

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O Guia Alimentar para População Brasileira apresenta recomendações sobre a escolha de alimentos, de acordo com o nível de processamento. Alimentos fabricados pela indústria, com adição de sal ou de açúcar ou de outra substância de uso culinário a alimentos in natura, para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar, são alimentos:
ultraprocessados, como carne seca e pão francês.
processados, como iogurtes e salsichas.
processados, como queijos e sardinha enlatada.
ultraprocessados, como nuggets e pão doce.
Os alimentos desta categoria são aqueles que, conforme a suas características, são submetidos à processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis, secagem, pasteurização, resfriamento ou congelamento. Sobre qual categoria, do Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), se refere esta descrição?
“Alimentos in natura ou minimamente processados”.
“Alimentos processados”.
“Óleos, gorduras, sal e açúcar”.
“Alimentos ultraprocessados”.
De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, são exemplos de alimentos in natura ou minimamente processados:
atum enlatado e queijos.
leite pasteurizado e extrato de tomate.
leite em pó e farinha de milho.
hambúrguer industrializado e cenoura em conserva.
bebida energética e pescado fresco congelado.
De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, o capítulo 4 discorre sobre o ato de comer e de dimensões desse ato que influenciam, entre outros aspectos, o aproveitamento dos alimentos consumidos e o prazer proporcionado pela alimentação. Ou seja, esse capítulo trata do ato de comer e a:
Variedade.
Qualidade.
Ambientação.
Companhia.
Comensalidade.
O atual Guia Alimentar para a População Brasileira (atualizado em 2014) é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação adequada e saudável para a população brasileira, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no setor público e provado. O guia alimentar reforça o compromisso do Ministério da Saúde de contribuir para o desenvolvimento de estratégias para a promoção e a realização do direito humano à alimentação adequada. (Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2019 (adaptado)). Acerca do referido guia, é correto afirmar que:
Em face das várias dimensões da alimentação e da complexa relação entre essas dimensões e a saúde e o bem-estar das pessoas, o conhecimento necessário para elaborar recomendações sobre alimentação é gerado exclusivamente por conhecimentos produzidos por estudos experimentais e clínicos.
A ciência da nutrição surge com a identificação e o isolamento de nutrientes presentes nos alimentos e com os estudos do efeito de nutrientes individuais sobre a incidência de determinadas doenças, como carências nutricionais específicas (como a de proteínas, vitaminas e minerais) e doenças cardiovasculares associadas ao consumo excessivo de sódio ou de gorduras de origem animal. Entretanto, o efeito de nutrientes individuais foi se mostrando progressivamente insuficiente para explicar a relação entre alimentação e saúde.
A construção da autonomia para escolhas mais saudáveis no campo da alimentação depende da capacidade individual de fazer escolhas de governar e produzir a própria vida. Ou seja, adotar uma alimentação saudável é questão exclusiva de escolha individual.
Os ingredientes e os métodos usados na fabricação de alimentos processados – como conservas de legumes, compotas de frutas, queijos e pães – alteram de modo favorável a composição nutricional dos alimentos dos quais derivam.
Os mecanismos biológicos que regulam nosso apetite são complexos, dependem de vários estímulos e levam certo tempo até sinalizarem que já comemos o suficiente, logo, deve-se realizar refeições em horários diferentes todos os dias e com atenção e pressa para favorecer a digestão dos alimentos e também evitar que se coma mais do que o necessário.
A Pirâmide Alimentar é um guia para orientar e ajudar na escolha, seleção de todos os grupos de alimentos. Auxilia as pessoas a planejarem suas refeições diárias de maneira adequada e variada, visando promover saúde e hábitos alimentares saudáveis. Os alimentos estão distribuídos na Pirâmide Alimentar em oito grupos e em quatro níveis. Cada grupo possui a quantidade de porções de alimentos a serem consumidas diariamente, que varia de acordo com a necessidade individual. Em relação ao grupo das frutas e sua quantidade em porções recomendadas, analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
2 a 4 porções.
3 a 4 porções .
3 a 6 porções.
3 a 5 porções.
2 a 6 porções.
O guia alimentar para a população brasileira classifica os alimentos em quatro categorias, definidas de acordo com o tipo de processamento empregado em sua produção. Segundo o guia alimentar para a população brasileira, é um alimento ultraprocessado o(a)
milho em lata (ingredientes: milho verde; salmoura; água; e sal).
pão do tipo bisnaguinha (ingredientes: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico; açúcar invertido; açúcar; gordura vegetal; ovo; glicose de milho; sal refinado; glúten; e leite integral, estabilizantes: lecitina de soja e estearoil?2-lactil lactato de cálcio; conservador propionato de cálcio; e acidulante ácido ascórbico).
geleia de mirtilo (ingredientes: mirtilo; açúcar; pectina; e suco de limão).
bolo de fubá (ingredientes: açúcar; farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico; farinha de milho enriquecida com ferro e ácido fólico; óleo; amido; amido de milho; sal; e bicarbonato de sódio).
chips de banana salgada (ingredientes: banana verde; óleo de canola; e sal).
De acordo com a classificação dos alimentos proposta no Guia Alimentar para a população brasileira, a barra de cereal é um alimento
processado e o suco de uva um alimento minimamente processado.
processado e o suco de uva um alimento processado.
ultraprocessado e o suco de uva um alimento minimamente processado.
ultraprocessado e o suco de uva um alimento processado.
Segundo a 2ª edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde em 2014, são exemplos de alimentos ultraprocessados, alimentos processados e alimentos minimamente processados, respectivamente:
iogurte adoçado e aromatizado, concentrado de tomate e leite em pó.
salsicha, arroz parboilizado e batata.
peixe em conserva, milho em conserva e mandioca.
abacaxi fresco, abacaxi em calda e suco em pó de abacaxi.
frutas secas, grãos de trigo e sucos de frutas.
A nutricionista de uma Unidade Básica de Saúde, em seus atendimentos coletivos e individuais, buscar seguir as orientações do Guia Alimentar para População Brasileira quanto à utilização de uma alimentação derivada de um sistema alimentar social e ambientalmente sustentável. Portanto, devem estar presentes em seus planos alimentares
tapioca, pães de forma integral e barras de cereal.
barras de cereal, sardinha enlatada e ovos.
pães de forma integral, leite pasteurizado e sardinha enlatada.
ovos, leite pasteurizado e tapioca.
De acordo com o guia alimentar para a população brasileira, para uma vida saudável, deve‐se
aumentar o consumo de alimentos processados.
evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.
evitar ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em grandes quantidades ao temperar e cozinhar alimentos.
ficar longos períodos do dia sem se alimentar.
A alimentação complementar do lactente deve ser iniciada a partir dos 06 meses de vida e é importante que a mãe seja orientada sobre essa transição. De acordo com o guia Dez Passos para uma Alimentação Saudável: Guia alimentar para Crianças Menores de Dois Anos (2013), do Ministério da Saúde, é correto afirmar que:
os alimentos a serem oferecidos com o garfo devem ser amassados, podendo ser liquidificados ou passados na peneira de malha bem fina.
no início da alimentação complementar, os alimentos oferecidos à criança já podem ser preparados juntamente com os alimentos da família.
é recomendado oferecer à criança também como refeição, alimentos líquidos, como sopas, caldos e sucos.
a partir dos 8 meses de vida, algumas preparações da família, como arroz, feijão e cozidos de carne ou legumes já podem ser oferecidos à criança, ainda que bem condimentadas.
a primeira papa salgada pode ser oferecida no almoço quando a criança completar 6 meses, e após os 7 meses, conforme aceitação, oferecer a segunda papa salgada no jantar.
Em relação ao Guia Alimentar para População Brasileira, assinale a alternativa INCORRETA.
Coma diariamente seis porções do grupo arroz, pão, massa, tubérculos e raízes. Dê preferência aos grãos integrais.
Preencha mais da metade de seu prato com alimentos ricos em proteínas nas refeições principais.
Se preferir o arroz branco, escolha o parboilizado, pois é mais nutritivo.
Consuma com maior frequência as raízes e tubérculos tradicionais brasileiros, como a mandioca, o inhame, o cará e a batatadoce.
O valor nutritivo de muitos alimentos, como batatas, inhame, mandioca e outros ricos em amido, pode ser preservado quando são cozidos com casca.
O Guia Alimentar da População Brasileira sugere três orientações básicas sobre o ato de comer. 1) comer com regularidade e com atenção: procure fazer suas refeições diárias em ______________. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade. 2) Comer em ambientes apropriados: procure comer sempre em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de __________________. 3) Comer em __________: sempre que possível, prefira comer com familiares, amigos ou colegas de trabalho ou escola.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
horários semelhantes – quantidades ilimitadas de alimentos – companhia
diferentes locais – guloseimas – silêncio
companhia – refrigerantes – locais abertos
horários diferentes – frituras – silêncio
companhia – grandes quantidades – quantidade
Em 2014, o Ministério da Saúde publicou uma versão atualizada do Guia Alimentar para a População Brasileira (BRASIL, 2014).
Sobre o conteúdo desse material, assinale a alternativa correta.
Nesta nova versão, há uma proposta de classificação dos alimentos com base no propósito e na extensão do processamento, sendo propostos 2 grupos alimentares: alimentos recomendados (alimentos in natura) e alimentos não recomendados (ingredientes culinários e alimentos processados).
Nesta nova versão, há a recomendação de utilizar, como ícone gráfico, o prato alimentar com diferentes grupos de alimentos (exemplo: grupos dos cereais, grupos das leguminosas, grupos das carnes) e todas as recomendações devem ser realizadas com base em porções alimentares.
Nesta nova versão, não há citação sobre o uso de um ícone gráfico, como a pirâmide alimentar, nem a recomendação de basear as orientações sobre a alimentação saudável em porções de grupos alimentares (exemplo: 3 porções de cereais).
Nesta nova versão, há a recomendação de utilizar, como ícone gráfico, a pirâmide alimentar, e as recomendações não devem ser realizadas em porções alimentares, mas em nutrientes.
“Recomendações sobre alimentação devem levar em conta o impacto das formas de produção e distribuição dos alimentos sobre a justiça social e a integridade do ambiente.” Esta justificativa se refere a qual princípio que orientou a elaboração do Guia Alimentar para a População Brasileira (2014)?
“Guias alimentares devem ter o desafio de promover a justiça social”.
“Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo”.
“Alimentação adequada e saudável deriva do sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável”.
“Alimentação é mais que ingestão de nutrientes”.
Qual é a regra de ouro do Guia Alimentar para a população brasileira?
Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
Adquira alimentos em mercados que se apresentem limpos e organizados e que ofereçam opções de boa qualidade e em bom estado de conservação.
Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.
Evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo, sem se envolver em outra atividade.
Para reduzir o tempo dedicado à aquisição de alimentos e ao preparo de refeições, planeje as compras e organize a despensa.
Avalie as asserções a seguir:
O guia alimentar para a população brasileira estimula que as pessoas preparem suas refeições e incorporem essa prática no cotidiano.
PORQUE
O guia coloca o Brasil no modelo hegemônico do sistema de produção alimentar atualmente posto, com base no agronegócio.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
Constituindo-se como uma das estratégias do Ministério da Saúde para implementação da promoção da alimentação adequada e saudável, o Guia Alimentar para a População Brasileira, que assume, de forma inovadora, o enfrentamento dos aspectos negativos da transição nutricional que afeta a população brasileira. Assinale a alternativa incorreta em relação aos princípios para elaboração encontrados no novo Guia Alimentar.
Alimentação é mais que ingestão de nutrientes. Igualmente importantes para a saúde são os alimentos específicos que fornecem os nutrientes.
Recomendações sobre alimentação devem estar em sintonia com seu tempo, ou seja, devem levar em conta o cenário da evolução da alimentação e das condições de saúde da população.
Alimentação adequada e saudável deriva de sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável, onde as recomendações sobre alimentação devem levar em conta o impacto das formas de produção e distribuição dos alimentos sobre a justiça social e a integridade do ambiente.
Diferentes saberes geram o conhecimento para a formulação de guias alimentares. Em face das várias dimensões da alimentação e da complexa relação entre essas dimensões e a saúde e o bem-estar das pessoas, o conhecimento necessário para elaborar recomendações sobre alimentação é gerado por diferentes saberes.
A escolha de alimentos para compor uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada e, ao mesmo tempo, promotora de sistemas alimentares socialmente e ambientalmente sustentáveis.
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando a classificação dos alimentos quanto ao seu grau de processamento, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira (2014), aos respectivos alimentos.
(1) Alimentos in natura ou minimamente processados
(2) Óleos, gorduras, sal e açúcar
(3) Alimentos processados
(4) Alimentos ultraprocessados
( ) farinha de trigo
( ) macarrão instantâneo
( ) queijo
( ) manteiga
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
1 – 4 – 3 – 2.
4 – 3 – 1 – 2.
3 – 4 – 1 – 2.
1 – 4 – 2 – 3.
3 – 4 – 2 – 1.