Questões de Concurso sobre Igualdade

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
820 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A dislexia é um distúrbio causador de dificuldades de aprendizagem, que se relacionam a diferentes etapas do ensino. Por exemplo, a dislexia diseidética acarreta como consequência:


A

Dificuldades com a fala, erros na escrita trocando as sílabas, erros na leitura por ter dificuldades com os grafemas-fonemas.


B

É a união de dois ou mais tipos de dislexia, a pessoa terá dificuldades visuais e auditivas ao mesmo tempo


C

Dificuldade na percepção das cores, as vezes afetando a noção de profundidade, o que leva a distúrbios motores.


D

Dificuldades em diferir os lados direito e esquerdo, erros na leitura devido à má visualização das palavras além de erros ortográficos.

A educação da criança surda pressupõe um conjunto de decisões ao longo do processo de ensino. Um dos sistemas de comunicação é chamado bimodal. Nesse sistema é utilizado(a):


A

A Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.


B

Simultaneamente, a fala e os sinais.


C

A máquina Perkins.


D

O teste psicotécnico.


E

Um aplicativo de imagens.

Leia as afirmativas a seguir:

I. A escrita do nome próprio é uma importante conquista da criança que se alfabetiza, pois a realização dessa atividade tem um valor social muito grande.

II. A paralisia cerebral é definida como uma desordem do movimento e da postura decorrente de um defeito ou lesão do cérebro imaturo.

Marque a alternativa CORRETA:


A
As duas afirmativas são verdadeiras.

B
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D
As duas afirmativas são falsas.

No contexto da educação inclusiva e, considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças com deficiência, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:


A

Trabalha a alfabetização, o conhecimento de ordem numérica, as operações matemáticas e a coordenação motora.


B

Estimula a percepção dos sons dos objetos e situações e introduz à musicalização.


C

Estimula a compreensão de coordenadas, noção de localização e formas geométricas.


D

Auxiliar o aprendizado das horas em libras e numeral.

As pessoas com deficiências, no início do século XX, geralmente eram internadas em instituições assistenciais, onde recebiam comida e abrigo, e, em instituições melhores, recebiam também atendimento psiquiátrico e/ou clínico. Com o passar do tempo, percebemos que essa concepção de caráter assistencial foi desaparecendo, e os centros educativos foram se modificando e realizando atendimento às pessoas conforme o tipo de deficiência. Diante dessa mudança de concepção, Heredero (2016) afirma que:


A

As experiências já realizadas demonstram que a recuperação, justo no momento em que se produz a dificuldade, tem menos sucesso, ou seja, a recuperação simultânea é uma estratégia que precisa ser repensada pelos professores na educação inclusiva.


B

Não existem duas escolas iguais, o que não impede que uma escola importe um projeto e o coloque sem diferenças.


C

A escola inclusiva trabalha em equipe, todos na mesma direção, com um trabalho colaborativo que permita reorganizar o conhecimento e adequá-lo às suas condições e características.


D

A escola inclusiva, para se organizar, deve pensar nos seus recursos e condições em primeiro lugar, portanto, devem os alunos se adaptar à escola, e não o contrário.


E

Todo esse processo exige muita reflexão e formação, que, na maioria das vezes, deverão vir de fora da escola, não de dentro dela.

É fundamental que o AAE tome iniciativas para reduzir problemas dentro da unidade na qual trabalha e, nesse aspecto, uma das formas desse profissional contribuir consiste em trocar informações sobre o desenvolvimento dos alunos e das atividades realizadas com a equipe escolar e com os pais. João, AAE no município de Francisco Morato, tem consciência de que _______________ é condição para que os problemas dentro da unidade escolar sejam reduzidos, favorecendo inclusive a formação integral do aluno quanto à internalização de valores positivos.


Assinale a alternativa que preenche a lacuna, completando o texto corretamente.


A

a condecoração dos alunos-modelo


B

a firme punição da indisciplina


C

um afrouxamento de regras


D

uma rígida prática religiosa


E

uma boa comunicação

No que se refere ao manejo de sala de aula em se tratando de Educação Especial, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – As expectativas inadequadas dos professores no que se refere ao desempenho acadêmico dos alunos não estão relacionadas com a indisciplina.

II – Para contribuir com o aprendizado de condutas apropriadas, a disciplina administrada pelo professor em sala de aula deve ser consistente.

III – A maneira como os móveis em sala de aula estão dispostos e como os espaços estão organizados não influencia o comportamento dos alunos em sala de aula.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apenas os itens II e III são verdadeiros.


E

Nenhum dos itens é verdadeiro.

Um estudante foi aprovado no processo seletivo para ingresso em um curso de bacharelado da área da saúde e apresentou um laudo diagnóstico que sinaliza que o mesmo apresenta um quadro de cegueira no olho esquerdo e visão subnormal do olho direito com quadro patológico tendendo a uma perda progressiva a médio prazo do resíduo visual existente, o que levaria, no médio prazo, a que o estudante chegue, antes do final da formação, a um quadro de cegueira. O encaminhamento a ser adotado pela Universidade que melhor se adequa ao preconizado nas políticas públicas em educação vigentes no Brasil é:


A

Analisar a condição específica do estudante, verificando se esta lhe permite realizar as atividades correspondentes à formação acadêmica pretendida e, caso a condição de deficiência não lhe vá possibilitar o exercício da profissão que indicou no processo seletivo, reclassificá-lo para outro curso, tomando por base o laudo diagnóstico e as recomendações da equipe especializada do Núcleo de Acessibilidade.


B

Encaminhar o estudante para o Núcleo de Acessibilidade existente na Universidade que deverá responsabilizar pela elaboração do Plano Específico Individual - PEI, do estudante e oferecer o Atendimento Educacional Especializado - AEE, e orientar as adaptações curriculares que deverão ser feitas, em especial considerando-se o ajuste das avaliações das disciplinas, às capacidades observadas no estudante.


C

Requerer o laudo diagnóstico do estudante para que se analise suas condições de permanência na Universidade e, com base neste documento, providenciar a contratação de um profissional de apoio que realize o Atendimento Educacional Especializado - AEE, e acompanhe as atividades de leitura e as transcrições em Braille, além do apoio na orientação, mobilidade e locomoção do estudante dentro do espaço universitário, de forma a evitar-se a ocorrência de acidentes diante das barreiras arquitetônicas atualmente existentes.


D

Oferecer os recursos de tecnologia assistiva que o aluno necessite para acesso aos conteúdos que serão exigidos ao longo do curso; verificar as adequações necessárias à remoção de barreiras arquitetônicas e de comunicação no ambiente universitário, realizando inclusive reformas em áreas comuns que se façam necessárias; oportunizar meios de capacitação dos professores e profissionais técnicos e auxiliares para o atendimento qualificado que a condição do estudante exige.


E

Considerar que o acesso aos níveis mais elevados de ensino, deverá dar-se de acordo com a capacidade de cada um e que a universidade tem por objetivo a formação de profissionais em condições adequadas de realizar as atividades técnicas que lhe são próprias, e observar as demandas específicas da área da saúde, recusar a matrícula do estudante.

Analise o texto abaixo:

Na busca por uma sociedade democrática e inclusiva, a perspectiva de Mídia-Educação adotada pela Rede Municipal de Ensino de Florianópolis visa construir espaços formativos em que os profissionais da educação tenham ___________________ e possibilidade de criar situações de aprendizagem que consolidem condições para que os estudantes autorregulem a sua conduta no uso das tecnologias e no aprendizado por meio delas, assumindo o papel de protagonistas, pesquisadores e ___________________ na busca por uma sociedade democrática e inclusiva.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.


A
vontade • reprodutores

B
heteronomia • seguidores

C
iniciativa • conformadores

D
intencionalidade • produtores

E
incentivo • expectadores

Observe as descrições que seguem: 


I. Comprometimento do processo lógico-matemático e também da percepção de tempo e espaço. 

II. Alguns distúrbios afetam a parte motora da fala, comprometendo a musculatura e a capacidade de falar.A fala pode ser lenta e arrastada. 

III. Atraso no domínio da linguagem, onde o aluno confunde letras, sílabas ou faz trocas ortográficas. 


Relacione as características acima com sua respectiva classificação dentre os distúrbios e transtornos de aprendizagem abaixo: 


( ) disartria 

( ) disortografia 

( ) discalculia 


A sequência correta de cima para baixo é:


A

I, II e III.


B

II, I e III.


C

III, II e I.


D

I, III e II.


E

II, III e I.

Analise o texto abaixo:

A abordagem com pessoas ___________________ no processo educacional apresenta a marca linguística como diferença substancial ao se pensar a inclusão.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.


A
cegas

B
surdas

C
autistas

D
hiperativas

E
superdotadas

Sobre a inclusão de crianças com deficiência nas atividades escolares, é incorreto afirmar:


A

O desafio é sempre atender as necessidades das crianças em um contexto inclusivo.


B

Podemos entender que a inclusão não se trata apenas de uma abordagem clínica, mas abrange o planejamento das atividades como um todo.


C

É necessário que o planejamento das atividades para crianças com deficiência seja feito de forma inclusiva, específica e isolada das demais crianças.


D

As atividades devem ser oferecidas com os ajustes necessários a cada situação específica, de forma complementar e inclusiva.

As mudanças provocadas com a inclusão escolar e social da pessoa com deficiência produzem benefícios no âmbito das atitudes humanas, nas políticas públicas, nas inovações tecnológicas, nos processos de gestão, nas concepções, no conhecimento do tempo, do ambiente e do ser humano.


Sendo assim, o papel da educação inclusiva é:

I – Favorecer o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

II – Fortalecer a garantia das matrículas dos alunos especiais na rede regular de ensino

III – Acompanhar as atividades curriculares independente das limitações vinculadas às causas orgânicas e específicas de cada um.

IV – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades.

V – A formação de atitudes e valores.

Dos itens acima:


A

Apenas os itens I, III e IV estão corretos.


B

Apenas os itens II, III e V estão corretos.


C

Todos os itens estão corretos.


D

Apenas os itens III, IV e V estão corretos.


E

Apenas os itens I, II e III estão corretos.

A Política de Educação Especial de Vitória tem como objetivo orientar o processo de inclusão escolar nas ações cotidianas planejadas e desenvolvidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF).

As ações da Educação Especial estão voltadas para o atendimento do seguinte público:


A

Estudantes com baixo rendimento em consequência de baixa frequência ou transferência de escola.


B

Estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.


C

Estudantes com mais de sete anos de idade e que não frequentaram a educação infantil.


D

Estudantes que apresentam bom desempenho e moram a mais de 10 km de distância da escola.


E

Estudantes que apresentam bom rendimento, mas apresentam distorção idade/série.

O professor que atua em uma turma de educação inclusiva precisa:

I. Reconhecer os conhecimentos que os alunos trazem consigo.

II. Adotar uma postura flexível e criativa em relação a sua prática.

III. Nutrir expectativas positivas em relação aos seus alunos.

Quais estão corretas?


A
Apenas I.

B
Apenas I e II.

C
Apenas I e III.

D
Apenas II e III.

E
I, II e III.

Para intervenções adequadas e específicas no âmbito da deficiência, é preciso conhecer as características de cada condição. A Síndrome de Down é causada por uma alteração genética nos cromossomos que acarreta ao portador aspectos físicos e mentais característicos. A criança Down tem o desenvolvimento mais lento e é grande a incidência de retardo mental. A criança com Síndrome de Down pode apresentar diversos problemas de saúde e as características próprias podem diferir de pessoa para pessoa. Entretanto, há problemas de saúde que são prevalentes nesta síndrome e precisam de planejamento eficaz da atuação dos profissionais da educação. São eles:


A

auditivos e cardíacos congênitos.


B

obesidade e luxação no quadril.


C

auditivos e luxação no quadril.


D

apneia do sono e doença nas gengivas.


E

obesidade e apneia do sono.

A expressão fracasso escolar tem sido utilizada para se referir a uma série de fenômenos educacionais, como:


A

reprovação / baixo rendimento / origem social / dificuldades de aprendizagem.


B

reprovação / origem social / distorção idade-série/ano / dificuldades de aprendizagem.


C

origem social / baixo rendimento / distorção idade-série/ano / dificuldades de aprendizagem.


D

reprovação / baixo rendimento / distorção idade-série/ano / dificuldades de aprendizagem.


E

reprovação / baixo rendimento / distorção idade-série/ano / origem social.

Sobre o respeito à diversidade cultural, podemos constatar que é um fato reconhecido internacionalmente. Nos anos 70, começou a ficar evidente a necessidade da construção de sociedades em que esse direito à diversidade cultural fosse respeitado por meio


A

da divulgação na mídia mundial.


B

do fomento da inter-relação.


C

do reconhecimento prioritário dos direitos das pessoas em detrimento aos seus deveres.


D

de uma educação que privilegie o respeito da hierarquização entre as pessoas como forma de manter a disciplina.


E

da compreensão de que não é pela educação que a sociedade vai melhorar a qualidade de vida e garantir uma convivência harmônica entre as pessoas.

Conforme Pacheco (2007), para uma resposta à diversidade dos alunos, a educação inclusiva pressupõe:


A

Uma prática pedagógica com uma abordagem mais flexível, diversificada e colaborativa.


B

Uma pedagogia centrada nos conteúdos previstos no currículo.


C

A escola como responsável pelo planejamento em estreita relação com os professores e sem a colaboração da família.


D

Uma organização do ambiente da sala de aula que não precisa de um pré-planejamento.


E

Um planejamento igual para todos os alunos, prevendo a adaptação e o ajuste da criança com necessidades especiais ao referido planejamento.

   
Gerar simulado