

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Leia o trecho a seguir, extraído do segundo parágrafo do texto de João Branco.
“As relações familiares da série ‘This is us’, as tramas da novela ‘Avenida Brasil’ ou o desafio de criar uma criança cheia de energia do desenho ‘Masha e o Urso’ são bons exemplos de roteiros que conseguem retratar situações que nos representam, ainda que através de personagens totalmente diferentes de nós.”
A expressão em destaque nesse fragmento sugere, no contexto em que ela foi empregada, que
as personalidades das personagens das narrativas mencionadas devem ser compatíveis com as personalidades dos espectadores.
a adesão do público às histórias mencionadas não é prejudicada por conta das diferenças entre as personagens e os espectadores.
o desenvolvimento das personalidades das personagens deve ser sempre representativo de situações do cotidiano em que as pessoas encaram problemas.
a adesão do público às narrativas citadas depende exclusivamente das diferenças existentes entre as personagens e os espectadores.
bons roteiros de ficção precisam abarcar situações de convivência das personagens fictícias e das pessoas na vida real de modo bem diferente.
Leia o excerto a seguir.
“As discussões sobre a história antiga na África são dominadas pela ascensão do Egito. Mas houve várias sociedades que alcançaram grande poder no vale do rio Nilo desde meados do terceiro milênio a.C., incluindo esse vizinho muitas vezes ofuscado ao sul do Egito. Embora a antiga Kush rivalizasse e, às vezes, conquistasse o Egito, houve uma relativa falta de atenção moderna dada a essa civilização. A pesquisa do início do século 20 expandiu a compreensão dos estudiosos da antiga Kush, mas as interpretações tinham vieses coloniais e racistas que muitas vezes obscureciam os pontos fortes e as conquistas dessa civilização. [...]”
PESQUISAS revelam novas facetas da misteriosa civilização da Núbia. Planeta, 14 de abril de 2022. Arqueologia. Disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/pesquisasrevelam-novas-facetas-da-misteriosa-civilizacao-da-nubia/. .
A conjunção grifada nesse trecho pode ser substituída, sem prejuízo de sentido ao contexto em que ela foi empregada, por
“Portanto”.
“Enquanto”.
“Ainda que”.
“Visto que”.
“Porque”.
Na linha 29, a expressão “Mesmo que” transmite a ideia de __________ e poderia ser substituída por __________, __________ necessárias alterações no período para manutenção da correção gramatical do período.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
oposição – Embora – sendo
oposição – Embora – não sendo
consequência – Uma vez que – sendo
consequência – Uma vez que – não sendo
A morfossintaxe é a observação conjunta da classificação morfológica e da função sintática das palavras nas orações.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre os aspectos morfossintáticos de algumas passagens transcritas do texto.
( ) Na frase “sua informação não sofrerá nenhum prejuízo.”, o sujeito é simples, o predicado é verbal e o verbo é transitivo direto.
( ) No período “Manter a língua eficiente, como queria Ezra Pound, é obrigação de todos os que fazem uso dela.”, a oração intercalada exprime concessão.
( ) Em “Donde volto a sugerir: se escrever ‘Em tempo ...’, experimente apagá-la...”, o termo destacado se classifica como pronome pessoal do caso oblíquo.
( ) No trecho “...e veja como não lhe fará a menor falta.”, a próclise é de rigor porque, na oração, antes do verbo, identifica-se palavra que atrai o pronome átono.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
F, F, V, V.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
Em “Mesmo que o fornecedor não ofereça contratualmente uma garantia por um produto, a lei prevê uma”, a locução conjuntiva sublinhada expressa uma:
Finalidade.
Comparação.
Alternância.
Condição.
Concessão.
Assinale a alternativa que apresenta conjunção que poderia substituir corretamente o nexo “embora” (l. 02) sem alterar a relação semântica do período.
Como.
Caso.
Uma vez que.
Visto que.
Mesmo que.
Considerando a passagem “dois gênios entre tantos que fizeram da leitura de jornal um hábito não só informativo, mas prazeroso e provocador.” (6º§), pode-se afirmar que os conectivos destacados possuem um valor semântico:
alternativo.
aditivo.
adversativo.
concessivo.
conformativo.
Observe os conectores lógicos que unem os segmentos das frases abaixo; assinale o conector que mostra seu valor semântico corretamente identificado.
Um desejo não está satisfeito enquanto não é destruído / conformidade.
Ela é muito preguiçosa, embora saia muito cedo para o trabalho / concessão.
Eu perdi o ônibus, por isso cheguei tarde ao trabalho / consequência.
Já que faz um bom tempo, vamos passear / modo.
A velha senhora adotou-o e o levou / tempo.
Na sentença: "Ainda que perdoemos aos maus, a ordem moral não lhes perdoa, e castiga a nossa indulgência”. (Marquês de Maricá). A locução conjuntiva Ainda que exprime ideia
aditiva.
final.
proporcional.
concessiva.
conformativa.
Em Embora idade e senso eu aparente, / Não vos iluda o velho que aqui vai: (3a estrofe), o termo sublinhado pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido, por:
Conquanto
Contanto que
Porquanto
Desde que
Contudo
A conjunção “pois” (linha 1) expressa sentido
conclusivo.
explicativo.
adversativo.
concessivo.
alternativo.
Na primeira fala da tirinha, “porque eu bati no colega” constitui uma
causa.
condição.
explicação.
concessão.
consequência.
No período: “A maioria dessas pessoas talvez não seja solitária por natureza, mas sente-se socialmente isolada, embora esteja rodeada de gente.”, a conjunção destacada poderia ser substituída – sem prejuízo de sentido – por
desde que.
mesmo que.
uma vez que.
contanto que.
na medida que.
Assinale a alternativa que indica a relação de sentido conferida ao trecho a seguir pelo uso da conjunção e da oração subordinada sublinhadas: “Essa ri...a foi tamanha que, no começo do século 20, os dois países chegaram a cortar relações diplomáticas”.
Conclusão.
Concessão.
Condição.
Causa.
Conformidade.
“apesar de” (linha 11) a despeito de
Certo
Errado
Entre os excertos “[...] cada caso é tratado de forma diferente.” e “No entanto, algumas características se tornam similares [...]” existe uma contrariedade. São reescritas que mantêm o sentido de contrariedade as seguintes, EXCETO
Embora cada caso seja tratado de forma diferente, algumas características se tornam similares nas relações tóxicas.
Cada caso é tratado de forma diferente, mas algumas características se tornam similares nas relações tóxicas.
Cada caso é tratado de forma diferente, porquanto algumas características se tornam similares nas relações tóxicas.
Algumas características se tornam similares nas relações tóxicas, conquanto cada caso seja tratado de forma diferente.
Algumas características se tornam similares nas relações tóxicas, todavia cada caso é tratado de forma diferente.
Considere o trecho “Embora cada um tenha explicações razoáveis, a pergunta que deve ser feita é esta: ‘Será que tentaram tudo o que estava ao seu alcance para resolver seus problemas?’”.
Sobre a organização morfossintática do texto, analise as afirmativas a seguir.
I. A conjunção subordinativa adverbial “embora” insere no trecho uma ideia de concessão.
II. A vírgula foi usada depois de “razoáveis” para intercalar uma oração adverbial antecipada.
III. O pronome demonstrativo e coesivo “esta” poderia, com correção, ser substituído por “essa”.
IV. O termo “o”, antes do “que”, foi usado como um pronome demonstrativo, significando “aquilo”.
V. A forma verbal “tenha” foi empregada estabelecendo relação com o uso do termo “embora”
Estão CORRETAS as afirmativas
I, II, IV e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e V, apenas.
As reações contrastantes dos comandantes apresentados no segundo parágrafo são relacionadas, no texto, por meio de um conectivo:
aditivo.
concessivo.
adversativo.
explicativo.
A respeito de aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, assinale a opção correta.
O vocábulo “sendo” (primeiro parágrafo) introduz oração coordenada de sentido explicativo.
Estaria preservada a correção gramatical do texto caso se suprimisse a vírgula empregada após “exportação” (primeiro período do terceiro parágrafo).
A forma verbal “basta” (segundo período do terceiro parágrafo) está flexionada na terceira pessoa do singular porque seu sujeito é indeterminado.
Estaria mantida a coerência das ideias do texto caso se substituísse o conector “mesmo que” (primeiro período do terceiro parágrafo) por ainda que.
Na oração “Embora a meteorologia previsse bom tempo, choveu.”, a conjunção sublinhada exprime ideia de:
Condição.
Finalidade.
Comparação.
Tempo.
Concessão.