

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a lei 8080 de 1990, a telessaúde abrange a prestação remota de serviços:
a todas as profissões da área da saúde
somente de nutricionistas
somente psicólogos e psiquiatras
somente de enfermeiros
A alimentação imprópria tem grande impacto na saúde da população, portanto a supervisão alimentar e nutricional é uma atividade vinculada à atenção básica do SUS, cujo objetivo é minimizar condições de saúde adversas para a população.
Marque a alternativa que descreve adequadamente as estratégias para a melhoria de deficiências nutricionais, diminuição de desnutrição, sobrepeso e obesidade da população.
A estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó (NutriSUS), realizada em creches do PSE (Programa Saúde na Escola), atende crianças de 6-36 meses de idade.
O Programa Crescer Saudável estabelece, no âmbito do PSE (Programa Saúde na Escola), um conjunto de medidas para a prevenção da obesidade infantil.
O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) atende crianças de 6 a 36 meses de idade.
O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A atende crianças de 6 a 36 meses de idade.
A estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó (NutriSUS), realizado em creches do PSE (Programa Saúde na Escola), atende crianças de 6-60 meses de idade.
Sabemos que a atenção primária faz parte de um grande contexto da saúde pública, sendo que sua eficiente aplicação poderia:
Aumentar as demandas de atividades junto à atenção secundária e terciária do município.
Aumentar a oneração dos serviços públicos em âmbito estadual.
Atender até 90% das necessidades de saúde de uma população.
Ser eficiente só na metade dos casos.
Ser eficiente apenas nos rastreios epidemiológicos locais.
De acordo com a Lei 11.346, de 15 de setembro de 2006, Art 3. A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Com relação aos indicadores utilizados no meio científico de avaliação da SAN, assinale a alternativa correta:
As escalas de percepção da insegurança alimentar, em relação aos outros indicadores de avaliação, sobressaem-se por possibilitar diagnóstico direto da situação de SAN.
As escalas de produção e consumo dos alimentos são as mais importantes.
As escalas socioeconômicas proporcionam diagnóstico direto da situação de SAN.
No conceito de SAN, consideram-se dois elementos distintos e complementares: Dimensão alimentar e Dimensão Nutricional. A dimensão alimentar diz respeito às relações entre o ser humano e o alimento. Já na dimensão nutricional diz respeito à produção e à disponibilidade de alimentos.
As escalas bioquímicas e clínicas são suficientes para verificar situação da SAN.
Sobre a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar – EBIA, assinale a alternativa incorreta
A escala EBIA é uma escala que mede diretamente a percepção e vivência de insegurança alimentar e fome no nível domiciliar.
A escala EBIA possui fácil aplicação e baixo custo.
A escala EBIA indica a experiência de vida com a insegurança alimentar e a fome dos componentes do domicílio.
A escala EBIA possui várias perguntas para identificar insegurança alimentar e a fome no nível domiciliar.
A escala EBIA é uma medida que expressa acesso aos alimentos e proporciona baixa confiabilidade da escala.
Para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), é fundamental que o nutricionista conheça a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (2012). Assinale a alternativa que apresenta duas de suas diretrizes.
Organização da Atenção Nutricional / Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição.
Vigilância Alimentar e Nutricional / Coordenação do Programa Bolsa Família.
Promoção da Alimentação Adequada e Saudável / Proibição da Venda de Determinados Alimentos.
Atuação no Programa Saúde na Escola / Inserção no Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
O ambiente alimentar atual faz com que a obesidade seja uma resposta esperada frente a um ambiente obesogênico, que e definido como a soma das influências que o ambiente e as condições de vida têm em favorecer a obesidade em indivíduos ou populações. Alguns conceitos foram desenvolvidos para elucidar as diferentes realidades em relação ao acesso aos alimentos, como os pântanos alimentares que são caracterizados como:
Regiões geográficas que têm acesso excessivo e abundante a locais de venda de alimentos com alto teor calórico e baixo valor nutricional.
Areas que dificultam o acesso a alimentos que compõem uma dieta saudável devido à baixa disponibilidade ou acessibilidade aos locais que comercializam esses produtos.
Desigualdades sociais que afetam os sistemas alimentares e que influenciam a soberania e a segurança alimentar e nutricional.
Áreas em que as partes interessadas limitaram o acesso a opções alimentares menos adequadas para apoiar estilos de vida mais saudáveis.
Considerando as diretrizes alimentares da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para adultos visando uma dieta saudável, é correto afirmar:
As gorduras trans, principalmente as produzidas industrialmente, devem ser evitadas na dieta.
A ingestão de açúcares livres deve corresponder a mais de 30% da ingestão calórica total diária.
Recomenda-se que as gorduras saturadas representem mais de 20% da ingestão calórica total diária.
O consumo de sal deve ser superior a 10 g por dia para manter uma dieta saudável.
A recomendação é que a ingestão de frutas e vegetais seja inferior a 200 g por dia.
O estudo da distribuição e os determinantes das doenças na população, que nas últimas décadas tem se especializado cada vez mais com o objetivo primeiro de medir dietas como um fator de exposição na maior ou menor ocorrência de doenças é denominado?
Semiologia
Bromatologia
Epidemiologia nutricional
Ciência dos Alimentos
Em relação a exemplos que caracterizam a insegurança alimentar e nutricional, assinalar a alternativa CORRETA:
Ter acesso a uma educação alimentar e nutricional adequada.
Estar abaixo (desnutrição) ou acima (sobrepeso/obesidade) do peso saudável.
Ter alimentação variada e harmônica entre qualidade e quantidade nutricional.
Realizar regularmente atividade física.
Analise a charge abaixo:

Qual o título mais adequado para esta charge?
Educação nutricional na infância: ensine seu filho sobre as escolhas saudáveis no supermercado.
Mudança no padrão de consumo dos alimentos na população brasileira: os ultraprocessados e sua praticidade na rotina.
Tributação de alimentos no Brasil e seus conflitos com a segurança alimentar e nutricional dos brasileiros.
Hábitos alimentares modificados pela pandemia da COVID-19 e aumento da obesidade.
A respeito da saúde dos brasileiros nas últimas décadas, é INCORRETO afirmar que:
As principais doenças que acometem os brasileiros, deixaram de ser crônicas e passaram a ser agudas.
Houve mudanças importantes no padrão de saúde e consumo alimentar da população.
As deficiências de micronutrientes e a desnutrição crônica ainda são prevalentes em grupos vulneráveis da população, como em indígenas, quilombolas e crianças e mulheres que vivem em áreas vulneráveis.
O Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, e as doenças crônicas são a principal causa de morte entre adultos.
Qual é a importância da Nutrição em Saúde Coletiva?
Ela educa e orienta a população sobre hábitos alimentares, promovendo a alimentação saudável, reduzindo as ocorrências de desnutrição e obesidade.
Tem como principal objetivo promover a suplementação de nutrientes de forma geral.
Estuda as doenças infecciosas relacionadas à falta de higiene no preparo dos alimentos, ajudando a evitá-las.
Tende a identificar as deficiências nutricionais de cada indivíduo sem considerar os determinantes sociais.
Ela é relevante apenas em situações de emergência alimentar, sem papel na prevenção de doenças crônicas ou na educação alimentar.
As diretrizes nacionais sobre alimentação e nutrição devem levar em consideração as mudanças dos hábitos alimentares e das condições de saúde da população, observando o progresso científico.
Certo
Errado
Como citado no TEXTO, a desnutrição infantil é um problema que precisa de intervenção para sua prevenção e tratamento. Qual das alternativas abaixo é a incorreta quando se fala de estratégias de combate à desnutrição?
A suplementação de micronutrientes, como vitamina A e Ferro.
A estratégia recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que promove o aleitamento materno até os seis meses.
Desconsiderar contextos culturais e aplicar estratégias alimentares de maneira universal.
A orientação de nutricionistas para a sociedade, sobre a prevenção e o tratamento da desnutrição infantil.
Programas de nutrição em escolas para os demais alunos.
Para o processo de identificação das características melhor associadas a problemas dietéticos ou nutricionais, diferentes protocolos de triagem ou rastreamento nutricional estão validados na literatura científica. Especificamente para a crianças e idosos, os protocolos validados são, respectivamente:
NRS (Nutritional Risk Screening) e SGA (Subjective Global Assessment).
STAMP (Screening Tool for the Assessment of Malnutrition in Pediatrics) e MUST (Malnutrition Universal Screening Tool).
STAMP (Screening Tool for the Assessment of Malnutrition in Pediatrics) e MNA (Mini Nutritional Assessment).
STRONG Kids (Screening Tool for Risk on Nutritional Status and Growth) e MNA (Mini Nutritional Assessment).
Segundo Abreu, Spinelli e Pinto (2019), na área de alimentação coletiva, o ritmo de trabalho nos momentos que antecedem o serviço é um dos principais responsáveis pelos erros cometidos, o que torna fundamental a organização das atividades. Considerando as funções administrativas, organizar é:
definir o fluxo de sequência de trabalho e as atribuições individuais, bem como as relações entre chefes e subordinados
engajar a equipe na execução das atividades por meio do exercício da liderança, da motivação e da comunicação
decidir antecipadamente quais são os objetivos a alcançar e sobre como, onde, quando e com que meios as ações serão realizadas
acompanhar a execução das ações, a fim de avaliar se os objetivos estão sendo alcançados e se há falhas e erros que possam ser corrigidos
A produção de produtos agrícolas orgânicos realizada pelo agronegócio é importante por ser da pauta de exportação e posiciona o Brasil em um patamar importante na sustentabilidade ambiental internacional.
Certo
Errado
Sobre o processo de planejamento no âmbito do SUS, analise as afirmativas a seguir.
I. Seus instrumentos são o Plano de Saúde, as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão.
II. Os Conselhos e Conferências de Saúde deverão considerar as diretrizes definidas nos Planos de Saúde, sendo suas ações submetidas à aprovacão do mesmo.
III. O Relatório de Gestão é o instrumento que operacionaliza as intenções expressas no Plano de Saúde, anualizando suas metas e prevendo a alocação dos recursos orçamentários a serem executados.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no documento Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (2012), é correto afirmar que
a comunicação no contexto da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), para ser efetiva, deve ser pautada em relações verticais.
na esfera da educação, a EAN deverá observar os princípios organizativos e doutrinários do PNAE.
a EAN é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, unisetorial que visa promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.
as abordagens educativas e pedagógicas adotadas em EAN devem privilegiar os processos passivos que possibilitem a integração permanente entre a teoria e a prática.
as ações de EAN devem promover uma alimentação saudável que atenda às “leis da alimentação”, conhecidas como a lei da quantidade, da qualidade, da adequação e da comensalidade.