que outros profissionais assinem seus procedimentos.
Certo
Errado
Os lodos gerados em sistemas de tratamento de esgoto, para terem aplicação agrícola, deverão ser submetidos a processo de redução de patógenos e da atratividade de vetores. Alguns tipos de lodo, dependendo da origem e da atividade, não podem ser utilizados para essa aplicação. Sobre os tipos de lodo que tem sua utilização agrícola vetada pela resolução CONAMA nº 375/06, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Lodo de estação de tratamento de efluentes de instalações hospitalares.
( ) Lodo de estação de tratamento de efluentes de portos e aeroportos.
( ) Resíduos de gradeamento.
( ) Resíduos de desarenador.
( ) Lodo de esgoto estabilizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V, V, V, V, F
V, V, V, V, V
V, V, V, F, F
F, V, F, V, F
F, F, F, F, V
A Resolução n° 798, de 2 de setembro de 2020, dispõe sobre requisitos técnicos mínimos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, elétricos, reboques e semirreboques. Refere aos tipos de medidores de velocidade e suas peculiaridades, assinale a alternativa INCORRETA.
Os medidores de velocidade são do tipo fixo e portátil, o medidor fixo de velocidade registra a imagem e é instalado em local definido e em caráter duradouro.
Considera-se display painel eletrônico aquele que exibe a velocidade registrada por medidor de velocidade do tipo fixo. Em vias com duas ou mais faixas de circulação no mesmo sentido, deve-se instalar em display para cada faixa, em ambos os lados da via em pórtico ou semipórtico sobre a via.
Os medidores de velocidade são do tipo fixo e portátil, o medidor portátil registra a imagem, podendo ser instalado em viatura caracterizada estacionada ou não, em tripé, suporte fixo ou manual, usando preventivamente como controlador em via ou em seu ponto específico, que apresente limite de velocidade igual ou superior a 40 km/h.
Os medidores de velocidade são do tipo fixo e portátil, o medidor fixo de velocidade registra a imagem e é instalado em local definido e em caráter duradouro, podendo ser especificado como controlador, isto é, medidor de velocidade destinado a fiscalizar o limite máximo de velocidade da via ou de seu ponto específico, sinalizado por meio de placa r-19; ou redutor.
De acordo com a Resolução CONAMA N°375/06 que define os critérios e procedimentos, para o uso agrícola de lodos de esgoto gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário e seus produtos derivados, em sua seção II, artigo 10,determina que o monitoramento das características do lodo de esgoto ou produto derivado deverá ser implementado de acordo com os critérios de frequência definidos em função da quantidade de lodo de esgoto ou produto derivado destinado para aplicação na agricultura em toneladas/ano (base seca). Considerando um empreendimento que produz cerca de 120 toneladas/ano de lodo de esgoto, aferidos em base seca, a frequência de monitoramento determinada na Resolução citada, deverá ser:
Anual, preferencialmente anterior ao período de maior demanda pelo lodo de esgoto ou produto derivado
Semestral, preferencialmente anterior aos períodos de maior demanda pelo lodo de esgoto ou produto derivado
Trimestral
Bimestral
Mensal
Cabe ao Plenário julgar as infrações à legislação pertinentes ao exercício da medicina veterinária e da zootecnia cometidas na jurisdição do Conselho, estabelecendo, em cada caso, a sanção legal adequada.
Certo
Errado
Leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa que apresenta informação INCORRETA:
"SEMACE realiza blitz do Programa de Combate á Fumaça Preta, no interior. A Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE), por meio da equipe da Gerência de Análise e Monitoramento (GEAMO) está realizando blitz da fumaça preta no Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), localizado na Rodovia CE 060, Km 154, município de Quixadá (CE). O programa existe desde 1990 (...) Para monitorar a intensidade do material expelido, a SEMACE utiliza a escala de Ringelmann reduzido. É uma escala gráfica para avaliação colorimétrica visual, composta por cinco níveis colorimétricos, que variam do cinza claro ao preto total. O teste é feito visualmente". Fonte: ceara.gov.br. 10 nov. 2020. Acesso: 14 fev. 2021. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/11/10/semace-realiza-blitz-do-programa-decombate-a-fumaca-preta-no-interior/
O funcionamento da Escala de Ringelmann consiste em mirar a fumaça saindo do veículo contra o fundo de uma lâmina de papel com um orifício central de cinco lados, ao redor dos quais existem tonalidades cinza progressivamente mais escuras, desde o branco até o preto e com padrões numerados de 0 a 5. O profissional observa pelo orifício em direção ao veículo que está sendo verificado e compara a cor da fumaça aos padrões de cinza.
Após o teste, utilizando-se a Escala Ringelmann, o veículo será considerado conforme (Resolução CONAMA n 100/1980) se o resultado apontar para o padrão igual ou inferior ao nº 3 (até 60% de névoa).
A fumaça preta é a névoa de óleo Diesel resultante da condensação na atmosfera do óleo não queimado nos motores. Partículas componentes da fumaça preta podem servir de transporte para materiais tóxicos como metais pesados para o interior dos pulmões.
O uso da Escala de Ringelmann é considerado simples, mas subjetivo, já que depende do profissional responsável pela leitura e da sua acuidade visual. Pode ser considerado, ainda, método não muito preciso, dando margem a dúvidas por parte do observador e insatisfação, pelo observado.
O Opacímetro, instrumento óptico utilizado para a medição da opacidade e determinação do coeficiente de absorção de luz da fumaça emitida por motores de ignição por compressão (motores do ciclo Diesel) é considerado mais eficaz/rigoroso que a Escala Ringelmann, podendo ser recomendada a substituição desta por aquele.
Conforme a Resolução conjunta nº 01/2018 do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - CNCD/LGBT e do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, assinale a alternativa CORRETA.
A rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social - SUAS deve atuar de forma desarticulada para a promoção de atendimento qualificado restringindo o acesso aos serviços e programas socioassistenciais para a população LGBT (Art. 1º)
A rede socioassistencial deve garantir o uso de banheiros, vestiários, alojamentos e demais espaços segregados por gênero civil (Art. 4º)
A Vigilância Socioassistencial deverá coletar dados de atendimento e acompanhamento da população LGBT nos territórios garantindo a elaboração de pesquisas e diagnósticos socioassistenciais (Art. 7º)
A rede socioassistencial deverá garantir no âmbito de todos os níveis de proteção social o reconhecimento e a adoção do nome civil mediante solicitação da/do interessada/o (Art. 2º)
Deverão constar os campos de identificação para Nome civil, gênero e estado civil nos instrumentos de registro de atendimento, como Prontuários, Cadastros e Planos de Atendimento (Art. 6º)
Os processos ético-disciplinares serão instaurados, instruídos e julgados em caráter público.
Certo
Errado
Acerca da RESOLUÇÃO CFM nº 1.614/2001, marque a alternativa errada:
As empresas de auditoria médica e seus responsáveis técnicos deverão estar devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Medicina das jurisdições onde seus contratantes estiverem atuando.
Na função de auditor, o médico deverá identificar-se, de forma clara, em todos os seus atos, fazendo constar, sempre, o número de seu registro no Conselho Regional de Medicina.
O médico, na função de auditor, deverá apresentar-se ao diretor técnico ou substituto da unidade, antes de iniciar suas atividades.
O diretor técnico ou diretor clínico deve garantir ao médico/equipe auditora todas as condições para o bom desempenho de suas atividades, bem como o acesso aos documentos que se fizerem necessários.
O médico, na função de auditor, se obriga a manter o sigilo profissional, devendo, sempre que necessário, comunicar a quem de direito e por escrito suas observações, conclusões e recomendações, sendo-lhe permitido realizar anotações no prontuário do paciente.
O Código de Ética Profissional do Técnico Industrial enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática da profissão dos técnicos industriais e relaciona os direitos e deveres de seus profissionais. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta dever do profissional técnico industrial.
considerar o direito de escolha do destinatário dos serviços, ofertando-lhe, sempre que possível, alternativas viáveis e adequadas às demandas em suas propostas
usar de privilégio profissional ou faculdade decorrente de função de forma abusiva, para fins discriminatórios ou para auferir vantagens pessoais
impor ritmo de trabalho excessivo sobre seus colaboradores, mesmo que configure pressão psicológica, se for necessário à conclusão e ao respeito aos prazos
referir-se preconceituosamente a outro profissional
omitir ou ocultar fato de seu conhecimento que transgrida a ética profissional, para proteger seus subordinados
Nos termos da Resolução CFN nº 510/2012, quando a pessoa jurídica necessitar participar de licitação na jurisdição do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) em que não desenvolve atividade,
será exigido seu registro no CRN do local da realização da licitação. A averbação dos atestados registrados no CRN do local onde os serviços foram prestados será realizada, mediante entrega exclusivamente de requerimento, na forma constante da resolução.
não se exigirá seu registro no CRN do local da realização da licitação. A averbação dos atestados registrados no CRN do local onde os serviços foram prestados será realizada, mediante entrega exclusivamente de requerimento, na forma constante da resolução.
não se exigirá seu registro no CRN do local da realização da licitação. O atestado poderá ser averbado no CRN do local onde os serviços serão executados, se o edital assim o exigir, com chancela na forma da resolução.
será exigido seu registro no CRN do local da realização da licitação, devendo a pessoa jurídica que venha a vencer a licitação, no prazo de 30 dias, comunicar o fato ao CRN com jurisdição onde se realizarão os serviços objetos do certame.
será exigido seu registro no CRN do local da realização da licitação quando os atestados forem averbados no CRN de origem da pessoa jurídica, se o edital assim o exigir, com chancela na forma da resolução.
Observe a placa de trânsito a seguir:

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o significado da placa:
Dê a preferência.
Estacionamento rotativo.
Parada obrigatória.
Alfândega.
Considerando que a Resolução CFN nº 378/2005 dispõe a respeito do registro e cadastro de pessoas jurídicas nos Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRN), assinale a alternativa correta.
O requerimento para registro da pessoa jurídica será dirigido ao vice-presidente dos CRN.
O registro da pessoa jurídica será efetivado após apreciação e deferimento do pedido pelo plenário do CRN.
No caso de indeferimento de registro, não existe a previsão de interposição de recurso administrativo perante o Conselho Federal de Nutricionistas.
A responsabilidade técnica no campo da alimentação e nutrição humanas pode ser assumida por preposto da pessoa jurídica, ainda que não seja nutricionista.
Dispensa-se, em regra, a apresentação de alvará de funcionamento como requisito para solicitar o registro da pessoa jurídica.
De acordo com a Resolução CFN nº 690/2021, os Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Nutricionistas devem dispor, em sua estrutura organizacional, de um Setor de Ética, subordinado à Gerência/Coordenação/Assessoria Técnica. Com base nesse assunto, para a constituição e o funcionamento do Setor de Ética, considera-se como requisito mínimo de pessoal a presença de
coordenador ou equivalente e de dois ou mais nutricionistas assistentes.
um nutricionista ou um técnico em nutrição, no mínimo, que exerçam a função de coordenador ou equivalente, além de nutricionista assistente e do técnico de nutrição e dietética assistente.
coordenador ou equivalente e de assistente/auxiliar administrativo, específicos e exclusivos para o setor.
pelo menos um nutricionista assistente e um estagiário.
coordenador ou equivalente, nutricionista assistente, técnico de nutrição e dietética assistente, assistente/auxiliar administrativo, estagiário e outros profissionais.
Acerca do Atestado para a Comprovação de Aptidão para Desempenho de Atividade nas áreas de Alimentação e Nutrição, nos termos da Resolução CFN no 510/2012, assinale a alternativa correta.
O registro de atestado, previsto na Lei Geral de Licitações, para fins de demonstração técnica decorrente do desempenho de atividades, será feito no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN) com jurisdição no local onde os serviços foram executados.
São defesos emissão do atestado em papel timbrado do emitente do atestado, bem como indicação do período da execução do serviço.
É permitido o registro de atestados cujas atividades técnico-profissionais nele indicadas sejam incompatíveis com o objeto social, com o(s) responsável(is) técnico(s) e, ainda, com o quantitativo de refeições constantes nos dados cadastrais dos arquivos do CRN.
O registro do atestado deverá ser feito no Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), dado seu caráter nacional, e, por tal razão, poderá ser utilizado para demonstração técnica decorrente do desempenho de atividades para fins de licitação.
Para serem registrados pelo CFN, os atestados deverão apresentar serviços executados no período do registro da prestadora no CRN e ser assinados por nutricionista responsável técnico (RT) pertencente ou não à pessoa jurídica emitente do atestado.
Considerando‐se o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito ‐ Volume III ‐ Sinalização Vertical de Indicação, sobre as placas de identificação de limite de Municípios, divisa de Estados, fronteira e perímetro urbano, analisar a sentença abaixo:
Apresentam a forma retangular, com a cor de fundo e da orla externa em azul, e as legendas, tarjas e orla interna em branco (1ª parte). A parte superior das placas, separada por tarja, deve conter a legenda “limite de Municípios”, “divisa de Estados”, “fronteira” ou “perímetro urbano” (2ª parte). A parte inferior das placas deve conter, primeiramente, o nome do Município, Estado ou País de que o condutor está saindo e, em seguida, o nome do Município, Estado ou País em que está entrando (3ª parte).
A sentença está:
Totalmente correta.
Correta somente em suas 1ª e 2ª partes.
Correta somente em suas 1ª e 3ª partes.
Correta somente em suas 2ª e 3ª partes.
Totalmente incorreta.
A Resolução COFEN nº 564/2017 versa sobre a aprovação do novo Código de Ética Profissional da Enfermagem. Nesse novo código:
há a garantia de exercer atividades em locais de trabalho livres de riscos e danos, e violências física e psicológica à saúde do trabalhador foram incluídas.
é dever permitir ser filmado, fotografado ou exposto em mídias sociais durante o desempenho de suas atividades profissionais.
é vedado o direito de fazer propagandas sobre os serviços prestados, mesmo que detenham habilidades e competências técnico-científicas e legais.
permite-se que trabalhadores das categorias de enfermagem deleguem atribuições para acompanhantes ou responsáveis pelo paciente.