

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Qual é a principal característica da pedagogia histórico-crítica, proposta por Dermeval Saviani?
Foco exclusivo no desenvolvimento individual do aluno.
Substituição do ensino tradicional por métodos experimentais.
Valorização da memorização de conteúdos acadêmicos.
Ênfase na transformação social por meio da educação.
Analise as seguintes afirmações: Uma prática pedagógica crítico-reflexiva, pressupõe ao professor
I. acreditar que a partir da reflexão pode melhorar a sua prática e favorecer o desenvolvimento de uma melhor aprendizagem por parte dos educandos.
II. conceber que a ideia de que o conhecimento gerado através do questionamento da própria prática, pode levar a reconstrução de seu trabalho por meio de um conjunto de transformações autênticas, que proporcionarão uma melhor qualidade no seu ensino.
III. construir conceitos pautados em um processo que vise à promoção de uma prática mais consciente e autônoma.
IV. desenvolver sua prática em um contexto emancipatório, possibilitando-lhe um conhecimento crítico da realidade por ele vivenciada, para quem sabe poder transformá-la.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
I.
I – II.
II – IV.
II – III – IV.
I – II – III – IV.
No texto “O Currículo dos Urubus”, Rubem Alves utiliza uma fábula para criticar certos aspectos do currículo escolar.
Assinale a alternativa correta com base nessa fábula.
O autor critica que muitos currículos tentam transformar os estudantes em urubus, promovendo saberes que atendem a interesses de grupos dominantes e desconsideram os conhecimentos, os corpos, os desejos e as experiências concretas dos estudantes.
O autor afirma que o problema da educação estaria unicamente na falta de recursos tecnológicos, acreditando que, com máquinas modernas, televisores e equipamentos digitais, todos os estudantes poderiam aprender da mesma forma.
O autor defende que a educação científica e técnica não deveria compor os currículos escolares, pois seriam práticas universais prejudiciais ao desenvolvimento do corpo, à liberdade de criação e ao sentimento de pertencimento cultural dos estudantes.
O autor propõe que o currículo escolar ideal deveria eliminar os conteúdos formais, priorizando apenas música, artes e expressões corporais, de modo a garantir satisfação imediata e afastar os estudantes das disciplinas acadêmicas tradicionais.
O autor sustenta que avaliações padronizadas seriam a melhor solução para assegurar justiça no ensino, pois tornariam o processo educativo uniforme entre diferentes turmas, escolas e regiões do país, sem levar em conta as diferenças locais.
As diferentes teorias do currículo orientam a prática pedagógica e refletem distintas concepções de educação. Das alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente a concepção da teoria crítica do currículo é a seguinte:
valoriza a transmissão de conteúdos prontos e acabados, priorizando a memorização e a disciplina escolar
busca compreender as relações de poder presentes na escola, defendendo uma educação voltada para a transformação social
considera aspectos culturais, identitários e discursivos, reconhecendo a diversidade e problematizando as narrativas dominantes
foca na eficiência do processo de ensino, organizando conteúdos e métodos de forma a garantir resultados mensuráveis
O processo de leitura crítica é essencial para que manifestações de racismo, sexismo e qualquer tipo de preconceito sejam evitadas em materiais didáticos.
Certo
Errado
Os fundamentos da educação englobam um conjunto de princípios filosóficos, históricos, sociológicos e psicológicos que sustentam e orientam a prática pedagógica. Em relação à função social da educação no contexto das teorias críticas, especialmente sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Dermeval Saviani, considera-se que: Assinale a alternativa que expressa corretamente um princípio central da Pedagogia Histórico-Crítica em relação à função social da educação.
A educação deve priorizar as demandas imediatas do mercado de trabalho, formando sujeitos adaptáveis e produtivos.
A neutralidade do conhecimento deve ser garantida para evitar a ideologização do processo educativo.
A escola é um espaço de reprodução das desigualdades sociais e, portanto, ineficaz como instrumento de transformação.
A educação deve proporcionar ao educando a apropriação crítica do saber sistematizado, promovendo sua emancipação e intervenção consciente na realidade.
Tomando a temática do currículo escolar e sua relação com a educação especial, Effgen (2011) delineia aspectos históricos fundamentais. Pode ser destacado que o currículo, para a teoria crítica, é entendido como
uma forma acessível de sequenciação do conhecimento para os alunos com deficiência.
ideológico, não neutro e a serviço dos interesses dominantes.
organização homogênea nas construções e produções do conhecimento.
uma possibilidade contemporânea de manutenção social na história da educação.
um modelador de personalidade da criança para tornar-se um adulto adaptável.
A Pedagogia Histórico-Crítica, proposta por Dermeval Saviani, concebe a educação como:
Prática docente voltada para o empreendedorismo.
Prática social que deve articular o saber científico com a realidade do estudante.
Transmissão mecânica do conhecimento.
Metodologia lúdica, focada exclusivamente em propostas que promovem prazer nas crianças.
Treinamento pautado no desenvolvimento de habilidades manuais.
No contexto da educação contemporânea, o professor enfrenta desafios que vão além do espaço físico da escola, considerando as múltiplas dimensões culturais, sociais e econômicas dos alunos. Nesse cenário, qual postura do educador contribui de forma mais eficaz para promover uma aprendizagem crítica e significativa?
Manter práticas rígidas e uniformes, garantindo que todos os alunos recebam exatamente o mesmo conteúdo de forma padronizada, sem considerar diferenças individuais ou culturais.
Limitar-se à aplicação de avaliações padronizadas e exercícios repetitivos, garantindo apenas a memorização de informações e o cumprimento do currículo sem estimular a criatividade.
Estimular a reflexão, problematizar situações do cotidiano, valorizar as experiências diversas dos alunos e criar espaços de diálogo que promovam aprendizagens interdisciplinares e críticas.
Priorizar apenas conteúdos tradicionais e quantitativos, sem abrir espaço para debates, questionamentos ou inserção de novas perspectivas culturais.
Teóricos da educação contemporânea fundamentam suas críticas em oposição à educação “bancária”, sendo esta caracterizada como:
um modelo de ensino horizontal, que atinge a todos os alunos, além de ser baseado do diálogo e na realidade dos educandos.
um sistema do qual o aluno sai com uma carga aumentada de informações, além de postura crítica, engajada e realista, pronto para interferir nas necessárias mudanças sociais.
um modelo em que o professor deposita conteúdos prontos nos alunos, tratados como recipientes passivos, privilegiando a memorização mecânica em vez da reflexão.
uma forma de ensino que valoriza financeiramente os professores, deixando-os mais capacitados para formar os alunos e para promover a necessária transformação social.
um modelo altamente tecnológico, com uso intenso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem proporcionado pelas tecnologias de informação e comunicação.
Entre as principais ideias pedagógicas que figuraram no Brasil, está a pedagogia histórico-crítica. Em relação às suas principais características, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) É tributária da concepção dialética, tendo fortes afinidades, no que se refere às suas bases psicológicas, com a psicologia desenvolvida pela escola de Vigotski.
( ) A prática social põe-se como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa.
( ) É uma linha de ensino que privilegia a tecnologia educacional e tem inspiração nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade.
C - C - E.
E - E - C.
C - E - E.
E - C - C.
Sobre as Teorias de Currículo, analise o quadro a seguir:
- Ideologia; - Reprodução cultural e social; - Poder; - Classe social; - Capitalismo; - Relações sociais de produção; - Conscientização; - Emancipação e libertação; - Currículo oculto; - Resistência. |
Após a leitura e análise do quadro acima, podemos relacioná-lo à Teoria de Currículo indicada no item:
Teorias Tradicionais.
Teorias Progressistas Libertadoras.
Teorias Críticas.
Teorias Progressistas Libertárias.
Teorias Pós-Críticas.
As concepções de sociedade, de ser humano e de educação orientam as escolhas curriculares, metodológicas e avaliativas da escola. À luz de uma perspectiva críticohistórica, assinale a assertiva que articula esses três elementos de forma coerente.
Sociedade histórica e contraditória, marcada por conflitos de classe; ser humano como sujeito histórico, capaz de interpretar e intervir na realidade; educação como prática social intencional que mediatiza o acesso a conhecimentos sistematizados, favorecendo leitura crítica e transformação das condições concretas de vida.
Sociedade essencialmente harmônica, em que os conflitos são exceções; ser humano como indivíduo adaptável; educação como processo de ajuste gradual dos estudantes à ordem vigente, sem questionamento de suas bases econômicas e políticas.
Sociedade entendida como sistema neutro de funções; ser humano como recurso a ser treinado; educação como treinamento técnico voltado ao desempenho eficiente de tarefas produtivas previamente definidas.
Sociedade composta por indivíduos em permanente competição; ser humano como empreendedor de si mesmo; educação como investimento privado para maximizar oportunidades individuais em mercados seletivos.
Sociedade vista como herança cultural estável; ser humano como depositário passivo de tradições; educação como transmissão fiel de valores e normas considerados imutáveis e independentes das relações sociais.
O debate sobre o currículo, especialmente a partir da segunda metade do século XX, desloca-se de uma perspectiva tecnicista para abordagens críticas e pós-críticas, que o entendem como construção social, histórica e ideológica. Nesse contexto, analise as proposições abaixo:
I. O currículo é compreendido, nas abordagens críticas, como seleção cultural intencional, resultado de disputas por hegemonia no interior das instituições escolares, refletindo relações de poder que atravessam a sociedade.
II. Os princípios de neutralidade, linearidade e universalidade orientam as concepções contemporâneas de currículo, na medida em que garantem a equidade do ensino e a fidelidade na transmissão do conhecimento escolar.
III. O currículo oculto corresponde aos valores, normas e expectativas socialmente difundidos que não constam formalmente nos documentos curriculares, mas exercem forte influência nas práticas escolares e na formação da subjetividade.
IV. A perspectiva pós-crítica rompe com a ênfase na estrutura formal do currículo e propõe uma análise dos discursos que o constituem, valorizando as experiências, as identidades e as narrativas silenciadas pelas epistemologias dominantes.
Estão corretas as proposições:
II e III apenas.
I, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III apenas.
Segundo as concepções críticas, como as discutidas por Paulo Freire em “Pedagogia do Oprimido”, o currículo:
é neutro e sua função central é sistematizar conhecimentos universais
deve ser totalmente desvinculado da prática social, pois esse é um tema de cunho pedagógico
reproduz e pode legitimar as desigualdades sociais, refletindo interesses de grupos hegemônicos
deve ignorar aspectos culturais dos sujeitos, uma vez que esses temas não estão circunscritos ao processo educacional
A escola não é neutra e o currículo constitui em uma ferramenta de reprodução das desigualdades sociais, reproduzindo as estruturas de classe e a manutenção da ideologia dominante. Essa afirmação está se referindo a:
Teoria libertadora.
Teoria Tradicional.
Teoria Crítica.
Teoria Tecnicista.
Teoria Renovada.
Considerando as concepções de linguagem propostas por Travaglia (2002) e Antunes (2003), qual das situações abaixo representa uma prática docente coerente com uma abordagem crítica, discursiva e transformadora da língua?
Em uma atividade de produção textual, o professor exige que os alunos evitem variações linguísticas regionais ou populares para não comprometer a norma culta.
Durante um projeto interdisciplinar, os alunos analisam letras de rap e crônicas urbanas, refletindo sobre como a linguagem denuncia desigualdades sociais e expressa identidades periféricas.
O docente propõe a análise sintática de frases retiradas de obras literárias, com foco exclusivo na estrutura formal das sentenças.
A aula de Língua Portuguesa é organizada para que os alunos memorizem definições de termos gramaticais e reconheçam suas funções em trechos isolados.
Para tecer uma crítica a aspectos éticos da sociedade contemporânea, Quino apresenta na tirinha um diálogo em que Manolito afirma a Mafalda que os valores econômicos são mais importantes do que os valores morais, espirituais, artísticos ou humanos. Considerando o conteúdo da tirinha e as diferentes teorias e concepções de currículo, as práticas curriculares devem, na perspectiva crítica,
priorizar competências empreendedoras, com foco no retorno econômico e na inserção no mercado de trabalho.
problematizar visões utilitaristas, com foco na valorização da diversidade social e na promoção da transformação da realidade existente.
organizar conteúdos de forma objetiva e padronizada, garantindo acesso igualitário ao saber escolar tradicional.
considerar os contextos e as subjetividades dos sujeitos, transmitindo saberes que sustentem a ordem social vigente.
A história da educação no Brasil é marcada por diferentes concepções pedagógicas que, em cada contexto histórico, expressam os interesses sociais, políticos e econômicos predominantes. Entre essas concepções, destacam-se a pedagogia tradicional, a pedagogia tecnicista, a pedagogia progressista (em suas vertentes libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos) e as abordagens contemporâneas baseadas na inclusão e na diversidade. Considerando o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica distintiva da pedagogia crítico-social dos conteúdos, conforme difundida a partir da década de 1980.
Ênfase na transmissão sistemática de conteúdos com foco em competências técnicas, desconsiderando a realidade sociocultural do aluno.
Prioriza o ensino centrado no professor, com valorização da disciplina e da memorização como elementos-chave da aprendizagem.
Valoriza a mediação do professor na articulação entre os conteúdos escolares e a realidade social, visando à formação crítica do aluno.
Defende uma aprendizagem espontânea e centrada no interesse do aluno, com rejeição à organização curricular e aos conteúdos escolares.
A prática de um ensino crítico e investigativo é vista pela pedagogia freireana como irrelevante para que o aluno se reconheça em seu contexto social.
Certo
Errado