

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O processo ensino-aprendizagem nas escolas se divide em duas vertentes principais. Em uma delas, o processo de aprendizagem se resume em dar aos educandos conteúdos para serem memorizados;trata-se do ensino tradicional. Na outra, há uma preocupação em que os conteúdos, pesquisados e estudados a partir de relações horizontais, tenham significado para o aluno. Há uma preocupação em facilitar uma aprendizagem que seja significativa. Muitos conteúdos apresentados para os alunos em sala de aula têm a mesma falta de significado de sílabas sem sentido. Isso porque os conteúdos estão desconectados da realidade, fragmentados a tal ponto que perdem a ligação com o todo. Tornam-se isolados e sem uma significação que permita ao aluno uma compreensão da totalidade, das relações de causa e consequência. Nesse contexto, ao invés de facilitar, eles dificultam uma compreensão da realidade. A outra vertente de aprendizagem contrasta com o ensino tradicional. É a aprendizagem significativa ou experiencial. Sobre suas características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
-
( ) Não é apenas a parte cognitiva que trabalha; incluem-se o emocional, suas experiências de vida, percepções, crenças e valores.
( ) É autoiniciada, exceto quando o primeiro estímulo seja exterior ao aluno, já que, neste caso, a pesquisa, o senso de descoberta, de compreensão e de captação vêm de fora.
( ) Ela é penetrante, pois modifica o modo de o aluno agir.
( ) O locus da avaliação reside no docente.
( ) O elemento de significação desenvolve-se, para o educando, dentro da experiência do educando como um todo.
-
A sequência está correta em
V, F, F, V, F.
V, F, V, F, V.
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, F.
De acordo com pesquisas científicas, os primeiros anos de vida são decisivos, pois mostram que os estímulos que as crianças recebem nessa fase trazem impacto no modo como elas aprendem durante o restante da vida.
A aprendizagem, na Primeira Infância:
I. acontece por meio das relações da criança com a experiência.
II. desenvolve as funções cognitivas como atenção, memória e raciocínio.
III. independe de experiência para proporcionar o desenvolvimento da criança.
IV. acontece nos mais diversos contextos e espaços, como em casa, na escola, no parque e no clube.
Estão corretas apenas as alternativas:
I, III e V.
II e V.
II, III e IV.
I, II e IV.
Analise a afirmação.
“A teoria de aprendizagem interacionista busca conciliar as ideias das concepções inatista e empirista. Portanto, os interacionistas apoiam-se na ideia de interação do organismo e meio compreendendo a aquisição do conhecimento como um processo construído gradativamente ao longo da vida, no qual, o aluno exerce papel ativo na construção do seu conhecimento.”
A afirmação acima está:
Totalmente correta.
Totalmente incorreta.
Parcialmente correta, tendo em vista que os interacionistas não discordam dos inatistas quanto ao papel do ambiente.
Parcialmente incorreta, já que o organismo e o meio não exercem ação recíproca
.
Sobre avaliação da aprendizagem, leia essa passagem:
"Uma avaliação ___________ coloca à disposição do professor informações mais precisas, mais qualitativas, sobre os processos de aprendizagem, as atitudes e as aquisições dos alunos (Perrenoud, 1999)".
Marque a alternativa que complete o espaço em branco corretamente:
formativa
somativa
compreensiva
progressiva
Para situar o planejamento no processo de ensino -aprendizagem, Libâneo (2013) propõe três modalidades que são articuladas entre si: o plano da escola (projeto pedagógico), o plano de ensino e o plano de aula. A relação entre essas modalidades é um dos caminhos para mostrar essa articulação.
Preencha corretamente as lacunas do texto de modo a evidenciar a relação objetivos e modalidades de planejamento.
Na articulação entre ___________ e plano de ___________, o último é um documento mais elaborado com temas específicos, conteúdos sequenciados e ___________ do trabalho docente. Tópicos do conteúdo e objetivos da disciplina serão especificados no (s) ___________.Este é um detalhamento proposto no plano ___________, que por sua vez expressará a sintonia das ligações da escola com o sistema escolar mais amplo e as ligações com o projeto pedagógico da escola.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
plano de escola / ensino / objetivos / plano de aula / de ensino
plano de ensino / aula / objetivos / plano de ensino / da escola
objetivos / aula/objetivos / plano de aula / de ensino
plano de aula / escola / objetivos / plano de aula / de ensino
plano de aula / ensino / plano da escola / objetivos / de aula
Considerado os princípios da recuperação da aprendizagem, analise os itens a seguir:
I.O plano de recuperação da aprendizagem consiste em uma ação de intervenção pedagógica focada em sanar as lacunas de aprendizagem diagnosticadas em um processo de avaliação.
II.No processo de recuperação da aprendizagem o aluno tem a oportunidade de rever os conteúdos em que, anteriormente, não obteve o rendimento necessário.
III.A recuperação da aprendizagem, além de trabalhar as habilidades e competências que aprende em sala de aula, o aluno tem uma oportunidade a mais de aprender.
IV.No processo de recuperação a aprendizagem assume um princípio de avaliação formativa.
Está CORRETO o que se afirma em:
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III, IV.
II e III, apenas.
Um dos níveis de aprendizagem proposto por Emília Ferrero caracteriza-se pela correspondência entre a representação escrita das palavras e suas propriedades sonoras, que representa a descoberta de que a quantidade de letras com que se vai escrever uma palavra pode corresponder à quantidades de partes que se reconhece na emissão oral. Em geral, para a criança, uma grafia corresponde a cada sílaba. Esse nível do processo de alfabetização é denominado
alfabético.
pré-silábico.
silábico.
pré-alfabético.
silábico-alfabético.
Para que haja uma interação com qualidade, e que alcance os objetivos pretendidos, o mediador deve planejar suas ações e intenções e organizar o processo de ensino aprendizagem baseado em critérios, estabelecidos na teoria da aprendizagem mediada. Nesse sentido, a assinale a alternativa que NÃO corresponde a esses critérios.
Intencionalidade e reciprocidade.
Grandeza inconsciente.
Transcendência.
Significado.
Sentimento de competência.
A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois seus pressupostos proporcionam, o desenvolvimento de capacidades Pedagógicas crítica e reflexiva, possibilitando análise de forma clara sobre a realidade do ensino, bem com situações em que o aluno construa seu próprio saber.
Considerado essas abordagens, julgue os itens a seguir em relação aos objetivos da Didática:
I.Refletir sobre o papel sociopolítico da educação, da escola e do ensino.
II.Compreender o processo de ensino e suas múltiplas determinações.
III.Instrumentalizar, teórica e praticamente, o professor para captar e resolver os problemas postos pela prática pedagógica.
IV.Redimensionar as relações entre as formas de ensino e aprendizagem e os desafios da docência na sociedade.
Está (ão) CORRETO (S) os objetivo (s):
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Texto 06
Nos anos mais recentes, o conceito de competência vem ganhando relevância nos discursos educativos no que tange a educação e a formação, descortinando um campo de estudos e pesquisas para clarificar as idéias sobre competência e seu uso em propostas e práticas pedagógicas, que vêm sendo identificadas como uma Pedagogia das Competências. Nessa ótica, sem dúvida é importante reportar as referências de Perrenoud para melhor compreender os princípios da pedagogia das competências a partir do inventário das competências que contribuem para delinear as atividades docentes e contribui para o movimento em direção a escola de qualidade, autônoma e de profissionais reflexivos em direção a maior profissionalização na educação.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para
ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed,
2000. (adaptado)
Considerando o tema apresentado e a partir da competência global enfatizada por Perrenoud no que enfatiza sobre “organizar e dirigir situações de aprendizagem”, avalie as afirmações a seguir.
I. Na perspectiva de uma escola mais eficaz para todos, organizar e dirigir situações de aprendizagem deixou de ser uma maneira ao mesmo tempo banal e complicada de designar o que fazem espontaneamente todos os professores.
II. Organizar e dirigir situações de aprendizagem é sobretudo despender energia e tempo e dispor de competências profissionais necessárias para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem que as didáticas contemporâneas encaram como situações amplas, abertas e carregadas de sentido e de regulação.
III. Em princípio, a escola é inteiramente organizada para favorecer a progressão das aprendizagens dos alunos para os domínios visados ao final de cada ciclo de estudos.
IV. Essa competência sistêmica mobiliza outra competência específica no que trata sobre administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma.
V. Como competência global, mobiliza várias competências mais específicas entre elas: construir e planejar dispositivos e sequências didáticas.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I, II e V.
II, III e IV
I, II, IV e V.
I, III e V.
As CVA implicam uma combinação de interação e recursos exclusivamente físicos, que envolve a imaginação individual e a articulação de identidades sociais diversas.
Certo
Errado
No âmbito da organização, a aprendizagem pode ser entendida como um processo coletivo.
Certo
Errado
Aprendizagem global é o processo de aprendizagem que ocorre desde a idade escolar, na adolescência, na idade adulta e até em idade mais avançada, na terceira idade. Nesse sentido, a educação global inclui os seguintes aspectos, EXCETO:
Artísticos.
Emocionais.
Motores.
Mentais.
Sobre mediação da aprendizagem, analise a sentença abaixo:
Desenvolver autonomia não é um requisito importante para mediação, pois ela permite que o indivíduo resolva problemas e enfrente desafios com mais segurança (1ª parte). Com o processo de mediação, é possível desenvolver as capacidades cognitivas (2ª parte). Assim a pessoa que não tem autonomia fica sempre à mercê do outro para desempenhar qualquer atividade que seja (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Apenas a 1ª parte.
Apenas a 3ª parte.
Apenas a 1ª e a 2ª partes.
Apenas a 2ª e a 3ª partes.
Todas as partes.
Diversas concepções sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil têm influenciado as práticas docentes na educação infantil. As principais correntes teóricas que orientam as concepções docentes sobre o desenvolvimento humano são: a inatista, a ambientalista e a interacionista. Neste contexto, a corrente interacionista valoriza
os fatores internos/biológicos/genéticos, isto é, aquilo que é hereditário, privilegiando as características e os dons que as crianças trazem ao nascer.
os fatores externos/ambiente, ou seja, a criança desenvolve suas características em função das condições do meio em que vive.
a relação de subordinação dos fatores externos (ambiente) aos fatores internos (biológicos/genéticos).
a interação entre os fatores internos e externos, ou seja, os fatores orgânicos e ambientais exercem influência simultânea no processo de desenvolvimento infantil.
Saber diagnosticar, levantar hipóteses, buscar fundamentação teórica e analisar dados são algumas das atividades que podem ajudar o trabalho do professor, quando são consideradas as exigências da realidade atual e a complexidade da atividade da docência. Nessa perspectiva, é imprescindível que o preparo específico para a pesquisa já ocorra na formação inicial. Assim como Lüdke (2001, 2006), entende-se que o contato com a pesquisa na graduação não pode se restringir apenas aos alunos de iniciação científica, tão pouco deve ser tarefa somente dos cursos de pós-graduação stricto sensu; é necessário que os alunos da licenciatura tenham oportunidade de aprender a fazer pesquisa. A pesquisa em uma abordagem qualitativa é útil e necessária para identificar e explorar os significados dos fenômenos estudados e as interações que estabelecem. Considerando as informações, em um plano de pesquisa nesta abordagem, infere-se que:
Exige a comprovação de dados e teorias.
Tem uma proposta estruturada e formal.
É desenvolvida antes de o estudo ser iniciado.
Ocorre a evolução de uma ideia com o aprendizado.
O Construtivismo, no ensino de Ciências, vê a aprendizagem como construção a partir de saberes dos agentes participantes. Por outro lado, na metodologia tradicional, as aulas expositivas do professor e o livro são fontes do conhecimento. É objetivo da metodologia tradicional:
atingir as suposições dos jovens.
buscar o ponto de vista das crianças.
incentivar a memorização dos alunos.
propor questões de relevância aos estudantes.
Sobre a Didática, assinale a única opção correta.
A Didática assegura o fazer pedagógico na escola.
A Didática possui apenas a dimensão técnica.
A Didática possui apenas a dimensão político-social.
A Didática formula métodos para a transmissão passiva do conhecimento.
Lançar luzes sobre a Educação Escolar é observar e refletir, profundamente, sobre o ensino e aprendizagem. Nesse sentido, marque o item correto sobre a aprendizagem escolar.
Os conceitos devem ser organizados e apresentados em nível crescente de complexidade.
A aprendizagem escolar não estabelece vínculo direto com o meio social.
O trabalho docente pouco se relaciona ao binômio ensino e aprendizagem.
A aprendizagem escolar não estabelece vínculos com a motivação intrínseca e extrínseca dos alunos.
Para Feuerstein (2007), existem critérios de mediação na aprendizagem. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um desses critérios.
Intencionalidade e reciprocidade.
Transcendência.
Mediação do comportamento de compartilhar.
Individuação e diferenciação psicológica.
Mediação da divisibilidade.