Questões de Concurso sobre Didática e o processo de ensino e aprendizagem

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
7.564 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando que, no(a) _______________, as aprendizagens e o desenvolvimento dos(as) _______________ têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco _______________, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.


A

educação infantil – adolescentes – pontos de vista


B

ensino médio – adolescentes – campos de visão


C

educação infantil – crianças – pontos de vista


D

ensino fundamental – crianças – campos de experiências


E

educação infantil – crianças – campos de experiências

Em relação às características dos principais conceitos utilizados para entender o desenvolvimento infantil, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Maturação.

(2) Desenvolvimento.

(3) Aprendizagem.


( ) Refere-se à formação progressiva das funções propriamente humanas (linguagem, raciocínio, memória, atenção, estima).

( ) Processo em que incorporamos novos conhecimentos, valores e habilidades que são próprias da cultura e da sociedade em que vivemos.

( ) Refere-se às mudanças que ocorrem ao longo da evolução dos indivíduos, as quais se fundamentam na variação da estrutura e da função das células.


A

1 - 3 - 2.


B

3 - 2 - 1.


C

2 - 3 - 1.


D

2 - 1 - 3.

O processo de aprendizagem das crianças na educação infantil, desenvolvido com base nos cinco campos de experiência, tem como eixos estruturantes:


A

As práticas e a avaliação.


B

Os projetos e pesquisas.


C

O ensino e a aprendizagem.


D

As interações e a brincadeira.


E

As habilidades e as competências.

A nossa aprendizagem é um processo constante, que pode ser alcançada de maneira sistemática ou de forma espontânea, pode ser medida em níveis ou até mesmo de forma instintiva. É através desse processo que ocorre a formação da criticidade dos indivíduos, fazendo-os pensar de forma independente a agirem ativamente na sociedade. De acordo com o que foi exposto, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1)Nível reflexo.

(2)Nível cognitivo.

(__)Refere-se à aprendizagem de determinados conhecimentos e operações mentais, caracterizada pela apreensão consciente, compreensão e generalização das propriedades e relações essenciais da realidade.

(__)Refere-se às nossas sensações pelas quais desenvolvemos processos de observação e percepção das coisas e nossas ações físicas no ambiente.

(__)Este tipo de aprendizagem é responsável pela formação de hábitos sensório-motor.

(__)Pode-se despertar uma aprendizagem autônoma, seja no meio escolar ou no ambiente em que estamos.


A

2 - 2 - 1 - 2.


B

2 - 1 -1 - 2.


C

1 - 1 - 2 - 2.


D

1 - 2 - 1 - 2.

A teoria histórico-cultural compreende a Didática como:


A

um conhecimento que dialoga com o ensino e a aprendizagem.


B

um conhecimento que se detém, exclusivamente, nas práticas de ensino.


C

um conhecimento que visa capacitar o professor na elaboração de planos de aula.


D

um conhecimento que objetiva apresentar técnicas de planejamento.

No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades. Nesse contexto, a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a (BNCC, 2017):


A

educação colaborativa.


B

educação integral.


C

educação integrativa.


D

educação formativa.


E

educação inovadora.

Para acesso, participação e aprendizagem de estudantes não ouvintes, é necessário:

I- A educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes surdos.

II- Os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa.

III- O ensino da Libras para os demais estudantes da escola.

IV- A oferta do AEE tanto na modalidade oral e escrita quanto na língua de sinais.

V- Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo esteja sozinho em turmas comuns na escola regular.

Estão CORRETAS as afirmativas:


A

I, II, III e V, apenas.


B

II, III e IV, apenas.


C

I, II, III e IV, apenas.


D

I, II, III, IV e V.


E

II, IV e V, apenas.

Considerando o que estabelece o documento Política Educacional e Diretrizes da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, a escola é um espaço privilegiado de construção do conhecimento, isto é, uma comunidade democrática de aprendizagem. Nesse sentido, é preciso entender a aprendizagem como:


A

uma ação didática, que leva ao desenvolvimento pessoal, profissional e institucional


B

uma postura crítico-reflexiva diante dos desafios, resultante de um trabalho árduo de treinamento


C

um processo de constantes construções, feitas por múltiplas e sucessivas interpretações, produzindo conhecimentos provisórios a serem continuamente reelaborados


D

um movimento sistemático de estudos e reflexões contínuos, visando ao fortalecimento da consciência coletiva, ao fortalecimento da autonomia e da identidade profissional

No município de São Paulo, a partir de 2020, a pandemia de Covid-19 levou ao fechamento das escolas de diferentes segmentos da educação e à adoção do Ensino Híbrido, para garantir a continuidade da aprendizagem.


A respeito da caracterização do Ensino Híbrido adotado na Rede Municipal de Ensino e normatizado pela Recomendação CME nº 01/2022, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira (F) para a falsa.


( ) O Ensino Híbrido deve ser considerado uma metodologia que requer intencionalidade pedagógica, preparo, conhecimento e formação continuada, mais do que uma solução emergencial.

( ) As estratégias híbridas e complementares implementadas para atender diferentes contextos escolares foram a distribuição de material impresso, o uso das plataformas digitais, dos aplicativos de mensagem e das redes sociais, entre outros.

( ) O Ensino Híbrido, também conhecido como ensino remoto, é um método de ensino que possibilita ao aluno estudar os conteúdos de forma individual, sem a presença física do professor e dos colegas.


As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,


A

V – V – F.


B

V – F – V.


C

F – V – F.


D

V – F – F.


E

F – V – V.

Sabemos que a Didática auxilia o professor a desenvolver métodos que favoreçam o desenvolvimento de habilidades cognoscitivas tornando mais fácil o processo de aprendizagem dos indivíduos. De acordo com Roberto Valdés Puentes, PPGED – UFU, 2010, a organização didática do processo de ensino-aprendizagem envolve três grandes momentos.


Assinale a alternativa que registra quais são eles:


A

o tema, a execução e o público alvo.


B

o planejamento, a execução e a avaliação.


C

o tema, a execução e o registro.


D

o planejamento, o objetivo e o registro.


E

o planejamento, o registro e a avaliação.

João tem doze anos de idade e estuda em uma escola estadual na periferia da cidade do Rio de Janeiro. Mora em uma comunidade com a mãe e é o mais velho de cinco irmãos. Frequenta uma turma com 34 alunos do 5.o ano do ensino fundamental, em que a maioria se encontra na faixa etária regular, mas, além de João, há também sete colegas com histórico de reprovação. Ao longo dos anos, foi reprovado duas vezes, devido a problemas de aprendizagem. Sua leitura é silabada, costuma não entender o conteúdo dos textos e sua escrita apresenta muitos erros ortográficos. Nas últimas provas escritas, obteve rendimento abaixo de 30%. Constantemente é encaminhado ao setor pedagógico por apresentar indisciplina em sala de aula. Diferentemente dos outros alunos, que são concentrados e respeitam as regras, João e seus sete colegas são considerados pelo professor de português como bagunceiros e rudes, pois não prestam atenção na explicação do conteúdo e, por isso, não conseguem realizar as tarefas propostas. Entretanto, João costuma participar das aulas de matemática, realizando cálculos mentais com rapidez quando o professor faz a leitura, em voz alta, das situações-problema para ele.


Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que não apresenta um fator condicionante envolvido na dificuldade de aprendizagem de João.


A

origem social


B

organização do currículo e do tempo escolar


C

prática pedagógica do professor


D

estrutura da escola


E

forma de avaliação

A escola cumpre a sua função social e política na formação de cidadãos, críticos e engajados na transformação da sociedade:


I. promovendo a transmissão de conhecimentos de forma neutra e isenta, evitando discussões políticas.

II. priorizando a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, formação técnica.

III. estimulando a reflexão crítica dos alunos sobre a realidade social, política e cultural.

IV.garantindo a pluralidade de ideias e a liberdade de expressão sem gerar conflitos entre alunos e professores.

V. desenvolvendo práticas pedagógicas que incentivam a análise, o debate e a participação coletiva.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

III, IV e V.


B

I, II e III.


C

II, III e IV.


D

I, IV e V.

Qual das seguintes alternativas representa uma estratégia didática que busca promover a participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem?


A

Aula expositiva.


B

Ensino programado.


C

Ensino por projetos.


D

Ensino tradicional.


E

Ensino à distância.

A recuperação da aprendizagem consiste em:


A

Momento reservado para o estudante realizar as mesmas avaliações, visando aumentar a nota insatisfatória.


B

Uma ação de intervenção social que possui foco em preencher as lacunas de vulnerabilidade social em que se encontram muitos estudantes.


C

Uma ação de intervenção pedagógica focada em sanar as lacunas de aprendizagem diagnosticadas em um processo de avaliação.


D

Atividades voltadas a fixação do ensino, onde o estudante deve copiar todos os conteúdos não aprendidos.


E

Oportunidade do estudante rever os conteúdos, exclusivamente, das disciplinas que não obteve o rendimento satisfatório.

Reconhecendo as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão sequencialmente organizados em três grupos por faixa etária, que correspondem, aproximadamente:


A

Aos campos de experiências a serem vivenciados no desenvolvimento das crianças.


B

Aos direitos de aprendizagem que devem ser garantidos durante o desenvolvimento das crianças.


C

Às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças.


D

Às diferenças de ritmo na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças.

A origem da palavra didática tem sua raiz grega (didaktiké). Na Europa, a didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino.

-

Mais tarde Comenius (Jan Amos Komenský em latim) atribuiu seu caráter pedagógico ao defini-la como a arte de ensinar tudo a todos em sua obra intitulada:


A

Didática Magna.


B

Didática Mercantil.


C

Didática Formativa.


D

Didática Meritocrática.


E

Os benefícios da Didática Segmentada.

Sobre os tipos de letramentos, analise o texto abaixo:


“Envolve os conhecimentos adquiridos no processo de ensino e aprendizagem, e contempla as habilidades de estudo, escolarização e socialização no ambiente escolar. Refere-se à produção e sistematização do conhecimento por meio da educação formal, que acontece em uma instituição de ensino, e permite a interação entre os processos internos do indivíduo e os processos sociais, a fim de produzir novas formas de linguagem”.


O texto faz referência ao:


Assinale a alternativa CORRETA:


A

Letramento Científico.


B

Letramento Digital.


C

Letramento Linguístico.


D

Letramento Matemático.


E

Letramento Acadêmico.

Para muito além de ser entendido apenas como o momento onde o professor ensina e o aluno aprende, como podemos definir o processo de ensino-aprendizagem?


A

É uma transformação pela qual o estudante passa de forma autônoma, resultando no desenvolvimento de competências e habilidades inerentes ao processo educacional.


B

É uma troca de conhecimentos e experiências entre professor e aluno, que proporciona transformações capazes de resultar no desenvolvimento pleno do aluno.


C

É um processo que acontece quando o estudante adquire os conhecimentos que o professor lhe oferece.


D

É quando o estudante utiliza as aprendizagens que adquiriu na vida cotidiana no desenvolvimento da aula.

O importante é apoiar as crianças, desde cedo e ao longo de todas as suas experiências cotidianas na Educação Infantil no estabelecimento de uma relação positiva com a instituição educacional, no fortalecimento de sua autoestima, no interesse e curiosidade pelo conhecimento do mundo, na familiaridade com diferentes linguagens, na aceitação e acolhimento das diferenças entre as pessoas. Na explicitação do ambiente de aprendizagem, é necessário pensar um currículo:


A

Compreendido na sua dimensão não necessariamente humana de lidar com questões de intimidade e afetividade, mas caracterizado não apenas da Educação Infantil, mas de todos os níveis de ensino.


B

Sustentado nas relações, nas interações e em práticas educativas intencionalmente voltadas para as experiências concretas da vida cotidiana.


C

Balizado pela indissociabilidade entre o cuidar e educar, não refutando as funções de caráter assistencialista, embora mantenha a obrigação de assistir às necessidades básicas de todas as crianças.


D

Sustentado nas interações coletivas e individuais, por meio de práticas educativas intencionalmente voltadas para as experiências abstratas da vida cotidiana.

Segundo Vasconcellos, existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento, são elas:


A

Realidade, finalidade e o plano de ação.


B

Vivências, plano de ação, projeto político.


C

Experiências, realidade, finalidade.


D

Projeto pedagógico, plano de ação e finalidade.


E

Interação, finalidade e objetivos.

   
Gerar simulado