

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que vai de encontro à teoria sobre gêneros do discurso.
A possibilidade de se produzir ou se compreender um texto é infinita devido às infinidades de tipos de textos, ou seja, de gêneros do discurso que existem ao longo da sociedade.
Os conhecimentos sobre os gêneros estão relacionados às representações sobre o contexto social em que se processa a linguagem; assim, conhecer um gênero é conhecer suas condições de uso, sua adequação ao contexto.
Um escritor competente é alguém que, ao produzir um discurso culturalmente, sabe selecionar o gênero no qual seu discurso se realizará escolhendo aquele que for apropriado aos seus objetivos e circunstâncias enunciativas em questão.
Nem todo gênero é apropriado à sua especificidade e à sua finalidade discursiva, já que há, por vezes, uma relação biunívoca com formas textuais, fazendo com que um gênero tenha a função de outro.
Os textos que produzimos, quer sejam eles orais ou escritos, apresentam um conjunto de características relativamente estáveis. Essas características configuram diferentes gêneros discursivos.
Assinale a alternativa onde temos um discurso indireto.
É esta a rua? – perguntou ela.
Meneou a cabeça com ar triste e acrescentou:
– Penso – disse minha namorada – que te darás melhor em Medicina.
Margarete garantiu que sim, que amava.
A namorada estava com o coração a sangrar. Com certeza, aquele homem não era filho de Deus.
Sobre o discurso direto presente no texto, assinale a alternativa correta.
Ele aparece no decorrer de todo o trecho pela voz onisciente do narrador.
Ele é destacado entre aspas e seguido do verbo de elocução “pensou”.
Está presente no trecho em que a voz do narrador se mistura com o pensamento de Azarias “De onde saíra o raio? Ou foi a terra que relampejou?
Ele é introduzido já no início do trecho pela expressão “de repente”.
Não se utiliza a distinção entre discurso direto e indireto em narrativas curtas como o conto em questão.
Disse-me o cientista: − Agindo deste modo, sou como o artista, uma vez que damos expressão às nossas ideias.
Transpondo-se o texto acima para o discurso indireto, obtém-se, adequadamente, a seguinte formulação: Disse-me o cientista que,
Assinale a alternativa que apresenta uma versão em discurso indireto do trecho Como é que você aguenta tanto serviço? Você precisa de uma ajudante (l. 35-36).
Haubert perguntou como ela aguenta tanto serviço e disse que ela precisa de uma ajudante.
Haubert perguntou: como ela aguenta tanto serviço? E disse que ela precisa de uma ajudante.
Haubert perguntou como ela estava aguentando tanto serviço e sugeriu uma ajudante.
Haubert perguntou como é que ela aguentava tanto serviço e disse que ela precisava de uma ajudante.
Haubert perguntou como é que Ana Maria aguentava tanto serviço e disse que ela precisa de uma ajudante.
...o ator não se torna um ser diferente? - Nós somos estranhos.
Mantendo-se a correção e, em linhas gerais, o sentido, as frases acima encontram-se transpostas para o discurso indireto em:
Ao ser questionada sobre se o ator se tornaria um ser diferente, Fernanda Montenegro respondeu que eles seriam estranhos.
Quando fosse questionada sobre se o ator se torna um ser diferente, Fernanda Montenegro responderia que eles são estranhos.
À pergunta sobre o ser diferente que o ator se torna, Fernanda Montenegro responde que seríamos estranhos.
Fernanda Montenegro responde à pergunta sobre quão diferente se tornaria um ator, dizendo que seríamos estranhos.
Fernanda Montenegro, ao responder à pergunta sobre como um ator se torna um ser diferente, teria dito: somos estranhos.
No trecho acima, há um narrador que está contando a história em primeira pessoa, ou seja, uma narrativa onde o narrador também se torna personagem. No entanto, há momentos de onisciência do narrador, o que seria paradoxal nesta definição. Neste caso, podemos afirmar que o foco narrativo do trecho acima é de natureza:
Consciente e romântica, já que o narrador busca envolver o leitor em suas memórias afetivas, exaltando o passado histórico do personagem.
Subjetiva, uma vez que em um foco narrativo em primeira pessoa pressupõe um narrador que tem envolvimento emocional com os fatos narrados.
Objetiva, consciente. O narrador está em terceira pessoa, e relata objetivamente os pensamentos do personagem que descreve, como observador neutro.
Neutra, ou seja, o narrador não está envolvido na narrativa, relata em terceira pessoa, apenas narrando os fatos que são indispensáveis para que se compreenda a história.
Assinale a alternativa que contém o discurso indireto livre.
“No entanto – no entanto! – nem tudo são flores no caminho da avó. Há, acima de tudo, o entrave maior, a grande rival: a mãe.” (4º§)
“Riscar a parede com o lápis dizendo que foi sem querer – e ser acreditado! Fazer má-criação aos gritos e, em vez de apanhar, ir para os braços da avó…” (5º§)
“... os cacos na mãozinha, os olhos arregalados, o beiço pronto para o choro; e depois o sorriso malandro e aliviado porque ‘ninguém’ se zangou, o culpado foi a bola mesmo, não foi, Vó?” (7º§)
“Até as coisas negativas se viram em alegrias quando se intrometem entre avó e neto: o bibelô de estimação que se quebrou porque o menininho – involuntariamente! – bateu com a bola nele.” (7º§)
No enunciado argumentativo: “Ele é pobre e sofreu muito na vida”, é um exemplo de:
( ) discurso direto sem verbo de dizer presente
( ) discurso direto, pois o autor cita o ponto de vista de alguém com verbo de dizer presente.
( ) discurso indireto, tendo em vista que vem separado por partícula.
Analise as proposições, coloque V para Verdadeiras e F para Falsas e marque a sequência CORRETA:
F V F
F F V
V F V
V V F
V F F
Os discursos alheios introduzidos no parágrafo são apresentados sob a forma de
discurso direto.
discurso indireto.
modalização em discursivo segundo.
ilha textual.
Sobre o uso do discurso direto ao longo da matéria jornalística, assinale a alternativa INCORRETA.
A presença das diferentes vozes dos usuários do SUS confere ao texto um efeito de verdade.
As vozes contrárias apresentadas sinalizam as dúvidas da própria jornalista sobre o papel e a importância do SUS.
As vozes dos especialistas, na construção da linha argumentativa do texto, funcionam como argumentos de autoridade.
O uso do discurso direto produz, nos leitores, a ideia de integridade ao que é dito.
O tipo de discurso presente na passagem “a médica Aliciane Mota [...] explica que os fumantes são mais propensos a apresentarem otites...” é
direto.
indireto livre.
indireto.
direto livre.
Assinale a alternativa cujo trecho retirado do texto apresenta um discurso indireto livre.
“A Mãe e o Pai vinham trazê-lo ao aeroporto. A Tia e o Tio tomavam conta dele, justinhamente.’’
“Esta é a estória. Ia um menino, com os Tios, passar dias no lugar onde se construía a grande cidade.”
“Davam-lhe balas, chicles, à escolha.”
“Se homens, meninos, cavalos e bois — assim insetos? Voavam supremamente.”
Leia a tirinha abaixo e considere as assertivas na sequência.

(Disponível em: <http://www.laerte.com.br/>. Acesso em: 21 jul. 2017)
I - O discurso do personagem da esquerda satiriza o personagem da direita em todos os quadrinhos.
II - O discurso do personagem da esquerda se ameniza de acordo com as reações do personagem da direita.
III - “Indivíduo suspeito, de moral discutível e pouco confiável” é uma forma de expressão mais branda que “Ladrão, canalha e traiçoeiro”.
IV - A relação entre os personagens demonstra que fatores externos podem influenciar as formas de expressão de cada indivíduo.
Assinale a alternativa que contém apenas as assertivas CORRETAS.
II; III; IV
I; II; IV
I; III; IV
II; III
I; III
O autor prioriza a primeira pessoa do discurso, para
( ) marcar um subjetivismo peculiar de quem não admite outra realidade.
( ) identificar sua perplexidade sobre ele mesmo.
( ) refletir, de uma forma geral, sobre os paradoxos da vida humana.
Analise as proposições e marque V para Verdadeira e F para Falsa. Assinale a sequência CORRETA:
FVF.
VFV.
VVV.
FFV
VFF.
Leia os itens e assinale a alternativa correta:
I - O discurso direto caracteriza-se pela presença de verbos dicendi, aqueles que servem para introduzir a fala de outra pessoa (dizer, afirmar, responder, declarar, definir), de verbos da área semântica de perguntar (indagar, inquirir, questionar, interrogar) e de verbos sentiendi, os que expressem estado de espírito, reação psicológica da pessoa que fala, emoções (gemer, suspirar, gritar, lamentar-se, queixar-se, explodir).
II - No discurso indireto, o locutor (aquele que fala) reproduz com suas próprias palavras a fala de outras pessoas ou personagens.
III - Discurso indireto livre ou semi-indireto é uma função dos discursos direto e indireto, porque apresenta a fala ou o pensamento da personagem discretamente inseridos no discurso do narrador.
IV - O delegado afirmou:
- Não confio em ninguém. (Discurso indireto).
O delegado afirmou que não confiava em ninguém.
(Discurso direto).
Apenas I, II, e IV estão corretos.
Apenas I, II e III estão corretos.
Apenas II, III e IV estão corretos.
Apenas I, III e IV estão corretos.
Nos textos narrativos, é através da voz do narrador que é possível conhecer o desenrolar da história e as ações das personagens, e é através da voz das personagens que conhecemos as suas ideias, opiniões e sentimentos. A maneira pela qual a voz das personagens é introduzida na voz do narrador, a isto chamamos discurso. Existem três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Em relação ao discurso:
I. O discurso direto é o mais natural e comum dos tipos de discurso. Através de sua utilização, o narrador permite que as personagens se exprimam livremente, ganhando vida própria na narração.
II. O discurso direto é, normalmente, introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso, como os verbos: dizer, perguntar, responder, comentar, falar, etc.
III. No discurso indireto, as falas das personagens são apresentadas pelo narrador, sendo ele o responsável por falar na vez da personagem.
IV. No discurso indireto, ainda que o narrador seja o responsável por falar pelo personagem, ele não utiliza suas próprias palavras para reproduzir a essência das falas das personagens, bem como suas reações e personalidade.
V. O discurso indireto livre é o mais difícil e o mais dinâmico dos tipos de discurso, uma vez que as falas das personagens se encontram inseridas dentro do discurso do narrador.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
IV
I
V
III
II
Assinale a alternativa incorreta.
No discurso direto, o narrador reproduz na íntegra a fala das personagens ou interlocutores. Geralmente essa fala é introduzida por travessão.
No discurso indireto, o narrador exprime indiretamente a fala da personagem. O narrador funciona como testemunha auditiva e passa para o leitor o que ouviu da personagem.
O discurso indireto livre é resultante da mistura dos discursos direto e indireto.
O discurso indireto geralmente apresenta verbos de elocução (declarativos ou dicendi) que indicam quem está emitindo a mensagem.
As muitas formas de expressão das manifestações da linguagem humana podem se apresentar sob as mais diversas estratégias discursivas, dentre as quais destacamos os discursos direto, indireto e indireto-livre. No diálogo entre Deus e Adão, do texto VII, apresentam-se
registros do discurso direto.
registros do discurso indireto.
registros do discurso indireto-livre.
marcas do discurso direto e do indireto.
marcas do discurso direto e do indireto-livre.