

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com a Proposta Pedagógica da Rede (GASPAR, 2010, p.79), referendada pela Proposta Pedagógica da Rede (GASPAR, 2016, p.63), a documentação pedagógica é:
I. Essencial para se registrar a história da turma e a identidade das crianças, além de auxiliar na percepção das possibilidades e potencialidades de cada uma delas.
II. Ela trata não só do que o professor observa, registra e avalia, mas também de toda observação e produção das crianças, o que elas de fato construíram de aprendizagens e o que o professor fez, sua intervenção.
III. Nela precisa aparecer a relação pedagógica entre adulto e criança. Precisa atender a identidade pessoal da criança.
IV. É a principal ferramenta, o suporte, usada pelo professor para a realização da avaliação.
A sequência correta é:
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
O monitoramento das ações do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) é uma estratégia importante utilizada para redefinir o trabalho e identificar os aspectos que precisam de maior apoio. Essas ações são realizadas em diferentes níveis (escola, município, coordenadoria e secretarias de educação) e, ainda, foi desenvolvido o Sistema de Acompanhamento das Ações do PAIC – SAAP com o objetivo de
acompanhar as ações desenvolvidas, possibilitando a coleta de informações que permitam uma visão mais ampla da rede escolar de cada município, inclusive à Secretaria de Estado da Educação do Ceará, no intuito de aprimorar ações de gestão.
aperfeiçoar sua capacidade de gerenciamento de suas escolas, monitorando-as e acompanhando-as em tempo hábil. O Sistema Integrado de Gestão Escolar – SIGE – contém dados sobre matrículas, frequência e desempenho acadêmico dos alunos
verificar o quanto do conteúdo ensinado foi absorvido pelos alunos, bem como analisar se eles estão conseguindo acompanhar a programação curricular do Estado do Ceará, independentemente do currículo federal.
se colocar a serviço da administração educativa e sua eficácia está relacionada ao controle dos resultados que podem servir, inclusive, para o estabelecimento de "rankings" para diferenciar o desempenho de diferentes escolas.
fornecer informações acerca das ações da aprendizagem e, por esse motivo, não pode ser realizada apenas no final do processo, pois, dessa forma, o seu objetivo principal, que é a aprendizagem do aluno, acaba se perdendo.
O professor deve ensinar ao aluno deficiente visual que o processo de orientação tem como princípio três questões básicas: "Onde estou?", "Para onde quero ir?" (Onde está o meu objetivo?) e "Como vou chegar ao local desejado?". Mas, para o aluno elaborar essas questões, ele deverá passar pelo processo que envolve algumas fases. Assinale a alternativa que apresenta a fase da "percepção".
Plano de ação, como posso chegar ao meu objetivo, com base nas fases anteriores.
Escolher os elementos mais importantes que satisfaçam as necessidades imediatas de orientação.
Entender os dados percebidos em graus variados de confiança, familiaridade, sensações e outros.
Captar as informações presentes no meio ambiente pelos canais sensoriais.
Hoffmann (2006) afirma que os registros de avaliação refletem a imagem da ação desenvolvida pelo professor. Tal reflexo tende a ficar nebuloso, falso, quando os códigos a serem utilizados não permitem uma representação clara, nítida do que se observou e do trabalho realizado junto aos alunos. Para a autora, os registros
são importantes quando refletem os conceitos e notas atribuídas pelo professor.
devem retratar com detalhes a conduta do aluno ao longo de um período avaliativo.
precisam ser classificados entre os diferentes conceitos se o aluno atingiu ou não os objetivos de aprendizagem.
são significativos, quando são construídos pelo professor ao longo do processo.
acarretam transformação na prática quando o professor inicia por mudanças na forma de desenvolvê-los.
A leitura ________ é uma atividade em que o professor lê um texto com a classe e, durante a leitura, questiona os alunos sobre as pistas linguísticas que possibilitam a atribuição de determinados sentidos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (vol.2).
colaborativa
em voz alta
silenciosa
dramática
social
No que se refere à avaliação, a observação pedagógica é uma ferramenta que precisa ser bem compreendida e desenvolvida pelos professores, pois não basta olhar rapidamente, sem sistematização. É fundamental observar atentamente um grupo, as suas relações, suas criações, suas culturas, realizando:
apontamentos específicos sobre os aspectos mais significativos do processo educativo (leitura, escrita e contagem)
testes periódicos, de modo a identificar os conteúdos que precisam ser retomados e os que já foram aprendidos
registros (escritos, fotográficos, iconográficos ...), que possam gerar reflexão ao serem retomados individualmente ou de maneira coletiva
levantamentos estatísticos, considerando a idade dos estudantes, o tempo de escolarização e o perfil socioeconômico das famílias
É considerada pessoa portadora de deficiência visual a que se enquadra na seguinte categoria:
cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,1 e 0,03 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.
Cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 55o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.
Cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.
Cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,10 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores.
Em relação às práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagem, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Para conhecer as crianças e planejar seu trabalho, o professor precisa aprender a construir um olhar interrogativo. A ___________ torna-se fundamental. Exercitar e praticar a escuta das crianças é perseguir a compreensão de seus modos de sentir, pensar, fazer, perguntar, desejar e planejar. É também um modo de se aproximar das tensões, das situações conflitantes, das cooperações, das interferências e das alegrias provocadas quando um grupo de crianças se encontra.
mensuração
avaliação
observação
comparação
O processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança pode ser medido de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil, por meio de:
1.Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças.
2.A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
3.Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns). Os itens acima descritos são exemplos de qual conceito da educação infantil?
Marque a alternativa CORRETA.
Inclusão social.
Valorização da diversidade cultural.
Projeto político pedagógico do professor.
Avaliação.
Noções básicas sobre cuidado com a higiene.
Na educação infantil, a avaliação é uma ferramenta fundamental para acompanhar o desenvolvimento dos alunos e identificar possíveis dificuldades. Qual das alternativas a seguir descreve uma abordagem mais adequada para a avaliação nessa etapa da educação?
Utilização exclusiva de provas escritas para medir o desempenho dos alunos.
Comparação dos alunos entre si para identificar quem se destaca mais.
Realização de observações continuas e registros sistemáticos do desenvolvimento dos alunos em diferentes áreas.
Aplicação de testes padronizados para classificar os alunos em níveis de habilidade.
Foco na avaliação dos resultados e notas em detrimento do processo de aprendizagem.
Assinale a alternativa que não corresponde à recomendação útil ao aluno com baixa visão:
Sentar o aluno a uma distância de aproximadamente dois metros do quadro negro na parte periférica da sala.
Estimular o uso constante dos óculos, caso seja esta a indicação médica.
Colocar a carteira em local onde não haja reflexo de iluminação no quadro negro.
Posicionar a carteira de maneira que o aluno não escreva na própria sombra.
Nas dependências da creche são necessários olhares atentos tanto no quesito limpeza e asseio quanto no quesito segurança. Mirtes é uma Auxiliar de Educação Básica e ela foi designada para acompanhar a professora e sua turma num passeio nas dependências da escola. Mirtes deverá fazer observações críticas sobre limpeza e segurança durante esse passeio. Marque a alternativa que se refere a algo sobre o qual NÃO será necessário a observação de Mirtes.
Observar se não há buracos ou grades soltas onde as crianças possam tropeçar.
Examinar o estado de conservação dos brinquedos, tais como, peças quebradas ou enferrujadas e se os parafusos de fixação estão frouxos.
Verificar o estado de conservação dos pisos nas áreas de circulação verificando se não estão muito lisos e escorregadios por estarem molhados após período de chuva.
Elaborar uma análise dos problemas estruturais compondo um diagnóstico estrutural institucional.
Atentar-se para verificar se a idade da criança é compatível com o brinquedo.
Na Educação Infantil o professor dispõe de formas avaliativas para acompanhar o processo de desenvolvimento tanto de forma integral quanto na avaliação de suas particularidades. Quais são as principais formas que o professor dispõe na educação infantil que apoiam a sua prática pedagógica na avaliação dos alunos? Marque a alternativa CORRETA.
O plano de estudo e a leitura.
A observação e o registro.
O desenho e o plano de aula.
O teste psicológico e a observação.
Apresentação de trabalhos e escrita de textos.