Questões de Concurso de Estrutura Linguística - Língua Portuguesa

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão 1127104

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás - GO (CREA/GO) 2019

Cargo: Analista de Área / Questão 8

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Quanto à correção gramatical e à coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue os itens de 7 a 13.

“tem se acentuado” (linha 22) por tem acentuado-se.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1064654

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - PB (IF/PB) 2019 (3ª edição)

Cargo: Administrador / Questão 3

Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível: Superior

No excerto acima, a sentença linguística “Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.” (linhas 4 e 5) é reproduzida pelo narrador por meio do seguinte mecanismo:
  • A. performance
  • B. polissemia
  • C. intertextualidade
  • D. estruturação sintática
  • E. paralinguagem

Questão 1149697

Conselho Regional de Biblioteconomia da 2ª Região - PA (CRB 2ª Região /PA) 2019

Cargo: Bibliotecário Fiscal / Questão 4

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Assinale a alternativa correta acerca de aspectos linguísticos do texto.

  • A.

    O sujeito da primeira oração do terceiro parágrafo é indeterminado.

  • B.

    As palavras “nível”, “incógnita” e “veículo” são acentuadas graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

  • C.

    No segmento “uma dezena de outros aspectos práticos e que envolvem inteligência social” (linhas 22 e 23), a conjunção aditiva “e” liga dois elementos sintáticos que desempenham função adjetiva.

  • D.

    A forma verbal “Chegaram” (linha 23) está flexionada na terceira pessoa do plural porque está empregada em referência a “uma dezena de outros aspectos práticos” (linhas 22 e 23).

  • E.

    Na linha 39, o emprego do acento indicativo de crase em “às rápidas mudanças” deve?se à regência do termo “capacidade” e à anteposição de artigo definido à expressão “rápidas mudanças”.

Questão 1148400

Conselho Regional de Odontologia do Acre - AC (CRO-AC/AC) 2019

Cargo: Serviços Gerais / Questão 4

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Fundamental

Com relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens de 1 a 7.

A frequente ingestão de alimentos açucarados só influencia no aparecimento da cárie se não houver a escovação dos dentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1127100

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás - GO (CREA/GO) 2019

Cargo: Analista de Área / Questão 4

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens de 1 a 6.

Na linha 6, a forma verbal “subiu” está flexionada na terceira pessoa do singular porque concorda com o sujeito da oração – o termo “1,4%”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1127101

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás - GO (CREA/GO) 2019

Cargo: Analista de Área / Questão 5

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens de 1 a 6.

Estaria mantida a correção gramatical do texto caso o sinal de dois pontos empregado após “Brasil” (linha 3) fosse substituído por um travessão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1127102

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás - GO (CREA/GO) 2019

Cargo: Analista de Área / Questão 6

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens de 1 a 6.

A oração “Enquanto os salários não permitirem a compra de imóvel” (linhas 39 e 40) expressa, em relação à oração subsequente, circunstância de concessão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1120867

Tribunal de Justiça do Ceará   - CE (TJ/CE/CE) 2019 (2ª edição)

Cargo: Técnico Judiciário - Área Judiciária / Questão 21

Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível: Médio

A frase abaixo que foi construída exclusivamente por linguagem formal é:

  • A.

    Primeiro a gente enlouquece e depois vê no que dá;

  • B.

    A vida é curta demais para vivê-la ao lado de um filho da mãe;

  • C.

    Tem pessoas que discordam de mim e outras, que são inteligentes;

  • D. Me deram como castigo uma pena de dez anos;
  • E. Somente o que perdi é meu para sempre.

Questão 1048457

Universidade Federal Fluminense (UFF) 2019

Cargo: Técnico-Administrativo - Área Bibliotecário/Documentalista / Questão 1

Banca: Universidade Federal Fluminense (UFF)

Nível: Superior

Considerando-se a organização do texto, a autora utiliza
  • A. os tempos do presente, na maior parte, aproximando-se dos fatos, como se tivesse recorrido a uma câmara de zoom, e aumentando, portanto, a tensão narrativa.
  • B. um narrador onisciente, em 3ª pessoa, na maior parte do texto, tendo em vista que revela ao leitor uma visão mais aproximada da narrativa, com detalhes da relação de um cão com o seu dono.
  • C. um narrador em 1ª pessoa, a que corresponde o papel de personagem e a não onisciência da narrativa, como fica claro na passagem “Mas eu avisei que o tempo era de guerra” (linha 14).
  • D. o tipo textual descritivo, predominantemente, com o objetivo de qualificar, nomear e situar os seres do mundo, sob um ponto de vista estático, como se verifica na passagem “Foi na França, durante a Segunda Grande Guerra”. (linhas 1- 2).
  • E. o discurso direto, predominantemente, como é possível verificar na passagem: “As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?” (linhas 37-38)

Questão 1064982

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - PB (IF/PB) 2019 (3ª edição)

Cargo: Assistente em Administração / Questão 1

Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível: Médio

O gênero textual propaganda possui como finalidade principal o convencimento do receptor para a compra de um produto. Para tal objetivo, o texto acima utilizou-se, sutilmente, do seguinte recurso:
  • A. Estruturação sintática
  • B. Polissemia
  • C. Organização fonética
  • D. Intertextualidade
  • E. Ambiguidade sintática