

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com base na Instrução Normativa MAPA n° 45, de 15 de junho de 2004, quando detectada a presença de animais com Anemia Infecciosa Equina (AIE), deve-se:
Realizar marcação temporária dos equídeos com as letras IE (Infecção Equina).
Realizar o sacrifício ou isolamento dos equídeos portadores.
Interditar a propriedade e transferir livremente os animais para propriedades não infectadas após vacinação.
Sacrificar os animais da propriedade e/ ou propriedades vizinhas em um raio de 2 km.
Encaminhar os animais para abate e congelamento, visando a neutralização do agente transmissor.
Com base na legislação vigente para o trânsito de animais bovinos encaminhados para estabelecimentos abatedouros credenciados, os animais deverão estar acompanhados dos seguintes documentos:
Nota fiscal do produtor e GTA (Guia de Trânsito Animal).
GTA (Guia de Trânsito Animal) com o número do cadastro do criador e o certificado de tipificação de carcaça.
Nota fiscal do produtor contendo número do cadastro do criador, lote e carimbo do SIE/ CIDASC.
Nota fiscal do abatedouro e GTA (Guia de Trânsito Animal) com o número do cadastro do criador e o certificado de tipificação de carcaça.
Nota fiscal do abatedouro e GTA (Guia de Trânsito Animal) contendo número do cadastro do criador, lote e carimbo do SIE/CIDASC.
Sobre a da Portaria Nº 158, de 04 de fevereiro de 2016, nos Exames de Qualificação no Sangue do Doador, é correto afirmar que:
o antígeno RhD será determinado colocando-se o plasma com antissoro anti- RhD (Anti-D)
no caso de utilização de antissoros anti-D produzido em meio salino, o uso do sorocontrole na reação é dispensável.
se a reação for negativa para a presença do antígeno RhD, não é necessária a pesquisa do antígeno D-fraco.
o registro de uma tipagem ABO e RhD prévia de um doador serve para a identificação das unidades de sangue subsequentemente doadas pelo mesmo doador.
Sobre a Portaria Nº 158, de 04 de fevereiro de 2016, é correto afirmar que:
em serviço de hemoterapia de pequeno porte, é permitida a utilização de uma mesma câmara de conservação para armazenamento dos componentes sanguíneos, reagentes e amostras.
é obrigatório que as câmaras de conservação para concentrado de hemácias, plaquetas e plasma possuam registrador gráfico contínuo de temperatura.
as câmaras de conservação em que se armazenam o sangue, os componentes sanguíneos e os hemoderivados serão apropriadas para esta finalidade e seu uso poderá ser compartilhado com o laboratório clínico.
a faixa de temperatura de armazenamento das amostras e reagentes é de 2ºC (dois graus Celsius) a 10ºC (dez graus Celsius), ressalvadas as orientações específicas de fabricantes ou ensaios laboratoriais.
as câmaras de conservação, de amostras e reagentes, deverão possuir termômetro de registro de temperatura máxima e mínima, e a temperatura será verificada e registrada a cada 6 (seis) horas.
Segundo a Portaria nº 158, de 04 de fevereiro de 2016, é obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação, para detecção de marcadores para as seguintes infecções transmissíveis pelo sangue:
Sífilis; Leishmaniose; Hepatite B; Rubéola; AIDS e HTLV I/II
AIDS; HTLV I/II; Hepatite B; Doença de Chagas; Hepatite C e Sífilis
Hepatite A; Hepatite B; Hepatite C; AIDS; HTLV I/II e Dengue
Toxoplasmose; Sífilis; Hepatites virais; AIDS; Malária; Febre Chikungunya e Zika
Rubéola; AIDS; Leishmaniose; Hepatite B; Toxoplasmose e HTLV I/II
O protocolo de validação é um documento que:
Estabelece as estratégias e diretrizes de validação adotadas pela empresa para os produtos em geral.
Descreve as atividades a serem realizadas na validação de um projeto específico, incluindo o cronograma, responsabilidades e os critérios de aceitação para a aprovação de um processo produtivo, procedimento de limpeza, método analítico, sistema computadorizado ou parte destes para uso na rotina.
Traz uma compilação de estudos experimentais, que garantem que o método utilizado atenda às exigências das aplicações analíticas, assegurando a confiabilidade dos resultados.
Registra os resultados e avaliação do programa de validação utilizado pela empresa.
Segundo consta na Instrução Normativa n° 52, de 20 de novembro de 2007, para a realização de pesquisa com praga quarentenária, deverá ser solicitada autorização prévia da(o):
SDA (Secretaria de Defesa Agropecuária).
SEDESA (Superintendência de Sanidade Agropecuária).
GTPQ (Gerência Técnica de Pragas Quaternárias).
DSV (Departamento de Sustentabilidade Vegetal).
CIPV (Conselho Internacional para a Proteção de Vegetais).
Com base na Instrução Normativa MAPA n° 28, de 24 de agosto de 2016, o documento emitido para acompanhar o trânsito da partida de plantas ou produtos vegetais, de acordo com as normas de defesa sanitária vegetal, é denominado:
Guia de Transporte Adicional (GTA).
Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).
Certificado Fitossanitário de Origem (CFO).
Certificado Fitossanitário de Reexportação (CFR).
Declaração Adicional (DA), referente à inspeção na origem.
As políticas públicas voltadas à inclusão das pessoas com deficiência nas IES (MEC/SECADI/SESu, 2013) devem contemplar a acessibilidade, exceto:
no plano de desenvolvimento da instituição.
no planejamento e execução orçamentária institucional.
no planejamento e composição do quadro de profissionais.
nas sedes das associações de pessoas com deficiências.
na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos.
Na cartilha Agenda Ambiental na Administração Pública, consta que:
“A Responsabilidade Socioambiental se inicia com a decisão da instituição de revisar posturas, atitudes e práticas internas com a finalidade de consolidar a Agenda Ambiental em sua estrutura organizacional. O grande desafio consiste na transformação do discurso teórico em ações efetivas e a intenção em compromisso. Os princípios da responsabilidade socioambiental requerem, portanto, cooperação e empenho em torno de causas significativas e inadiáveis.”
Disponível em:
<http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p_https://arquivos.infra-questoes.grancursosonline.com.br/arquivos/cartilha_a3p_36.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2017.
João, servidor público, preocupado com a sustentabilidade ambiental, propôs medidas de combate ao desperdício e uso racional de recursos na instituição em que trabalha. Dentre as medidas propostas por João, qual não é condizente com os objetivos da Agenda Ambiental na Administração Pública?
Desligar luzes e monitores na hora do almoço.
Coibir implantação de sensores em banheiros.
Desligar um dos elevadores da instituição em horários específicos.
Promover campanhas de conscientização para uso de copos individuais não-descartáveis.
De acordo com os PCNs, aprender uma língua estrangeira como libertação no conceito freireano significa
conhecer o mundo e ampliar as possibilidades de escolha do aprendiz.
desenvolver o espírito nacionalista no aprendiz.
aprender apenas o inglês, que é língua global.
aprender sem a ajuda do professor.
aprender sem a ajuda do livro didático.
A legislação federal vigente sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade é:
Portaria n° 518/2004 − Ministério da Saúde.
Portaria n° 2.914/2011 − Ministério da Saúde.
Resolução CONAMA n° 357/2005 .
Lei Federal n° 6.938/1981.
Lei Federal nº 9.433/1997.
Em relação às tabelas constantes em alguns livros didáticos, alguns procedimentos devem ser mantidos quando forem importantes para a melhor compreensão do leitor. Em alguns casos, ocorre falta de espaço para transcrever a tabela. O procedimento inadequado é
na encadernação, apenas a folha da esquerda fica presa ao lombo do livro.
em impressão em matriz, cortar as matrizes para que as duas (ou mais) folhas fiquem justapostas.
na transcrição em máquina Perkins ou em qualquer tipo de papel, colar as folhas bem ajustadas.
na transcrição, quebrar ou dividir a tabela em uma (ou mais) folhas na horizontal, ou seja, aumentar a largura da folha.
em casos onde houver a necessidade de utilização de mais de uma página para transcrever, que a folha da esquerda leve paginação em sequência normal; na segunda, acrescenta-se o número “2a” ao número; na terceira, a letra “2b” e assim por diante.
Segundo a NBR 5410:2005 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão, qual deve ser a cor da isolação do condutor neutro?
Laranja.
Amarela.
Preta
Vermelha.
Azul
O programa de Controle de Infecções Hospitalares (PCIH) é um conjunto de ações desenvolvidas deliberada e sistematicamente, com vistas à redução máxima possível da incidência e da gravidade das infecções hospitalares. Considera-se Infecção Hospitalar aquela:
Constatada no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.
Em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo após o nascimento.
Adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
De recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a 24 (vinte e quatro) horas.
Em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não relacionada com internação anterior no mesmo hospital.
A Política Nacional de Assistência Social é elaborada na perspectiva de implementação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que materializa o conteúdo da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, cujos objetivos e resultados devem consagrar direitos de cidadania e inclusão social. “O SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política de assistência social, possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede socioassistencial e, ainda, os eixos estruturantes e de subsistemas conforme aqui descritos.” Acerca dos itens relacionados aos eixos estruturantes e de subsistemas supracitados, marque V para os verdadeiros e F para os falsos.
( ) Desafio da participação popular/cidadão usuário.
( ) Financiamento.
( ) Informação, monitoramento e avaliação.
( ) Permanência de antigas bases para a relação entre Estado e Sociedade Civil.
( ) Matricialidade sociofamiliar.
A sequência está correta em
F, F, F, V, F.
F, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Previdência complementar, fiscalização e controle do comércio exterior são exemplos de competências do Ministério da Fazenda.
Certo
Errado
A aplicação de mecanismos de defesa comercial e a execução das atividades de registro do comércio são competências do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
Certo
Errado
“No paradigma da inclusão, talvez um dos maiores problemas enfrentados no contexto brasileiro seja a escassez de recursos e serviços que assegurem condições de acessibilidade às pessoas com necessidades educacionais especiais” (MEC, 2007). Nesse contexto, não pode ser considerada uma ação de inclusão:
Desenvolver atividades que levem a família e a comunidade a acolher a criança com sua diferença, sem protecionismos.
Procrastinar a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou nível de ensino, público ou privado, em razão de suas necessidades educacionais especiais.
Remover barreiras arquitetônicas das unidades educacionais.
Garantir a atuação de uma equipe multiprofissional, composta por educadores especializados, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas e outros, com o objetivo de auxiliar no processo de reabilitação das crianças com deficiência física.
Realizar reservas de vagas a pessoas com deficiência, em conformidade com a legislação vigente.
Nos termos da Portaria Nº 699/06 do Ministério da Saúde, que regulamenta as Diretrizes Operacionais dos Pactos Pela Vida e de Gestão, as transferências fundo a fundo do Ministério da Saúde para estados, DF e municípios poderão ser suspensas na seguinte situação:
indicação de suspensão decorrente de relatório da Auditoria realizada pelos componentes, estadual ou nacional, respeitado o prazo de defesa do município, DF ou estado envolvido.
não pagamento dos prestadores de serviços hospitalares, públicos ou privados, até o décimo dia útil, após o Ministério da Saúde creditar na conta bancária do Fundo Estadual/Distrito Federal/Municipal de Saúde e disponibilizar os arquivos de processamento no BBS/MS.
não pagamento dos prestadores de serviços ambulatoriais, públicos ou privados, até o sétimo dia útil, após o Ministério da Saúde creditar na conta bancária do Fundo Estadual/Distrito Federal/Municipal de Saúde e disponibilizar os arquivos de processamento no BBS/MS.
falta de alimentação dos Bancos de Dados Nacionais estabelecidos como obrigatórios, por 3 (três) meses consecutivos ou 4 (quatro) meses alternados, no prazo de um ano.