Questões de Concurso sobre Didática e o processo de ensino e aprendizagem

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
7.564 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Stainback e Stainback (1999) salientam que nas salas de aulas inclusivas a diversidade deve ser valorizada, propiciando, a todos os alunos, maiores oportunidades para a aprendizagem.


Sobre o ensino inclusivo, de acordo com as reflexões desses autores, é incorreto afirmar:


A

São componentes práticos e interdependentes do ensino inclusivo: a rede de apoio (componente organizacional), a aprendizagem cooperativa (componente do ensino) e a consulta cooperativa e o trabalho em equipe (componente do procedimento).


B

A simples aproximação entre os alunos da turma numa escola regular permite interações sociais de alto nível e maior desenvolvimento acadêmico de alunos com deficiência do que em ambientes segregados.


C

O estabelecimento de uma filosofia da escola e de um plano estratégico para a inclusão é considerado o primeiro passo para a implementação da reforma da escola, para um ensino inclusivo e eficaz.


D

Entre os benefícios para os professores do ensino inclusivo está a oportunidade de planejamento e condução da educação como parte de uma equipe, como também o aprimoramento de suas habilidades profissionais.

Vários aspectos se destacam no processo de aprendizagem e de desenvolvimento infantil. No caso das crianças com deficiência, espera-se que as visitas domiciliares possam


A

apoiar a família na escolha de atividades estimulantes e lúdicas, capazes de promover situações de aprendizagem e o desenvolvimento das capacidades físico-motoras, culturais, sociointelectivas e emocionais da criança.


B

levar a criança a interagir com sua mãe com base em novos valores morais e moldando seus movimentos, pensamentos e suas emoções no processo adaptativo.


C

estimular por meio das ações diretas do visitador as capacidades motoras, de imaginação, afetivas e intelectuais da criança.


D

contribuir para o diagnóstico do nível de desenvolvimento cognitivo da criança com deficiência, contanto com as ações do(a) visitador(a) para garantir o aumento de aprendizagem.

Observe a descrição das teorias de aprendizagem e assinale a alternativa correta.


I- Os modelos pedagógicos dão especial realce às construções prévias dos alunos à medida que filtram, escolhem, decodificam e reelaboram informações que o indivíduo recebe do meio.

II O conhecimento é construído socialmente e o professor atua na criação de contextos para que o aluno possa desenvolver suas habilidades sociais e cognitivas na interação com os outros.


A

I e lI referem-se ao construtivismo.


B

I e lI referem-se ao sociointeracionismo.


C

I refere-se ao construtivismo; lI, ao sociointeracionismo.


D

I e lI não se referem ao construtivismo nem ao sociointeracionismo.


E

I refere-se ao sociointeracionismo; lI, ao construtivismo.

De acordo com Milanez (em MILANEZ, OLIVEIRA, MISQUIATTI, 2013), o diagnóstico da deficiência intelectual, deve considerar que:


A

as limitações no funcionamento do indivíduo dentro do contexto dos ambientes comunitários são controversas.


B

em cada indivíduo as dificuldades são difíceis de serem consideradas relevantes ou avaliadas com vistas à intervenção.


C

o cuidado de se descrever as potencialidades com vistas à intervenção e desenvolvimento dos apoios necessários com perigo de estigmatização.


D

mesmo com apoios durante um determinado período, o funcionamento da vida da pessoa com deficiência intelectual em geral piora devido a condições médicas.


E

considerar, em sua avaliação, a diversidade cultural e linguística e as diferenças nos fatores de comunicação, sensoriais, motores e comportamentais.

No ensino e aprendizado de língua estrangeira, o baixo conhecimento de mundo referente ao assunto de que se fale ou sobre o qual se leia ou escreva é uma característica sempre favorável para o aprendizado e a motivação do estudante.


C

Certo


E

Errado

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2023/03/11/video-de-universitarias-de-sp-debochando-de-colega-por-ter-40-anos-viraliza-e-gera-indignacao.ghtml.


Saber classificar os tipos de preconceitos é essencial na busca pelas estratégias adequadas em tentativas de evitar violências e solucionar conflitos provocados por manifestações preconceituosas no âmbito escolar. Sobre os tipos de preconceitos em razão da idade, é CORRETO afirmar:


A

O adultismo é a discriminação contra pessoas adultas compreendidas entre 25 e 49 anos de idade.


B

A população jovem não sofre discriminação por idade, assim, não há um conceito para tal fenômeno.


C

O idadismo é o preconceito e a discriminação vividos exclusivamente por pessoas idosas.


D

O etarismo é a discriminação por idade, independentemente da faixa etária.


E

O interpessoal pode ser intergeracional, a discriminação entre pessoas de mesma faixa etária.

Sobre uma determinada teoria da aprendizagem, analise as características abaixo:

  1. Deve-se buscar sempre o aprendizado experimental, pois as pessoas aprendem melhor aquilo que é necessário.
  2. O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem-sucedido.
  3. Enfatiza a importância do aspecto interacional do aprendizado.
  4. O professor e o aluno aparecem como corresponsáveis pela aprendizagem.

As características acima definem a teoria:


A

Aprendizado Experimental.


B

Aprendizagem Sociointerativa.


C

Epistemologia Genética de Piaget.


D

Construtivista de Bruner.


E

Da Inclusão.

Sobre os novos paradigmas da aprendizagem, analisar os itens abaixo:


I. E-learning, educação on-line ou aprendizagem em ambientes virtuais foi considerado como treinamento baseado em computador, do qual a educação corporativa fez grande uso.

II. Aprendizagem ubíqua, sendo espontânea, caótica, fragmentária e totalmente informal. Pode-se saciar a sua curiosidade sobre qualquer assunto, a qualquer momento e em qualquer lugar que esteja.

III. M-learning é um tipo de aprendizagem facilitada por convergência da internet, redes sem fio, equipamentos móveis e sistemas de e-learning. O aprendizado pode chegar a quaisquer lugares.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item II.


C

Somente os itens II e III.


D

Todos os itens.

“Os processos de aprendizagem são múltiplos, contínuos, híbridos, formais e informais, organizados e abertos, intencionais e não intencionais. O ensino regular é um espaço importante, pelo peso institucional, anos de certificação e investimentos envolvidos, mas convive com inúmeros outros espaços e formas de aprender mais abertos, sedutores e adaptados às necessidades de cada um.”


BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Editora Penso. 2017, p. 3


Refletindo-se acerca das metodologias ativas e modelos híbridos, analise as afirmativas a seguir.


I- Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida.

II- A aprendizagem mais intencional, formal ou escolar, se constrói em exclusivamente em dois movimentos ativos híbridos principais: em grupo ou por tutoria. A aprendizagem individual, na qual cada aluno escolhe e percorre seu caminho, não é considerado movimento ativo.

III- A sala de aula pode ser um espaço privilegiado de cocriação, maker, de busca de soluções empreendedoras, em todos os níveis, onde estudantes e professores aprendam a partir de situações concretas, experiências, games, com recursos que tem em mãos, sendo estes materiais simples ou tecnológicos.


Estão CORRETAS as afirmativas:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.

Assinale a alternativa que NÃO faz parte dos elementos que constituem a didática:


A

Objetivos e conteúdos; Os métodos de ensino.


B

Regras de segurança do professor; Alfabetização.


C

Avaliação; Planejamento escolar.


D

A aula como forma de organização do ensino; Relação professor aluno.

Gagné considera a aprendizagem como uma mudança interior e tenta integrar os conceitos básicos das teorias cognitivas e comportamentais. Segundo ele, essa teoria convenciona que existem diferentes tipos ou níveis de aprendizado. A importância dessas classificações é que cada tipo requer diferentes tipos de instrução. Em relação às categorias de aprendizagem, propostas por Gagné, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) Informação verbal.

(_) Relação intrapessoal.

(_) Habilidades motoras.

(_) Atitudes.


A

E - C - C - E.


B

C - E - C - C.


C

C - E - E - C.


D

E - C - E - C.


E

C - E - C - E.

A aprendizagem, para Piaget, constitui apenas um dos aspectos do desenvolvimento. Para esse autor, são também aspectos: a hereditariedade, o meio físico e o meio social.


C

Certo


E

Errado

Quando se compreende a relação ensino-aprendizagem na sala de aula como mediação, o ensino e aprendizagem são opostos entre si e se relacionam por meio de uma tensão dialética. Desse modo, esses termos, apesar de negarem-se mutuamente, se completam, mas essa unidade não se estabelece de modo linear. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.


A

Quando a relação ensino-aprendizagem é tomada na perspectiva da mediação no seu sentido original, ao mesmo tempo em que há uma relação direta entre ensino e aprendizagem, há também uma desvinculação desses dois processos.


B

Como cada aluno tem um cotidiano, o conhecimento não pode ser aprendido igualmente por todos os alunos, embora aquele transmitido pelo professor seja único.


C

Para haver aprendizagem, necessariamente deve haver ensino. E, eles ocorrem de modo simultâneo.


D

O conhecimento transmitido pelo professor pode ser uno e aquele aprendido pelo aluno pode ser diverso. A unidade e a diversidade são opostas que não se completam, o que é próprio do humano.

Sobre as teorias da aprendizagem, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Teoria Construtivista de Bruner.

2. Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky.

3. Inteligências múltiplas (Gardner).

Coluna 2

( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

( ) Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado.

( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 2 – 3.


B

1 – 3 – 2.


C

2 – 1 – 3.


D

2 – 3 – 1.


E

3 – 2 – 1.

A avaliação da aprendizagem praticada nas instituições de ensino, em verdade, são exames. Essa ação


A

intervém em favor da melhoria do ensino.


B

promove a mediação do ensino.


C

conduz à aprendizagem baseada em erros.


D

conduz à política de reprovação.


E

identifica a relação entre ensino e aprendizagem.

A construção do pensamento lógico-matemático é estruturante da construção da leitura e da escrita, ou seja, são a base para a aprendizagem da leitura e da escrita.


C

Certo


E

Errado

Segundo Piaget, as crianças desenvolvem, por meio do jogo, a capacidade de tomar decisões, considerar as necessidades dos outros, resolver conflitos e compreender a importância das normas sociais.


C

Certo


E

Errado

Entre os problemas de aprendizagem mais frequentes, incluem-se aqueles provenientes de fatores psíquicos que afetam todo o processo. Entre os itens dados a seguir, atribua verdadeiro (V) caso seja um fatores psíquicos que se associa às dificuldades de aprendizagem e falso (F) caso não seja?


(__)Ansiedade e baixa autoestima, que podem interferir na capacidade de concentração e no desempenho acadêmico.

(__)Habilidade intelectual acima da média, que leva a desinteresse nas atividades escolares consideradas fáceis.

(__)Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), que podem dificultar a organização e a manutenção do foco nas tarefas escolares.

(__)Problemas familiares e emocionais, como conflitos familiares e traumas, que podem impactar negativamente a motivação e interesse pela escola.


Qual das alternativas abaixo traz a sequência correta?


A

V, V, F, F.


B

V, F, V, V.


C

V, F, F, V.


D

V, V, F, V.

Sobre metodologias e aprendizagens ativas, analise as afirmativas abaixo.


I. As metodologias ativas permitem que os estudantes possam fazer coisas, pensar e conceituar o que fazem, bem como construir conhecimentos sobre os conteúdos envolvidos nas atividades que realizam.

II. As metodologias ativas permitem que os estudantes construam conhecimentos sobre os conteúdos envolvidos nas atividades realizadas e que o conhecimento seja construído, prioritariamente, na individualidade.

III. As metodologias ativas permitem que os estudantes desenvolvam a capacidade crítica e reflexiva sobre as práticas que realizam.

IV. As metodologias ativas permitem que os estudantes possam fornecer e receber feedback.

V. As metodologias ativas permitem aos estudantes aprenderem a interagirem com colegas, professores e pais bem como explorar atitudes e valores pessoais na escola e no mundo.


Das afirmativas, estão corretos os itens


A

I, III, IV e o V.


B

II, III e V.


C

I, II, IV e V.


D

II, IV e V.

   
Gerar simulado