

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa correta sobre a epicondilite lateral do cotovelo.
Afeta preferencialmente o sexo masculino.
O tratamento cirúrgico é a regra nessa doença.
A origem do extensor radial curto do carpo é onde a lesão ocorre.
A faixa etária mais acometida é a da terceira década de vida.
Ocorre com maior incidência em atletas.
Uma mulher de 56 anos foi à consulta após encaminhamento do Ortopedista. A paciente foi submetida a uma cirurgia ortopédica com colocação de prótese no joelho direito há 2 anos. Paciente realizou fisioterapia conforme orientação, mas persistia com a queixa de dor no local: “sinto dor para dobrar o joelho e um incômodo, um peso na perna direita, parece que tem algo repuxando, segurando quando vou dobrar o joelho”. Foram realizados exames radiológicos para verificar se havia alguma anormalidade após a cirurgia, mas não foram encontradas alterações que justificassem o quadro. Apesar disso, a queixa persistia, o que fazia com que a paciente procurasse outras opiniões médicas em busca de uma solução para a dor.
O diagnóstico para o quadro clínico descrito é de transtorno
de ansiedade de doença.
de ajustamento.
de sintomas somáticos.
psicótico.
depressivo.
Pré-escolar, sexo feminino, 3 anos, com síndrome nefrótica em tratamento com corticosteroide, apresenta piora do edema e febre há 48 horas com dor abdominal. Apresenta-se em regular estado geral, corado, anictérico, febril e em anasarca. A frequência cardíaca é de 128 batimentos/minuto e a frequência respiratória é 30 movimentos/minuto. O abdome está globoso, difusamente doloroso à palpação, com fígado a 2,5 cm do rebordo costal. Sinal de descompressão brusca: positivo. Ruídos hidroaéreos difusamente diminuídos. Há edema 3+/4+ em membros e na face. A hipótese diagnóstica mais provável para o quadro infeccioso atual é
hepatite medicamentosa.
apendicite supurada.
pancreatite necrotizante.
pneumonia aspirativa.
peritonite bacteriana espontânea.
Qual é o nervo encontrado no espaço quadrangular?
Nervo supraescapular.
Nervo interósseo anterior.
Nervo axilar.
Nervo radial.
Nervo ulnar.
São lentes intraoculares EDOF (de foco estendido) que não possuem anéis concêntricos, funcionando através da aberração esférica positiva:
AT LARA (Zeiss) e Tecnis Symphony (AMO)
Tecnis Synergy (AMO) e CT LUCIA (Zeiss)
Tecnis Eyhance (AMO) e RayOne EMV (Rayner)
Clareon Vivity (Alcon) e EyeCryl Plus (Biotech)
PanOptix (Alcon) e Full Range (Hanita).
O brolucizumabe, medicamento para o tratamento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI) forma exsudativa, já está sendo comercializado no Brasil sob o nome de
Beovu.
Vsiqq.
Eylia.
Remicade.
Humira.
Uma doença ocular de prognóstico grave e que exige internação hospitalar imediata assim que feito o diagnóstico é a
oftalmolpatia de Graves.
celulite pré-septal.
dacrioadenite aguda.
síndrome de Tolosa-Hunt.
celulite orbitária bacteriana.
O tumor maligno mais comum que atinge a região palpebral é o
carcinoma basocelular.
carcinoma espinocelular.
melanoma intraepidérmico.
sarcoma de Kaposi.
hemangioma cavernoso.
Na anatomia cirúrgica do osso temporal, a eminência arqueada corresponde ao(à)
canal semicircular lateral.
canal semicircular posterior.
canal semicircular superior.
artéria meníngea média.
nervo facial.
No tratamento da depressão, um fator de bom prognóstico é
o menor tempo de doença não tratada.
o tempo de resposta ao antidepressivo superior a 28 dias.
a associação com comorbidades psiquiátricas.
a presença de sintomas psicóticos.
o histórico familiar de transtorno bipolar.
Em relação às principais mudanças no diagnóstico dos transtornos de ansiedade na 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), é correto afirmar que
a CID-11 enfatiza o foco da apreensão como base para a diferenciação diagnóstica entre os diversos transtornos de ansiedade.
foi excluída a categoria de transtornos relacionados à ansiedade ou ao medo.
o mutismo seletivo foi incluído como um sintoma de ataque de pânico.
o transtorno de ansiedade generalizada passou a fazer parte do capítulo de transtornos depressivos.
as regras de exclusão hierárquica, que impossibilitam o diagnóstico de um transtorno de ansiedade específico, foram mantidas.
Mulher, 47 anos, levada por familiares ao setor de emergência devido à cefaleia e febre de início há três dias. Refere, ainda, piora dos sintomas, associado à apatia. Ao exame físico: confusão mental; sonolência; sinal de Kernig presente, sem demais alterações. Sinais vitais: PA 170 x 100 mmHg; FC 88; FR 20; SATO2 94%; T 38,9° C; e, glicemia normal. TC de crânio sem alterações. Líquor: pressão de abertura aumentada; 888 células; 85% de neutrófilos; glicose 30; proteína 200; e, ADA normal. Pode-se afirmar que o diagnóstico mais provável é a meningoencefalite:
Viral.
Herpética.
Por fungo.
Bacteriana.
Tuberculosa.
Mulher, 72 anos, é levada por familiares ao pronto-socorro devido início há quatro horas de deficit neurológico focal, caracterizado por hemiparesia esquerda de predomínio braquiofacial, associado à heminegligência esquerda. Portadora de hipertensão arterial, Diabetes mellitus e dislipidemia. Refere tabagismo de alta carga tabágica. Sinais vitais: PA 170 x 95 mmHg; FC 85; FR 20; afebril; e, SATO2 94%. Tomografia de crânio realizada na admissão não revela alterações agudas. A conduta mais indicada para tal paciente é:
Trombólise com alteplase.
Administração de ácido acetilsalicílico e clopidogrel.
Complementação da avaliação com ressonância magnética.
Vigilância neurológica em UTI; controle pressórico; glicêmico e de SATO2; sem indicação de medicação; e, trombólise.
Monitorização; administração de ácido acetilsalicílico e estatina; controle pressórico; glicêmico e da SATO2; sem indicação de trombólise.
São exemplos de glaucomas secundários de ângulo aberto com obstrução a nível trabecular (nem pré e nem pós-trabecular):
glaucoma pigmentar e glaucoma de células fantasmas.
glaucoma facolítico e glaucoma neovascular.
uveíte hipertensiva e fístula carótido-cavernosa.
glaucoma pseudoesfoliativo e síndrome de Sturge-Weber.
recessão do ângulo pós-traumática e síndrome endotelial iridocorneana.
Na ocorrência de crises convulsivas predominantemente noturnas, com movimentos hipercinéticos, por vezes precedidas por aura de medo, vocalização ou risos, com raras generalizações, a localização anatômica é:
lobo frontal.
região perissilviana.
lobo temporal.
giro do cíngulo.
região insular.
Entre os fatores de risco para demência por corpúsculos de Lewy, é considerada de maior intensidade isoladamente como fator de risco causador desta demência:
hipertensão arterial e diabetes mellitus.
baixa escolaridade e tabagismo.
depressão e alta ingesta de cafeína.
baixa escolaridade e depressão.
hipertensão arterial e etilismo.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde sobre “as estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica na atenção básica: hipertensão arterial sistêmica”, qual opção correlaciona a situação clínica com a classe medicamentosa indicada?
Prevenção da recorrência de acidente vascular encefálico: diurético, inibidores da enzima conversora de angiotensina.
Pós-infarto do miocárdio: inibidores da enzima conversora da angiotensina, antagonistas da aldosterona, diuréticos.
Diabetes Mellitus: inibidores da enzima conversora da angiotensina, antagonistas da angiotensina II, betabloqueadores.
Hipertensão sistólica isolada em idosos: inibidores da enzima conversora da angiotensina, antagonistas da angiotensina II, betabloqueadores.
Insuficiência cardíaca: diuréticos, betabloqueadores, bloqueadores dos canais de cálcio.
Com relação ao processo de colimação utilizado na obtenção de radiografia, é correto afirmar que a sua finalidade é:
reduzir a exposição do paciente
reduzir o desgaste do tubo
reduzir o tempo de exposição
reduzir a radiação de baixa penetração
reduzir o consumo de energia
Assinale a alternativa que apresenta qual subtipo da classificação Todani o achado de coledococele corresponde.
Ia
Ib
II
III
IV
A coordenação do cuidado constitui um dos atributos essenciais da APS e uma tecnologia importante para a sustentabilidade de sistemas universais de saúde.
A esse respeito, é correto afirmar que, para coordenar o cuidado de saúde de uma pessoa, os profissionais da Atenção Primária à Saúde precisam
prestar cuidado equitativo às pessoas, às famílias e à comunidade adscrita.
prover cuidado integral aos principais problemas biopsicossociais e espirituais.
prover cuidado interprofissional envolvendo médico, enfermeiro, dentista e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
integrar as ações providas em diferentes pontos da rede de assistência à saude e superar barreiras em sua navegação no sistema em prol da pessoas sob seus cuidados.