Questões de Concurso de Lei nº 9.795/1999 - Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. - Legislação Federal

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Questão 1139848

Secretaria de Estado de Educação de Goiás - GO (SEDUCE/GO) 2018

Cargo: Professor - Área Biologia / Questão 31

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Por meio da Lei n.° 9.795/1999, foi instituída a Política Nacional de Educação Ambiental, que previu o desenvolvimento de ações na educação escolar em todos os níveis da educação formal. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta uma prática educativa integrada, contínua e permanente no nível da educação básica.

  • A.

    difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, em espaços nobres, de programas e campanhas educativas e de informações acerca de temas relacionados ao meio ambiente

  • B.

    participação de empresas públicas e privadas no desenvolvimento de programas de educação ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizações não governamentais

  • C.

    previsão de ações estratégicas no projeto pedagógico das escolas, com articulação, coordenação e supervisão de planos, programas e projetos integrados voltados para a área de educação ambiental

  • D.

    estabelecimento de um período do ano letivo para promoção de um movimento de professores, alunos e familiares em prol da conservação ambiental

  • E.

    aquisição de materiais didáticos informativos e manutenção de um diálogo com os professores da escola, visando à conscientização e à promoção de ações ambientais

Questão 1163000

Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA - SC 2019

Cargo: Geógrafo / Questão 9

Banca: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Nível: Superior

Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9795/1999), entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. 


Segundo esta lei, são princípios básicos da Educação Ambiental elencados no Art. 4º, exceto.

  • A.

    ( ) Formação de conselhos municipais específicos.

  • B.

    ( ) Enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.

  • C.

    ( ) Concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.

  • D.

    ( ) Abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais.

  • E.

    ( ) Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade.

Questão 1004651

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2018

Cargo: Técnico I - Área Educação / Questão 98

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

A educação ambiental consiste em um processo que busca despertar exclusivamente a preocupação individual e a autorresponsabilização frente aos desafios da sustentabilidade do meio ambiente na atualidade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1004652

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2018

Cargo: Técnico I - Área Educação / Questão 99

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

A educação ambiental é considerada uma dimensão da educação que, enquanto atividade intencional, promove a relação dos seres humanos com a natureza, o que confere caráter social a essa atividade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1004653

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2018

Cargo: Técnico I - Área Educação / Questão 100

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

A educação ambiental contribui para uma cidadania ativa ao fortalecer o sentido de pertencimento expresso em valores éticos e em regras de convívio social.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 851812

Secretaria de Educação do Distrito Federal - DF (SEDF/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Ciências Naturais / Questão 104

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

A respeito da educação ambiental (EA) proposta na Lei Nacional de Política Ambiental (Lei n.º 9.795/1999), julgue os itens seguintes. Quanto ao processo de formação de professores, a Lei Nacional de Política Ambiental faculta a inserção de disciplina específica de EA apenas nos cursos de pós-graduação, de extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 851813

Secretaria de Educação do Distrito Federal - DF (SEDF/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Ciências Naturais / Questão 105

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

A respeito da educação ambiental (EA) proposta na Lei Nacional de Política Ambiental (Lei n.º 9.795/1999), julgue os itens seguintes. A transversalidade da EA como uma prática educativa foi proposta originalmente pela Lei Nacional de Política Ambiental.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 851814

Secretaria de Educação do Distrito Federal - DF (SEDF/DF) 2017

Cargo: Professor de Educação Básica - Área Ciências Naturais / Questão 106

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível: Superior

A respeito da educação ambiental (EA) proposta na Lei Nacional de Política Ambiental (Lei n.º 9.795/1999), julgue os itens seguintes. A Lei Nacional de Política Ambiental estabelece que a EA deve ser desenvolvida como disciplina específica integrada na matriz curricular em todos os níveis e modalidades da educação básica.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 872897

Secretaria de Estado da Gestão e Previdência do Maranhão - MA (SEGEP/MA) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista Ambiental - Área Pedagogo / Questão 26

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

No ensino formal, a Educação Ambiental

I. é desenvolvida no âmbito dos currículos do ensino fundamental, médio, na educação especial, profissional e de jovens e adultos.

II. deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.

III. será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

IV. não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.

V. não precisa ser tratada nos cursos de pós-graduação e extensão universitária.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. III, IV e V.
  • C. I, III e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. II, III e IV.

Questão 872898

Secretaria de Estado da Gestão e Previdência do Maranhão - MA (SEGEP/MA) 2016 (2ª edição)

Cargo: Analista Ambiental - Área Pedagogo / Questão 27

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

São características da Educação Ambiental não Formal
  • A. a edição de regulamentos sobre condutas e posturas que os cidadãos devem adotar para preservar o meio ambiente e a aplicação de multas e outros meios corretivos para garantir a obediência às regras.
  • B. a oferta de cursos de extensão e aperfeiçoamento aos cidadãos, com currículos específicos que abordem as questões ambientais em todas as suas dimensões, exigindo para aprovação a apresentação de plano de aplicação prática.
  • C. a introdução de inovações para o atendimento as demandas da população, a exemplo da saúde, substituindo a oferta de medicamentos industrializados por práticas e receitas de farmácia natural nos postos de saúde.
  • D. o desenvolvimento de ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.
  • E. a constituição de um grupo de educadores ambientais que atuarão nas escolas executando o currículo recomendando para educação ambiental e os modelos de defesa da qualidade do meio ambiente.