Questões de Concurso sobre Piaget

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.489 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Analisando a teoria de Piaget sobre a socialização, considere as seguintes proposições:


I.A socialização é um processo linear, onde cada etapa é mais avançada e complexa do que a anterior.

II.Autonomia, no contexto da socialização, refere-se à capacidade de um indivíduo de compreender e posicionar-se no meio de diferentes ideias e conflitos na sociedade.


Marque a alternativa correta:


A

Apenas a proposição II está correta.


B

As proposições I e II estão corretas.


C

As proposições I e II estão incorretas.


D

Apenas a proposição I está correta.

No que diz respeito aos teóricos da Educação, associe cada teórico a ideia defendida, em seguida marque a alternativa que possui a sequência correta.


1-Maria Montessori.

2-Jean Piaget.

3-Lev Vygotski.

4-Freinet.

5-Wallon.


( ) Defende o processo de evolução do indivíduo que depende da capacidade biológica em conjunto com o meio ambiente, afetando de alguma forma seu desenvolvimento

( ) Criou um campo de investigação que chamou de epistemologia genética, teoria que foi centrada no desenvolvimento natural da criança.

( ) Para este teórico , a educação é uma conquista da criança, pois já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, caso tenhamos condições para isso. A base de sua teoria é a individualidade, atividade e a liberdade do aluno, com foco no conceito individual como simultaneamente, sujeito e objeto do ensino.

( ) Atribuía um papel importante as relações sociais e ao desenvolvimento intelectual, por isso a corrente pedagógica que teve origem pelo seu pensamento ficou conhecida como sócio-construtivista ou sócio-interacionismo.

( ) Lutou contra o ensino tradicional, centrado no professor e na cultura enciclopédica. Trouxe uma educação ativa e popular, tanto para a organização da rede de ensino como no aprendizado em si. Acreditava que era necessário transformar a escola por dentro, pois é dela que se manifestam as contradições sociais.


A alternativa que corresponde a sequência correta de cima para baixo é:


A

2, 5, 1, 3, 4.


B

4, 3, 1, 2, 5.


C

3, 1, 4, 5, 2.


D

5, 2, 1, 3, 4.


E

5, 3, 2, 1, 4.

Piaget concebe o movimento como um deslocamento no espaço em relação a um conjunto ordenado de posições espaciais fixas ou localizações. Diz-se que um objeto "A" que estava inicialmente numa determinada posição "moveu-se" numa série ordenada de colocações "A/B/C/D/E", e encontra-se agora numa posição diferente na mesma série, por exemplo: "B/C/D/A/E". Esta concepção levou Piaget a iniciar suas pesquisas sobre movimentos ou deslocamentos com estudos preliminares sobre a compreensão que a criança tem do/da(s): _________________________.


(FLAVELL, John H. A Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. Livraria Pioneira. Editora S. P. Cap. 9. P. 327)


Marque a alternativa com a expressão que completa coerentemente o enunciado:


A

Ordem espacial


B

Movimentos sequenciais


C

Objetos no espaço


D

Tempo de movimento dos objetos


E

Causas dos movimentos dos objetos

A criança apresenta em diferentes fases da vida, noções diversas do objeto, espaço, casualidade e tempo, de acordo com o exposto abaixo, identifique a faixa etária da criança que possui as características abaixo, de acordo com a fase sensório-motora de 0 a 2 anos, conforme descreve Piaget.


I.OBJETO: aprende a procurar o objeto no local em que foi visto pela última vez. A criança não consegue encontrar o objeto quando há deslocamentos invisíveis que precisam ser inferidos ou imaginados.

II.ESPAÇO: há relações espaciais entre os objetos: empilhar objetos, colocar e retirar do recipiente.

III.CAUSALIDADE: ela agora não se considera como uma causa, mas como um receptor de causas.

IV.TEMPO: capacidade maior de seriar os próprios acontecimentos. Capacidade crescente de reter os acontecimentos na memória e num tempo maior.


Fonte: Etapas do desenvolvimento do raciocínio segundo Piaget. Disponível em: < https://www.crescabrasil.com.br/pessoas/347/m aterial/Etapas%20do%20desenvolvimento%20do%20racioc%C3 %ADnio%20segundo%20Piaget.pdf>.


Marque abaixo a alternativa CORRETA que identifica o estágio descrito acima.


A

1 a 4 meses.


B

1 ano a 1 ano e 6 meses.


C

0 a 1 mês.


D

2 meses a 6 meses.


E

6 meses a 1 ano.

Segundo PIAGET (1967), "O jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral". "fazer-se de boba", de divertir-se, mas sabe a diferença entre jogo e brincadeira.


(http://multimidia.curitiba.pr.gov.br/2016/00182789.pdf) -


Analise as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso):


(__)Através do jogo é que se processa a construção do conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório.

(__)Através do jogo, desde pequenas, a criança vai agindo sobre os objetos, estruturando seu espaço e seu tempo, desenvolvendo a noção de casualidade, chegando à representação e, finalmente, à lógica.

(__)Através do jogo, as crianças ficam mais motivadas para usar a inteligência, pois querem jogar bem, esforçam-se para superar obstáculos tanto cognitivos como emocionais e, estando mais motivadas, elas ficam mais ativas durante o jogo.

(__)Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o seu crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando.


Marque a alternativa com a opção CORRETA.


A

F, V, F, V.


B

F, V, F, F.


C

V, V, V, F.


D

V, F, V, V.


E

V, V, V, V.

Piaget verificou que o estágio das operações concretas é um período de transição entre o pensamento pré-operacional e o pensamento formal. Com relação a isto, Piaget (1990) escreve: "... jamais se observam começos absolutos no decorrer do desenvolvimento, e o que é novo decorre ou de diferenciações progressivas ou de coordenações graduais, ou das duas coisas ao mesmo tempo". Durante o estágio operacional concreto, a criança atinge o uso das operações completamente lógicas pela primeira vez. O pensamento deixa de ser dominado pelas percepções e a criança torna-se capaz de resolver problemas que existem ou existiram (são concretos) em sua experiência. No que diz respeito à percepção e a resolução de problemas, Piaget (1990) escreveu:


I."O exemplo da seriação é particularmente claro a esse respeito".

II."Quando se trata de ordenar uma dezena de varetas pouco diferentes entre si (de maneira a necessitar de comparações duas a duas), os sujeitos do primeiro nível pré-operatório procedem por pares (uma pequena e uma grande, etc.) ou por trios (uma pequena, uma média e uma grande, etc.), podendo, em seguida, coordená-las numa série única".

III.Os sujeitos do segundo nível chegam à série correta, sem usar a "tentativa e erro".

IV.Os sujeitos do segundo nível chegam à série correta por tentativa e erro, em contrapartida, eles utilizam com frequência um método exaustivo que consiste em procurar primeiro o menor dos elementos, depois o menor dos que restam, e assim por diante. Ora, vê-se que tal método equivale a admitir de antemão que um elemento "E" qualquer será, ao mesmo tempo, maior do que as varetas já colocadas, ou seja, E > D, C, B, A, e menor que aqueles que ainda faltam colocar, ou seja, E< F, G, H, etc. A novidade consiste, portanto, em utilizar as relações > e <, não com exclusão de uma pela outra ou por alternâncias assistemáticas no decorrer de tentativas, mas simultaneamente".


Marque a alternativa com a opção CORRETA.


A

Apenas, I e II.


B

Apenas, I, II e IV.


C

Apenas, II, III e IV.


D

Apenas, I e IV.


E

I, II, III e IV.

Piaget e Vygotsky expressam a concepção da criança como um ser ativo, atento, que, constantemente, cria hipóteses sobre o seu ambiente. (...) Quanto ao papel da aprendizagem, Piaget acredita que a aprendizagem se subordina ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.


Fonte: http://monografias.brasilescola.com/psicologia/piaget-vygotsky--diferencas-semelhancas.htm


Nesse contexto, analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, falso:


(__)Piaget privilegia a maturação biológica, e, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios.

(__)Segundo Piaget, o pensamento aparece antes da linguagem, que apenas é uma das suas formas de expressão, para ele, a formação do pensamento depende, basicamente, da coordenação dos esquemas sensório-motores e não da linguagem.

(__)Vygotsky privilegia o ambiente social, e, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará, para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida.

(__)Na concepção de Vygotsky, a aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget postula, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, V, V, V.


B

V, F, V, F.


C

V, V, V, F.


D

F, V, V, F.

Em sua teoria, Jean Piaget divide o desenvolvimento humano em estágios nos quais a criança vai aprendendo, construindo e reconstruindo seu pensamento. Assinale a afirmativa INCORRETA.


A

No estágio sensório-motor, o entendimento do mundo se dá por experimentação e interação com o mundo a sua volta.


B

No estágio operatório-concreto, o egocentrismo aumenta e a criança possui maior capacidade de se colocar no lugar do outro.


C

No estágio sensório-motor, as crianças aprendem testando seus próprios reflexos e movimentos, desenvolvendo a percepção do próprio corpo e dos objetos.


D

No estágio pré-operatório, a criança começa a dominar a linguagem e nossos símbolos de comunicação; começam, também, a imitar, representar, imaginar e classificar.

Em relação a abordagem teórica de Piaget, este destaca quatro seguimentos fundamentais para a constituição do conhecimento: maturação orgânica ou biológica, as experiências físicas e lógico-matemáticas, as transmissões educativas e sociais e a equilibração. A respeito da equilibração, Piaget retrata que:


A

Com a equilibração, o autor propõe que o aprendizado da criança acontece, pois, é através desta que a criança já consegue desempenhar com autonomia, suas funções psicológicas superiores, possibilitando a construção das suas capacidades intelectuais.


B

A equilibração é descrita por Piaget como fator importante, que é explicada como reguladora dos outros fatores de desenvolvimento, e é através desta que leva a reflexão, construção e reconstrução das estruturas superiores de equilíbrio.


C

A equilibração é pontuada como fator de desenvolvimento, pois há interações de ideias entre pessoas que podem ser formal, por exemplo, no ambiente escolar ou informal, dentro das relações com a família, amigos.


D

Através da equilibração, segundo a abordagem de Piaget, a criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas quando em contato com o mundo e com os objetos.

O conceito mais conhecido de Piaget são os estágios de desenvolvimento do sujeito, uma das principais contribuições do autor que foi adaptada ao processo educativo no âmbito do ensino e aprendizagem. Quando propõe os estágios para o desenvolvimento humano, o autor aponta que a inteligência muda, evolui se aprimora. Foram três estágios que Piaget definiu: o sensório-motor, pré-operatório e operatório que é dividido em operatório concreto e abstrato. A esse respeito, faça a correspondência de cada estágio.


I - Sensório motor

II - Pré-operatório

III - Operatório concreto e abstrato


( ) Neste estágio a criança engloba os períodos simbólico e intuitivo, respectivamente. Trata-se do momento ao qual inicia, após o domínio estabelecer trocas intelectuais equilibradas. Nesta fase há dificuldade por parte da criança de compreender o “lado” do outro e isto dificulta a relação de reciprocidade.

( ) Neste estágio ocorre a fase do não compartilhamento real da inteligência por parte da criança, falta consciência talvez, e não há troca social.

( ) Nesta fase as trocas cognitivas e intelectuais já acontecem de maneira mais explícita, conscientes por parte da criança e de certa forma, equilibrada.


Assinale a alternativa que corresponda à ordem correta de cima para baixo.


A

II – I – III


B

III – II – I


C

I – III – II


D

II – III – I

A respeito da abordagem teórica chamada Epistemologia Genética de Jean Piaget, é CORRETO afirmar:


A

O termo epistemologia refere-se ao estudo da linguagem, sua natureza, origem e aquisição.


B

A criança para Piaget é fonte de dados para o estudo de seu desenvolvimento intelectual e social.


C

Os conceitos de assimilação, acomodação e equilibração, e o conceito de esquema, são muito empregados na descrição do processo de ensino-aprendizagem.


D

As obras de Piaget foram pioneiras no ponto de vista construtivista da cognição e socialização humana, buscando compreender a fundo os processos da sua construção.

Ao discutir o desenvolvimento da moralidade infantil em uma perspectiva construtivista, com base nos estudos de Piaget, a autora Vinha (1999) afirma que a criança autônoma


A

obedece às regras por receio de que seja advertida ou punida ao cometer algum tipo de transgressão.


B

procura se comportar em conformidade com as normas porque tem medo de perder o amor que recebe dos adultos.


C

faz o bem e age com gentileza, pois sabe que existem adultos que a estão observando, e ela não quer decepcioná-los.


D

governa a si mesma, é responsável pelos seus atos e leva em conta o outro antes de tomar uma decisão.


E

estabelece com os adultos relações de respeito unilateral: eles são as autoridades que criam as normas impostas às crianças.

A respeito dos conceitos de assimilação, acomodação e equilibração, centrais na obra de Jean Piaget, assinale a afirmativa incorreta.


A

A autorregulação entre a assimilação e a acomodação permite a adaptação do indivíduo ao meio e assim desenvolver o seu pensamento de forma a ficar cada vez mais complexo.


B

Na assimilação são incorporados os dados exteriores às organizações mentais do indivíduo.


C

Na equilibração ocorre uma transformação dos esquemas mentais do sujeito, por influência da incorporação dos dados do meio.


D

A acomodação acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estímulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação, em função das particularidades desse novo estímulo.

Piaget destaca que um dos principais conceitos aprendidos pelo bebê durante este estágio é a permanência do objeto. Ou seja, a aprendizagem de que objetos, pessoas e eventos continuam a existir mesmo quando ele não pode ver, ouvir ou percebê-los de forma alguma... Também é nele que a criança desenvolve o conjunto de subestruturas cognitivas que orientam posteriormente construções perceptivas e intelectuais. A qual estágio ou período piagetiano o texto se refere?


A

Pré-operatório


B

Operações formais


C

Operações concretas


D

Sensório-motor

Segundo a teoria de Piaget, qual é o termo usado para descrever o processo pelo qual uma pessoa modifica suas estruturas cognitivas existentes para acomodar novas informações ou experiências que não podem ser assimiladas?


A

Equilibração


B

Internalização


C

Zona de Desenvolvimento Proximal


D

Egocentrismo


E

Intuição

De acordo com Piaget, a inteligência é uma organização, o desenvolvimento dela se dá por acúmulos de informações, sobretudo por uma reorganização das informações adquiridas, ou seja, crescer é uma forma de reorganizar a própria inteligência de forma a ter maiores possibilidades de acomodação.


C

Certo


E

Errado

Segundo a teoria de Jean Piaget, comumente chamada de epistemologia genética ou construtivismo, o desenvolvimento humano está dividido em estágios. Em sendo assim, por volta dos dois aos sete anos, a criança experimenta o mundo por meio de representações mentais, desenvolvendo a capacidade de simbolizar objeto ou ação ausente. Nesta fase, não há o princípio da reversibilidade como recurso de pensamento e a fala da criança é de caráter egocêntrico.

Tal estágio denomina-se


A

sensório motor.


B

pré-operatório.


C

operatório formal.


D

operatório concreto.


E

narcisismo secundário.

Leia o caso a seguir.

Uma professora trabalha em uma creche no município em que reside e está responsável, junto com outra docente, por dez bebês, todos com menos de dois anos de vida. Para montar seu plano de trabalho, ela vai planejar suas atividades cotidianas e precisa levar em conta as características dos bebês. Eles sugam, puxam, prendem, pegam, mas também empurram afastando objetos que não são de seu interesse em detrimento dos que são.

Estudiosa de Jean Piaget, a mencionada professora sabe que o desenvolvimento cognitivo infantil nessa fase corresponde ao que ele nominava de


A

estágio operatório-formal.


B

período operatório-concreto.


C

estágio sensório-motor


D

período de latência.

Para Davis, Piaget acredita que existem, no desenvolvimento humano, diferentes momentos: um pensamento, uma maneira de calcular e certa conclusão podem parecer absolutamente corretos em um determinado período de desenvolvimento e absurdos num outro. As etapas de desenvolvimento do pensamento são, ao mesmo tempo, contínuas e descontínuas. Elas são contínuas porque sempre se apoiam na anterior, incorporando-a e transformando-a. E descontínuas, porque cada nova etapa não é mero prolongamento da que lhe antecedeu: transformações qualitativas radicais ocorrem no modo de pensar das crianças. As etapas de desenvolvimento encontram-se funcionalmente relacionadas dentro de um mesmo processo.


(DAVIS, 1994, p. 45.)


Sobre a teoria de Piaget, assinale a afirmativa INCORRETA.


A

É possível, no desenvolvimento de uma criança, por exemplo, passar da etapa sensório-motora para a operatório-concreta, ignorando o estágio pré-operatório.


B

A dificuldade da criança de dois e três anos para abordar seus esquemas de interpretação para considerar o ponto de vista de outra pessoa caracteriza o que Piaget chamou de egocentrismo.


C

Os quatro fatores responsáveis pela passagem de uma etapa de desenvolvimento mental para a seguinte são: a maturidade do sistema nervoso; a interação social; a experiência física com os objetos; e, a equilibração.


D

A maioria das crianças de nove anos apresentam um desenvolvimento cognitivo característico da etapa denominada operatório-concreto e, ainda, não pensam em termos abstratos, nem raciocinam a respeito de proposições verbais ou hipotéticas; elas conseguem exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais e concretos.

   
Gerar simulado