

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Matemática pode contribuir na compreensão da ciência e da tecnologia como partes integrantes da cultura humana contemporânea. A este respeito, considere as seguintes afirmações:
I. A Matemática é parte integrante da cultura contemporânea, estando presente nas manifestações artísticas ou literárias, teatrais ou musicais, nas construções arquitetônicas e na publicidade;
II. A Matemática tem papel pouco influenciador na interpretação do mundo atual, em suas diferentes formas de pensar e interagir;
III. É perceptível a dimensão da Matemática e da ciência em espaços específicos, tais como museus científicos ou tecnológicos, planetários ou exposições.
Dos itens acima:
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, com relação às Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, pode-se dizer que são competências e habilidades a serem desenvolvidas em Línguas Estrangeiras Modernas:
I. Utilizar as estratégias verbais e não verbais para compensar falhas na comunicação para favorecer a efetiva comunicação e alcançar o efeito pretendido;
II. Utilizar os mecanismos de coerência e coesão na produção, oral ou escrita, em Língua Estrangeira;
III. Compreender de que forma determinada expressão pode ser interpretada em razão de aspectos sociais e/ou culturais.
Dos itens acima:
Apenas I está correto.
Apenas II está correto.
Apenas II e III estão corretos.
Os itens I, II e III estão corretos.
Analise os itens e marque a alternativa que faz a afirmação verdadeira:
(i) Os Estados serão cofinanciados a partir do número de seus municípios considerados com alta incidência de trabalho infantil.
(ii) A alteração no número de Municípios que recebem cofinancimento federal para as ações estratégicas do Peti repercutirá no repasse subsequente aos Estados.
(iii) Ao realizar o aceite formal, os Estados, Distrito Federal e Municípios se comprometem a dar ciência ao respectivo Conselho de Assistência Social.
(iv) A partir das orientações expedidas pelo MDS, os Estados deverão realizar o apoio técnico aos municípios, com vistas à qualificação e à fidedignidade das informações relativas ao trabalho infantil.
É correto apenas o item (i).
É correto apenas o item (ii).
São corretos apenas os itens (ii) e (iv).
São corretos os itens (i), (ii), (iii) e (iv).
A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) foi estruturada sob a perspectiva da proteção social. A proteção social, conforme a PNAS (2004), deve garantir determinadas seguranças. Sobre seguranças afiançadas pela proteção social da Assistência Social, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Segurança de sobrevivência.
II. Segurança de participação da população.
III. Segurança de primazia de responsabilidade.
IV. Segurança de acolhida.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas
Com base no texto abaixo e nos conhecimentos relacionados ao Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
“Reconhecido como um relevante instrumento de proteção social, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) oferece cobertura abrangente para todas as vítimas de acidentes de trânsito registrados em território nacional, condição garantida tanto para ocorrências que resultem em morte e invalidez permanente, quanto para a cobertura de custos médico-hospitalares”.
(Fonte: DPVAT, 5ª ed., 2017.)
( ) A proteção é assegurada por um período de até 3 anos a partir da data do acidente.
( ) Os recursos são obtidos por meio da cobrança anual de uma quantia paga por todos os proprietários de veículos automotores, uma única vez, junto ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ou no licenciamento, para os veículos isentos do imposto.
( ) Beneficia motoristas, passageiros ou pedestres, desde que sejam brasileiros e o acidente tenha ocorrido no Brasil, dependendo ainda do número pessoas envolvidas.
( ) É importante que os proprietários dos veículos automotores estejam com o pagamento do seguro em dia, pois no caso de inadimplência, todos os envolvidos perdem a indenização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V, V, V, V
F, F, V, V
V, F, F, V
V, V, F, F
Uma das diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa é Organizar as Forças Armadas sob a égide do trinômio
Tecnologia bélica, aperfeiçoamento pessoal e aperfeiçoamento técnico.
Monitoramento/controle, mobilidade e presença.
Patriotismo, tecnologia e aperfeiçoamento pessoal.
Estratégia, hierarquia e disciplina.
Capacitação do pessoal, estratégia e patriotismo.
Leia a afirmativa abaixo e, em seguida, marque a alternativa que completa corretamente e respectivamente as lacunas.
Segundo a Instrução Normativa do Tribunal de Contas da União, __________ é o processo de contas relativo à gestão dos responsáveis por unidades jurisdicionadas da Administração Federal Direta, e __________ é o processo de contas relativo à gestão dos responsáveis por unidades jurisdicionadas da Administração __________ Indireta e daquelas não classificadas como integrantes da Administração Direta Federal.
Tomada de Contas – Prestação de Contas – Estadual.
Prestação de Contas – Tomada de Contas – Estadual.
Tomada de Contas – Prestação de Contas – Federal.
Prestação de Contas – Tomada de Contas – Federal.
De acordo com os princípios do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos, analise as proposições abaixo.
1) Conforme o princípio de ‘Direito de Saber à Participação’, todos devem ter acesso a informações sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente.
2) O “direito à saúde e ao meio ambiente saudável” é o marco norteador de todas as ações requeridas para implantação do P2R2.
3) Devem-se buscar os meios e condições legais para a aplicação do princípio do PoluidorPagador.
Está(ão) correta(s):
1, apenas.
2, apenas.
1 e 3, apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2 e 3.
Marque a alternativa que contempla um objetivo intersetorial do Programa Criança Feliz.
Favorecer a qualidade e eficiência das políticas públicas, otimizando recursos e evitando sobreposição de ações.
Priorizar o acolhimento em famílias acolhedoras das crianças na primeira infância afastadas do convívio familiar.
Incentivar a realização das ações do protocolo da gestante e da criança até três anos na Atenção Básica.
Incentivar as boas práticas do parto e nascimento e vinculação ao local de parto.
Quem tem a incumbência de estabelecer normas, elaborar estudos e definir ações para suporte administrativo e técnico destinados à operacionalização e ao cumprimento do disposto na Portaria interministerial nº 1, de 4 de abril de 2018, observado o art. 6º do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016?
O Ministério da Saúde.
O Comitê Gestor do Programa Criança Feliz.
O Ministério do Desenvolvimento Social.
Os Municípios.
A Portaria nº 177 da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania/Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de 16 de Junho de 2011, traz alguns conceitos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma definição abordada pela Portaria.
Cadastro válido é o registro familiar que, no prazo máximo de 2 (dois) anos contados da data de sua inclusão ou última atualização no CadÚnico, foi objeto de confirmação de que as informações específicas de todas as pessoas da família mantiveram-se inalteradas
Exclusão física do cadastro é o tipo de exclusão de registro cadastral que ocorre quando os dados de pessoas ou famílias em estado cadastral "excluído" são apagados definitivamente da base nacional do Cadastro Único
Pessoas resgatadas são os grupos étnico-raciais, segundo critérios de auto-atribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida
Povos indígenas são aqueles que vivendo na extrema pobreza, utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória
A legislação em vigor prevê a oferta de cursos de formação inicial e continuada para profissionais que atuam no magistério. Conforme Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, as atividades do magistério englobam:
Ministrar aulas e demais atividades de docência; atividades de gestão escolar ou gestão de sistema escolar, tais como planejamento, desenvolvimento, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos, do ensino, das dinâmicas pedagógicas e experiências educativas; e pesquisa e difusão técnico-científica da área
Ministrar aulas e demais atividades de docência; atividades de gestão escolar ou gestão de sistema escolar, tais como planejamento, desenvolvimento, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos, do ensino, das dinâmicas pedagógicas, experiências educativas, atividades técnico-administrativas de secretariado, elaboração de licitações em ambiente escolar; e pesquisa e difusão técnico-científica da área.
Apenas atividades de gestão escolar ou gestão de sistema escolar, tais como planejamento, desenvolvimento, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos, do ensino, das dinâmicas pedagógicas, experiências educativas e demais atividades técnico-administrativas de secretariado.
Exclusivamente ministrar aulas e demais atividades de docência e difusão técnico-científica da área.
Ministrar aulas e demais atividades de docência; atividades técnico-administrativas de secretariado e elaboração de licitações em ambiente escolar; e pesquisa e difusão técnico-científica da área.
De acordo com o PDI 2014-2018 do IFMS, a Educação a Distância (EaD) do IFMS é considerada um encontro não presencial entre sujeitos por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Considerando o constante no PDI 2014-2018 do IFMS, a respeito da Educação a Distância, julgue as seguintes afirmações e assinale a alternativa :
I. Os sujeitos não dialogam e não constroem relações, conhecimentos, práticas e situações existenciais para realizarem intervenções na realidade em que estão inseridos.
II. As atividades envolvem o uso de ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) por meio da Plataforma Moodle, na qual são desenvolvidas as atividades a distância.
III. Diariamente, os estudantes se reúnem presencialmente nos polos presenciais para, por intermédio do tutor, elucidar dúvidas e desenvolver atividades propostas pelos professores das unidades curriculares.
IV. A educação a distância apresenta-se hoje como uma estratégia essencial na democratização do acesso ao conhecimento. Articulada à educação profissional, visa proporcionar ao cidadão a sua inserção, de forma mais rápida, às conquistas científicas e tecnológicas da sociedade.
V. Por meio dos cursos a distância, o estudante tem a oportunidade de se relacionar com professores, outros colegas e ampliar seu leque de relacionamentos, assim como melhorar suas expectativas pessoais e laborais, e, simultaneamente ao seu aprendizado, aplicar o conhecimento adquirido em suas aulas no próprio ambiente de trabalho.
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, II e V estão corretas.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
As afirmativas II, IV e V estão corretas.
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
A Resolução nº 06/2012, regulamenta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Conforme o seu Art. 15, o currículo, consubstanciado no plano de curso e com base no princípio do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, é prerrogativa e responsabilidade de cada instituição educacional, e deve ser organizado, pelo:
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
Plano de Desenvolvimento Institucional, respeitada a legislação vigente.
Projeto político-pedagógico, observada a legislação e o disposto nas diretrizes e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
Plano de Ensino, construído coletivamente entre os docentes da instituição.
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.
Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel devem contar com equipe de profissionais oriundos da área da saúde e não oriundos da área da saúde. Considerando-se que as urgências não se constituem em especialidade médica ou de enfermagem e que nos cursos de graduação a atenção dada à área ainda é bastante insuficiente, entende-se que os profissionais que venham a atuar nos Serviços de Atendimento Pré-hospitalar Móvel (oriundos e não oriundos da área de saúde) devam ser habilitados pelos Núcleos de Educação em Urgências, cuja criação é indicada pelo presente Regulamento e cumpram o conteúdo curricular mínimo nele proposto. São requisitos mínimos para o técnico de enfermagem do SAMU, EXCETO:
Equilíbrio emocional e autocontrole.
Maior de vinte e um anos.
Disponibilidade para re-certificação periódica.
Experiência profissional prévia em serviço de saúde voltado ao atendimento de urgências e emergências.
Profissional com Ensino Médio completo e curso regular de Técnico de Enfermagem.
Para o estabelecimento dos procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública o parecer técnico deverá classificar os desastres quanto à intensidade. Com base nessas classificações, analise as afirmativas abaixo.
I. São Desastres de Nível I, aqueles que há somente danos humanos consideráveis e que a situação de normalidade pode ser restabelecida com os recursos mobilizados em nível local ou complementados com o aporte de recursos estaduais e federais.
II. São Desastres de Nível II aqueles que os danos e prejuízos não são suportáveis e superáveis pelos governos locais e a situação de normalidade pode ser restabelecida com os recursos mobilizados em nível local ou complementados com o aporte de recursos estaduais e federais.
III. São Desastres de Nível III aqueles em que os danos e prejuízos são superáveis e suportáveis pelos governos locais e o restabelecimento da situação de normalidade e, também depende da mobilização da ação coordenada das três esferas de atuação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
IV. Os Desastres de Nível IV são aqueles classificados como mega desastre e são fora do controle das três esferas de atuação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e necessita de ajuda internacional.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
Apenas a afirmativa I está correta
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
A Resolução 358/2009 do Cofen discorre sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. O Processo de Enfermagem deve ser aplicado nos ambientes em que os cuidados de enfermagem são realizados, tais como instituições prestadoras de serviços de internação hospitalar, instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, fábricas, entre outros.
II. O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: Histórico de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Organização de Enfermagem; Implementação e Devolução de Enfermagem.
III. Na execução do Processo de Enfermagem, cabe ao Enfermeiro, privativamente, realizar o Diagnóstico de Enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença.
IV. O registro formal da execução do Processo de Enfermagem deve envolver o prontuário do paciente, as instituições prestadoras de serviços com vistas a publicitar as informações coletadas.
Assinale
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.
A Instrução Normativa nº 004 da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de 14 de outubro de 2011 determina que o Município somente poderá efetuar a exclusão do cadastro da família da base do Cadastro Único em algumas situações. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma dessas situações.
Recusa da família em prestar informações
Falecimento de uma das pessoas da família que não more no mesmo domicílio
Solicitação de um amigo da família
Requerimento do vizinho
Segundo a Portaria nº 251 da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de 12 de dezembro de 2012, as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que descumprirem as condicionalidades ficam sujeitos a alguns efeitos aplicados de forma sucessiva. Sobre o assunto, assinale a alternativa que apresenta corretamente um desses efeitos.
Detenção do beneficiário, de um a três meses
Bloqueio do benefício por dois meses, no terceiro registro de descumprimento
Advertência, no primeiro registro de descumprimento
Suspensão do benefício, por três meses, a partir do quarto registro de descumprimento
O Chefe do Poder Executivo Municipal, Estadual, do Distrito Federal e, também, os integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), poderá (ão) decretar Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP) quando for necessário estabelecer uma situação jurídica especial para execução das ações de socorro e assistência humanitária à população atingida, reestabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas atingidas por desastre.
Com base nisto, assinale a alternativa incorreta.
Nos casos em que os desastres forem resultantes do mesmo evento adverso e atingirem mais de um município concomitantemente, o Governador do Estado poderá decretar a situação de emergência ou estado de calamidade pública nos municípios atingidos
O Decreto será publicado em Diário Oficial do Município, Estado, ou Distrito Federal e o chefe do Executivo terá situação jurídica propícia para subsidiar as necessidades para mitigação das perdas e recuperação dos serviços essenciais em até 180 dias e remanejar recursos do orçamento para esse fim
O parecer técnico deverá contemplar os danos decorrentes do desastre e fundamentar a necessidade da decretação baseado nos critérios estabelecidos nesta instrução normativa
O Decreto deverá estar fundamentado em parecer do órgão de Proteção e Defesa Civil do Município, Estado ou do Distrito Federal e terá prazo máximo de 180 dias a contar de sua publicação