Questões de Concurso sobre Avaliação Nutricional

 
 
Disciplina 1
Assunto 9
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.479 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A miniavaliação nutricional (MAN®) foi desenvolvida para a avaliação do estado nutricional em pacientes hospitalizados, tanto adultos quanto idosos, sendo que a idade maior ou igual a 70 anos é considerada um fator de risco nutricional.


C

Certo


E

Errado

O crescimento é geralmente estável e lento durante a idade pré-escolar e escolar, mas pode ser irregular em algumas crianças. Analise as afirmativas abaixo acerca da avaliação do crescimento nesta fase:


I. Uma avaliação nutricional completa inclui, na coleta de dados antropométricos, comprimento ou estatura, peso e IMC.

II. Podem ser utilizadas a circunferência do braço, dobras cutâneas do tríceps e do subescapular.

III. A proporção de massa corporal para estatura é um elemento crítico da avaliação do crescimento.

IV. A monitorização regular do crescimento possibilita a identificação precoce das tendências problemáticas de crescimento.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas IV.


C

Apenas I e III.


D

Apenas III e IV.


E

I, II, III e IV.

Nos procedimentos de diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional de idosos, a Vigilância Alimentar e Nutricional, por meio do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), utiliza como critério prioritário a classificação do IMC (Índice de Massa Corporal). De acordo com os pontos de corte estabelecidos pelo SISVAN para idosos, qual o diagnóstico nutricional de uma pessoa idosa que apresente o IMC ≤ 22 kg/m²?


A

Obesidade grau II.


B

Adequado ou eutrófico.


C

Sobrepeso.


D

Obesidade.


E

Baixo peso.

Deve-se seguir um protocolo rigoroso antes da realização da calorimetria indireta para que os resultados obtidos sejam fidedignos. Marque a alternativa INCORRETA quanto esse método de medição da taxa metabólica.


A

Deve ser realizada, em pessoas saudáveis, com o mínimo de 5 horas, após as refeições e lanches.


B

O teste deve ocorrer antes de 2 horas após exercício moderado


C

A cafeína deve ser evitada por no mínimo 4 horas.


D

O gasto energético pode ser medido em indivíduos enfermos ou feridos.


E

A bebida alcoólica e o tabagismo devem ser evitados por no mínimo 2 horas.

Analise as afirmativas abaixo em relação à avaliação do estado nutricional em idosos.


1. A medida da circunferência da panturrilha inferior a 41 cm é preditor de redução da massa muscular e capacidade funcional.


2. A altura do joelho é um dos métodos de estimativa de altura mais utilizados em idosos, visto que a medida em membro inferior não é afetada pela diminuição das dimensões ósseas.


3. A Miniavaliação Nutricional (MAN®) é uma ferramenta de risco nutricional desenvolvida especificamente para identificar o risco de desnutrição em idosos e validada para o uso em todos os níveis de atenção à saúde.


4. A circunferência da cintura não é uma medida adequada para avaliar risco de doenças metabólicas em idosos, visto a redistribuição de gordura corporal que ocorre nessa fase da vida.


5. Métodos retrospectivos de avaliação do consumo alimentar, como o uso de diários alimentares, são aconselhados para idosos, visto que exigem menos da capacidade de memória.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


A

É correta apenas a afirmativa 3.


B

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


C

São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.


D

São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.


E

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Leia o caso clínico a seguir


Paciente de vinte e três anos de idade, do sexo feminino, história de sobrepeso na adolescência e tratamento de controle de peso sem sucesso, inclusão de atividade física progressivamente extensa com consequente perda de peso. Aos 21 anos, passou a apresentar episódios alimentares compulsivos, seguidos de vômitos autoinduzidos e uso de laxantes.


Nesse caso, qual é o diagnóstico?


A

Anorexia nervosa.


B

Bulimia nervosa.


C

Transtorno alimentar restritivo.


D

Transtorno da compulsão alimentar transitória.

Segundo as Diretrizes Brasileiras de Obesidade (2016), há práticas gerais de prevenção de doenças crônicas e práticas específicas na obesidade. Entre os métodos de prevenção secundária da obesidade, destaca-se:


A

avaliar a presença de complicações.


B

considerar cirurgia bariátrica.


C

promover alimentação saudável.


D

tratar com medicamentos antiobesidade.

Paciente L.F.C., sexo feminino, 71 anos, deu entrada no pronto-socorro com o seguinte quadro: descorada, pressão arterial elevada e temperatura corporal 38º. Pela avaliação física, foram constatadas: hemiparesia à esquerda, cefaléia intensa, confusão mental e disfagia. O diagnóstico médico inicial foi acidente vascular encefálico (AVE), confirmado pela tomografia computadorizada de crânio. A referida paciente foi encaminhada à unidade de terapia intensiva e prescrita terapia nutricional enteral (necessidade calórica diária 1.800 kcal). O diagnóstico nutricional foi eutrofia.

Assinale a opção INCORRETA.


A

A melhor opção quanto à hidrólise da dieta seria uma fórmula polimérica, considerando-se principalmente, que este tipo de fórmula é mais fisiológica e não há distúrbio de absorção pela paciente.


B

Na ausência do refluxo gastroesofágico, deve-se escolher a via nasogástrica, pois permite esvaziamento gástrico mais fisiológico com menor risco de complicações intestinais.


C

O volume inicial dependerá da posição da extremidade distal da sonda, se nasogástrica ou pós pilórica, com progressão gradativa do volume, de acordo com a evolução do paciente.


D

Considerando-se um aporte calórico de 1.800 Kcal/dia para a paciente em questão, é possível escolher uma dieta polimérica com densidade calórica de 1,2 Kcal/ml.


E

O nutricionista é responsável pela prescrição dietética da nutrição enteral, contemplando o tipo e a quantidade dos nutrientes requeridos pela paciente, e considerando seu estado nutricional.

O Índice de Conicidade (IC) pode ser utilizado na avaliação da obesidade. Tal índice consiste em um cálculo que considera as medidas de peso, estatura e circunferência da cintura. Com relação ao IC assinale a afirmativa INCORRETA.


A

O IC é baseado na ideia de que o corpo humano muda do formato de um cilindro para o de um cone duplo com base comum, sendo o acúmulo de gordura ao redor da região central do tronco.


B

O resultado do cálculo do IC permite a seguinte interpretação: se, por exemplo, um indivíduo tem um IC de 1,5, isso significa que a circunferência de sua cintura, já considerado o efeito de sua estatura e peso, é 1,5 vezes maior que a circunferência que ele teria caso não houvesse adiposidade central.


C

Apesar de possuir uma faixa teórica de valores (1 a 1,73), sua maior limitação como preditor de doenças coronarianas é a inexistência, até o momento, de pontos de corte específicos que possam discriminar gradações de risco coronariano.


D

O IC se propõe a classificar o tipo de obesidade existente e, partindo-se deste princípio, pode ser considerado o principal dado a ser coletado sobre um obeso.


E

O IC foi proposto partindo-se do pressuposto que a obesidade central está mais associada às doenças cardiovasculares que a obesidade generalizada.

São critérios considerados para diagnóstico da caquexia em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), EXCETO:


A

diminuição da força muscular.


B

anorexia e fadiga.


C

anormalidades bioquímicas como colesterol abaixo de 200 mg/dL.


D

baixo índice de massa magra.


E

IMC < 20 kg/m2.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado