

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O coordenador pedagógico escolar tem papel preponderante no ambiente escolar, assumindo várias demandas da escola contemporânea, além de estar diretamente relacionado com a gestão da aprendizagem. Diante disso, marque dentre as alternativas abaixo aquela INCORRETA relacionada às demandas pedagógicas desse profissional.
Seu papel único deve ser a responsabilidade por todas atividades burocráticas e administrativas escolares.
Deve ter atuação de ser formador e articulador entre as demandas referentes ao conhecimento didático como eixo estruturante do seu trabalho.
Profissional que faz parte do corpo docente e dentre outras funções, ele dividi a atenção entre a formação de professores e a articulação do projeto político-pedagógico.
O trabalho desse profissional está ligado ao diretor, aos professores, aos estudantes, à comunidade escolar, a todas as instâncias da escola dentro e fora dela, portanto sendo um elemento de integração da gestão escolar.
Assume um papel de mediador na escola, ou seja, as suas ações devem pautar-se no pedagógico, uma vez que um dos objetivos da ação desse profissional deve ser a melhoria constante e permanente da aprendizagem dos alunos.
Sobre os dados essenciais sobre a documentação escolar, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1.
1. Ficha de matrícula.
2. Ficha individual do aluno.
3. Histórico escolar.
Coluna 2.
( ) É um documento individual que será preenchido no momento em que é efetivada a matrícula do aluno na escola. Deverá conter todos os dados pessoais do aluno, inclusive endereço completo.
( ) É o documento individual do aluno que registra toda a vida escolar do aluno, indicando as séries, ciclos ou etapas cursadas, o rendimento e a frequência. Este é também o documento oficial para efeito de transferência.
( ) É um documento anual obrigatório, no qual deverá constar: ano civil, nome do aluno, série, ciclo, nível, turma e turno que está cursando, indicando nota, conceito ou resultado da avaliação diagnóstica e ainda a apuração anual da frequência do aluno.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3 – 2 – 1.
1 – 2 – 3.
2 – 1 – 3.
1 – 3 – 2.
3 – 1 – 2.
Sobre o trabalho do coordenador pedagógico em instituições escolares, Placco e Almeida (2015) destacam a relevância de suas atribuições para a efetividade dos processos de ensino e aprendizagem.
Acerca dessas atribuições, as autoras esclarecem que cabe ao coordenador pedagógico
representar a escola junto ao sistema de ensino, em sua função como articulador.
assumir a docência em sala de aula na ausência do professor, em sua função como formador.
auxiliar o professor a ser reflexivo e crítico em sua prática, em sua função como transformador.
atender as demandas burocráticas e administrativas da escola, em sua função como administrador.
resolver os casos de indisciplina dos alunos, em sua função como solucionador de problemas.
Entre permanências e transformações, a história da Orientação Educacional vem sendo construída. Em relação a dimensão pedagógica do trabalho de “orientar”, hoje, à atuação desse profissional possui um caráter mais abrangente e comprometido com a justiça social do que em outros tempos.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) No presente, os Orientadores Educacionais estão comprometidos com a formação da cidadania dos estudantes, considerando, em especial, o caráter formativo das subjetividades presente nos espaços escolar e familiar.
( ) Os Orientadores Educacionais contemporâneos têm como principal objetivo norteador de suas práticas o atendimento sempre individualizado dos estudantes.
( ) Hoje, cabe aos Orientadores Educacionais a reprodução de adaptações e ajustes exclusivamente comportamentais, visando a ordem e a passividade do coletivo estudantil.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V • V • F
V • F • F
V • F • V
F • V • V
F • V • F
Ao tratar da moralidade e da ética no bojo dos temas transversais do cotidiano escolar, Telma Vinha afirma que é muito comum uma visão reducionista da teoria de Piaget, quando as escolas acham que a criança pode escolher qual a sanção será dada a outra criança. À luz do pensamento de Piaget, assinale a alternativa correta.
A escola deve organizar-se com base em uma moral autônoma, qual seja, a criança segue as regras a partir da autoridade de um adulto, em um processo de respeito unilateral.
Se a criança fez algo errado, é justo reparar o erro sofrendo uma sanção, para ser perdoada e aceita no grupo, restabelecendo o elo que foi rompido.
O processo educacional deve levar à construção de uma moral heterônoma baseada no respeito mútuo, em que a criança governa a si mesma e considera o outro por vontade própria.
As crianças pequenas são egocêntricas e incapazes de coordenar pontos de vista diferentes, de se colocar no lugar do outro.
O senso de justiça infantil é construído a partir de regras rígidas capazes de generalizar as situações vividas no ambiente escolar.
A atuação do orientador escolar em relação ao problema da disciplina na escola não deve ser de um aplicador de sanções ou punições, e sim, um colaborar com a disciplina, analisando juntamente com a equipe os problemas surgidos, sugerindo soluções cabíveis, não se esquecendo, entretanto, de que, antes de tudo, sua atuação deverá ser:
Preventiva.
Impositiva.
Premissa.
Remediativa.
O trabalho do coordenador pedagógico configura assessoramento permanente e continuado ao trabalho docente. Sobre suas principais atribuições, atente para as sentenças abaixo:
I. Acompanhar os professores nas atividades de planejamento, docência e avaliação.
II. Fomentar a atualização e aperfeiçoamento constante dos professores.
III. Promover reuniões e discussões com toda comunidade escolar para aprimorar o processo educativo.
IV. Estimular os professores no desenvolvimento de suas atividades, auxiliando na prevenção e solução de problemas.
Assinale a alternativa que propõe a afirmativa correta:
Somente as sentenças I e II estão corretas.
Somente as sentenças I e IV estão corretas.
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
Somente as sentenças I, II e IV estão corretas.
Nas últimas décadas a educação institucionalizada deseja formar para o exercício da cidadania. Nessa direção, contribuir com essa dimensão humana torna-se uma das funções sociais da escola e a atuação do Orientador Educacional deve contemplar essa perspectiva.
Sobre a cidadania, é correto afirmar que:
Quem não tem cidadania está incluído na vida social e na tomada de decisões, ficando em uma posição de superioridade dentro do grupo social.
A cidadania não tem relação alguma com o Estado de Direito e pode ser determinada por escolha exclusiva do próprio cidadão.
A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.
Na área da educação e da saúde a constituição não prevê a participação de representantes da comunidade em órgãos de consulta e decisão.
Só podemos viver democraticamente se apenas alguns membros da sociedade externarem suas opiniões.
Leia o texto:
“Ao escrever sobre suas práticas pedagógicas, professores e coordenadores assumem seu posicionamento e a autoria do trabalho realizado, expressando o sentido que atribuem a seu fazer pedagógico”.
O coordenador pedagógico e a questão do registro. Mônica Fujikawa
Sobre o registro das práticas pedagógicas pelo coordenador, analise as afirmativas a seguir:
I. O fato pedagógico deve ser objeto de registro de forma imparcial pelo coordenador.
II. O coordenador deve dar sentido a escrita do registro sobre o objeto narrado, seja aula ou conteúdo.
III. As análises de algumas modalidades de registro podem ser objetos de reflexão.
IV. O registro realizado pelo coordenador deve ter fins informativos e restritos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, III
II, III
II, III e IV
I, II, IV
Assinale a alternativa que aponta corretamente uma característica dos projetos pedagógicos na perspectiva de Barbosa (2008).
A aprendizagem nos projetos ocorre a partir de formulações abstratas, uma vez que a realidade concreta constitui um campo complexo demais para ser tematizado na educação infantil.
A incerteza e a flexibilidade devem ser evitadas nos projetos, pois o valor de aprendizagem do processo se perde quando o resultado final é diferente do inicialmente planejado.
A educação por projetos é incompatível com a definição de objetivos pedagógicos, uma vez que estes não partem dos interesses das crianças.
O planejamento de um projeto precisa considerar as crianças como sujeitos que têm suas próprias teorias sobre o mundo, a partir das quais se problematiza e reconstrói o conhecimento.
As decisões quanto ao desenvolvimento do projeto cabem aos professores, já que as crianças ainda não possuem competências que lhes permitam trabalhar cooperativamente.
Segundo Celso Vasconcellos, em seu texto Planejamento: momento de repensar a escola (2010), um bom planejamento tem três elementos básicos. Indique-os.
as propostas, as ações e as opções
o contexto, os desejos e os sonhos
a finalidade, a realidade e o plano de ação
as práticas, as avaliações e as permanências
o plano de aula, as necessidades e as reuniões
Segundo Míriam Grinspun, o conceito de Orientação Educacional se reveste de três dimensões específicas: aquela determinada pela normatização que aborda a Orientação Educacional, a que resultou da realidade e das expectativas da comunidade escolar em conjunto com a prática da Orientação e a que foi sendo construída pelos próprios Orientadores a partir de diretrizes, expectativas, realizações e reflexões.
Que dimensões são essas?
legalista, funcionalista e realista
impositiva, progressista e funcionalista
constitucional, meritocrática e democrática
funcional, estrutural e orgânica
operacional, real e reflexiva
Planejamento de ensino é um instrumento para sistematizar a ação docente, a fim de alcançar os objetivos educacionais traçados.
Considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso complete as lacunas abaixo sobre planejamento escolar.
(__)É a previsão dos conhecimentos que serão desenvolvidos na sala de aula, a definição dos objetivos, a seleção dos procedimentos de ensino, assim como os recursos humanos e materiais que foram usados para um melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
(__)O planejamento tem, essencialmente, como objetivo, garantir o sucesso de qualquer atividade.
(__)Para garantir o sucesso é necessário que obedeça às seguintes etapas: sondagem, elaboração, execução, seleção dos procedimentos de ensino e, finalmente, a avaliação que analisa os momentos e os aspectos de todo o processo aprendizagem.
(__)Os componentes do planejamento são os seguintes: objetivos, resultados desejados e previstos para a ação educativa, caracterizado por clareza, simplicidade e validade, conteúdos, conjunto de conhecimentos.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
V, V, V, F.
V, V, V, V.
V, V, F, V.
F, V, V, V.
As teorizações mais recentes sobre a Orientação Educacional afirmam a urgência por se desenvolver um trabalho formativo para/com o estudante real, concreto, historicamente situado, que possa conhecer, compreender e vivenciar seus direitos e deveres. Ou seja, a busca constante pela criação de um espaço em que o estudante acesse a escola e nela permaneça. Porque a escola democrática é aquela que aceita as desigualdades na entrada e propicia igualdades na/para a conclusão e continuidade do processo formativo.
Considerando as palavras acima, é correto afirmar que uma parte importante do papel do Orientador Educacional na escola contemporânea é:
diagnosticar.
vigiar e punir.
somente, direcionar.
impor a adaptação social.
realizar mediações.
Em relação ao diário de classe, é correto afirmar que representa uma atribuição do professor inserir
nome do professor.
disciplina.
nome da instituição.
conteúdos programáticos das aulas.
relação nominal dos alunos por ordem alfabética.
O histórico escolar é um dos principais documentos emitidos pela escola. Nele, estão contidas todas as etapas da vida acadêmica do aluno. Sobre o histórico, é correto afirmar que
a emissão do histórico escolar está prevista na LDB, Art. 23º.
o histórico escolar é considerado um documento transitório no arquivo escolar.
o histórico escolar não é obrigatório para a transferência.
o histórico escolar indica as séries, ciclos ou etapas cursadas.
a data de expedição no histórico não representa um item obrigatório.
Sobre o livro de matrícula, assinale a alternativa correta.
Deve conter o registro dos resultados finais por aluno.
Deve apresentar o registro das reuniões realizadas pelo colegiado e assembleias.
Deve contemplar o registro de acesso de todos os alunos que estão ou que passaram pela escola.
Mantém o registro dos certificados e diplomas expedidos.
Apresenta o registro de frequência diária dos professores/colaboradores.
O ECA indica que, em casos de atos infracionais, haja sanções e não penalidades, sendo que tais sanções são denominadas medidas socioeducativas. Assinale a alternativa que indica o documento da escola que deve estabelecer medidas socioeducativas como consequência de não cumprimento de regras estabelecidas.
Projeto Pedagógico.
Regimento Escolar.
Plano Curricular.
Regulamento do Colegiado.
Regulamento da Secretaria.
Rangel (2005, p. 58) destaca o estudo como prática supervisora, o que requer do supervisor a “visão geral de fundamentos, princípios e conceitos do processo didático”.
Em relação ao estudo do processo didático e suas relações pela ação supervisora, é incorreto afirmar:
A relação professor–aluno–objetivos é considerada um dos focos relevantes da atuação do supervisor no incentivo e na coordenação do estudo coletivo dos professores.
Cabe à ação supervisora, no que se refere aos princípios de elaboração de currículo e programas, possibilitar oportunidades de estudo e decisões coletivas sobre material didático.
Sobre a questão metodológica, a ação supervisora deve centralizar na descrição de métodos e técnicas de ensino.
No estudo da avaliação, pode conceber como objeto de estudo dos professores, entre outros, a avaliação como meio de correções necessárias, de professores e alunos, no percurso da obtenção dos objetivos.
Cada instituição pública ou privada, prestadora de serviços específicos, possui documentos que marcam as atividades que são realizadas nesse determinado contexto. Esses documentos denominam-se gêneros textuais administrativos, burocráticos ou institucionais. A escola também possui seus gêneros textuais específicos.
Ata de abertura do ano letivo.
Ata de aproveitamento de estudos.
Declaração de Matrícula.
Diário de Classe.
Equivalência de Disciplinas.