

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Segundo Vygotsky, o brincar e o jogo, no desenvolvimento infantil, promovem a aprendizagem, a construção de significados e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais.
Certo
Errado
Ao se debruçar sobre as teorias que buscam explicar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, Vigotski investiga uma nova saída para o problema do desenvolvimento da psique humana.
Uma saída que possa superar os entendimentos de cunho ............................................. e ............................................. propagados pelas teorias examinadas por esse autor.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
histórico • cultural
maturacionista • ambientalista
materialista • dialético
materialista • cultural
holístico • dialético
Nos estudos de Lev Semionovitch Vigostky (1896- 1934) destaca-se a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como um dos principais elementos para o processo de aprendizagem. Nesse estudo, a ZDP significa:
Desenvolvimento que está em processo no indivíduo, que acontecerá conforme a maturidade biológica do indivíduo.
Desenvolvimento que é incentivado pelos estágios de desenvolvimento humano.
Desenvolvimento que é inato e que só depende de o indivíduo querer realizá-lo.
Desenvolvimento a ser alcançado conforme o indivíduo avança na escolarização.
Desenvolvimento que está na relação entre o que está como potencial e que necessita de impulso e incentivo para ser realizado.
Assinale a alternativa correta sobre o processo de formação de conceitos para Vygotsky.
A intervenção pedagógica provoca avanços que ocorreriam espontaneamente.
O percurso genético proposto por Vygotsky para o desenvolvimento do pensamento conceitual é um percurso linear.
Os conceitos espontâneos e científicos se desenvolvem na mesma direção e estão intimamente relacionados.
A linguagem do grupo cultural onde a criança se desenvolve dirige o processo de formação de conceitos.
Na criança, o desenvolvimento dos conceitos espontâneos é descendente, enquanto o desenvolvimento dos seus conceitos científicos é ascendente.
Lev Vygotsky foi um psicólogo e teórico do desenvolvimento humano russo que fez importantes contribuições para a educação, especialmente na área da teoria sociocultural. Sua abordagem enfatiza a influência do ambiente social e cultural no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem das crianças (in: OLIVEIRA, 2020. Adaptado).
Assinale a opção que contenha uma das contribuições deste teórico para educação.
Equilibração cognitiva.
Erro como parte do processo de aprendizagem.
Aprendizagem por descoberta.
Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).
Conforme a compreensão de Vygotski, o nível de desenvolvimento real é o nível de desenvolvimento das funções __________ da criança, que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento _____________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
corporais – já completados
mentais – já completados
corporais – em fase de elaboração
elementares – já completados
mentais – em fase de elaboração
Sobre o papel do professor no processo de aprendizagem e com base nas concepções de Vygotsky e Piaget, assinale a alternativa correta.
Para Vygotsky, o professor é o responsável por proporcionar as experiências adequadas para que o desenvolvimento do conhecimento do aluno ocorra; é uma relação dialética entre aquilo que já tem sido acumulado e sedimentado e as novas situações de aprendizagem propostas na escola.
Vygotsky argumenta que a experiência do aluno deve ser considerada em alguns momentos do processo de ensino-aprendizagem, pois é por meio delas que a criança consegue decodificar o conhecimento proposto na situação de aprendizagem.
Para Vygotsky, o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento da criança dão-se em uma situação em que há muitos recuos. Professor, aluno e ambiente interagem de poucas formas, em uma simplicidade de relações e heterogeneidade de cada processo.
Em suas pesquisas, Piaget descobriu que o desenvolvimento da aprendizagem não precisa estar relacionado ao desenvolvimento biológico da criança, nem às suas funções mentais.
Piaget destaca que a exposição da criança a uma situação ou um objeto de aprendizagem garante que o conhecimento seja gerado. Não é preciso que a criança exerça alguma ação (que ele chama de operação) nesses contextos, de forma a promover sua aprendizagem, pois tudo acontece espontaneamente.
Muito tem se estudado sobre a aprendizagem e como ela se desenvolve. Dentre estes estudos, o ramo da psicologia da Educação vem se destacando por sua investigação no processo de ensino e aprendizagem e não apenas na constatação da aprendizagem. Mota e Pereira (2012) conceituam a aprendizagem como um processo em que ocorre a apropriação de certos conhecimentos e comportamentos de atuação física e mental, ordenado e direcionado no processo ensino-aprendizagem. As teorias das aprendizagens são iniciativas para organizar e sistematizar o que se conhece a respeito da aprendizagem humana. Considerando as tradicionais divisões que se encontram as teorias da aprendizagem e se que fundamentam nos principais interesses dos diversos teóricos, analise as premissas indicadas completando-as com o teórico adequado.
I. “_____________ propõe que as ideias, a lógica do raciocínio humano e a própria inteligência se desenvolvam através da interação entre os sujeitos e do meio em que vivem, tendo função adaptativa. A inteligência é adaptação.”
II. “_____________ defende a ideia de que o desenvolvimento ocorre a partir de uma relação dialética entre o sujeito e o seu meio cultural e social, motivo pelo qual sua teoria é chamada de sociointeracionista. Neste processo de desenvolvimento, a aprendizagem desempenha um papel essencial, de modo que é aprendendo que a criança se desenvolve.”
III. “_____________ entende a mente humana como sendo uma estrutura demasiadamente arrumada, constituída por uma hierarquia dinâmica na qual ideias, conceitos e conjecturas mais inclusivos e gerais estão relacionados a dados mais particulares de conhecimento. Para ele, a aprendizagem significativa está relacionada ao processo em que uma recente informação se integra a outra pré-existente, para alargar e alterarseu significado.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.
I. Ausubel II. Gardner III. Piaget
I. Piaget II. Vygotsky III. Ausubel
I. Skinner II. Ausubel III. Vygotsky
I. Vygotsky. II. Ausubel III. Bruner
Na perspectiva de Vygotsky, o ser humano está se desenvolvendo sempre, num contínuo amadurecimento de suas funções psicológicas e, juntamente com ele, tudo o que o rodeia. No que tange ao ensino de matemática, nessa perspectiva, pode-se afirmar que
o ensino da matemática também precisa acompanhar as transformações sociais contínuas.
não há evolução e nem transformação social que cause impacto no processo de ensinar matemática.
desde o modelo mais tradicional ao contemporâneo, a forma de ensinar matemática deve sempre ser a mesma.
a forma de ensinar e aprender, necessita incorporar uma prática pedagógica favorecida pelas relações de hierarquia e poder (entre professor e aluno), que devem estar, nessa dimensão, em primeiro plano.
a produção do conhecimento matemático perpassa pela via dialógica, na qual o aluno passa a estabelecer relações entre o saber matemático vivenciado exclusivamente na sala de aula.
Leia atentamente as informações constantes nas três afirmações a seguir, que se encontram norteadas pelo estudo de Vygotsky:
1.Conjunto de atividade que a criança consegue resolver sozinha; nível indicativo de ciclos de desenvolvimento já completos, e que revela as funções psicológicas que a criança já construiu até determinado momento.
2.Conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que, com a ajuda de alguém que lhe dê algumas orientações adequadas (um adulto ou outra criança mais experiente), ela consegue resolver.
3.Define as funções que ainda não amadureceram na criança, mas que estão em processo de maturação; funções que amadurecerão, mas que estão, presentemente, em estado embrionário. Situa-se no espaço entre o que a criança já amadureceu e o que está em processo de construção.
Avalie agora as afirmativas a seguir e assinale a correta:
A afirmação 1 trata do nível de desenvolvimento real e a afirmação 3 trata do nível de desenvolvimento proximal.
A afirmação 2 trata do nível de desenvolvimento proximal e a afirmação 3 trata do nível de desenvolvimento potencial.
A afirmação 1 trata do nível de desenvolvimento proximal e a afirmação 2 trata do nível de desenvolvimento global.
As afirmações tratam todas do mesmo nível de desenvolvimento.
A afirmação 3 trata do nível de desenvolvimento real e a afirmação 2 trata do nível de desenvolvimento proximal.
Conforme as Diretrizes Educacionais Pedagógicas para Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis (2010), à luz do que indicam os estudos de Vygotsky, para que se compreenda o desenvolvimento e a aprendizagem, é preciso considerar dois níveis de desenvolvimento:
o imaginário e o vivencial.
o fundamental e o especializado.
o intrínseco e o extrínseco.
o ideal e o real.
o real e o potencial.
Lev Semenovitch Vygotsky (1896- 1934), sua teoria enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimento pela interação do sujeito com o:
Meio.
Aprendizagem.
Currículo.
Didática.
Livro.
Lewek e Machado (2006) apresentam visão sobre o conceito de superdotação, descrevendo as altas habilidades relacionadas à concepção de inteligência como um sistema cognitivo modular composto por oito inteligências, as quais, não necessariamente, são captadas nos testes de QI, manifestando-se de diversas formas como: habilidade musical, corporal, cinestésica, espacial, naturalista, dentre outras. É ainda necessário reconhecer que nesse grupo pode(m) ser verificada(s):
Heterogeneidade de habilidades e homogeneidade de manifestações.
Assincronia no desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e social.
Egressão de habilidades e interesses característicos de alguns indivíduos.
Ausência de preocupações éticas, estéticas, bem como de autoconsciência.
Segundo as teorizações de Lev Vygotsky, conhecer a Zona de Desenvolvimento Proximal dos estudantes pode nos auxiliar na definição de funções que ainda não “amadureceram”, mas que se encontram em processo de maturação, visto que, para esse teórico, a escolarização tem forte impacto no desenvolvimento mental.
Nessa direção, dentro desses estudos, o que a linguagem (fala socializada) organiza?
a nutrição
o entusiasmo
a motricidade
o pensamento
o individualismo
Para Vygotsky, qual é o elemento básico da mediação com a função de regular as ações sobre os objetos?
Signo
Emoção
Juízo moral
Assimilação
Instrumento
O desenvolvimento cognitivo humano, na Teoria Histórico-Cultural, é problematizado por Vygotsky através de um movimento dialético quaternário que se traduz a partir de planos genéticos de desenvolvimento cognitivo.
Assinale a alternativa que indica corretamente o plano genético que conceitua a história singular de um evento do indivíduo.
Plano filogenético
Plano ontogenético
Plano microgenético
Plano sociogenético
Plano psicogenético
Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934) foram dois pesquisadores interessados pelo ensino. Ambos contribuíram em pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, criando teorias que marcaram o mundo do ensino desde esses momentos até a atualidade. Piaget e Vygotsky nos chamam a atenção para a utilização de metodologista de estudo qualitativas na educação. Os dois refutam qualquer explicação de desenvolvimento como mero acúmulo quantitativo de aquisições.
(Disponível em https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39183/1/2013_eve_sesgon%C3%A7alves.pdf. Adaptado.)
Considerando o exposto, trata-se de uma implicação pedagógica segundo Piaget:
O conhecimento na sala de aula é um processo social e compartilhado.
O aluno é o sujeito da aprendizagem, aquele que aprende junto ao outro.
O professor serve como guia, como suporte do processo da aprendizagem.
A aprendizagem depende do processo de desenvolvimento cognitivo e seus estágios.
Conforme a teoria de Vygotsky (1960), analise a sentença abaixo:
A escrita é um simbolismo de segunda ordem, uma vez que se forma por um sistema de signos que identificam convencionalmente os sons e palavras da linguagem oral que são, por sua vez, signos de objetos e relações reais (1ª parte). Escrever exige dominar um sistema simbólico complexo que, por um lado, cria um conjunto de neoformações no cérebro que possibilitam um salto qualitativo nos reflexos psíquicos e, por outro lado, permite o acesso ao conhecimento elaborado pertencente à esfera mais complexa da atividade humana (2ª parte). A história da aquisição da escrita pela criança é a própria história do desejo de expressão da criança, que começa com a leitura, se manifesta pela interpretação, pela comunicação, pelo argumento e chega à linguagem escrita espontânea (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Apenas a 1ª parte.
Apenas a 3ª parte.
Apenas a 1ª e a 2ª partes.
Apenas a 2ª e a 3ª partes.
Todas as partes.
Notável pesquisador da psicologia e da educação, Lev Semionovich Vigotski estudou o desenvolvimento humano. Ele observou que, em relação ao desenvolvimento do indivíduo, verifica-se uma distância entre o seu nível de desenvolvimento real e o seu nível de desenvolvimento potencial. A referida distância é conceituada como
estágio pré-operatório.
nível de desempenho cognitivo.
zona de desenvolvimento proximal.
período de capacidades latentes.
Já no início do século XX, Vigotski contestava os princípios educativos adotados em relação às crianças com deficiência, baseados na impossibilidade de aprendizagem pela existência do déficit orgânico. Além disso, questionava a organização do ensino, que separava uma pedagogia especial de uma pedagogia geral.
DAINEZ, Debora. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, 2019.
Sobre a educação de pessoas com deficiência, a obra de Vigotski propõe o entendimento de que estes alunos
são transformados em suas possibilidades de aprendizado pela dinâmica e o contexto sociais.
requerem uma abordagem especializada e individualizada do seu processo de aprendizagem.
têm alterado o andamento normal dos estágios biológicos de seu desenvolvimento cognitivo.
necessitam de um mediador para aprenderem eficazmente, diferentemente dos demais alunos.