

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O professor João possui uma coletânea de 8 questões de gramática e 5, de interpretação de texto, das quais ele selecionará 10 questões para elaborar uma prova de português. A prova será composta por 6 questões de gramática e 4 de interpretação de texto. Assumindo que a ordem de apresentação das questões é irrelevante na elaboração da prova, o número de diferentes provas que João pode elaborar é de:
24 provas.
40 provas.
80 provas.
280 provas.
Observe com atenção os dois textos (asserções).

Analisando os dois textos como asserções, podemos concluir que a(s)
Uma metodologia de ensino de Ciências se configura em três dimensões:
I. Metodologia relacionada aos conhecimentos necessários à sala de aula.
II. Metodologia relacionada à geração do conhecimento e à socialização no âmbito da sociedade.
III. Metodologia relacionada ao arranjo político-social no qual a sala de aula e a escola estão inseridas.
Assinale a opção que indica, respectivamente, as três dimensões acima citadas.
Epistemológica, Institucional e Humana.
Epistemológica, Humana e Institucional.
Institucional, Humana e Epistemológica.
Institucional, Epistemológica e Humana.
Humana, Institucional e Epistemológica.
O contato com materiais escritos diversificados influencia diretamente o desejo de interagir com a língua escrita, ao mesmo tempo em que desperta na criança e no jovem o interesse pela leitura. Assim, uma escola que objetiva ser de qualidade precisa.
I. Fazer da sala de aula um espaço rico de motivações para a leitura e escrita.
II. Desenvolver atividades que agucem a curiosidade do aluno para a leitura e compreensão do material lido.
III. Fortalecer o processo de leitura e escrita dos alunos como caminho para um melhor desempenho escolar.
IV. Utilizar, na sala de aula, materiais que fomentem a leitura, de uso exclusivo dos professores de língua portuguesa.
V. Fazer do falar e escutar, ler e escrever ações permanentes do aluno, no cotidiano da sala de aula de todo professor.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I – II – III – V.
I – II – III – IV – V.
I – II – IV.
II – IV – V.
III – IV – V.
Sobre a concepção de sujeito histórico no ensino de História e de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir.
I. Os sujeitos históricos podem ser entendidos como sendo agentes de ação social, que se tornam significativos para estudos históricos escolhidos com fins didáticos, sendo eles indivíduos, grupos ou classes sociais.
II. Os sujeitos históricos podem ser todos aqueles que exprimem suas especificidades e características, sendo líderes de lutas para transformações mais amplas ou de situações mais cotidianas, independentemente do contexto histórico.
III. Os sujeitos históricos podem ser trabalhadores, patrões, escravos, reis, camponeses, políticos, prisioneiros, crianças, mulheres, religiosos, velhos, partidos políticos, etc.
Considerando as definições de “sujeito histórico” contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História e Geografia está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II, e III
Sobre a ideia de gestão democrática definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é correto afirmar:
Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e garantindo a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, bem como a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
O regramento para a gestão democrática será definido em lei federal, garantindo isonomia na composição dos diferentes segmentos nos organismos colegiados, como conselhos escolares e equivalentes.
A gestão democrática é definida como o processo coletivo de tomada de decisões, que inclui destacadamente a organização coletiva em conselhos escolares e associações de pais, e consulta pública para o provimento do cargo de diretor escolar.
Cada estado e município da federação deve elaborar seu regramento próprio para a gestão democrática nos limites de sua esfera geográfica, garantindo a participação dos pais e profissionais da educação na elaboração do projeto político-pedagógico das escolas.
A gestão democrática da educação nacional é definida a partir da realização quadrienal da Conferência Nacional de Educação, antecedida pelas conferências municipais, intermunicipais e estaduais de educação, as quais dedicar-se-ão à escuta das comunidades escolares e local na construção de diagnósticos e diretrizes para a educação escolar.
Com relação às propostas construtivistas e suas derivações pedagógicas na educação em ciências, analise as afirmativas a seguir. I. Buscam o engajamento ativo dos estudantes em seu processo de aprendizagem. II. Possuem uma organização conceitual constituída de forma hierárquica. III. Contribuíram muito para trazer modificações para as aulas de ciências, apesar dos problemas epistemológicos e filosóficos apontados por alguns autores. Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa I e II estiverem corretas.
se somente a afirmativa I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
As práticas educativas baseadas no Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) e na Abordagem Temática Freireana (de Paulo Freire) apresentam, em comum, elementos estruturantes que podem ser usados como orientação para as atividades didático-pedagógicas.
A partir desse fragmento, analise as afirmativas a seguir.
I. As concepções de sujeito e de objeto do conhecimento não devem ser pensadas separadamente. A concepção de sujeito se baseia na ideia dos “homens em relação constante com o mundo e com os outros”.
II. Embora o problema desempenhe o papel de gênese da construção do conhecimento, serve também como elemento de motivação da aprendizagem.
III. Na perspectiva do ENCI é preciso criar condições para que os estudantes expliquem “como” e “porque” conseguiram resolver o problema proposto.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir:
1. Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona.
2. Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela.
3. O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é.
Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir.
I. A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento.
II. A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula.
III. A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Ao discorrer sobre o ensino dos números, Constance Kamii (2012) apresenta três princípios fundamentais que regem essa tarefa.
Em conformidade com a autora, assinale a alternativa que apresenta os três princípios fundamentais.
A contagem, a conservação de objetos e a classificação.
A interação social das crianças, a ordenação e a conservação de quantidade.
A criação de todos os tipos de relações, a quantificação de objetos e a interação social.
A quantificação de objetos, a interação entre os pares e o registro numérico.
Nas adaptações de materiais, podemos citar um recurso em formato de ábaco, utilizado principalmente para alunos com baixa visão e deficientes visuais, com o intuito de instigar o raciocínio-lógico matemático. Esse recurso metodológico é chamado de:
Lupa eletrônica
Soroban
Cela Braille
Suporte de cabeça
Softwares didáticos.
De acordo com a obra: “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Livro do Professor - Ensino Fundamental e Médio (ENCCEJA)”, em especial o processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
( ) Como o objetivo é formar indivíduos que sejam capazes de compreender mais e melhor o mundo, o estudo das linguagens tem um papel fundamental, uma vez que elas são espaços múltiplos de produção de significados sobre a vida. Para tanto, a reflexão e o uso das práticas sociais a partir da escrita tornam-se primordiais para o processo ensino-aprendizagem.
( ) O processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa deve considerar ações na direção de um trabalho pedagógico que explicite a natureza multidisciplinar da linguagem e o seu caráter instrumental nas várias áreas do currículo.
( ) O processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa deve desenvolver as competências para a aprendizagem, bem como a possibilidade de aumentar a consciência em relação ao estar-no-mundo, ampliando a capacidade de participação social, no exercício da cidadania.
( ) Como o único objetivo do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa é garantir o acesso do aluno ao universo do texto verbal escrito, os processos devem voltar-se exclusivamente ao ensino da norma gramatical tradicional, acentuando tratar-se a norma-padrão como a única concepção admissível de língua nas atividades escolares e nas práticas sociais.
F – V – V – V.
F – V – V – F.
V – F – V – V.
V – V – V – F.
Leia o depoimento da professora Cris:
Sou professora de um 1o ano. Quando leio uma história para as crianças, acabo pegando os livros que estão mais próximos. Prefiro as histórias curtas, com enredos simples, muitas imagens, vocabulário simplificado. Depois da história, faço perguntas para avaliar se todos entenderam e para fixarem o conteúdo da história. Não sei o que acontece, mas eles acabam se dispersando e não gostam muito do momento da história.
O que está acontecendo na sala da professora Cris?
A ausência de planejamento é um problema, embora a sua escolha por histórias curtas seja o mais adequado para a idade.
Seus alunos não gostam de histórias.
Parece faltar o planejamento da leitura literária, mas ela assegura o mais importante, que é ajudar os seus alunos a fixarem o conteúdo lido.
Parece faltar o planejamento da leitura literária – o que fazer antes, durante e depois –, que é uma condição para uma boa leitura, assim como a escolha de histórias bem escritas e interessantes.
A professora deveria contar as histórias em vez de ler.
A História da Matemática foi colocada em segundo plano nas décadas de 60 e 70 do século XX nas escolas de formação geral. A partir da década de 80, renasceu o interesse pela história e a tentativa de explicitar as suas potencialidades pedagógicas. Os PCNs de Matemática fazem as seguintes considerações em relação à utilização da História nas aulas de Matemática, EXCETO:
A História da Matemática no currículo da escola fundamental pode ser encarada com uma dimensão maior, um campo de problemas para construção e evolução dos conceitos e como um elemento de integração da Matemática com o tema Pluralidade Cultural;
A abordagem histórica deve ser realizada pelo professor, situando no tempo e no espaço cada item do programa de Matemática ou contando sempre em suas aulas trechos da história da Matemática, podendo, inclusive, reduzi-la a fatos, datas e nomes a serem memorizados;
A própria História da Matemática mostra que a Matemática foi construída como resposta a perguntas provenientes de diferentes origens e contextos, motivadas por problemas de ordem prática (divisão de terras, cálculo de créditos), por problemas vinculados a outras ciências (Física, Astronomia), bem como por problemas relacionados a investigações internas à própria Matemática;
A utilização da História da Matemática pode esclarecer ideias matemáticas que estão sendo construídas pelo aluno, especialmente para dar respostas a alguns "porquês" e, desse modo, contribuir para a constituição de um olhar mais crítico sobre os objetos de conhecimento.
Analise o texto a seguir.
De acordo com os PCNs de Matemática, a utilização da calculadora nas aulas de Matemática poderá, EXCETO:
Prejudicar a construção de conceitos e o entendimento das operações;
Facilitar e estimular a investigação de hipóteses em diversas situações;
Auxiliar e aumentar a capacidade do estudante de fazer estimativas;
Propiciar a construção e análise de estratégias que auxiliam na consolidação dos significados das operações e no reconhecimento e aplicação de suas propriedades.
Nas dinâmicas das atividades do ensino da Geografia, os PCNs propõem que o professor:
Evite momentos de troca de informações e opiniões;
Desconsidere os saberes que os alunos já possuem sobre o tema abordado;
Exija que as informações sejam construídas, tendo por base a memorização;
Selecione materiais de fontes de informação diferentes para que sejam estudados em sala de aula.
Em relação ao ensino dos números racionais no Ensino Fundamental, todas as afirmações estão corretas, EXCETO:
Os racionais assumem diferentes significados nos diversos contextos: relação parte/todo, divisão e razão. É necessário que se trate, isoladamente, cada uma das interpretações, para favorecer a construção dos conceitos;
Ao abordar os racionais pelo seu reconhecimento no contexto diário, deve-se observar que eles aparecem muito mais na forma decimal do que na forma fracionária;
O contato com representações fracionárias é bem menos frequente nas situações do cotidiano. Seu estudo também se justifica, entre outras razões, por ser fundamental para o desenvolvimento de outros conteúdos matemáticos como: proporções, equações, cálculo algébrico;
Nas situações que envolvem cálculos com dízimas periódicas, a representação na forma fracionária favorece a obtenção dos resultados com maior precisão, uma vez que, na forma decimal, é preciso fazer aproximações.
No material de apoio ao currículo do Programa Ler e Escrever, denominado PIC, há indicações sobre dificuldades encontradas por alunos para romper com algumas ideias já construídas sobre os números naturais, mas que não são válidas ou não podem ser estendidas para os números racionais. A respeito disso, a Professora Elisa propôs questões aos seus alunos com a finalidade de identificar suas dificuldades. Analise as afirmações de quatro de seus alunos:

Analisando essas afirmações, a professora Elisa pôde concluir que os alunos que apresentaram as dificuldades descritas no referido documento são, apenas,
Pedro, Bia e Kaio.
Pedro e Fabiana.
Pedro, Fabiana e Kaio.
Bia e Kaio.
Fabiana e Kaio.

É correto dizer que, para as crianças exercerem comportamentos leitores e escritores,
é preciso que aprendam a decodificar a escrita.
é preciso uma boa biblioteca.
é preciso que o professor atue como leitor na sala de aula.
basta ter acesso a livros.
é preciso ensinar a técnica da leitura.
Ao tratar da Etnomatemática e da Educação Matemática em uma dimensão mais ampla, D’Ambrosio (1996) evidencia que, EXCETO:
Deve-se fazer uma Educação para a Paz e, em particular, uma Educação Matemática para a Paz;
O domínio de duas etnomatemáticas, ou mais, oferece maiores possibilidades de explicações, de entendimentos, de manejo de situações novas, de resolução de problemas;
Não se pode ver a disciplina matemática como uma etnomatemática que se originou e se desenvolveu na Europa, tendo contribuições de outras civilizações, sendo levada e difundida em todo o mundo, a partir dos séculos XVI e XVII;
A matemática contextualizada se mostra como mais um recurso para solucionar problemas novos que, tendo se originado de uma outra cultura, chegam exigindo os instrumentos intelectuais dessa outra cultura.